A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket

Lara 19/06/2021

A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket
Não é o tipo de livro que eu gosto de ler, é um pouco ?infantil?, mas apesar disso é muito legal. É uma leitura muito leve e cheia de ensinamentos.

CPF1964 21/03/2021

Opinião
Mais um livro que leio deste autor. Aliás um dos meus favoritos.

Um livro infantojuvenil que pode ser lido por qualquer pessoa.

Apresenta reflexões interessantes.

@wesleisalgado 18/02/2021

Querido Barnaby Brocket e Capitão W.E. Johns meu coração é de vocês
As coisas não estão fáceis para o pequeno Barnaby Brocket, 8 anos, Kirribilli, Austrália. Nascido em uma família normal, não é aceito por seus pais normais, por não respeitar as leis da gravidade e não ficar preso ao chão.
É uma fábula, para todas as idades, sobre aceitar-se como diferente, escrita e ilustrada de uma maneira que fala com o coração do leitor. Nunca li ou assisti ao O menino do pijama listrado, mas essa história me fez entender do que o John Boyne é capaz. Barnaby, após a coisa terrível, extremamente real (quem dera ficasse só na ficção aqui) , deixa para trás seu lar, seus irmãos e o dono do meu coração, o dog mais lindo do mundo dos livros até hoje, de raça e pedigree indefinidos, Capitão W.E. Johns. Partindo para uma odisseia digna de Homero. Indo parar de balão em um cafezal no Brasil, pegando um trem do Rio de Janeiro para Nova York, indo de carona para o Canadá, sendo sequestrado pelo dono de um Freak Show , zarpando assim em um návio com destino a Irlanda,de lá indo pular de Bungee jump na África, acabando no meio espaço sideral e de lá retornando a cidade mais maravilhosa do mundo, Sidney.
E não faltam pessoas boas (e más também), na jornada do pequeno Barnaby, pessoas não normais, párias, rejeitados, monstros, afinal o que é ser normal? Qual a graça de ser normal?
É um livro que parece tão bobo e infantil, mas fala com você de uma maneira tão simpática e cheia de afeto, que é impossível não tocar até os mais insensíveis, como esse que vos escreve. Em tempos tão sombrios, um afago desses é mais que bem-vindo.
Recomendo!

Nailan 16/01/2021

Uma história sobre se encontrar
Eu queria ler esse livre desde a primeira vez que ouvi falar dele. A sinopse me chamou atenção logo de cara: um garoto que diferente dentro de uma família totalmente "normal" seja lá o que isso quer dizer...

O número de reflexões que essa premissa evoca já é um ponto positivo à parte. Mas Boyne consegue levar isso a um novo nível, mostrando várias ocasiões onde ser diferente é o que nos torna tão especiais. O livro é um infanto-juvenil que, por trazer uma linguagem mais didática, pode soar ingênuo e traz toda uma perspetiva lúdica para a história.

carv 05/12/2020

O livro traz assuntos muito importantes de forma leve e sutil. É uma leitura muito agradável e que flui.

Cassandra 26/06/2020

Um livro emocionante
A história me deixou com o coração quebrado, depois remendou ele e eu simplesmente amei o livro!
Tudo de bom, os personagens são marcantes a história BEM ORIGINAL e um toque leve de ... aceitar a si mesmo

Tibúrcio 13/12/2018

Maravilhoso
Eu adoro os clássicos infantis, principalmente os cheios de aventura e fantasia. Acho, na minha humilde opinião, que este livro deveria figurar na lista desses clássicos.
A família Brocket tinha muito orgulho de ser perfeitamente normal. Alistair, Eleonor e seus dois filhos viviam numa casa normal, num bairro normal, onde faziam coisas normais. E assim levavam suas vidas pacatas até a o dia em que Barnaby Brocket veio ao mundo. Bastou o caçula nascer para todos perceberem que ele era um pouco diferente. Ele flutuava. E isso logo se transformou num problema para sua família: Barnaby virou motivo de vergonha. E depois de oito anos, quando o problema não parecia ter solução, seus pais resolveram dar um ponto final nesse sofrimento. O garoto é abandonado e começa a flutuar sem destino. É a partir desse momento que Barnaby fará a maior aventura de sua vida. Conhecerá lugares incríveis e pessoas especiais que, como ele, não são nada normais.
Este é um livro que fala sobre aceitação e diferença, mas, talvez, a sua maior mensagem seja sobre o amor. Mesmo abandonado pelos pais, o maior desejo de Barnaby é voltar para sua família.
Os encontros entre os personagens são cheios de grandes lições e, estes, são responsáveis pelo crescimento do garoto ao longo da trama. Boyne conseguiu, através desses encontros, mostrar ao garoto e a nós, leitores, que ser diferente é perfeitamente normal.
A narrativa é cativante desde a primeira página, fazendo você consumi-la imediatamente. O próprio Barnaby te seduz desde o seu nascimento.
As ilustrações da capa (Oliver Jeffers) e do interior do livro são as originais da versão em inglês, e por sinal, são lindas. A editora @companhiadasletrinhas fez um maravilhoso trabalho.
Sem dúvidas, este livro transforma o leitor com sua mensagem incrível. Então, pais, tios, educadores, contem essa história a seus pequenos e plantem neles a curiosidade de poder mergulhar, ou melhor, flutuar com Barnaby mundo a fora.

Camila 01/12/2018

A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket
O autor explora coisas incríveis e profundas de um jeito tão simples que eu comecei a refletir sobre as questões sem perceber. Maravilhoso.

Maria.Cecilia 12/07/2018

Barnaby
Que livro maravilhoso. O autor explora a visão limitada de algumas pessoas. O que é normal e o que não é?
Como enfrentar obstáculos e viver sua vida sem se preocupar com os outros.

Paolo 07/03/2018

Quero ler

Beija-flor 08/07/2017

Cativante!
Barnaby flutua. Mas o que tem de errado com isso? Ninguém acha isso, exceto seus pais, que vivem uma vida normal e detestam tudo que (argh!) é diferente. Por isso eles tomam uma decisão terrível: Mas que, afinal, pode não ser tão terrível assim...
Barnaby é doce, é inocente, é um bom menino. Em meio a pessoas, aventuras e experiências incríveis, ele enfim entende que o problema pode não ser com ele...

Não achei o melhor do John Boyne, comparado com Noah e O Menino do Pijama Listrado, outros títulos infanto-juvenis, mas mesmo assim o nível é alto e a escrita singela, a história nos deixando com um gostinho de quero mais..

Luan 30/06/2017

Maior metáfora da sociedade atual, A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket tem muito a nos ensinar.
Na maioria das vezes, as histórias contadas em livros são criadas a partir de uma situação vivenciada ou de uma mensagem a ser passada e que pode ser narrada para chegar ao máximo de pessoas ao redor do mundo. Cada livro traz um significado nas entrelinhas como forma de disseminar uma boa ideia. Em A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket, isso está escancarado – de forma muito positiva – logo nas primeiras linhas. É um livro que passa uma lição sobre as diferenças, retratando exatamente como vive a nossa sociedade intolerante nos dias de hoje. É o melhor retrato dela – puro e doentio.

Barnaby Brocket é o protagonista improvável do livro, que se passa em Sidney, na Autrália. Ele é filho de Alistair e Eleanor Brocket, um casal que prima por viver da forma mais normal possível. Não gosta de chamar a atenção. Não gosta de se sobressair aos demais. Um casal que não quer a narrativa da vida saia das linhas retas de um papel. E foi assim quando nasceram os dois primeiros filhos. Eles se orgulhavam de ter uma família tradicional e normal. Mas tudo isso mudou até que nasceu Barnaby, um menino que flutuava em vez de caminhar. Normais que eram, os pais dele não achavam isso uma coisa certa e passaram a viver retraídos, temerosos pelo que esse fato poderia acontecer.

Recheado de aventuras e lições, o livro vai narrar um pouco da trajetória difícil de Barnaby e a dificuldade que é em ser diferente daquilo que os outros esperam das pessoas. Ou seja, é o retrato da nossa sociedade diante de uma pluralidade tão grande de gostos e tipos. Os pais são pessoas ruins que tentam ser normais diante de situações diferentes. O ponto alto do livro é quando a tal coisa terrível acontece com o pequeno, exatamente quando está com oito anos. Mas é também quando a vida dele se transforma radicalmente e ele passa a entender um pouco mais que ser diferente é normal, é o normal dele e o importante é ele aceitar isso. E é nesse momento que a mensagem que o autor quis passar se torna ainda mais clara, com vários novos personagens provando que a diferença existe e precisa ser respeitada.

Por mais incrível que eu tenha achado o livro, ele tem vários problemas facilmente observados. Mas em função da história tão poderosa, eu consegui relevar em vários momentos. Mas, principalmente por se tratar de um livro infantil. Sim. O público direto a que se destina "A coisa terrível" é o formado por crianças e adolescentes. Mas isso não quer dizer que os demais não possam ler. Muito pelo contrário. Não só podem, como se torna uma obrigação para todo jovem e adulto lê-lo. Além disso, ainda temos uma forte influência do Brasil na história.

Alguns acontecimentos narrados, fatos vividos especialmente pelo protagonistas, são bizarros e totalmente irreais. Mas estamos diante de um livro. Um dos poucos lugares onde nossa imaginação de fato pode ganhar asas. E, no fim, o importante é que a mensagem é passada. E isso ele consegue. Outro problema que observei é que, talvez por ser um livro infantil, o autor não teve tanto cuidado em se aprofundar na história. Às vezes parecia um pouco superficial. Isso se aplica também ao detalhamento dos diálogos. Em alguns momentos, eles eram frios e mecânicos. Faltou um pouco de sentimento e profundidade na hora de descrevê-los.

No entanto, assim mesmo, a história é muito prazerosa de se ler. A escrita do John Boyne é muito fácil e a leitura flui muito rapidamente. Ele não esconde a mensagem que quer passar e isso é o grande "barato" da história. Ele ainda conseguiu construiu um protagonista incrível. Barnaby é inocente, sincero e inteligente na medida certa. É carismático. Se torna quase impossível não torcer por ele na improvável aventura em que ele acaba se metendo. A capa do livro também é linda. Não tinha parado para observar, mas, de fato, é muito bonita a combinação de cores. A diagramação e revisão estão bem cuidadas. Aliás, o livro é escrito ATÉ POR UMA COR DE FONTE DIFERENTE E EU ACHEI ISSO INCRÍVEL - afinal, quem disse que a cor preta é a correta em livros?

Um livro em constante movimento, "A coisa terrível" caminhou muito bem para o seu fim. Inicialmente fiquei um pouco temeroso com o que o John poderia ter preparado. Mas fiquei muito satisfeito, embora esperasse uma mensagem mais forte sobre ACEITAÇÃO. Apesar dos vários probleminhas, que podem e devem ser relevados, a história é tocante, pontual, atual, uma verdadeira lição de vida para todos nós. Poucas vezes vi um livro querer passar uma lição tão forte sem ser tão chato ou piegas. Esse conseguiu ser incrível. Achei a ideia sensacional e me pergunto como não pensaram antes. Sem dúvida, é uma das maiores e melhores metáforas da sociedade atual, uma sociedade intolerante. Uma lição que todo mundo deveria ler. Mesmo com várias ressalvas, que me fariam diminuir a nota em outros livros, acho que não consigo dar menos do que cinco pra esta obra tão importante.

Juncok 02/05/2017

Bom D+
Esse é um.livro extremamente infantil, com uma linguagem infantil, então ao ler, não espere nada fora disso. Também tem historias diferentes, mas que contam a mesma coisa, e esse com certeza será um livro que irei ler para os meus filhos. As historias são fantásticas e drásticas ao mesmo tempo, vale muito à pena ler.

@plataformadolivro 11/01/2017

Eleanor e Alistair são advogados incrivelmente chatos que prezam a normalidade, mas com motivos plausíveis para serem assim. Seus filhos Henry e Melanie são normais, mas Barnaby flutua logo ao nascer. Eles o consideram uma aberração e acham que ele não para porque não quer, mas ele é assim. O único que não o achava estanho era seu cão Capitão W. E. Johns.
Resolvem matriculá-lo na Academia Graveling para Crianças Indesejadas, onde há outras crianças que também não são normais, mas ela pega fogo.
Quando sua mãe o abandona e ele sai voando mundo afora, anda de balão e conhece o Brasil, viaja de trem até Toronto, assiste a um jogo de futebol, foi sequestrado pra ser exibido como uma aberração em um circo, pulou de bungee jump e de paraquedas e passeou pelo meio-espaço.
"Maridos são criaturinhas nojentas e fedidas. Sempre vadiando, inúteis que são. Bebem, apostam nos cavalos, só acham desculpa para não arrumar a estante torta da cozinha. Fazem barulho que nem porcos e soltam cheiros repulsivos de partes inconcebíveis daqueles corpos horrendos, enquanto ficam jogados na poltrona, assistindo aos esportes."
Vale mesmo a pena ser igual a todo mundo ou é sua singularidade que te torna especial?

Douglas P Da Silva 29/03/2016

Super indico!
Esse livro, A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket é do John Boyne, traz valores muito importantes, é para todas as idades .