As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos
Chordelos de Laclos

Resenhas - As Ligações Perigosas

Rê Lima 28/10/2023

Um dos livros que mais demorei a ler. São muitas cartas e às vezes é bem enfadonho, mas no geral eu gostei de ver como foi armada toda uma rede de manipulação cheia de inveja e de luxúria.

Sahmundi 21/06/2023

Antigo e atual
"(...) O sucesso do livro excita a imaginação e a curiosidade do público,que parece se deleitar com os desmandos e com a podridão que poderiam grassad nos círculos da alta sociedade. O autor é acusado de imoral e pornografico"

Por que imoral e pornografico? O livro conta a história de dois amigos e amantes, manipuladores e poderosos, o visconde que cobiça uma mulher casada e a marquesa que quer desvirtuar uma jovem vinda de um convento noiva de um de seus ex-amantes, "(...) é um estudo da virtude e da maldade humana em perpétuo confronto",para a época era ultrajante.

Apesar de considerarem que para eles "os tolos estão neste mundo para seus pequenos prazeres miúdos",o equilíbrio que eles tanto mantinham começa a desabar e eles se tornam a destruição um do outro.

No fim temos a resposta de que "o bem sempre vence,apesar dos estragos que o mal possa causar e dos dissabores e desgostos que possa deixar".

*Curiosidade: Existe uma minissérie da globo baseada no livro e vai ter uma da lionsgate+*

bobbie 18/06/2023

Um soco na cara da hipocrisia.
Já assistiu ao filme Cruel Intentions (1999), com Sarah Michelle Gellar e Ryan Phillippe? No Brasil o filme se chamou Segundas Intenções. Pois ele foi livremente baseado neste livro aqui, As relações perigosas, escrito e publicado na segunda metade do século XVIII. Longevo, não? O livro atravessou gerações ao longo de quase 3 séculos, simplesmente porque seu tema principal é universal e atemporal: crueldade e hipocrisia. Dois amigos (uma dama supostamente respeitável e um jovem detentor de título de nobreza) libertinos e aristocráticos passam sua juventude extraindo prazer em "desvirtuar" e enganar a sociedade puritana da época por intermédio do sexo e da má fama que acompanha este tão natural aspecto da vida humana. Ambos derivam prazer seduzindo e "desencaminhando" outros jovens, em especial aqueles que estão destinados a casamentos "honrados", tirando-os de seus caminhos virtuosos e jogando - propositalmente - seus nomes na lama depois. Mas algo vai dar errado dessa vez e as consequências serão desastrosas para todos os envolvidos. O livro inteiro é todo epistolar, ou seja: composto de cartas trocadas entre os personagens principais. São mais de 170 cartas e, enquanto a princípio isso faz com que a narrativa flua tranquilamente entre diferentes pontos de vista sobre os mesmos acontecimentos, em determinado momento o artifício chega a esgotar, de certa forma, a fruição da obra (daí a extração da quinta estrela da minha análise). Mas isto não impede de o livro ser fenomenal. Já disse aqui nas minhas avaliações, e sempre repetirei, que amo quando a arte esfrega na cara da sociedade os seus próprios podres.

Natasha 31/03/2023

Basicamente dois doidos brincando de the sims modo hardcore, é uma leitura meio difícil pela penosidade da linguagem mais culta, mas a vontade de saber das fofocas é mais alta que tu acaba continuando a ler. Muito bom.

Gleiceðð»ðª» 22/02/2023

Por mais que seja antiga é verdadeiramente atual
Sem dúvida essa obra de arte deveria ser leitura obrigatória. O que dizer dos jogos de poder e dominação realizados por Merteuil é Valmont?! São perspicazes, inteligentes e de verdadeiros ensinamentos. A vingança como palco principal da trama traz uma sutil característica psicológica de como a sociedade é perante aos acontecimentos cotidianos.

v3rsalles 12/02/2023

Um livro sombrio e chocante, mas não deixa de ser extremamente excitante
Não julgue um livro pela capa, seu nome francês sofisticado ou sua idade. Alguns também dizem 'não assista ao filme antes de ler o livro'. Por que? Porque, acredite ou não, esta é a história que ' Cruel Intentions ' foi modelada. Além do fato de ser um filme muito bom, ele também se mantém fiel ao romance original, que se passa na decadência da França do século XVIII . O esporte escandaloso de corromper e destruir a reputação de jovens inocentes ainda incita um sentimento de indignação moral no leitor ate hoje.
Os personagens principais, Visconde de Valmont e a Marquesa de Merteuil, são os personagens mais perversos que já conheci, pois personificam o submundo corrupto e sádico da vida na corte. As aventuras eróticas desses dois indivíduos não têm limites, e o prazer que eles obtêm em arruinar o bom nome de muitas famílias modestas é o único prazer que obtêm de suas vidas cansadas. Mas suas últimas vítimas na forma de uma mulher casada e uma jovem donzela, desferem-lhes o golpe social mortal que tantas vezes infligem aos outros.
Fiquei agradavelmente surpresa com a facilidade deste livro e ao dizer que quero dizer como foi fácil de ler. Não tenho certeza sobre outras traduções, mas o clássico pinguim barato que peguei era certamente muito bom. A narrativa tem uma certa intemporalidade, o que provavelmente se deve ao estilo epistolar com que é escrita. A história é contada através de uma série de cartas enviadas de uma personagem para outra, o que permite ao leitor aceder a vários pontos de vista que também lhe dão uma sensação de que você está sendo muito travesso porque está lendo a correspondência de outras pessoas. Certamente tornou a leitura muito agradável, pois me senti parte da trama! Laclos entende seu público. Ele sabe o que eles querem e como ter certeza de que estão conseguindo. Houve momentos em que não consegui largar este livro simplesmente porque fiquei muito envolvida com o drama de 'quem-sabe-o-que-e-quem-diz-quem'. Muito excitante, altamente escandaloso e genuinamente bom. E como já dizia Jean-Jacques Rousseau:
´´vi os costumes de meu tempo e publiquei essas cartas´´

anaartnic 07/02/2023

Robespierre guilhotinou foi pouco
Imagina um livro plantar uma semente na cabeça das pessoas e, essa semente brotar e se tornar nada menos do que a Revolução Francesa. Este é As Ligações Perigosas, romance epistolar (constituído por cartas) de Chordelos de Laclos que foi best seller na época de seu lançamento, vendendo milhares de cópias e sendo considerado um escândalo na época.

Logo de cara, o livro avisa que não é sugerido para jovens, pois contém temas considerados polêmicos na época. Mesmo assim, resolvi desafiar o conselho e adentrei na obra, e o livro é simplesmente MAGNÍFICO, até estranhei ele não ser tão popular quanto os livros da Jane Austen, acho que isso se deve ao formato de cartas da obra.

O livro exige bastante atenção ao ler, uma vez que as cartas fazem referências a correspondências anteriores, além de, apesar de ser uma tradução, a linguagem é um pouco rebuscada. Mas vale muito apena e aos poucos você se acostuma com isso.

Ele foca nos dois 'amigos' da elite francesa, eles são nomeados pelos seus títulos de nobreza (isso é importante): Marquesa de Merteuil e Visconde de Valmont. Ambos dedicam seus dias a manipular a vida das pessoas ao seu redor, buscando desde vinganças até brincadeiras com desafetos, pelo mero prazer de mostrar o seu poder sobre os outros.

Juntos, eles arquitetam uma vingança contra o Conde de Gercourt, que se casará em breve com a Cécile de Volanges, jovem virgem que viveu em um convento até o momento do casamento. Mas, essa história não terminará como uma final feliz se depender de ambos amigos, eles planejam desvirtuar Cécile.

Acho que o fato mais interessante está relacionada a identificação que a Marquesa e o Visconde causam atualmente, mas o repúdio que suas histórias causaram na época. Eu torcia para o plano deles dar certo, ainda que fosse horrível, justamente pela construção incrível que o Laclos fez destes personagen. Eram seres que assumiam a maldade dentro de si, ou melhor assumiam que "os tolos estão neste mundo para os nossos pequenos prazeres".

Chordelos de Laclos quis demonstrar o vazio sem sentido das classes dominantes, afinal, por qual motivo realmente sensato e válido a Marquesa e o Visconde manipulavam as pessoas? Eles são fúteis, cruéis, abusam dos mais fracos e tiram a sua identidade: Não importava quem era Cécile, Prévan ou a Presidenta de Tourvel, eram meros tolos e nada além disso.

O livro é a síntese da futilidade da elite francesa pré-revolução, e essa obra foi uma faísca desse grande incêndio que a Revolução Francesa causou no mundo todo. Existem coisas óbvias que devem ser ditas, e Chordelos não poderia ter escolhido melhor maneira de o dizer.

Satella Heart 24/01/2023

Surpresa
O início do livro é bemmm chato, mas depois da página 200 é acontecimento atrás de acontecimento que eu não conseguia nem largar o Kindle, mdsss não esperava isso, principalmente eu que não estou acostumada a ler clássicos assim, mas a linguagem do livro é muito acessível!

PS: cheguei a conclusão que as minhas personagens mais queridas(não favoritas) é a Sra Volanges e a Rosemond?

Maíra 30/09/2022

Seres humanos sendo seres humanos em sua pior versão
De início, achei a leitura cansativa e arrastada. Mas, depois, passei a querer saber como essas duas víboras iriam terminar nessa história.
Posso imaginar o escândalo que esta publicação causou na época, poir o seu conteúdo é mesmo chocante no que tange à capacidade de um ser humano fazer maldades apenas por prazer.

Lyta @lytaverso 05/09/2022

Os perigos da mente mesquinha
Incrível como um livro de quase 3 séculos atrás consegue ser tão atual! E isso simplesmente porquê Choderlos de Laclos se debruçou sobre a mente humana, especificamente na mesquinharia, egoísmo, vaidade e tudo o que nos torna vis e cruéis. Suas personagens são únicas e tem vozes marcantes, conseguimos identificar facilmente quem é quem nas cartas ao longo do livro, o que é outro marco impressionante! Não dava nada pelo livro e me surpreendeu de forma muito positiva, me vi intrigada pelas fofocas e tretas e virei fã da Martinha (como foi carinhosamente apelidada a marquesa de Merteuil por mim pelo Grupo Multiverso durante a leitura), nunca errou! kkkkk

taiz 06/08/2022

Marquesa de Merteuil injustiçadíssima
Levei 14 anos pra finalmente ler esse livro. É um clássico atemporal, eu diria. Em alguns momentos a leitura foi bem maçante e entediante, tanto pela linguagem na segunda pessoa do plural, quanto pelo exagero romântico e dramático da literatura francesa.

Impressionante como TODOS os personagens são extremamente chatos, com a única exceção da Marquesa de Merteuil. Infelizmente ela teve um fim que não merecia, saiu como única culpada por tudo o que deu errado no decorrer das correspondências, mesmo com todo o mal que o Visconte de Valmont causou.

Enfim, leitura arrastada, porém, satisfatória.

Mariana113 06/08/2022

Essa não é uma leitura recente, mas é um dos meus livros favoritos e achei que deveria falar dele. Ligações Perigosas é um romance epistolar francês, ou seja, em cartas, onde acompanhamos a vida de alguns nobres do período pré-revolução francesa. Foi um sucesso estrondoso na época mesmo sendo banido e considerado imoral por sua temática. Os dois personagens principais, Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, se passam por defensores da moral e dos bons costumes, e quando conspiram para desgraçar a vida dos outros envolvidos na história.

Eu amo como ao ler as cartas de todos os envolvidos conseguimos ver, assim como em um filme, as máscaras que cada um utiliza e para quem as revelam. O final é, como em muitos livros do período, moralizador, mas ao mesmo tempo não tanto.

Arruda 19/03/2022

Monótono
Não gostei.!! As cartas são escritas em um ritmo monótono. A trama romântica e interessante mas não me agradou.

Fabi 13/03/2022

A perda da inocência e o jogo da traição
Trata-se de um romance epistolar (todo em cartas), que narra as aventuras e o jogo de poder e interesses entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont.
Foi classificado também como romance libertino e proibida a publicação e circulação no seculo XIX, por trazer a má fama da aristocracia francesa e expor os "podres" dos ricos e famosos.
É muito bem escrito, os personagens são cativantes e muito bem desenvolvidos e A trama tem um final (apesar de mais ou menos óbvio) bem contado.
Chamo a atenção também para um texto no posfácio excelente, com várias comparações e digressões.