Um Bom Lugar

Um Bom Lugar Toni C.

Resenhas - Um Bom Lugar

Flavio.Gabriel 29/05/2016

Sabotage - um Faroeste Caboclo de São Paulo
A vida do Maestro do Canão é contada, às vezes "cantada" nessa biografia concisa e direta. Os primeiros anos do Sabotage são contados com uma riqueza de detalhes difícil de conseguir pela própria história do Maurinho, um típico menino pobre e favelado de São Paulo. A leitura é leve e rápida com frequentes "mixagens" de história e rimas, seja das músicas, seja do acervo de anotações do cantor, preservado pela família.

O autor se esforça pra fazer de Sabotage um herói, ou um anti herói, pois apesar de enfatizar o talento do nosso protagonista, não esconde seu envolvimento com o crime nem outros "desvios de carater" do rapper. A biografia acerta na dosagem das histórias, preza por informar as fontes sempre que possível e não trás informações fantasiosas.

Na contra capa do livro, uma frase do Chorão sobre a morte do Sabotage diz: "Estamos tristes, mas ao mesmo tempo felizes porque ele foi reconhecido antes de morrer". Depois da leitura da obra, penso diferente disso. O Sabotage não fugiu do destino do Santo Cristo de Faroeste Caboclo, não conseguiu falar pro Brasil ajudar toda essa gente que só faz sofrer.

Victor.Matta 16/02/2017

Maestro do Canão
Quando me perguntam qual foi a importância do Sabotage para o Rap nacional, eu digo "ouça as músicas dele. Preste atenção nas letras dele". A construção de palavras de Maurinho do Santos, morador da favela do Canão, na zona Sul, mostra um pouco do que acontece quando o potencial nasce na favela, passando por um cano sobre um rio, se encontrava a casa desse ícone ( vem daí o nome "Canão" ), e sem a devida oportunidade se encontra com escolhas de vida ou morte. Mauro dos Santos encontrou na música, no Rap, uma forma de mudar o mundo. E ele mudou, o próprio e daquelas que estavam ao seu redor. Quando perguntando "O que é ser negro, pobre, morador de periferia no Brasil", eu poderia falar " Leia Sabotage ". Com relatos da família, amigos e pessoas que conviveram com Sabotage, Toni C. recria a caminhada do Rapper, filho, irmão e pai.

" Daqui 100 anos ele será reconhecido quase como um santo catolico."
( Mano Brown )

" É um grande mestre para todos nós."
( Criolo )

" Ele virou uma lenda, mas a gente precisava dele aqui."
( Emitida )

" Entre os cinco melhores do Rap no Brasil, Sabotage não falta."
( MV Bill )
Fernandes 06/08/2017minha estante
undefined

tmgoncalves 30/12/2021

Excelente Biografia !!
Excelente biografia de um músico, artista, ator, pai e vencedor na vida. Passou por adversidades difíceis em sua história, mas sempre tirou a música do coração para vencer todos os obstáculos dentro da periferia de São Paulo.
Sabotage mostrou a importância do rap dentro da sociedade brasileira, bem como apresentou o contraste social do Brasil.

Luis Felipe S. Correa 16/04/2023

Dicionário no bolso e a leitura de um livro é necessário
O título dessa resenha é o trecho de Cocaína, uma das músicas mais importantes do Sabotage, na minha opinião. As músicas do rapper apareceram a mim pelas sugestões do youtube e eu já tinha visto a atuação do cara em Carandiru. As músicas impressionam pelas letras e fluxo das rimas, pura poesia. A mensagem profunda foi o que despertou minha atenção para a biografia do músico. O fim trágico privou o mundo de uma grande estrela. A música Cocaína ainda é uma das mais emblemáticas e caras a mim, ela me faz lembrar do quanto a educação é arma contra as vilanias de um sistema programado para moer as pessoas.

Lamboglia (@estantedotibas) 21/05/2018

Vim pra sabotar seu raciocínio
Em uma leitura extremamente atraente, ligeira, divertida e intensa pude presenciar o corre do maestro do Canão do lixo ao luxo (apesar dele não ter adiantado sua mudança de vez, ele foi da tubaína ao champanhe sem dúvidas) como um raio. Veloz e sagaz, Sabotage foi e é um divisor de águas no rap nacional com suas letras construídas de maneira bastante peculiar, porém, reais e sinceras consigo mesmo. Conquistou não somente um grande apreço pelos caras da cena, mas também do público (e vem conquistado até hoje) bastante misto que de fato entendem suas letras, suas mensagens, a sua pessoa, o seu sonho, a sua vida, o seu compromisso. Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, o Maurinho é exemplo de vitória em um mundo totalmente desajustado com uma boa parte da sociedade plenamente doente. Julgar é muito fácil, apontar os erros dos outros é muito fácil, se colocar na perspectiva de vida do outro e viver o que ele viveu e ainda assim acreditar em um sonho distante e agarrar com unhas e dentes até o sangue escorrer pela epiderme a verdadeira e única oportunidade de mudança de vida é para poucos. Ainda mais vindo de onde o Sabotage veio. Se o próprio não quisesse isso, ele poderia muito bem ter continuado apenas no crime, talvez, ele ainda estivesse vivo até hoje, mas o público do rap e o próprio rap nacional jamais ganharia tanto destaque se o Sabotage não tivesse invadido a cena como ele invadiu. Não somente a cena do rap, mas também a tela do cinema. Revolucionário nato, marginal alado, veículo de cultura, agente comunicador, líder de opinião, Sabotage não ficou calado, pois tinha algo a dizer e influenciou a muitos e, com isso levou o rap a um outro patamar: do underground ao mainstream. Isso não é dizer que o rap perdeu as suas raízes, muito pelo contrário. Isso só mostra que o rap é um gênero importante, forte e influenciador como qualquer outro gênero. Afrika Bambaataa, Kool Herc, Grand Master Flash e outros nomes tão importantes no movimento Hip-Hop só tem a agradecer pela rica colaboração do saudoso maestro. É Sabotage, você faz falta para quem admira o seu trabalho. Suas letras sempre intrigantes e atuais no olhar periférico, denunciando em uma levada segura todas as mazelas que a mídia ortodoxa finge em não enxergar.... Você faz falta, faz falta. Fica aqui o meu registro sobre a força que esta obra biográfica escrita de maneira bastante cuidadosa pelo autor Toni C. tem em mim. Um livro real e doloroso; divertido e emocionante. Um livro de contrastes de um uma vida contrastada. Um livro de compromisso sobre uma vida de compromisso, o rap é compromisso.

Lamboglia (@estantedotibas) 21/05/2018minha estante
A resenha não ta saindo do jeito que corrigi. Ta osso comentar, já que o Skoob tem esse bug danado. Vou aguardar alguns dias, se ela se manter na versão errada, vou ficar devendo essa resenha por aqui.

Wallace17 30/07/2021

Viva Sabota!!!!!
Que belo registro do Toni C. Autor da biografia do Sabotage. Um livro maravilhoso sobre a vida do genial Maestro da Canão. Um livro que fala da periferia, de muitos lugares que já andei, de muitas coisas que ja vivi. Todo favelado que tem a oportunidade de ler este livro, vai se sentir representado. Ser morador de favela é um grande desafio. Enfrentar todas as dificuldades da vida multiplicada por 10. O livro da Sabota me levou para várias reflexões. Muitas delas de revolta.
O cara comeu o pão que Diabo amassou, sem nenhuma perspectiva foi para o crime. O próprio escritor da obra diz no final: "Se houvesse melhor meio de vida, o crime não teria tantos servos assim para executar suas tarefas". Sabotage é prova viva que se o ser humano tiver uma oportunidade na vida, tudo se transforma. E a arte que é tão marginalizada no Brasil, foi quem o salvou. Lançou um álbum de rap imortal, trabalhou de roteirista com grandes nomes do cinema brasileiro. Façanha que repetiu no teatro. Influenciou milhares de jovens. Foi protagonista das quebradas de SP. Porta voz incisivo do descaso e desrespeito do Estado nas favelas. Ícone da música brasileira, do rap nacional. Talento nato. Vanguarda total.

Lendo as páginas deste livro em muitos momentos me emocionei. Quando estava no capítulo que falava sobre a morte dele, lá no fundo eu torcia para que ele escapasse com vida, mesmo sabendo do fim trágico. Não pude evitar as lágrimas, chorei copiosamente. "Morreu mais um na sul". O livro tem essa magia da proximidade, foram três dias de leituras intensas, eu vivi ali do lado do cara. Foi foda demais. Leitura inspiradora!
Todo mundo é capaz de dar a volta por cima. Esta é a mensagem principal do livro. Basta apenas que alguém estenda a mão!!!! Para escritor do livro, máximo respeito. O cara fez um trabalho irrepreensível.

site: https://www.instagram.com/p/CBGdDlGn0Bt/
Luh 02/09/2021minha estante
Você tem ele em PDF??

Wallace17 03/09/2021minha estante
Não tenho

Samuel A. 04/01/2024

Excelente biografia do Maestro do Canão. Passou por diversos obstáculos na vida e conseguir vencer com a música.

"Daqui 100 anos ele será reconhecido quase como um santo católico"