As Flores do Mal

As Flores do Mal Charles Baudelaire

Resenhas - As Flores do Mal

José Vinícius 31/07/2021

Fascinante.
Os poemas são fascinantes e obscuros. Lesbos e O Albatroz são meus favoritos. Li por curiosidade por conta do contexto de quando foi publicado, e também pelo anime que leva o mesmo nome. A aura perturbadora do livro é encantadora.

MdosSantos 20/07/2021

Diferente dos demais livros do gênero que eu li, estou contente, por esse, leria mais.

Recomendo como passa-tempo

Marcela 14/07/2021

A poesia de um dândi
Baudalaire consegue com seu conceito estético peculiar, fazer de seus versos algo realmente belo, mas ao mesmo tempo, corrompido por si mesmo, assim como a natureza é para o poeta; e através disso a poesia encontra seu mais alto nível, provocando os sentimentos mais profundos e extraordinários em seus leitores.
O trabalho de tradução de Mário Laranjeira é fenomenal e não deixa nada a desejar.
Obra magnífica!

@livrodegaia 14/07/2021

Bonito e feio ao mesmo tempo.

Não tenho o hábito ler poesia, mas resolvi conhecer o clássico “As Flores do Mal” (1857), do poeta francês Charles Baudelaire (1821 – 1867), por indicação de Leandro Karnal. Baudelaire é considerado o precursor da poesia moderna e do pensamento simbolista. Foi crítico de arte, ensaísta, tradutor (traduziu Edgar Allan Poe) e quem apresentou ao mundo a figura do flâneur (aquele que caminha, passeia sem pressa observando e questionando a paisagem urbana e a multidão).

Li a obra-prima do autor na edição da Nova Fronteira, com tradução de Ivan Junqueira (edição bilíngue, mas como meu francês se resume a “bonjour”, não posso opinar quanto à tradução. Vi comentários elogiosos ao trabalho de Ivan).

O livro é divido em 6 seções: Spleen e ideal; Quadros parisienses (minha seção favorita, que foi inserida na 2ª edição, em 1861); O vinho; Flores do Mal; Revolta; A morte. Conta também com várias poesias que foram sendo acrescentadas nas reedições, inclusive os 6 poemas condenados.

Boêmio e controverso, o “poeta maldito” levou uma vida bastante libertina e desregrada (consumo de ópio, haxixe e álcool em escala industrial, conflitos familiares, gastos exorbitantes, dívidas, sífilis...), e isso está impresso em sua obra. O contexto político-social da época também teve grande influência nos poemas de Baudelaire, que pegou o período de reforma urbana de Paris feita por Haussmann (transformação que desagradou o poeta).

Baudelaire explorou seus ciclos amorosos, mas não de uma forma romântica, e sim voltado para a sexualidade, para o erotismo. Ele tinha interesse na escória, nas vielas sujas, no decrépito e decomposto, mas o traço mais característico da sua poesia é sem sombra de dúvidas o pessimismo, especialmente na questão espiritual/religiosa.

A maior parte dos poemas e sonetos são excessivamente sombrios e melancólicos. Ele parecia ter uma obsessão pela morte, pelo pecado, pela dualidade entre céu e inferno (sempre evidenciando o último). Achei alguns bem pesados nesse aspecto (teve um que eu nem consegui terminar de ler). Me senti extremamente incomodada.

Mas se por um lado achei várias poesias bastante perturbadoras (embora reconheça qualidade técnica, que é notória até mesmo para uma leiga como eu), por outro, tenho certeza de que vou acabar decorando algumas de tanto reler, como “O albatroz”, “A uma passante”, “Paisagem”, “O cisne”, “O relógio” e até mesmo uma que é horrível e bela ao mesmo tempo: “Uma carniça”. [3.5/5]

Instagram: @livrodegaia

Ane 05/07/2021

Experiência indescritível.
"Carrego em mim todas as paixões de um navio aflito" ... essa frase me ganhou!
É um livro que com certeza divide opiniões por ser muitas vezes forte!
Uma das melhores leituras do ano.

Samylle 30/04/2021

Fleurs
Baudelaire era mágico com as palavras e sabia explicar muito bem o sentimento humano.
?Eu sou um cemitério odiado pela lua,
Onde, como remorsos maus, vermes compridos
Andam sempre a atacar meus mortos mais queridos.?

Biltbooks 18/04/2021

Meu novo favorito
De fato, a minha ansiedade para ler Flores do Mal estava altíssima, não só por já amar o Baudelaire como teórico de arte, mas também por tudo que essa obra significa na literatura mundial. A obra é extremamente bem organizada, na primeira parte do livro, a qual é a maior, observa-se claramente uma linha de raciocínio a partir da disposição dos poemas, isso ocorre em todo o livro. Além disso, ele fala sobre o mundo e o ser humano, muitos poemas imergem em temas que concernem a todos nós, como o amor, o ódio, a culpa e vários outros; certos poemas já criticam a sociedade e se encaixam muito bem nos dias atuais, mesmo se tratando de um livro escritos séculos atrás. Em minha singela opinião, todos os seres humanos deveriam ler As Flores do Mal ao menos uma vez na vida, se possível em uma fase madura, mas mesmo em meus 22 anos, senti uma imensa aproximação com o livro.

Mari 04/04/2021

As flores do mal
Eu sou uma grande admiradora da Penguin Classics (Penguin Companhia). Acho que esta coleção tem uma grande diversidade de títulos, com a qualidade de tradução e revisão da Companhia das letras por preço acessível. A edição não é das mais luxuosas, porém a qualidade da tradução e revisão acabam compensando a edição mais "simples".

Entre os leitores existem basicamente dois tipos de pessoas de acordo com suas preferências de tradução: aqueles que acham que os tradutores devem modernizar a escrita para torná-la mais acessível ao leitor atual e aqueles que acreditam que a tradução deve ser totalmente "fiel" ao original, mantendo a integridade do texto como o autor o concebeu. Eu estou mais inclinada ao segundo tipo, pois acredito que existe um propósito para o autor fazer as escolhas linguísticas, narrativas e estruturais que ele fez, devendo a tradução preservar isso. Porém, diante de um idioma tão rico quanto a língua portuguesa, acredito ser possível encontrar sinônimos para as palavras pouco usuais do texto deste livro que sejam fieis ao texto original, mas sejam mais palatáveis ao leitor. Esse é uma leitora extremamente difícil pelo vocabulário.

Em grande parte da leitura eu não estava entendendo nada! Eu não conhecia a maior parte das palavras que eu estava lendo e isso dificultou muito minha interpretação e compreensão. Foi uma leitura truncada, mas não foi ruim. Algumas poesias me fascinaram. Contudo, vale a ressalva, se você não tem uma boa bagagem linguística ou não conhece bem o movimento simbolista, talvez deva escolher outra edição.

Há alguns anos eu li este livro em uma edição da Martin Claret, ainda naquelas edições de bolso mais antigas, e gostei bem mais da leitura porque a tradução me foi mais acessível.

3,5⭐

Bu 04/04/2021

Não se tem o que comentar mais sobre o autor...
Só nos resta falar sobre a edição expendida, é bilíngue, muito bem traduzido os textos, recheado de notas pra nortear você, os textos de apoio são completíssimos.
Posteriormente vou tentar adquirir o físico pra minha coleção.

Ferferferfer 26/03/2021

Uma viagem para Paris
Para além das aulas na faculdade, o livro te presenteia com versos de uma qualidade inigualável. Toda a efemeridade que se instala nos centros urbanos é relatada.
Afinal, o que é capaz de sobreviver ao caos citadino, se não o concreto, a pavimentação, ruas e barricadas?

Heloisa.Herrera 20/03/2021

Poesia
Simplesmente perfeito. Poesias ácidas, beleza no pérfido, reflexões provocadas.
Uma linguagem maravilhosa para se deleitar em uma tarde de domingo.

Edna 25/02/2021

Tire as vendas
Uma reunião de temas inseridos nesta obra, Charles Baudelaire fala sobre a queda; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio entre outros temas mas vou falar com as palavras dele sobre a poesia os trechos dos poemas que selecionei e espero o deleite seja o mesmo.

"Como a Poesia toca na Música por uma prosódia cujas raizes mergulham mais fundo na alma humana do que o indica qualquer teoria clássica: por que todo poeta que não sabe ao certo quantas rimas cada palavra comporta é incapaz de exprimir qualquer idéia."
"Não é para as minhas mulheres, minhas filhas ou minhas irmãs que este livro foi escrito. Deixo esta função para aqueles que têm interesse em confundir as boas ações vom a bela linguagem."

"Sei que o amante apaixonado do belo estilo se expõe ao ódio das multidões."

A VOZ  #Trechosdopoema

"Da existência imensa, no negro abismada,
Vejo distintamente mundo singulares,
E, da clarividência vítima extasiada,
Cobras arrasto que mordem meus calcanhares"

"Que rio nos velórios e que choro nas festas,
E encontro um sabor doce no mau vinho que tomo;
Que muitas vezes fatos às mentiras somo,
E que, de olhos no céu, caio em buracos ocos.
Mas a voz me consola e diz "Guarda os teus sonhos; Os sábios não os tem tão belos como os loucos!"

EMBRIAGAI-VOS! #trechodopoema

Perguntai ao vento, a vaga, ao passaro, ao relogio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento a vaga, a estrela, o passaro, o relogio, vos responderão: São horas de vos embriagardes! Para não serdes escravos martirizados do tempo, embriagai-vos; embriagai-vos sem cessar! Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha. Mas embriagai-vos! Deslumbrai-vos!"

#Bagagemliteraria
#embriagaivos
#bookstagram
#livros

Carolina 23/02/2021

matei a saudade, de todos os poemas de baudelaire a musa doente é o meu fav, sempre foi e sempre será