Piaget, Vygotsky, Wallon

Heloysa Dantas de Souza Pinto

Resenhas - Piaget, Vygotsky, Wallon

Alicesp 22/05/2024

Entrega aquilo que propõe
É uma ótima leitura técnica, muito interessante diversas das teorias expostas nesse livro.

Como são três autoras diferentes para cada um dos teóricos, acaba que temos que nos adaptar a tipos de escrita diferentes, mas não é nada que atrapalhe não.

Gostaria de ter lido por vontade própria e com mais tempo, podeira ter aproveitado mais.

Luisa.ð§ 17/05/2024

Bom :)
É um livro bom pro começo do curso de Psicologia e pra quem quer relembrar as teorias também. Fiz bom proveito dele por ter me feito ir um pouquinho mais fundo do que o que eu vi em sala de aula, mas não tão fundo pois o livro é introdutório. Errei em não ter feito uma leitura ativa dele desde o começo :(

Vitória Oliveira 21/12/2023

Gostei do livro, ele aborda bem as teorias de cada um dos pensadores. Tenho uma inclinação para a teoria de Piaget, mas todas são interessantes

fani 02/12/2023

Traz bastante dos autores, mas a leitura é bem cansativa e maçante, estudo psicologia e tive bastante dificuldade para entender alguns termos.

Jennifer 24/11/2023

Instrutivo
Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão" é uma obra que destaca as contribuições de três renomados teóricos do desenvolvimento humano: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon. O livro mergulha nas teorias psicogenéticas desses autores, explorando suas perspectivas únicas sobre como a mente humana evolui ao longo do tempo.

Jean Piaget, conhecido por suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo, destaca a importância da interação do indivíduo com o ambiente na construção do conhecimento. Lev Vygotsky, por outro lado, enfatiza a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento, destacando a importância da linguagem e da interação social na formação do pensamento.

Henri Wallon, por sua vez, concentra-se nas dimensões afetivas e emocionais do desenvolvimento, explorando a interconexão entre o desenvolvimento cognitivo e emocional. O livro busca apresentar um panorama abrangente dessas teorias, destacando seus pontos de convergência e divergência, e promove uma discussão crítica sobre suas aplicações na compreensão do desenvolvimento humano.

Assim, "Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão" oferece uma visão panorâmica das teorias psicogenéticas desses três grandes pensadores, proporcionando uma base sólida para compreender as complexidades do desenvolvimento humano a partir de diferentes perspectivas teóricas.

Liana 05/10/2023

Não gostei muito... Achei que poderia me ajudar em um trabalho, mas não foi o caso. Acabou sendo mais do mesmo pra mim.

Inlectus 26/09/2023

Bom.
Tem esboços úteis para professores, deve ser guardado e tido a mão para consultas, abre a mente e diversifica.

bruna 22/06/2023

Piaget, vygotsky e wallon
O livro articula muito bem alguns aspectos das teorias de piaget, vygotsky e wallon, permitindo que o leitor conhecesse um pouco mais das obras e ideias de cada um (caso não tenha contato anterior) e realize comparações entre as mesmas. recomendo para os interessados. parte do piaget muito bem escrita e é de mais fácil compreensão caso já se tenha um conhecimento prévio da teoria piagetiana. vygotsky para sempre em meu coração, foram os melhores capítulos. já a parte de wallon dá um leve choque, tem momentos em q a leitura e compreensão são bem mais difíceis do que as outras partes (principalmente se é o primeiro contato que se tem com o autor), algumas frases e parágrafos parecem ter muitas ideias importantes e é preciso focar neles por longos minutos, tornando a leitura mais densa e complexa.

Luiz.Machado 29/04/2023

Um ótimo livro para se iniciar sobre os estudos dos três teóricos. A leitura não é pesada, é as autoras trazem a essência do pensamento deles.

Janaina.Simon 22/04/2023

Um clássico da pedagogia, trazendo um paralelo entre os três teóricos e suas teses, defendidas e explicadas por especialistas.

Lina_2013 15/01/2023

Cheguei a um nível novo de me achar burra
Inicialmente as partes de Wallon eram as mais complicada de entender, mas quando se aproxima do final tudo fica um pouco mais confuso.
O livro intercala os capítulos entre os estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon. Wallon foi o problema kkkk Os capítulos dele eram MUITO difíceis para que eu entendesse as teorias e estudos dele, são muitos nomes técnicos e muitas vezes não sabia o que era anatomia e o que era da teoria dele. Como no título, me sentia burra lendo - ou melhor, tentando ler.
Não sei se consegui absorver alguma coisa - se bem que na minha prova valendo 1 ponto tirei 0,5... Mas se me perguntarem hoje sobre isso, só vou saber falar que tinha algo relacionado a afetividade e inteligência. Tenho meus resumos, é claro, e estudarei eles mais algumas vezes durante o ano (até porque o ENADE sempre chega), mas com o livro mesmo como suporte das aulas, parece que ele mais acabou sendo negativo para meu aprendizado do que positivo (Não ajudou ler em algumas resenhas que diziam que o livro era para iniciantes... me achei uma palhaça porque não entendia praticamente nada.
Os capítulos de Piaget tinha um nível mais avançado do que os outros materiais que estudei, mas foi tranquilo para ler.
Vygotsky foi tudo pra mim! Talvez porque também tinha concluído a leitura de um livro sobre a teoria dele recentemente, mas me dava um descanso tremendo antes de vir mais um capítulo de Walllon.
O finalzinho que traziam questionamentos aos autoras achei a parte mais fácil de compreender todos os autores, mas não seriam resumos do livro, então para Wallon não me serviu muito.
Acho que é um livro que devo tentar reler novamente em uns dois anos. Talvez até lá consiga achar um livro muito básico também kkkk
Se alguém conhecer algum livro ou outros materiais (isso inclui artigos e afins) que expliquem Wallon de uma maneira bem leiga, eu agradeço, mesmo.

Leticia 18/12/2022

Interessante
Achei o livro quase que aleatoriamente e precisava de mais aprofundamento além do básico que sabia sobre cada autor, mesmo assim, é bem claro que o conteúdo é bem para iniciar as teorias e firmar os conceitos, por isso se repete bastante, mas creio que cumpre um objetivo para pessoas como eu.

Me vejo talvez voltando nele para rever/checar algum tópico, fazer paralelos com outros textos/aulas, principalmente pela escrita fluir bastante pra mim.

Ceci 09/08/2022

Compreendendo Piaget foi para a aula de psicologia da infância e adolescência. Entender como a experiência individual influencia na forma de ver o mundo, como a teoria da tábula rasa de Locke.

Maria.Perez 28/03/2022

Um resumo dos pensadores
É um livro rico de conteúdo, aborda a ideia dos principais pensadores da educação, porém achei a leitura cansativa, para ter uma boa compreensão é necessário que o leitor já conheça um pouco sobre as teorias de Piaget, wallon e Vigotski.

Aryele. 18/03/2022

Bom, mas deixou a desejar
O livro é muito bom, mas para quem não tem conhecimento ou não lembra dos termos técnicos a leitura acaba ficando mais difícil. Já conhecia a teoria de Vygotsky e Piaget, que já facilitou a minha leitura e acabou sendo rápida. Em relação a teoria de Wallon deixou a desejar, para quem está tendo um primeiro contato com a teoria (como no meu caso), fica confuso pois as fases não estão bem separadas, se eu não pesquisasse não saberia qual fase é e em que idade ocorre.