O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

bastos13 01/06/2023

Agoniante, berço dos clichês!
A história é envolvente e absurdamente agoniante! a cada capítulo eu xingava todos os personagens, inclusive a Rosemary! a todo momento eu torcia pra ela fugir, não dar satisfação pra ninguém, sei lá.

Eu não compartilho da mesma opinião de muitas pessoas aqui, de que o início não é tão interessante. Pode ser porque eu já assisti o filme, então já sabia o que esperar da história e notei diferenças nos formatos, o que acabou chamando a minha atenção.

O final é não é nem um pouco manjado! Eu não esperava que Rosemary fosse tomar a decisão que tomou.

Enfim, é um bom livro, berço dos clichês do terror psicológico!

crisz.0 01/06/2023

Livro extremamente bom, terminei em apenas um dia de leitura, apesar da história ser previsível dá aquele suspense e nos deixa ansioso para saber quando a personagem vai descobrir a verdade, e isso fez com que eu terminasse de ler rápido. O final deixou um pouco a desejar, pareceu ser muito corrido, mas isso não tornou o livro ruim.

Ianna 31/05/2023

Um pouco decepcionada
Demorei muito pra finalizar a leitura, mas por motivos não relacionados a leitura em si.
Gostei muito de toda a ambientação, de todo o suspense criado, mas esperava algo mais no final, não gostei dele. Esperava que mais coisas acontecem a partir dali. Achei o fim meio abrupto.

ArthurmalariA 26/05/2023

Escrito pelo americano Ira Levin, O bebê de Rosemary foi lançado em março de 1967 e conta a história do casal Rosemary e Guy Woodhouse, que se muda para um prestigioso prédio em Nova York. Enquanto tudo parece perfeito no início, os eventos estranhos e inexplicáveis começam a se desenrolar, levando a um crescente sentimento de inquietação. Rosemary logo descobre que está grávida, mas a atmosfera sombria e o comportamento suspeito das pessoas ao seu redor alimentam suas suspeitas de que há algo sinistro acontecendo.
A habilidade de Ira Levin em criar uma atmosfera de suspense e desconfiança é extraordinária. Você é levado a questionar cada personagem e a mergulhar nas próprias dúvidas e temores de Rosemary. A narrativa é envolvente, me manteve grudado às páginas enquanto acompanhava a progressão da trama.
A construção dos personagens é excepcional, com cada um desempenhando um papel crucial no desenvolvimento da história. Rosemary, em particular, é uma protagonista marcante, cujo crescente desespero e vulnerabilidade me deixaram angustiado. As relações complexas e as interações carregadas de suspense entre os personagens contribuem para a atmosfera claustrofóbica e angustiante do livro.
Além disso, "O Bebê de Rosemary" aborda temas profundos, como o controle, o poder e a submissão, de forma sutil e perturbadora. Levin utiliza esses elementos para explorar os medos e ansiedades da sociedade, deixando uma impressão duradoura no leitor. Para mim, esse livro é um dos melhores exemplos de suspense psicológico já escrito. A narrativa habilmente executada, os personagens envolventes e a atmosfera opressiva combinam-se para criar uma experiência literária excepcional. 10/10

Flavia.Tavares 25/05/2023

Que final foi esse
Não sabia q era um clássico e me surpreendi quando descobri pq gostei muito da história, geralmente não gosto de clássicos.

A leitura foi interessante e instigante, apesar de ser tudo muito óbvio, senti vontade de entender melhor o q estava acontecendo.

Em certo ponto fiquei agoniada quando a rosy começa a entender o q está acontecendo e por sua ingenuidade.
Fiquei com um ódio do guy e dele ter saído ileso no final da história.

Senti falta de entender melhor o contexto e as outras inúmeras histórias envolvidas, se fosse um livro do stephen king, teria umas 1500pag para explicar cada detalhe. Se tivessem outros livros do mesmo universo ou continuacao leria sem pensar duas vezes.

O final foi frustrante, quando o livro terminou fiquei procurando a próxima página, parece q está incompleto, o final é meio pastelão kkk, mas depois reli as últimas páginas e meio q entendi o propósito.

Achei diferente do q estou acostumada, principalmente o final. Mas no geral a experiência de leitura foi muito positiva.

Ygor.Fortes 25/05/2023

Com uma escrita simples, a leitura fluiu rápido. O livro é curto, e se fosse maior, talvez ficasse arrastado. Algumas cenas de terror são muito bem construidas, mas no geral o livro é parado. Alguns aspectos da historia, não funcionam mais nos tempos atuais, pelo menos não para mim.

Gio 24/05/2023

Final Decepcionante!
Eu nunca fiquei tão decepcionada com um livro em toda a minha vida! Além de demorar pelo menos 50% da história para engrenar na leitura, há muitas descrições totalmente desnecessárias, que chegam a ser preconceituosas, e que não interferem em nada no desenvolvimento do livro. Fora o final horrível que eu tive que clicar umas 3x na última página do kindle para ter certeza de que realmente tinha acabado! Não recomendaria nem ao meu maior inimigo!

Clauclau/Eu leio sim e daí 23/05/2023

O Bebê de Rosemary
Este livro é muito mais que uma simples história, envolta na atmosfera sobrenatural. Aqui o grande e desconfortável terror será a forma como uma mulher grávida, será amputada e castrada de sua liberdade. Esse é genuinamente o grande e temido mal. O medo impresso nessa história é real e atual. Ninguém olha para Rosemary. Ela não é nada, além do invólucro que trará a vida o filho do mal. Triste Rosemary. Com um ambiente tenso e duro. O enredo é apavorante pela condição feminina. O horror em suas entrelinhas é voraz e desestabilizador. Um livro que precisa ser discutido.
Gostei demais!

site: https://www.instagram.com/euleiosimedai/

Manú Tristíssimo 22/05/2023

O neném não é neném!
Eu tenho grandes problemas com minha militância e em livros muito antigos como esse é impossível não achar um motivo ou outro pra comentar. Começando com a homofobia, foram umas três falas destilando desdém gratuito que me fez revirar os olhos com tanta força que fiquei com medo de não voltar ao normal (Voltou, graças a deusa)! A intolerância religiosa pode passar batido pra algumas pessoas também por conta dos estereótipos. E por fim o machismo e o sexismo, são várias as atitudes NOJENTAS do Guy, que, se parar pra pensar são absurdas até pra época do livro.

Eu não gosto da idéia de sexo sem consentimento sendo usada dessa forma desleixada apenas pra entreter o leitor (principalmente nessa situação), embora seja responsável pela estrutura da história e, sim, é "interessante" pensar em como funcionou (?), eu acho que desmerece o sofrimento de muita gente, afinal de contas, a pessoa que foi violada não vê seu abusador como um demônio?

Por fim, minhas considerações sobre a leitura não foram as piores por ser um livro fácil de ler, os capítulos são bem curtos e mesmo a leitura sendo parada não a deixa desinteressante.

Creio eu que seja previsível o plot por ser bem popular e até bem óbvio. E eu achei o final impecável, completamente fora do padrão dos livros/filmes de terror, principalmente os atuais que apelam muito na violência pra chocar o leitor, foi muito bem colocada a pulga atrás da orelha!

E o que eu senti lendo esse livro?
Que eu fiquei indignada com algumas partes do livro não é novidade. Não senti medo nenhum e acho que me decepcionei um pouco por causa da expectativa que coloquei nesse sentimento. Mas gostei muito do final, tenho certeza que as minhas dúvidas são iguais as dúvidas de todas as pessoas que também leram esse livro. Eu super leria uma continuação apenas pra ter as minhas dúvidas e curiosidades saciadas! sz

Duda.Moraes 21/05/2023

O livro de início é bem arrastado, a descrição detalhada das cenas faz com que a leitura se torne algo maçante. A descrição em certos momentos vem a calhar, porém em boa parte das vezes é dispensável. Apesar disso, mais a frente, a trama começa a se desenrolar e o livro finalmente torna-se "interessante". Interessante no quesito de finalmente começar a ter algo acontecendo, porém é um livro bem previsível, com vilões pouco trabalhos e enredo clichê, no quesito de fazer o leitor questionar se a vítima está delirando ou não, de os personagens bonzinhos se tornarem vilões no final, e a vitima perceber isso tudo muito tarde, dentre outras coisas. Diria que é livro oferece um terror "estereotipado", com personagens superficiais e enredo trivial. Recomendo para aqueles que gostam de um terror mais clássico, mas para quem busca algo mais trabalhado e "fora da caixinha", não será aqui que irá encontrar.

Atalo.Muratori 21/05/2023

Um clássico é um clássico
Todo clássico é clichê e nem por isso é ruim. O bebê de Rosemary é previsível, desde o início você já saca tudo que tá rolando. A grande jogada desse livro é a angustia de saber o que tá acontecendo, de saber que todo mundo sabe o que tá acontecendo, menos a Rosemary, e a medida que ela começa a descobrir as coisas macabras por trás daquele casal de amigos é uma vitória pro leitor. Livro extremamente bem escrito, os detalhes de amarram perfeitamente e o final te deixa com um gostinho de quero mais. Não dá medo, nenhum, nem um pouquinho de tensão mas é bom mesmo assim.