Piaget, Vygotsky, Wallon

Marta Kohl de Oliveira
Heloysa Dantas de Souza Pinto

Resenhas - Piaget, Vygotsky, Wallon

Sickboy 23/02/2022

Das minhas leituras acadêmicas para a preparação para o estágio básico que virá nesse semestre sobre Psicologia do desenvolvimento infantil, não poderia faltar a concepção da psicogênese por um dos, se não os mais, importantes teóricos da psicologia do desenvolvimento: Piaget, Vygotski e Wallon ao qual nesse livro de discussões sintetizada por Yves De La Taille, passam pelas principais teorias e pressupostos para a compreensão do desenvolvimento da cognição, afetividade e da inteligência no ser.
Além do estágio básico, esse semestre por uma matéria eletiva terei Psicologia Histórico-Cultural, ao qual Vygotski é um dos principais teóricos, e foi ótimo ter um pré-ludio das concepções desse autor que pra mim, me chamou muita atenção desde o semestre passado.
Muito bom, porém não é um livro que eu recomendaria para leigos apesar da facilidade nas terminologias há muita teoria, pode-se considerar um livro introdutório.

vanessaxclementino 03/02/2022

um livro altamente proveitoso, onde apresenta pontos diversos entre os autores em destaque, mesmo que pareça muito complexo a principio, depois de pegar o ritmo tem um ritmo muito fluido

Cesar Loyola 21/11/2021

Por ser um livro técnico, voltado para apresentação e reflexão sobre a teoria de Piaget, Vigotski e Wallon, é um livro mais denso. A parte que mais gostei e achei que estava melhor escrita ( de uma forma mais clara e sem muitos rodeios) foi a de Piaget. Um bom livro para quem quer começar a conhecer as teorias de Piaget, Vigotski e Wallon.

Rêh 08/11/2021

Valeu...
Através dessa leitura pude compreender melhor esses autores. Porém foi uma leitura um pouco densa, até por ser através de artigos, mas esclareceu muitas coisas que antes eu não compreendia. Quem quiser se aprofundar melhor sobre esses autores, Piaget, Vigostky e Wallon, vale a pena!

Keila 08/09/2021

Traz um esclarecimento amplo e aprofundando em alguns temas das teorias.
Um livro escrito por três autorias. Acadêmico, didático e ao mesmo tempo uma discussão a partir do estudo de artigos. Talvez por isso mesmo, possui uma linha de raciocínio um pouco desorganizada.
(Típico trabalho em grupo que cada um faz sua parte e junta no final).

@days2a 13/08/2021

Recomendo para quem tá começando estudar Piaget, Vygotsky e Wallon, mas pra quem já conhece é mais do mesmo.

Junior.Archanjo 31/05/2021

Um grande apanhado
Gosto muito das teorias de desenvolvimento humano desses grandes autores e achei muito interessante a forma como foram apresentadas e discutidas nesse livro. É um livro bastante acadêmico e se tornou um pouco cansativo pra mim, mas nem por isso deixa de ser muito rico em seu conteúdo.

Daniel Lucca 18/04/2021

Ok
Um livro bom pra quem está começando estudar, traz uma base legal... porém não acrescenta muito para quem já conhece Piaget, Vygotsky é Wallon...

Bru Angelis 16/10/2020

a parte de Vygotsky na minha opinião foi a mais bem escrita

Carol 19/03/2020

Os artigos referentes à teoria de Piaget são de fácil e agradável leitura, entretanto os artigos referentes à Vygotsky e Wallon exigem mais dedicação para compreensão, tornando o livro um pouco cansativo.
Leitura rápida e resumida das teorias.

Karina599 22/02/2020

Teórico e denso
O livro apesar de breve, é bem denso em conteúdo. Composto por 6 artigos (dois sobre a obra de Piaget, dois sobre Vygotsky e dois sobre Wallon). O livro é dividido em duas partes: a primeira, focada nas teorias que associam a biologia por trás da aprendizagem , os fatores biológicos que a promovem; a segunda parte aborda os conceitos dos teóricos na influência social na aprendizagem. A autora dos artigos referentes a Piaget é muito clara e objetiva, sua linguagem é direta, e mesmo sem deixar de ser culta, consegue trazer um entendimento abrangente para o leitor sobre os conceitos piagetianos. Enquanto isso, a autora dos artigos sobre Vygotsky se apropria de uma linguagem excessivamente rebuscada e isso prejudica o entendimento de seu objetivo com o texto (Particularmente falando). Porém em seu segundo artigo achei o texto bem melhor articulado. Por fim, os artigos sobre Wallon, estão ali no meio termo de um texto bem escrito e claro.

Volnei 18/09/2017

Piaget, Vygotsky, Wallon
Este é um estudo aprofundado sobre três grandes nomes da pedagogia no ultimo século. Cada um deixou um pouco de sua contribuição para o conhecimento que temos hoje sobre a atual situação do desenvolvimento infanto-juvenil

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Clio0 24/12/2012

O livro traz argumentações interessantes acerca dos autores citados, mas essencialmente é mais do mesmo.

O resumo sobre a teoria de Piaget foi bem produzido. Explica de forma simples a ideia do desenvolvimento ontogenético permitindo uma melhor interação social (processo endógeno).

A explicação acerca da construção de conceitos de Vygotsky também é boa, porém faltou uma melhor definição sobre a noção da relação entre meio e desenvolvimento cognitivo.

O texto sobre Wallon simplifica a teoria, mas nesse caso, fez com que certos momentos críticos não tivessem a argumentação necessária - e por sua própria base, depende de pesado conhecimento técnico além da área, o que dificulta a compreensão.

Se você procura apenas uma explicação interessante sobre as ideias de Vygotsky, Piaget e Wallon, há uma boa quantidade de obras lá fora sobre isso - mais fáceis de encontrar e mais baratas.

Leia se precisar passar em um concurso que o pede especificamente, para quem já conhece o assunto é pura repetição. Funciona se estiver tendo dificuldade para entender alguns mecanismos e suas (tentativas) de aplicação prática.
Auriane Brito 10/11/2016minha estante
Vou ler justamente para isso: passar no concurso kkkkk

Karina.Kanamaru 16/02/2017minha estante
Você tem algum outro livro pra indicar sobre esses pensadores?

Clio0 18/02/2017minha estante
vc quer algo geral? Tente Psicologia da Educação de Iris Goulart. Ou vc pode tentar algo mais especifico com Vygotski de Marta Kohl ou Psicologia e Pedagogia de Jean Piaget. Wallon não é o meu forte... foi mal.

Vânia 20/03/2009

Um é bom, dois...
Três dos maiores pesquisadores da infância/adolescência na educação têm suas teorias interligadas por escritores atuais. Boa leitura.