A Biologia da Crença

A Biologia da Crença Bruce H. Lipton

Resenhas - A biologia da crença

Silvia Schiefler 26/04/2024

Leitura Sensacional
?? Lido! Leitura necessária e repleta de ensinamentos... A ciência bem se libertando de velhos mitos, criando novas crenças relacionadas à civilização. Essa é a abordagem do livro A Biologia da Crença, de Bruce H Lipton. Cientista e docente de Universidades norte americanas, conhecido por discutir a Epigenética que estuda os mecanismos moleculares pelos quais o meio ambiente controla a atividade genética, sendo uma das áreas mais atuante da pesquisa cientifica em geral. Todos já devem ter ouvido falar que muitos cientistas (inclusive Albert Einstein) dedicaram muito tempo da sua vida na procura pelo ?elo perdido? entre ciência e espiritualidade. Nos dias atuais, infelizmente esses dois temas são vistos de forma separada e até antagônica, como se fossem visões de mundo distintas e concorrentes que tentam provar a todo custo que a outra está errada. Por outro lado, é cada vez maior o número de pessoas que se dedicam à nobre causa de nos mostrar o contrário. Leitura sensacional! Recomendadíssima! #leituras2024 #33/2024

rafaelkraisch 11/02/2024

Pseudociência barata e perigosa
O problema deste livro é que ele utiliza coisas reais da biologia e depois as mistura com crenças infundadas, dando a impressão de que é um livro real, seguro e "científico", o que faz com que aqueles que acreditam em "física quântica" o usem como referência para suas próprias crendices.

Muito bom para usar quando o pé da mesa está quebrado e você precisa de algum suporte ali. Fora isso, nem perca seu tempo.

Mariana113 23/01/2024

Podia ter simplificado
O autor traz informações relevantes mas de forma pouco concatenada. Há pérolas ao longo do livro que precisam ser coletadas pelo leitor atento.

Maria6245 12/11/2023

A inteligência das células pode nos ensinar a viver.
Para quem gosta de biologia é um livro encantador no começo. Para quem não gosta, é uma forma de aprender e até a gostar, pois Bruce Lipton trabalha em seu livro Biologia da Crença toda a explicação das células, sua inteligência e como são moldadas pelo ambiente. Tudo isso de forma clara, didática e com inúmeras referências de estudos científicos.

Só após explorado todo este conhecimento é que Lipton nos mergulha em como nossas crenças são constituídas a partir de nosso ambiente e não de nossa genética e o papel dos cuidadores no que ele nomeou de paternidade consciente.

O livro termina com a união (com mais referências) da ciência e da espiritualidade, dois caminhos aos olhos de muitos divergentes, mas que Lipton mostra como podem estar lado a lado em nossa evolução.

Podemos mudar nossas crenças e tudo aquilo que acreditamos desde que nos esforcemos de verdade para mudar.

Amanda3913 01/11/2023

Determinismo?
O autor traz entre outros conceitos, que não há determinismo genético e que o ambiente pode influenciar nossas células. A leitura nem sempre foi fluida pra mim, porque envolve vocabulário da biologia que não me é familiar, porém, a ideia central fez todo sentido com o que acredito.

Carla.Parreira 24/10/2023

A biologia da crença
???
Eis a frase que mais gostei: ?A capacidade da mente consciente de se sobrepor aos comportamentos programados da mente inconsciente é o que nos permite ter livre-arbítrio?.

Senhorita_morland 20/09/2023

É o ambiente, sua besta!!
Acabei já faz uma semana. Mas como uma boa jovem universitária só tive tempo de fazer a resenha agora.
De fato é um livro para quem precisa ter mente aberta para conceitos como crenças militantes e pseudociências.

Além de claro ter ao menos um conhecimento prévio de estrutura celular. Embora o básico do básico sirva
Um livro bem introdutório e apesar de alguns conceitos difíceis o autor traz a sua proposta e o seu argumento de forma bem didática que um leigo consegue compreender o seu ponto.
Com uma leitura envolvente Bruce nos faz imergir no mundo da biologia e da mente de forma leve e educativa.

A única coisa que deixou a desejar foi que o ponto ao qual ele queria chegar no final ficou muito corrido e pouco abordado que foi a parte que de fato queria que tivesse desenvolvido mais. Mas de forma geral gostei bastante e despertou meu interesse para coisas as quais nunca pensei que fosse querer me interessar, como por exemplo física quântica e darwinismo.

Fabi Luques 09/09/2023

O que a ciência ainda não explicou
Existe muita informação importante e interessante neste livro, e salvei todos os estudos científicos mencionados para ler e estudar depois (tem muita referência boa). Gostei bastante da leitura, apesar de achar que no meio do livro as informações começaram a ficar lentas e técnicas demais, e foi um pouco difícil continuar. Mas valeu a pena, pois o final fechou bem o assunto. Gostei! Achei bem interessante o ponto de vista que o autor apresentou. Único defeito foi que, lendo em 2023 um livro de 2007, senti que muita coisa precisaria ser atualizada em termos de avanço na ciência. Tenho certeza que um capítulo apenas sobre as últimas descobertas da epigenética seria de grande valia para o contexto geral do livro.

Ni 14/08/2023

A Biologia da crença.
Se você pudesse ser qualquer pessoa neste mundo...quem você seria?
Se uma célula pode ser controlada pelo ambiente que a cerca, nós, os seres vivos, que temos trilhões delas, também podemos ser controlados. Assim como cada célula, o destino de nossa vida é determinado não por nossos genes, mas por nossas respostas aos sinais do meio ambiente que impulsionam e controlam todos os tipos de vida.

Mariana.Viana 17/06/2023

Não é meu tipo de livro
Comecei a ler achando que era outra coisa, quando vi? Definitivamente não é meu estilo, mto coaching pro meu gosto, tem coisas que concordo e fazem sentido, mas outras me dão preguiça. Pra quem gosta da vibe de auto ajuda, vai achar bom.

Laura.Freignham 12/01/2023

Necessário
Um livro de não-ficção que traz uma nova perspectiva sobre biologia e, mais especificamente, sobre genética, fazendo-nos perceber que não somos vítimas do DNA, mas detentores do poder de manifestar em nós o que nossas expectativas, medos e percepções são capazes de trazer.

Além da psicossomática, a maneira como percebemos e lidamos com a realidade é capaz de nos transformar de dentro para fora.

Nossos medos, anseios, atitudes e pensamentos se tornam ferramentas valiosas na nossa jornada humana.

Eu Sou Bastos 19/11/2022

O início deu uma bugada,muitos termos científicos,mas no final que era importantes para a defesa da teoria dele,vale muito a pena.

ToniBooks 12/10/2022

Epigenética
As pesquisas de Bruce H. Lipton com as membranas celulares e seus receptores e emissores de proteínas trouxeram à tona uma nova concepção a respeito da relação mente e corpo, interação está que vai de encontro à postura dualista cartesiana. Segundo o autor, não é o DNA quem controla o comportamento celular, mas, sim, a membrana que a reveste. Aliando suas pesquisas com a física quântica, Lipton revela em "A Biologia da Crença" uma série de constatações científicas que apontam para a possibilidade de reconfigurarmos a nossa mente. Ao contrário do que a biologia tradicional afirma, Bruce teoriza que a energia do ambiente é um padrão do "eu", que pode ser reconfigurado para o bem ou para o mal, ao que nomeia de epigenética.

Suely.Fernandes 08/08/2022

Tudo está interligado! Somos parte do todo!
Livro muito interessante e explicado cientificamente sobre como o ambiente influencia nas nossas ações, sensações e pensamentos. Mostra que a nossa mente é capaz de mudar e transformar o mundo, deixando novos registros e memórias para as gerações futuras.
E o mais legal é que os genes não são fatores determinantes e sim as crenças que nos são incutidas, podendo assim nos reprogramar de maneira mais consciente. Sem contar que temos o poder de nos curar com o domínio da mente.
Recomendo às pessoas que tem a mente aberta.

Danielle 05/08/2022

Fantástico e surpreendente
Uma obra surpreendente que traz de forma bem explicada a razão de sermos o que pensamos, com experiências citadas.
Tudo é muito bem explicado e exemplificado, não tem segredo.
O que está à sua volta afeta sim quem você é e isso inclui seus pensamentos.