Nada a invejar

Nada a invejar Barbara Demick

Resenhas - Nada a Invejar

Nina 22/04/2024

Triste realidade
Não é o primeiro livro sobre a história da Coreia do Norte que leio, mas este me tocou de uma forma diferente. Ver o sofrimento, a diferença da realidade de um país e algo muito triste. Como pode haver países assim ainda hoje

Roberta.Justel 28/01/2024

Nada a invejar: vidas comuns na Coreia do Norte
05/2024

?Nada a invejar? é produto da extensa jornada da jornalista Bárbara Demick na tentativa de conhecer e traduzir a experiência de norte coreanos sob o regime totalitário da família Kim. Um profundo retrato histórico, político e social do país mais fechado do mundo, a partir das pesquisas, registros e o mais valioso: a história oral de desertores do regime.

Miséria, fome, exploração, injustiças, violações?as histórias de vida narradas e costuradas pela autora com a história do país são ao mesmo tempo cruéis e valiosas!

(Nada a invejar trata-se de um trecho de uma música ensinada desde a infância aos norte coreanos para que se convençam que vivem no melhor lugar do mundo).

Amei e pra quem gosta deste tipo de leitura, recomendo!

Letíciiia 07/10/2023

Como sobreviver a uma ditadura
O livro foi escrito por uma jornalista americana, que foi designada a trabalhar na Coreia do Sul como correspondente. Se apaixonou profundamente pelas duas Coreias e até brinca no livro que seu filho pequeno a questionava quando teria tempo pra ele ao invés das pesquisas sobre a Coreia do Norte.

A história conta em sua maior parte com a trajetória de cinco norte coreanos que resolveram desertar em algum momento de suas vidas. Cada um vivia em um nível de classe, tinha um trabalho diferente, acreditavam na propaganda enganosa ou não, e com todas as diferenças ainda sim perceberam que o melhor era sair.
Precisa de estômago algumas vezes pra ler o sofrimento agudo dessas pessoas, pela miséria e fome.

Foi escrito em 2009, já se fazem alguns anos, mas como os fugitivos disseram na época, nada mudou e nada parece que vai mudar. É definitivamente pra quem quer conhecer mais sobre o país mais fechado do mundo, entender como as pessoas se sentiam lá dentro durante a era de escassez, ás divisões, as esperanças, os relacionamentos entre cidadãos, o que fizeram pra durar tanto o regime soviético mesmo após o fim do mesmo no mundo, etc. Rico em detalhes graças a experiência jornalística de anos da autora.

Na parte das referências (que li inteiro pela primeira vez em um livro) tem uma boa notícia sobre uma das desertoras que fugiu da Coreia do Norte sem seus filhos ?
E na orelha do livro temos a informação que a história dessas cinco pessoas viraria um filme animado, estilo cartoon. Quero dizer que o pivot existe de fácil acesso na internet, os traços são lindos de verdade e daria um ótimo filme, mas o projeto não foi pra frente.

Marquim 01/09/2023

Nada a invejar - vidas comuns na Coreia do Norte
Eu fiz a leitura deste livro por indicação do Rodrigo Vilela, um booktuber do qual eu gosto muito. Mais uma vez, a sua indicação não me decepcionou.

Barbara Demick é uma jornalista norte-americana (se não me engano) que faz o relato de histórias concretas de seis norte-coreanos. É tudo muito impactante e intenso, pois os acontecimentos da vida dessas pessoas é chocante. Um dos aspectos que mais me impressionou é a forma como a autora consegue explicitar tudo de uma maneira bastante simples, mas sem deixar clara a complexidade das situações ocorridas com as seis pessoas por ela escolhidas.

Vale muito a pena para quem quer conhecer como é a realidade de vida norte-coreana. Recomendo a leitura.

Vamos ler, galera!

Cintia295 25/02/2023

Livro INCRÍVEL, confesso que sabia pouco só o básico sobre a Coreia do Norte e esse livro foi muito bem escrito, você sente o peso, o medo.
Super recomendo bem fácil de ler e te prende um jeito que só não terminei antes pois tinha outros livros como prioridade.
A fome, muitas mentiras/ invenções para iludir o povo.
" A Coreia do Norte começou a ficar sem comida, e quanto mais famintas as pessoas ficavam, menos energia tinham para trabalhar, e com isso a produção despencou ainda mais. A economia entrou em queda livre".
"No final de 1998, o pior da crise de escassez de alimentos tinha passado, não necessariamente porque alguma coisa tinha melhorado, e sim, porque havia menos boca para alimentar.
Todo mundo que era para morrer já tinha morrido".
Alessandra Leandro 25/02/2023minha estante
coloquei na minha TBR pra comprar e ler

Cintia295 26/02/2023minha estante
Leia só leia, é muito bom

Gabrielli 19/02/2023

Surpreendente e necessário
Que livro maravilhoso! Muito bem escrito e com conteúdo de grande importância. Além de ser um ótimo trabalho jornalístico, contextualiza muito bem o conflito coreano, além de humanizar o problema por meio dos relatos pessoais. Leitura necessária!

Caroline.Sandin 13/01/2023

Já tinha lido outro livro sobre a Coreia do Norte , sabia que me abalaria. Mas não imaginava o quanto! Relatos de desertores sobre a vida durante os anos 90 , período de extrema escassez, que conseguiram escapar e chegaram na Coreia de Sul. Incompreensível como muitos desejam este tipo de regime , que nunca teve prosperidade , a não ser aos dominantes.

Mat Souza 28/12/2022

Uma dura realidade
Os relatos presentes no livro demonstram o quão complexa é a vida dos norte-coreanos, assim como a sobrevivência num regime político que molda a percepção da população a seu favor. Mesmo assim, a forma na qual o livro foi escrito deixa brechas para questionamentos quanto à sua veracidade. Vale a pena para aqueles que querem ter uma noção melhor do país mais fechado do mundo.

julisianthus 16/10/2022

Dói saber que é real!
Eu estava vendo alguns vídeos sobre a Coreia do Norte e decidi que queria saber mais informações e acabei esbarrando nesse livro. Depois acabei lembrando que eu já tinha esbarrado com esse livro em uma livraria anos atrás e acabei não levando. Acho que eu estava destinada a fazer essa leitura no final das contas hahaha.

Eu não vou dizer que foi um livro gostoso de ler, mas o que acalmava um pouco o meu coração a medida que eu me envolvia com cada um dos seis personagens, era saber que pelo menos eles tinham se salvado de alguma forma. Por muitas vezes eu simplesmente esquecia que o livro não era de ficção de tão absurdos que eram os acontecimentos na vida daquelas pessoas.

Esse livro é um trabalho simplesmente incrível, eles nos da uma dimensão tão palpável da história da separação das Coreias e da vida que os norte coreanos levam. A obra é rica em detalhes e é escrita de uma forma que você consegue acompanhar a vida de cada um dos personagens em cada período que o livro abrange.

Eu fiquei impressionada de muitas formas durante a leitura. Tanto com o trabalho impecável da autora, quanto com a realidade cruel em que essas pessoas viveram. Eu conseguia sentir o medo, a fome e a dor delas de uma maneira muito clara ao ler a obra.

Acredito que essa seja uma daquelas obras totalmente necessárias. Eu tenho certeza que esse livro vai entrar pra lista dos livros que me marcaram pra sempre.

Jamile 10/09/2022

Nada a invejar
De fato, n há absolutamente nada do q invejar da ditadura da Coreia do Norte. Histórias de desertores nos mostram como era desumana a vida lá, como o narcisismo da família Kim leva milhares a viverem uma mentira.

Mel 08/09/2022

Um mundo à parte
A Coreia do Norte é um mundo distinto de qualquer outro que se possa conhecer. A realidade da população me foi muitas vezes incompreensível, assim como o pensamento daquelas pessoas. O sentimento que fica ao final do livro é de perplexidade e tristeza. O regime norte-coreano está aos poucos dizimando sua população. Quando terá fim? Como ainda sobrevive? São questões ainda muito longe de terma resposta.

m1llu 10/05/2022

Retrato honesto de norte-coreanos comuns
O que mais gostei do livro foi a sinceridade em que foram retratando-se os perfis mencionados.

São várias pessoas com realidades diferentes, muitas vezes até com privilégios dentro da sociedade norte-coreana e que contam toda a sua trajetória até a deserção.

Gostei também que é tudo muito gradual, falando sobre a deserção só na parte final do livro. Começa literalmente do começo.

As formas de deserção também são variadas e foi uma informação nova pra mim. Além disso, achei muito sincero dizer que o sonho de muitos norte-coreanos desertores é voltar para a Coreia do Norte, talvez uma nova. Não é fácil você se adaptar a um mundo novo e pode ser que você nunca se sinta parte mesmo.

Um bom livro para quem gosta de histórias sobre a Coreia do Norte!

Keila Peretto 05/03/2022

Sopa com grama
A fome na Coreia do Norte em meados de 1990, quando ocorreu no país o período conhecido como "Árdua marcha", era tão intensa que as pessoas comiam capim, colocavam grama na sopa (para fazer de conta de que era verdura) e exterminaram a população de rãs do país. Praticamente tudo era válido com o objetivo de acabar com a fome. Aprendi isso e outras coisas acerca da história do país por meio da leitura deste livro maravilhoso de não-ficção de Barbara Demick, correspondente do Los Angeles Times em Seul nos anos 2000. Durante a leitura, acompanhamos a história de alguns desertores da Coreia do Norte que relataram à autora parte do que passaram enquanto viviam sob o regime de Kim Il-Sung e Kim Jong-Il. Sugiro a leitura desta obra a todos aqueles que têm curiosidade em conhecer mais sobre a história deste povo tão sofredor e alienado do restante do mundo - mas já aviso, precisa ter bastante estômago.

Sem dúvidas, merece cinco estrelas!