O Senhor March

O Senhor March Geraldine Brooks

Resenhas - O Senhor March

Lili 14/07/2009

Envolvente...
Fiquei encantada com a escrita rica e proficiente de Geraldine Brooks. A autora torna flexível a fronteira entre realidade e imaginação, dando também a cada personagem do romance uma textura diferente e singela. É sem dúvida um romance histórico muito bem pesquisado e cuidado. Recomendo vivamente!

Sil 28/07/2016

MULHERZINHAS ÁS AVESSAS
Olá,

quem é vivo sempre aparece ne? Pois é, aqui estou, depois de duas semanas sumida num mundaréu de livros, resolvi largar um pouco minha atual leitura para vir aqui e entediar todos vocês 😀

Pro assunto de hoje, resolvi falar do livro O Senhor March. A autora australiana Geraldine Brooks, resgatou o Senhor March, um dos personagens do clássico livro “Mulherzinhas” da autora Louisa May Alcott. O Senhor March, é um pai bastante ausente, envolvido constantemente na luta contra os direitos dos negros, o mesmo acaba negligenciando suas queridas filhas, tirando delas, para ter recursos para a sua causa. Já com idade, o mesmo decide se alistar e participar da violenta Guerra Civil Americana. Após diversos acontecimentos, se vê obrigado á abandonar suas crenças e trair seus ideais, para sobreviver. Quando volta para casa, o mesmo está mudado, e as pessoas ao seu redor também.

Um livro sobre mudanças e as pequenas tristezas que nos cercam.

Abraços.

site: http://www.colunadovale.com.br/mulherzinhas-as-avessas/

Tys 24/08/2019

O SENHOR MARCH - GERALDINE BROOKS
História esplêndida. Brooks, que a partir de um hiato que há no clássico livro Mulherzinhas, se inspira a nos conta a história do senhor March. Um capelão de guerra, que através dele, mostra-nos os tormentos, terrores e as atrocidades da Guerra Civil e da escravidão norte-americana. Que escrita incrível e emocionante.
NOTA: 8.0

Jaqueline 21/05/2012

O Senhor March é uma obra de ficção inspirada em uma das grandes famílias norte-americanas do século XIX, os Alcott. O personagem Sr. March foi emprestado da obra de Louisa May Alcoot, Mulherzinhas que foi uma das primeiras novelas a abordar a Guerra Civil Americana

March em sua juventude trabalha como caixeiro viajante, e em uma de suas andanças ele conhece Grace, uma escrava que é tratada como sendo da família, e agia de forma bem refinada. Algo revoltante acontecerá e March tomará um rumo diferente de Grace, reencontrando-a nas páginas finais do livro.

O caixeiro se tornará capelão do exercido da Guerra Civil Americana, e seguirá junto com os jovens soldados rumo a sanguinolentas batalhas. March presenciará momentos terríveis, e certos fatos irá ocasionar mudanças bruscas em sua vida.

É um livro comovente, trata de assuntos importantes como a escravidão, a luta pela liberdade e o direito de ler e escrever de todos.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira a história é narrada pelo próprio March, já na segunda parte a narração fica por parte de sua esposa Marmee.

O senhor March é um livro muito rico em descrições e detalhes, e como trata da escravidão é impossível não ficar pensativa após terminar de lê-lo.

Pandora 10/02/2016

Acho que tenho mais dificuldade de comentar um livro do qual eu gosto do que um de que não gosto. Nem sei o que dizer, só que amei este livro, devorei-o em algumas horas e valeu cada linha!

Edinho 07/09/2020

Um dos primeiros livros que li realmente com vontade. Aquele desejo de querer saber o que viria a seguir. Esse livro mexeu bastante comigo pelas situações trazidas, apesar que eu não conheço muito da guerra civil dos EUA, me comovi bastante com as situações sofridas pelo personagem.

Vale bastante a leitura!

Mile.Oliani 06/09/2021

Tentativa antiga de combater injustiças
O livro que fala sobre a guerra civil aborda principalmente sobre a escravidão e suas dificuldades em mudar o pensamento humano... Uma história que amarra o interesse, gostei da narrativa e devorei o livro em poucos dias (também porque era emprestado e precisava devolver kkkkk)

Clara T 17/07/2022

Um outro Lado de Mulherzinhas
Quem lê o livro Mulherzinhas de L. M. Allcott percebe que o pai está ausente e fica com a mensagem de aquela é uma família de uma pai ausente como muitas outras. Mas e se você pudesse conhecer o ponto de vista dele, o senhor March? Foi o que a autora quis fazer.
Depois de uma grande pesquisa da vida da Bronson Allcott, pai da escritora, e os acontecimentos históricos da região durante a Guerra Civil Americana, Geraldine Brooks se atreveu a interpretar quem seria o senhor March e o que acontecia com ele enquanto as meninas estavam vivendo seu ano de transformação.
A maior parte dos personagens e acontecimentos relatados neste livro foram criados pela autora, não são os personagens originais de Mulherzinhas. Mas é claro que a família e a vizinhança são citados através de lembranças.
Duas construções que foram feitas neste livro me desequilibraram. A parte do Senhor March jovem, construindo a sua riqueza e depois perdendo tudo daria uma história a parte para o casal March. E tudo o que envolva a personagem Grace, também merece uma longa discussão.
Enfim, o começo dos capítulos são as cartas enviadas por March à família durante os meses da guerra e o resto mistura os acontecimentos que ele não consegue descrever nas cartas e as lembranças de sua vida antes até aquele momento.
Como capelão March não é obrigado a pegar em armas, então muitas vezes ficou afastado com os feridos se movimentando durante as batalhas e trabalhando intensamente com o médico para trazer alívio espiritual e conforto para os feridos, principalmente nos casos em que não é possível salvar. Mas March precisa encarar pessoas que se recusar a conversar com ele porque não é um padre ou não professa a mesma fé religiosa que ele e precisa de conforto. Muitas vezes os soldados menosprezam a presença do religioso. E March também luta pela boa moral de seu batalhão ainda que seja uma guerra, tentando evitar outros crimes, e com isso não é bem visto e acaba sendo transferido.
Nesta transferência tem a oportunidade de atuar como professor de escravos libertos que estão trabalhando numa fazenda de algodão de forma remunerada. E mais lembranças vão voltando sobre a luta pelas libertação dos escravos e as rotas de fuga para o Canadá.
Foi um misto de emoções ao ler este livro. Acredito que os fãs de Mulherzinhas não vão gostar. Principalmente pela forma como descreve a mãe das meninas. Não sei se me interessa reler. Mas a escrita da autora é gostosa, me manteve interessada. Além de narrar o que acontecia com o senhor March durante o livro Mulherzinhas também tem toda a narração das lembranças do que ocorreu antes, o casamento, o nascimento das meninas e tal.

Damyzinha 30/12/2022

a escrita nao colaborou p mim
teria mt que dar outra chance pra esse livro e ele tem potencial de ser mt bom, mas sla gente, nao sei

cid 01/08/2011

Não temos a idéia. A idéia é que nos tem.
Eu não sei se gostei do Sr. March. Muito atormentado, muito perfeito...
E francamente, alguém que perdeu toda a sua fortuna , colocando-a nas mãos de John Brown , não tinha nenhum juízo. Eu adoro John Brown, mas ele está em um outro nível de entendimento.
Enfim, os textos que mais gostei foram os sobre John Brown, embora Geraldine Brooks não o tenha retratado como merecia.
- Gostei quando conversando com Brown, o Sr March cita uma frase de Heine, sobre a idéia. “Não temos a idéia. A idéia é que nos tem... e nos leva à arena para defendê-la como gladiadores, queiramos ou não”
-Gostei de relembrar o discurso de Henry Thoreau sobre Brown.” Mil e oitocentos anos atrás Cristo foi crucificado, hoje de manhã J Brown foi enforcado.São dois extremos de uma corrente com muitos elos.E Ralp Emerson disse que Brown tornou a forca tão memorável quanto a cruz.

Sandy 03/12/2012

Narração extraordinária, envolvente. O conteúdo histórico excelente! Porém, achei o personagem título um "tantinho" irritante.