O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin

Resenhas - O Bebê de Rosemary

Alan (@coracaodeleitor) 30/10/2023

Uma história curta mas que tem muitas nuances. É interessante ver como a sociedade da época funcionava. O papel do homem ali era dominar e prover.

Adoro Rosemary pois ela é desafiadora. Mesmo a gente não podendo ver muito desse lado dela.

Só me incomodou um pouco a resolução extremamente rápida e corrida. Mas não é algo que estragou a experiência.

Acho que esse é um daqueles livros que a gente termina mas fica pensando várias dias depois.

Foi uma experiência incrível e agoniante. Eu no lugar dela já teria me afastado dos vizinhos xeretas na primeira oportunidade mas entendo que faz parte do enredo.

Zé Guilherme 29/10/2023

Entre signos, raízes e o terror de uma conspiração.
Que livro primoroso. Arrisco dizer que poucas vezes fui tão feliz lendo um clássico do gênero. E poxa, é um tanto quanto injusto o Polanski receber os louros pela adaptação (igualmente primorosa, diga-se de passagem), quando o cara não mudou uma vírgula do texto do Levin. Claro que o imagético das conspirações satânicas eram o ápice dos anos 60/70, mas o claustrofóbico universo apresentado pelo autor, já deixou tudo desenhado numa escrita que só posso definir como cinematográfica.

Rosemary é uma mocinha que de cara desperta nossa mais profunda simpatia. É impossível não torcer para que ela saia da espiral de desespero no que para mim é a maior obra sobre gaslight da história, botando qualquer escrita contemporânea no chinelo.

Tudo, desde a Nova York com a apresentação do assustador Bramford, até os Castevets e seus velhinhos diabólicos, provocam um arrepio na espinha que é de uma sutileza, que muitas vezes me peguei suando frio, mesmo já conhecendo o caminho de tudo.

Definidor de uma época e pavimento para a literatura fantástica de terror, ?O Bebê de Rosemary? é e será sempre um dos mais impressionantes estudo do macabro e ainda assustador silenciamento da palavra feminina. Um marco.

Emilly473 29/10/2023

O livro na parte um, é bem interessante e prende o leitor a querer saber o que está acontecendo, mas do meio para o final parece que o autor se perdeu na escrita.
O final na minha opinião tinha muito mais oportunidade de ser mais aterrorizante e mais interessante, não algo que vemos em vários livros clássicos desse gênero.
A história é previsível e sem uma conclusão realmente intrigante.

C_anaa 28/10/2023

Suspense leve, história envolvente
O livro é curto e fluido. Apesar de ser uma história que se passa em meados de 1960, não há uma linguagem difícil de acompanhar, apenas precisa relevar algumas construções sociais que se tinha na época e que hoje já não fazem sentido. É um suspense envolvente, me deixou muito presa e criando várias teorias na cabeça sobre o que estaria acontecendo de fato. O final foi um pouco brochante pra mim, esperava um desfecho, e não houve.

Aline ig @escape.abacharel 26/10/2023

Muito bom!
Depois que Rosemary Woodhouse e seu marido Guy cancelam o contrato de aluguel para um apartamento pequeno e normal, surge a oportunidade de eles alugarem um famoso e espaçoso apartamento no edifício Bramford.

Porém, logo depois eles descobrem que o Bramford tem má-fama, mas tudo não passa de histórias surpreendentes que parecem não condizer com a realidade: um lugar que parece ser assombrado, a história de que havia ali irmãs que praticavam canibalismo, um homem chamado Adrian Marcato que praticava bruxaria e morreu no edifício.

Mesmo assim, Rosemary e Guy acabam fazendo do Bramford sua morada. Até que eles conhecem um par de velhinhos que são os seus vizinhos de apartamento: Roman e Minnie Castevet. Primeiramente, Rosemary e Guy acabam achando os dois bem incômodos, sempre se intrometendo em suas vidas, mas com o tempo, o casal recém-mudado acaba se tornando mais íntimo de Minnie e Roman.

Até que então, surge a grande novidade: Rosemary está grávida! Mas essa gravidez vai se mostrar muito diferente de tudo que a futura mamãe sonhou. Um verdadeiro pesadelo começa a surgir, assim como a grande influência negativa dos vizinhos começa a se tornar clara para Rosemary.

Sinceramente, eu amei esse livro. Gosto muito de histórias que envolvem bruxaria, ocultismo. E essa daqui é muito bem construída.

É inquestionável o quanto esse livro influenciou a primeira temporada de American Horror Story... Já assisti há muito tempo atrás e não sabia dessas referências, mas depois de ler vi o quanto era similar em vários pontos.

Recomendo muitíssimo essa história! Vale a pena, ainda mais para este mês de Halloween.

Consegui assistir o filme esses dias, depois de ler o livro. E achei que foi muito fiel à obra de Ira Levin.

site: https://www.instagram.com/p/Cy3i8L9rjQS/

Nelson.Junior 23/10/2023

Loucura
Desde cedo comecei a desconfiar de tudo e de todos. Uma trama bem envolvente e fluida, com personagens enigmáticos e malucos. Enlouqueci junto com Rosemary tentando saber oq é verdade e quem são os amigos

Wander.Santos 20/10/2023

Não consegui largar esse livro, ee se desenrola como num filme, não é a toa q o filme ficou igualmente perfeito.

lunaelivros 20/10/2023

Esse livro me deu muita raiva! Todo aquele sofrimento na gravidez e aqueles vizinhos intrometidos, fizeram a minha pressão subir. Mas o que piorou, foi a ingenuidade da Rosemary de deixar aquelas pessoas comandarem a vida dela.
No geral, eu gostei do livro e da escrita, mas o que não me agradou foi a parte dois, a parte final. Pois pareceu que perdeu o ritmo, credito que poderia ter sido melhor, achei o final fraco. E também não achei o terror que procurava, acredito que o filme dê mais medo que o livro.

Davi.Reis 18/10/2023

Uma grande propaganda cristã com um leve tom de preconceito religioso, mas a história é envolvente e eu gostei do final

Marijú 17/10/2023

Devorei
Que delícia ler esse livro, passou rapidinho e me deixou completamente angustiada. Só não amei muito o final, pois achei corrido e bem aberto. De resto achei um terror sensacional

Bruno.Dellatorre 16/10/2023

Comecei-o na última sexta-feira 13, que ainda calhou de vir em outubro, mês do Halloween. Nunca acertei tanto o timing na vida.

Já tinha assistido o filme, que embora tenha algumas boas vantagens - Mia Farrow dedicada e a tenebrosa trilha sonora do Krzysztof Komeda - não supera o livro. Como é de praxe, aqui temos mais detalhes, uma construção mais rica.

A escrita é bastante descritiva. Sabemos tudo o que os personagens estão vestindo em praticamente todas as cenas. Mas isso não atrapalha em nada o ritmo da narrativa. Pra mim, não atrapalhou. Li super rápido, em dois dias só.

Amei ver como as pistas estavam TODAS ali, desde a hora em que Rosemary e Guy visitam o apartamento pela primeira vez. Pra quem não sabe nada do enredo, deve ser uma delícia ir pescando só uma coisa ou outra e se deparar com a surpresa ao final. Mas pra quem já sabia de tudo porque viu o filme - meu caso - ainda assim tem graça. Porque gente, tá TUDO ALI. Sério.

E o toque de mestre: tem coisas que não precisam ser propriamente explicadas e de fato não são, verbalmente, ao final. Mas você vai juntando as peças e imaginando o que pode estar por trás de tal e tal coisa mal explicada. E aí moram as partes mais "assustadoras" de fato do livro.

Vale mencionar: quando ela já tá descobrindo tudo e vai repassando tudo que estava debaixo do nariz dela e ela não tinha visto, também é muito empolgante.

O livro me lembrou (bem de leve, tá) em alguns momentos as histórias da Agatha Christie. Pela forma como as coisas são descritas, por conta de como começa a história, a construção do suspense, os vários personagens coadjuvantes, o mistério, construção do clímax bla bla bla

É realmente bem interessante.
Só não dou nota máxima porque eu acho que a segunda parte (a da gravidez) não teve seu potencial aproveitado. Nem aqui, nem no filme. Fica meio besta. A Minnie, que é peça chave na história e na primeira parte é muito mais utilizada, passa a ser só a véia que leva o suco com tânis pra Rosemary tomar. Aí tem os lance lá do Hutch, a dor dela.
E só.

Faltou algo, eu achei. Dava pra ter botado mais pressão nesse segmento.

Mas no geral é uma trama interessante, que usa o terror pra falar de maternidade e o abusivo tratamento que é dado à mulher na sociedade.

Layse20 16/10/2023

É esquisito... esquisitamente divertido
Esse livro me divertiu?
Tudo bem, é um livro sobre uma seita satânica e o nascimento do anticristo, mas foi tão legal.
Eu amei a escrita fluida, o toque de humor...
Acho que o que não me faz dar ainda mais estrelas é que considero que faltou algo mais na construção da personalidade de Rosemary. Por ser homem, talvez o autor tenha exagerado um pouco na construção de uma típica mãe com tendência a futilidade Acho que a Rosemary muitas vezes estrapola na ingenuidade, aceita muito as coisas e não se impõe como deveria.
Não vá com muitas expectativas, o livro é o que ele é. Ele não sera extremamente profundo e filosófico e tá tudo bem.
Sem brincadeira, acho que foi a melhor leitura de Halloween...