A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket

Oliver Jeffers

Resenhas - A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket

Ivi 06/09/2014

A Coisa Terrível Que Aconteceu a Barnaby Brocket
Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 36º livro lido em 2014 e foi A COISA TERRÍVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET (John Boyne). Mais um do John Boyne Ívi? E eu respondo: SIIIIIIIIIMMMMM!!! Mas vou poupar você daquele meu discurso pronto que ele é o meu autor favorito e dele eu leio qualquer coisa!!!

O livro nos traz Barnaby Brocket, um garoto australiano que é diferente de todos os garotos que ele conhece e na verdade, ele nunca soube, nem nos livros fantásticos que ele já leu, que exista algum outro garoto igual à ele no mundo. Barnaby flutua. Isso mesmo, ele voa, ele não consegue manter os pés no chão por mais que poucos segundos e então, se não existe alguma coisa para segurá-lo, ele sai flutuando pelo céu. Isso seria muito interessante para um garoto, praticamente um mega poder de super herói se não fosse por um pequeno detalhe: os pais de Barbany, Alistair e Eleanor odeiam o fato do filho não ser "normal". Tanto o pai como a mãe de Barnaby vivem em uma completa obsessão por nomalidade. Eles querem ser uma família tranquila, sem chamar a atenção, sem sair dos padrões e infelizmente o filho caçula não consegue fazer isso. Barnaby gostaria muito também de ser igual a maioria dos meninos de sua idade, apenas para agradar os pais, mas ele não sabe com manter os pés no chão. Algumas coisas são feitas para que Barnaby se aproxime da normalidade como usar sapatos de ferro ou uma mochila com areia, mas quando ele não está com estes acessórios, ele flutua.

Então uma coisa terrível acontece com Barnaby e em função deste acontecimento grande parte da narrativa se desdobra: Barnaby então segue em uma aventura maravilhosa pelo mundo. Ele flutua pelo céu até bater a cabeça em um balão e vai parar no Brasil. (adorei essa parte). E aí é o ponto de partida para uma viagem ao redor do mundo e em todos os lugares, Barnaby tem a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, algumas adoráveis e outras odiosas, mas que fazem Barnaby amadurecer e durante toda a viagem , tudo o que Barnaby deseja é voltar para Sidney, a cidade que ele considera ser a mais magnífica do mundo e voltar para a sua família.

O livro mesmo pertencendo ao gênero infanto-juvenil, traz uma reflexão muito séria sobre a questão de ser diferente. O livro discorre discretamente sobre o fato das pessoas não se sentirem confortáveis com aquilo que elas não conhecem e desta forma, acabam desenvolvendo preconceitos absurdos. O autor apesar de construir uma história com características infantis, ele aborda a questão de uma forma muito bem feita e é impossível não amar Barnaby do começo ao fim e desejar que ele encontre o seu lugar no mundo, mas além disso, desejar que as diferenças não diminuam o valor que ele tem enquanto ser humano.

Durante a viagem de Barnaby, conhecemos pessoas que sofreram de alguma forma por não se adequarem aos padrões que foram estabelecidos por outras pessoas e ainda que seja surreal o fato de um garoto flutuar, o livro aborda questões muito próximas a nossa realidade e isso fez com que eu me conectasse facilmente com a narrativa.

O livro ainda possui ilustrações fofas produzidas pelo artista Oliver Jeffers. Desenhos sem grande sofisticação, mas intensamente ligados à história. Mais que isso, eu senti em cada ilustração que se alguma criança estivesse lendo esta história e desejasse desenhar algo sobre ela, seus desenhos seriam muito parecidos com o do artista. Isso me deixou encantada.

O livro tem um desfecho lindo e quando eu terminei de ler, estava completamente satisfeita com a solução que Barnaby encontrou para a sua realidade.

Super recomendo a leitura para todo e qualquer tipo de leitor. Acredito inclusive que seria uma leitura muito apropriada para pré adolescentes para que uma discussão séria sobre aceitação fosse levantada. O livro é uma excelente sugestão para que o assunto seja discutido de forma leve mas incisiva.

Talvez esse não seja uma boa indicação para quem ainda não conhece a obra do John Boyne. Mas se você já teve algum contato com a inteligência que este autor tem para administrar as palavras dentro de uma história, tenho certeza que você irá adorar a leitura.
É possível, sabe, vagar até um mundo desconhecido e lá descobrir felicidade. Talvez mais felicidade do que você já tenha conhecido. página 78

carv 05/12/2020

O livro traz assuntos muito importantes de forma leve e sutil. É uma leitura muito agradável e que flui.

Xaaaa 29/07/2021

Leiam.
Esse livro aborda tantos assuntos importantes e passa tantas mensagens bonitas que é impossível você não lacrimejar ou chorar por 4 horas.

O livro é tão simples e puro que parece que alguém está contando a história pra você enquanto você voa.

Estelinha 04/10/2021

Barnaby Brocket você é meu amorzinho
Barnaby não é aceito pelos pais só porque flutua, então eles o abandonam aos 8 anos de idade sem se importar com o que pode acontecer ao filho... Mas é aí que toda a aventura começa!
Barnaby encontra várias pessoas que passaram pelo mesmo que ele: foram abandonadas pelas famílias por serem "diferentes". Afinal, o que é ser normal?
Duas mulheres que se amam, um homem que quer ser artista, um homem que teve sua cara queimada, um menino com mãos de gancho, uma mulher que fala ao contrário... várias e várias realidades diferentes, vivendo suas vidas e fazendo o que gostam e os deixam felizes. Por todos os lugares onde Barnaby passou, conheceu alguém que o deu uma chama de esperança no coração, de que poderia ser feliz e aceito em algum lugar, mesmo se fosse bem longe de Sydney, sua terra natal.
É um livro leve e tranquilo de ler sobre assuntos muitos importantes!

"Só porque sua versão de normal não é a mesma dos outros, não quer dizer que você tem algo de errado."

CPF1964 21/03/2021

Opinião
Mais um livro que leio deste autor. Aliás um dos meus favoritos.

Um livro infantojuvenil que pode ser lido por qualquer pessoa.

Apresenta reflexões interessantes.

Cassandra 26/06/2020

Um livro emocionante
A história me deixou com o coração quebrado, depois remendou ele e eu simplesmente amei o livro!
Tudo de bom, os personagens são marcantes a história BEM ORIGINAL e um toque leve de ... aceitar a si mesmo

sabados 16/03/2023

Aquela sensação de estar só por ai flutuando sem rumo
Uma coisa terrível acontece com Barnaby Brocket e ele se vê perdido na busca do caminho de casa ( aquela é mesmo a sua casa?)

o livro me tocou muito! é tão triste e tudo da perspectiva de uma criança sem maldade nenhuma!!!

Livros trechos e trecos 22/10/2022

Fofo!!!
" Mas enfim, a questão é que, só porque sua versão de normal não é igual a dos outros, não quer dizer que você tem algo errado."

Um livrinho muito fofo, com uma linguagem bem simples mas com uma poderosa mensagem sobre aceitação e tolerância. Cheio de aventuras e toda a meiguice do Barnaby, mesmo depois dA coisa terrível que acontece com ele!

"E aí ocorreu a Barnaby que ser normal não era tudo isso que diziam. Afinal de contas, quantos garotos que se dizem normais já haviam passado pelas mesmas aventuras que ele, ou conhecido as mesmas pessoas que ele? Quantos já haviam visto tanta coisa do mundo ou tanta gente pelo caminho?"

Marcos774 04/07/2022

Aceitação
Esse livro conta a história de Barnaby Brocket, um menino que flutua e não consegue ficar no chão. Essa questão da flutuação e pano de fundo para discutir as diferenças, sua aceitação e as maravilhas de não tentarmos ser "normais". Um livro que deveria ser lido por todos, principalmente as crianças, que, com certeza as ajudaria a se permitirem ser diferentes em todos os aspectos.

Tibúrcio 13/12/2018

Maravilhoso
Eu adoro os clássicos infantis, principalmente os cheios de aventura e fantasia. Acho, na minha humilde opinião, que este livro deveria figurar na lista desses clássicos.
A família Brocket tinha muito orgulho de ser perfeitamente normal. Alistair, Eleonor e seus dois filhos viviam numa casa normal, num bairro normal, onde faziam coisas normais. E assim levavam suas vidas pacatas até a o dia em que Barnaby Brocket veio ao mundo. Bastou o caçula nascer para todos perceberem que ele era um pouco diferente. Ele flutuava. E isso logo se transformou num problema para sua família: Barnaby virou motivo de vergonha. E depois de oito anos, quando o problema não parecia ter solução, seus pais resolveram dar um ponto final nesse sofrimento. O garoto é abandonado e começa a flutuar sem destino. É a partir desse momento que Barnaby fará a maior aventura de sua vida. Conhecerá lugares incríveis e pessoas especiais que, como ele, não são nada normais.
Este é um livro que fala sobre aceitação e diferença, mas, talvez, a sua maior mensagem seja sobre o amor. Mesmo abandonado pelos pais, o maior desejo de Barnaby é voltar para sua família.
Os encontros entre os personagens são cheios de grandes lições e, estes, são responsáveis pelo crescimento do garoto ao longo da trama. Boyne conseguiu, através desses encontros, mostrar ao garoto e a nós, leitores, que ser diferente é perfeitamente normal.
A narrativa é cativante desde a primeira página, fazendo você consumi-la imediatamente. O próprio Barnaby te seduz desde o seu nascimento.
As ilustrações da capa (Oliver Jeffers) e do interior do livro são as originais da versão em inglês, e por sinal, são lindas. A editora @companhiadasletrinhas fez um maravilhoso trabalho.
Sem dúvidas, este livro transforma o leitor com sua mensagem incrível. Então, pais, tios, educadores, contem essa história a seus pequenos e plantem neles a curiosidade de poder mergulhar, ou melhor, flutuar com Barnaby mundo a fora.

Carolina 14/12/2022

Perfeito
Li esse livro numa época muito difícil da minha vida e ele foi um divisor de águas. Me deu o gás que eu precisava pra sair da minha situação e lições muito boas que eu precisa ouvir na época pra acreditar mais em mim. Recomendo demais!! espero que ajude e inspire outras pessoas como fez comigo.

Rildo.Becker 01/03/2023

A coisa incrível que aconteceu com um menino de 8 anos!
O título do livro deveria ser esse que coloquei aqui. Como pode uma criança ser tão destemida, corajosa e cativante quanto o Barnaby Brocket?!

São tantos infortúnios que acontecem com ele, que a gente que está lendo fica aflito com o desenrolar da história, mas as formas que ele lida e contorna as situações são muito incríveis. Sem falar dos personagens que entram na história e ajudam ele (e as vezes pioram a situação).

O que mais me impressionou na obra, foi a forma que o escritor (John Boyne) trouxe os problemas que a sociedade tem com "quem é diferente", as formas sutis de introduzir vários outros personagens peculiares que sofreram, assim como o Barnaby, com a rede familiar. Muitas vezes senti empatia por um personagem ou outro e isso me fez ter ainda mais vontade de continuar a história.

Confesso que fiquei bem chocado com o final, não esperava que fosse acabar daquela forma, e tive ainda mais orgulho de uma criança de 8 anos que só existe nesse livro (será?). Foi muito bom ler esse livro, tem ilustrações lindas que ajudam a imaginar as cenas, mesmo tendo uma escrita bem fluída e fácil.

Recomendo demais você saber A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barnaby Brocket, você com certeza vai amar conhecer esse personagem maravilhoso, que cativa e emociona!

Malu 11/11/2021

Fofo
A história trata sobre um garoto que nasceu em uma família "normal". Problema: ele nasceu voando. Seus pais tinham vergonha, e tentaram de vários jeitos o fazer com que Barnaby ficasse no chão. Quando viram que não tinham resultado, resolveram se livrar dele, mas não deu muito certo.

Li esse livro para uma prova, e achei a ideia muito legal. Fala sobre a importância de respeitar o diferente, possui uma linguagem simples e direta. Leitura bem fluída.

Cristina Huang 16/10/2021

Esse livro é curto, simples e perfeito!
Aborda tantos assuntos importantíssimos e essenciais de uma forma clara, simples e divertida
O autor soube abordar bem cada assunto e nos faz apaixonar pelo protagonista e ter um carinho enorme!
Me apeguei a todos a maioria dos personagens e tudo é narrado com perfeição! Simples recomendo e todos deveriam ler!

Samuel Simões 03/12/2015

Profundo e tocante!
Meu primeiro contato com John Boyne e curti bastante a leitura! É quase impossível não se apegar ao Barnaby Brocket pois ele é um personagem que mostra como o ser humano pode ser puro,generoso e simples..Um livro realmente LINDO, e deve ser lido com toda certeza! A mensagem que o livro traz é algo muito bonito e profundo sobre as diferenças que nós seres humanos tanto temos e não sabemos lidar.