Piaget, Vygotsky, Wallon

Marta Kohl de Oliveira
Heloysa Dantas de Souza Pinto

Resenhas - Piaget, Vygotsky, Wallon

Clio0 24/12/2012

O livro traz argumentações interessantes acerca dos autores citados, mas essencialmente é mais do mesmo.

O resumo sobre a teoria de Piaget foi bem produzido. Explica de forma simples a ideia do desenvolvimento ontogenético permitindo uma melhor interação social (processo endógeno).

A explicação acerca da construção de conceitos de Vygotsky também é boa, porém faltou uma melhor definição sobre a noção da relação entre meio e desenvolvimento cognitivo.

O texto sobre Wallon simplifica a teoria, mas nesse caso, fez com que certos momentos críticos não tivessem a argumentação necessária - e por sua própria base, depende de pesado conhecimento técnico além da área, o que dificulta a compreensão.

Se você procura apenas uma explicação interessante sobre as ideias de Vygotsky, Piaget e Wallon, há uma boa quantidade de obras lá fora sobre isso - mais fáceis de encontrar e mais baratas.

Leia se precisar passar em um concurso que o pede especificamente, para quem já conhece o assunto é pura repetição. Funciona se estiver tendo dificuldade para entender alguns mecanismos e suas (tentativas) de aplicação prática.
Auriane Brito 10/11/2016minha estante
Vou ler justamente para isso: passar no concurso kkkkk

Karina.Kanamaru 16/02/2017minha estante
Você tem algum outro livro pra indicar sobre esses pensadores?

Clio0 18/02/2017minha estante
vc quer algo geral? Tente Psicologia da Educação de Iris Goulart. Ou vc pode tentar algo mais especifico com Vygotski de Marta Kohl ou Psicologia e Pedagogia de Jean Piaget. Wallon não é o meu forte... foi mal.

Lina_2013 15/01/2023

Cheguei a um nível novo de me achar burra
Inicialmente as partes de Wallon eram as mais complicada de entender, mas quando se aproxima do final tudo fica um pouco mais confuso.
O livro intercala os capítulos entre os estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon. Wallon foi o problema kkkk Os capítulos dele eram MUITO difíceis para que eu entendesse as teorias e estudos dele, são muitos nomes técnicos e muitas vezes não sabia o que era anatomia e o que era da teoria dele. Como no título, me sentia burra lendo - ou melhor, tentando ler.
Não sei se consegui absorver alguma coisa - se bem que na minha prova valendo 1 ponto tirei 0,5... Mas se me perguntarem hoje sobre isso, só vou saber falar que tinha algo relacionado a afetividade e inteligência. Tenho meus resumos, é claro, e estudarei eles mais algumas vezes durante o ano (até porque o ENADE sempre chega), mas com o livro mesmo como suporte das aulas, parece que ele mais acabou sendo negativo para meu aprendizado do que positivo (Não ajudou ler em algumas resenhas que diziam que o livro era para iniciantes... me achei uma palhaça porque não entendia praticamente nada.
Os capítulos de Piaget tinha um nível mais avançado do que os outros materiais que estudei, mas foi tranquilo para ler.
Vygotsky foi tudo pra mim! Talvez porque também tinha concluído a leitura de um livro sobre a teoria dele recentemente, mas me dava um descanso tremendo antes de vir mais um capítulo de Walllon.
O finalzinho que traziam questionamentos aos autoras achei a parte mais fácil de compreender todos os autores, mas não seriam resumos do livro, então para Wallon não me serviu muito.
Acho que é um livro que devo tentar reler novamente em uns dois anos. Talvez até lá consiga achar um livro muito básico também kkkk
Se alguém conhecer algum livro ou outros materiais (isso inclui artigos e afins) que expliquem Wallon de uma maneira bem leiga, eu agradeço, mesmo.

Keila 08/09/2021

Traz um esclarecimento amplo e aprofundando em alguns temas das teorias.
Um livro escrito por três autorias. Acadêmico, didático e ao mesmo tempo uma discussão a partir do estudo de artigos. Talvez por isso mesmo, possui uma linha de raciocínio um pouco desorganizada.
(Típico trabalho em grupo que cada um faz sua parte e junta no final).

Luisa.ð§ 17/05/2024

Bom :)
É um livro bom pro começo do curso de Psicologia e pra quem quer relembrar as teorias também. Fiz bom proveito dele por ter me feito ir um pouquinho mais fundo do que o que eu vi em sala de aula, mas não tão fundo pois o livro é introdutório. Errei em não ter feito uma leitura ativa dele desde o começo :(

Karina599 22/02/2020

Teórico e denso
O livro apesar de breve, é bem denso em conteúdo. Composto por 6 artigos (dois sobre a obra de Piaget, dois sobre Vygotsky e dois sobre Wallon). O livro é dividido em duas partes: a primeira, focada nas teorias que associam a biologia por trás da aprendizagem , os fatores biológicos que a promovem; a segunda parte aborda os conceitos dos teóricos na influência social na aprendizagem. A autora dos artigos referentes a Piaget é muito clara e objetiva, sua linguagem é direta, e mesmo sem deixar de ser culta, consegue trazer um entendimento abrangente para o leitor sobre os conceitos piagetianos. Enquanto isso, a autora dos artigos sobre Vygotsky se apropria de uma linguagem excessivamente rebuscada e isso prejudica o entendimento de seu objetivo com o texto (Particularmente falando). Porém em seu segundo artigo achei o texto bem melhor articulado. Por fim, os artigos sobre Wallon, estão ali no meio termo de um texto bem escrito e claro.

Daniel Lucca 18/04/2021

Ok
Um livro bom pra quem está começando estudar, traz uma base legal... porém não acrescenta muito para quem já conhece Piaget, Vygotsky é Wallon...

@days2a 13/08/2021

Recomendo para quem tá começando estudar Piaget, Vygotsky e Wallon, mas pra quem já conhece é mais do mesmo.

Aryele. 18/03/2022

Bom, mas deixou a desejar
O livro é muito bom, mas para quem não tem conhecimento ou não lembra dos termos técnicos a leitura acaba ficando mais difícil. Já conhecia a teoria de Vygotsky e Piaget, que já facilitou a minha leitura e acabou sendo rápida. Em relação a teoria de Wallon deixou a desejar, para quem está tendo um primeiro contato com a teoria (como no meu caso), fica confuso pois as fases não estão bem separadas, se eu não pesquisasse não saberia qual fase é e em que idade ocorre.

Carol 19/03/2020

Os artigos referentes à teoria de Piaget são de fácil e agradável leitura, entretanto os artigos referentes à Vygotsky e Wallon exigem mais dedicação para compreensão, tornando o livro um pouco cansativo.
Leitura rápida e resumida das teorias.

Bru Angelis 16/10/2020

a parte de Vygotsky na minha opinião foi a mais bem escrita

Junior.Archanjo 31/05/2021

Um grande apanhado
Gosto muito das teorias de desenvolvimento humano desses grandes autores e achei muito interessante a forma como foram apresentadas e discutidas nesse livro. É um livro bastante acadêmico e se tornou um pouco cansativo pra mim, mas nem por isso deixa de ser muito rico em seu conteúdo.

bruna 22/06/2023

Piaget, vygotsky e wallon
O livro articula muito bem alguns aspectos das teorias de piaget, vygotsky e wallon, permitindo que o leitor conhecesse um pouco mais das obras e ideias de cada um (caso não tenha contato anterior) e realize comparações entre as mesmas. recomendo para os interessados. parte do piaget muito bem escrita e é de mais fácil compreensão caso já se tenha um conhecimento prévio da teoria piagetiana. vygotsky para sempre em meu coração, foram os melhores capítulos. já a parte de wallon dá um leve choque, tem momentos em q a leitura e compreensão são bem mais difíceis do que as outras partes (principalmente se é o primeiro contato que se tem com o autor), algumas frases e parágrafos parecem ter muitas ideias importantes e é preciso focar neles por longos minutos, tornando a leitura mais densa e complexa.

fani 02/12/2023

Traz bastante dos autores, mas a leitura é bem cansativa e maçante, estudo psicologia e tive bastante dificuldade para entender alguns termos.

Leticia 18/12/2022

Interessante
Achei o livro quase que aleatoriamente e precisava de mais aprofundamento além do básico que sabia sobre cada autor, mesmo assim, é bem claro que o conteúdo é bem para iniciar as teorias e firmar os conceitos, por isso se repete bastante, mas creio que cumpre um objetivo para pessoas como eu.

Me vejo talvez voltando nele para rever/checar algum tópico, fazer paralelos com outros textos/aulas, principalmente pela escrita fluir bastante pra mim.

Cesar Loyola 21/11/2021

Por ser um livro técnico, voltado para apresentação e reflexão sobre a teoria de Piaget, Vigotski e Wallon, é um livro mais denso. A parte que mais gostei e achei que estava melhor escrita ( de uma forma mais clara e sem muitos rodeios) foi a de Piaget. Um bom livro para quem quer começar a conhecer as teorias de Piaget, Vigotski e Wallon.