Batman: Terra Um

Batman: Terra Um Geoff Johns...

Resenhas - Batman Terra Um

Paulo 20/02/2022

Uma ótima abordagem do Batman
A linha de revistas "Terra Um" da editora DC Comics na minha percepção é um grande acerto da empresa, porque dar aos seus editores a oportunidade de abordar e experimentar novas vertentes de seus personagens sem precisar mudar o universo convencional de suas revistas. Até o momento o único personagem que li desse universo reimaginado da DC foi o Batman, que para mim teve uma representação muito bem feita e desenvolvida. Os artistas por trás do projeto acertaram em cheio quando decidiram fazer uma abordagem mais realista do herói, tanto a arte como o roteiro estão um show de performance.

Nessa edição acompanhamos os primeiros dias de atuação do personagem. E como erros e falhas são comuns no começo de carreira de qualquer pessoa, com o nosso protagonista também não foi diferente, rs. Em diversos momentos vemos um Batman falível, que comete muitos erros, toma várias decisões erradas, mas que apesar disso se esforça para fazer o certo. Outra observação interessante é que nessa representação o herói também não tem as suas convencionais lentes brancas nos olhos, o que torna as suas expressões faciais mais realistas e mostram um lado mais humano do personagem.

No geral o principal aspecto que levou o Bruce Wayne a ser o Batman foi preservado, contudo muitos personagens do universo Morcego foram mudados. As principais alterações que eu senti foram o Alfred e o detetive Harvey Bullock, que olhando por um outro ângulo estes personagens estão tão diferentes que parecem até outra pessoa, e isso pode desagradar alguns. Eu porém não considerei isso um demérito, pelo contrário foi uma decisão ousada, mas bem assertiva e eles também funcionam muito bem dentro do enredo.

Ao final, fui surpreendido positivamente com a leitura desse quadrinho. A obra é uma excelente história de origem, que possui uma narrativa envolvente que te prende do começo ao fim. Atualmente ela é composta de três volumes e não se sabe ao certo se ela já encerrou. Existem boatos que este material é uma forte inspiração para a adaptação cinematográfica que vai ocorrer nesse ano de 2022, eu acho que essa história procede porque pelo que foi divulgado do filme até agora, eu achei que tem muitas coisa parecida com vi nessa HQ a começar pela forma como caracterizaram o Bruce Wayne e um dos vilões que aparece nesse quadrinho é um dos que também vão aparecer no filme. Coincidência ou não, vou esperar para ver no que vai dar.

Em suma é uma leitura muito recomendável que vale super a pena.

Guilherme Amaro 26/01/2022

Terra Um
" Quer consertar essa cidade? Tudo bem."
"Mas você teve sorte desta vez. O Batman não é tudo que a imprensa pensa que é". Alfred

"Então precisamos criar um Batman melhor." Bruce Wayne

"Mais do que isso." Alfred

"Precisamos criar uma LENDA." Alfred.

Samuca 23/09/2021

Phyno senores
Mais uma história leve e gostosa do Geoff Johns. Amei a repaginação do Alfred, sem dúvidas foi o maior acerto da HQ. Também curti a """inversão de personalidade"" entre o Gordon e o Bullock. Com o Bullock sendo o mais certinho e o Gordon já rendido aos crimes de Gotham. O Batman continua o mesmo, de certa forma lembra o Batman do Christian Bale no primeiro filme. Mas o pinguim... ? Esse deixou um pouco a desejar. Seria melhor se no final das contas ele realmente tivesse matado os pais do Bruce. Daria um tchan a mais pra HQ. Também acho que faltou ele ter mais presença, fazer mais maldades e dar mais trabalho pro Batman. Mas tirando isso a HQ é muito boa.

Richards 28/08/2021

Adorei essa releitura do batman, algo bem mais verossímil, tratando mais como uma pessoa normal atrás de vingança

Lucas.Leal 15/06/2021

É uma releitura de Batman.
É mais uma releitura da origem do Batman só que na minha concepção é uma das mais fracas. Não gostei tanto, ninguém personagem me empolgou. Mas vou dar uma chance pro próximo e último volume.

Bruno 08/12/2020

A história em si é mais da mesma que já estamos acostumados. Confesso que esperava uma releitura um pouco mais diferente, já que o selo Terra Um teria como objetivo dar aos quadrinistas oportunidade de recriar a origem dos heróis livre de restrições de continuidade. Esse é o único motivo por não ter dado 5 estrelas.
Porém, a obra em si é muito boa, a arte do Gary Frank é incrível e o roteiro do Geoff Johns flui de forma bem coesa.
O ponto mais alto da história é a releitura do Alfred, que na minha opinião é uma das melhores do personagem.

Rinaldo 24/08/2020

Batman Terra Um
Wayne e sua luta para ser Batman...e tornar Gotham um lugar melhor...numa outra visão...da Terra Um.

Joel R. 22/07/2020

O homem morcego busca vingança, mas ainda tem muito o que aprender !
O que chamou minha atenção para a leitura desse quadrinho foi a dupla Johns e Frank. Os mesmos, na minha opinião, colecionam ótimas e competentes estórias do universo DC, como Shazam: Com uma Palavra Mágica e o Relógio do Juízo Final. Aqui, em Batman Terra Um, Geoff Johns reapresenta a origem do homem morcego, centralizada na relação Bruce e Alfred. Achei interessante ver Bruce ainda em processo de iniciação para se tornar uma lenda, sendo mostrado ainda inexperiente e inconsequente. Além de respeitar alguns aspectos canônicos, Johns tenta mostrar uma faceta diferente para alguns personagens e que considerei ser bem notório para a estória. Gosto muito dos traços de Gary Frank e aqui os mesmos continuam excepcionais. Detalhes que não lembro de ter visto em outras representações gráficas do Batman, como mostrar os seus olhos enquanto uniformizado, trazem um tom mais realista e singular para a estória.

Ger 18/06/2019

Batman Terra Um
Um merino chamado Bruce Wayne ia ao cinema com seus pais quando chegou ao cinema as luzes se apagaram. Bruce Wayne ia para outro cinema quando encontrou um cara no beco que provocou o Bruce e ele disse... Meus pais são os mais ricos desta cidade, o cara pegou o menino Bruce, apontou uma pistola na sua cabeça e quando seus pais chegaram, o bandido pediu os pertences pessoais em forma de assalto e logo em seguida matou-os.
Muito tempos depois Bruce Wayne se tornou Batman e foi combater o crime de forma que ninguem soubesse que o bilionario era o homem que combatia a violencia. Se quiserem saber mais desta maravilhosa historia leiam o livro.

Lamboglia (@estantedotibas) 08/12/2018

Sensacional!
Ontem finalizei Batman: Terra Um e hoje Batman: Terra Um - Vol. 2. Duas obras imprescindíveis e fantásticas! Sendo o primeiro livro bem superior ao segundo. O que Geoff Johns apresenta nesta releitura incrível da origem do Cavaleiro das Trevas e de seus personagens secundários é de se admirar a cada frame; a cada página e tudo isso fica muito melhor ainda com a belíssima arte de Gary Frank, a verdadeira dupla dinâmica. A cada apresentação dos personagens e a cada segundo que ia me envolvendo na história, notei que foi daqui que a série ?Gotham? se baseou. Fiquei vidrado do início ao fim, o único problema mesmo é que ela acaba. Que essa dupla criem mais trabalhos incríveis! Aliás, já criaram, que Doomsday Clock chegue logo por aqui.

Hezrom Vieira 21/05/2018

Uma Gotham corrompida tem salvação?
"Batman não é um herói. Ele é só um homem"
Nunca uma frase foi tão verdadeira e foi tão profundo no ethos de um símbolo.
Gotham é apresentada como um local corrompido, onde somente seres tão baixos como ela podem dar conta de toda perversidade que ronda essa cidade. Uma outra origem para O Cavaleiro das Trevas é contada, mostrando as motivações mais humanas possíveis no combate ao crime. A polícia de Gotham, e em especial o Comissário Gordon ganham destaque na narrativa, uma boa interpretação.
Mas o ponto principal é mesmo o de Alfred Pennyworth, A construção da relação entre Bruce e "seu mordomo" é interessante e até de companheirismo.
Assim como "A Piada Mortal" é uma leitura indispensável para quem quer conhecer a simbologia do morcego.

Waylan 04/12/2015

Excelente releitura
A arte está espetacular e a história é fantástica.
Pra quem assiste Gotham essa história pode ser considerada o último ep. da série.