Pride and Prejudice

Pride and Prejudice Jane Austen

Resenhas - Pride and Prejudice

Minnie 23/01/2022

Pride and Prejudice
Jane Austen was an English writer who lived in the end of the 18th century to the beginning of the 19th century. She is recognized as one of the greatest writers ever, and her work called Pride and Prejudice is considered her most famous book. In this work we can see how women were subject and diminished to maternal figures, and how marriage was important to them. That situation is very well developed by Austen, once she talks about the subjects that are addressed with a little irony and sarcasm. It is possible to see this, principally, through the main female character, Elizabeth Bennet. She is a woman who has ideas and thoughts way ahead of her time. In other way, the main male character is Mr. Darcy, a man who is very rich and closed to the world and people outside his social circle. The part most interesting of this work is how Elizabeth Bennet and Mr. Darcy put their pride and prejudice aside to fall in love with each other. Then, if you are trying to begin to read Jane Austen’s work, you must start with Pride and Prejudice. I, in particular, found the reading experience very interesting and pleasurable.

Helena Gáti 19/01/2022

Um romance de época, clássico da literatura, uma história gostosa e instigante de ler. Comecei a ler porque estava sentindo falta de ler um romance romântico e Jane Austen atendeu completamente minhas expectativas. Desde a primeira vez que li, há 5 anos, a história cativante me prendeu pelos personagens e o enredo que cada um levava, o único problema foram algumas descrições longas que podem cansar um pouco e fazer com que o leitor queira pular para ?parte que interessa?, ja que sempre há algo interessante acontecendo na história! Excelente leitura, daquelas que faz com que você queira mais histórias dentro desse universo, com certeza lerei os outros clássicos da autora!

Imna 13/01/2022

Clássico, clássico com aroma de clássico
Todo mundo sabe que Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura. Demorou muito tempo pra mim resolver ler esse livro, e não foi perdido. Ainda mais que resolvi ler em inglês, na língua original. Foi um dificuldade, claro que foi, e ainda quero ler em português pra ter certeza que não perdi nada, mas a leitura no idioma original do livro não tem preço.
Pra quem não sabe do que se trata, Orgulho e Preconceito é a história de uma família, a família Bennet, com maior enfoque em Elizabeth (ou Lizzy), e se passa na Inglaterra aristocrática. Em um mundo onde a vida social é de extrema importância, entre indas e vindas, problemas de relacionamento, egos, precipitações, pressões e rede de contatos entram no meio das relações entre os indivíduos e moldam o seu futuro.
O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o enfoque dele nas relações entre as pessoas e a exposição das diferenças entre elas. Perceber a diferença das ações e pensamentos, principalmente dentro da própria família, é uma aventura reflexiva e tanto. Na área do romance, é interessante como a autora conseguiu deixar de fora o tradicional clichê, onde tudo acontece logo no começo, e milhares de coisas tentam separar o casal, e onde a paixão desenfreada toma conta de tudo. Claro que há romance, mas é tudo mais real, mais natural. E, além de tudo, como uma grande amante de história que sou, a ambientação e a cultura aristocrática retratada é maravilhosa, inclusive nos diálogos bem "espalhafatosos" e uma dose de vocabulário rebuscado inglês.
Enfim, uma leitura envolvente e de muito aprendizado.
agabi.arruda 13/01/2022minha estante
AAAAAAAAA, que bom que tu gostou!! ??? O romance de orgulho e preconceito é exatamente isso que tu citou: moderado, natural, e real. Nada de exageros. Mas ainda assim a Jane consegue fazer a história de Darcy e Lizzie ser belíssima e envolvente. Amei, Imninha ?

Imna 13/01/2022minha estante
??

Ana :P 13/01/2022

Muito bom!
Gostei muito, tem uma linguagem fácil para quem quer começar a ler em inglês. E a história é muito boa. Amei!

cherrieswinterbear 04/01/2022

procura-se um senhor darcy
Releitura do meu livro favorito e nossa não me arrependo nenhum pouco!!! amo o desenvolvimento dos personagens, a relação entre Darcy e o Bingley, a relação entre a Lizzie e a Jane, tudo perfeitoo!! além disso meu casal é lindo demais, agr só aceito um namoradinho se ele for igual igual Darcy.

Helenapessoa 03/01/2022

We are all fools in love
Eu não poderia começar essa resenha com outro título a não ser esse. Essa edição maravilhosa faz jus a obra tão incrível que eu amo.

Sendo meu segundo contato com o livro (e já sendo uma grande fã), pude com detalhes perceber mais claramente o modo que Jane Austen critica a sociedade da época.

A cada página nos apaixonamos mais por Eliza e Darcy. Sou fã de carteirinha do casal.

Sobre o inglês: é, obviamente, mais arcaico. Fui ler achando que não conseguiria dar continuidade à leitura, mas achei super tranquilo e fácil (para MIM, que já sou fluente e tinha receio de ter dificuldade na leitura do "inglês antigo")

Super indico esse favorito. Eu o amo ardentemente (kkkkkk piadoca nerd)

Brisa.Duarte 02/01/2022

Lizzy e Darcy: Enemies to lovers
Jane Austen, sem dúvidas, fez uma obra-prima ao escrever esse livro!!

Apesar de ter achado o início um pouco arrastado, devido ao inglês mais antigo e formal, por isso demorei um pouco a pegar o ritmo... Mas depois, eu estava ansiosa pra saber a resolução de cada conflito.

"Orgulho e preconceito" é um clássico que eu só tive a felicidade de ler agora, mas fico feliz porque li na língua original. E quantas reviravoltas em uma história! Algumas me pegaram totalmente desprevenida.

Achei muito interessante a construção da história de amor entre Mr. Darcy e Elizabeth, além de como suas maiores fraquezas nomeiam o livro: orgulho e preconceito.

Me encantou especialmente que amor deles não era movido por uma paixão cega, mas ambos estavam cientes dos pontos a melhorar do outro, e eles impulsionaram um ao outro a crescer!

Não posso deixar de citar o quanto a teimosia da Lizzy me fez rir, mas também me impressionou por desafiar os costumes da época! A devoção dela a família também é admirável, especialmente a proximidade com sua irmã Jane e seu pai.

Sem dúvidas, o livro leva as reflexões, principalmente sobre julgamento das aparências e em relação aquilo que julgamos realmente importante!

Enfim, recomendo muito!

Nicole 01/01/2022

Só um bando de pessoas andando de uma casa para outra
Se você leu o título dessa resenha e achou que eu escreveria algo negativo sobre Orgulho e Preconceito, achou errado. A primeira vez que tive algum conhecimento desse clássico da literatura foi em 2005/6, quando assisti a adaptação mais recente (com a atriz Keira Knightley).

Amei desde então, apesar de que só tenha vindo a ler a história de origem em 2017, aos trancos e barrancos, já que achei a história lenta até o ponto em que Elizabeth e seus tios chegam a Pemberley. Depois disso, terminei a leitura em 3 dias.

Mas agora falando especificamente sobre a edição em inglês da Penguin Classics (a qual li em 2021), eu decidi ter uma abordagem diferente da experiência de 2017: leria a história sem pressa, curtindo todo o humor da escrita de Jane Austen.

E funcionou. A introdução foi como uma reapresentação calorosa escrita por alguém que estuda Austen (e não tenho dúvidas disso).

Além disso, vi e revi várias vezes um vídeo usando falas do comediante John Mulaney para explicar o filme de 2005. É hilário e perfeito!

Vitoria Ondina 22/12/2021

Grandioso
Elizabeth é uma das protagonistas mais interessantes e corajosas que já li, não se deixando humilhar por ninguém de classe superior e não se calando diante dos argumentos prepotentes dos homens, ainda mais quando viessem dum lugar de interesse que ela não correspondia.
Já o Darcy, são as escolhas dele, após a metade do livro, a prova de seu bom caráter e percepção do ponto de vista da Eliza. Suas belas demonstrações de respeito e amor, apesar dos erros, má interpretações e infortúnios que partem do orgulho e preconceito semeado por ambos.

Como alguém que não se sente muito inclinada a leituras deste gênero, me surpreendi com tudo que Jane Austen conseguiu retratar nessa história; é muito mais do que um romance, e apaixonante neste ponto.

leaveme_here_ 21/12/2021

Amei reler esse livro que é um dos meus favoritos. A experiência foi incrível principalmente por poder ler em inglês e reler todas as partes que eu tanto amo.
Elizabeth sempre minha favorita e aprendi a amar ainda mais o Sr. Darcy.

bela 16/12/2021

Melhor livro da história e quem discorda tá errado. Esse livro me traz uma felicidade e um conforto que é inexplicável

rebecamarfim 13/11/2021

Muito, mas muito bom
Apesar de ter achado o desenvolvimento da história um pouco lento, eu gostei bastante da dinâmica entre a Elizabeth e o Darcy, eu torci muito por ela o livro todo e fiquei muito feliz com a conclusão da história.

duda 11/11/2021

Pride & Prejudice
Preciso admitir que eu tinha muito preconceito com Jane Austen, porque achava que os livros dela eram apenas romances bobinhos. Mas é muito mais do que isso, eu fiquei embasbacada com o tanto de atenção aos detalhes que essa mulher tinha, até as frutas que eles comem tem algum significado. Foi muito legal ler junto com outras pessoas, porque me fez refletir sobre algumas coisas que eu não conseguiria pensar sozinha. Eu também tinha muito medo de ler e não entender nada, até em português, mas eu li e inglês e tô muito orgulhosa de mim ? A contrução da personalidade dos personagens é incrível, e a crítica que ela faz através deles é genial. Obrigada Jane Austen por criar o único casal hétero que eu amo ? Elizabeth e Darcy são perfeitos demais, e a trajetória deles até chegar em amor, meu deus que coisa linda!! amo um enemies to lovers

sa 04/11/2021

uma coisa interessante sobre a globalização é o fato de que esse livro me conectou a tantas outras mulheres do mundo de diferentes épocas que também o leram, gosto de pensar nisso quando leio um livro conhecido mundialmente. eu gostei muito da elizabeth e queria que fossemos amigas. eu li em inglês e foi desafiador, aprendi bastante.

Bruna 27/10/2021

A simplicidade desse romence é gostoso de acompanhar. Não estou acostumada com esse tipo de leitura, mas valeu a pena.