O Mundo Perdido Michael Crichton

Resenhas - Mundo Perdido

Patricia Lima 29/06/2020

O Mundo Perdido
Eu gostei desse segundo livro, mas o clima dele é bem diferente do primeiro. Eu acho que nesse segundo, a maior parte, envolve a pesquisa científica, enquanto que no primeiro livro, a maior parte, é de ação e momentos de tensão.

Então a ficção científica e o estudo sobre os dinossauros é mais aprofundado neste, e o foco deles seria estudar a extinção dos dinossauros, enquanto que no primeiro livro ele foca mais em explicar a genética da criação daqueles dinossauros.

É dessa forma que os dois livros se diferenciam, mas se tratando do perigo que eles enfrentam com os dinossauros, a tensão é a mesma! Ainda bem, porque foi o que eu mais gostei no primeiro livro, toda aquela tensão de você estar lidando com um animal imprevisível.

Têm crianças nesse livro também, que na minha opinião o autor colocou eles nesse livro somente por ser uma grande característica do primeiro livro, porque eles foram meio que desnecessários.

São crianças de 13 anos que parecem adultos por causa do intelectual deles, eles eram os estagiários de um dos cientistas, era difícil enxergá-los como crianças, então foi bem diferente do primeiro livro.

Teve um outro núcleo de personagens, que seria um vilão para atrapalhar a vinda dos cientistas, mas que eu achei bem desnecessário também, eles nem se envolveram tanto. Então esses seriam os pontos negativos do livro pra mim.

Mas o livro é bem interessante, a escrita do autor é incrível, flui muito bem também, mesmo pelo tema que ele traz, e pelo tamanho do livro, você consegue ler o livro rápido.

No geral é uma duologia que vai ficar no meu coração, porque os filmes me marcaram muito e ter lido esses livros significam muito para mim.
Calwbe 30/06/2020minha estante
Que legal. Vc tá começando a ler ficção científica. Espero que goste desse tipo de livro.

Andre.Victor 15/07/2020minha estante
Amo esses livros demais ??

José H. 25/02/2021minha estante
Nossa achei alguém com a msm opinião sobre as crianças. No primeiro livro ainda dava pra relevar um pouco mais porque eram netos do John, visitando o parque do avô.
Nesse ficou muito deslocado msm, só pra passar a tensão do perigo por serem crianças e para terem soluções geniais (oi?).

annacê 03/09/2023minha estante
Meu deus eu já odiei as crianças (Lex) no primeiro nesse segundo eu mesma jogaria eles na boca de um tiranossauro

Marcio.Rocha 22/02/2022

Fechando a duologia linda de Jurassic Park
Jurassic Park foi um dos melhores livros que eu já li. Eu simplesmente passava pelas páginas que nem me dava conta de tantas que já havia lido.
Agora em O Mundo Perdido quase aconteceu a mesma coisa. Eu comecei a ler todo apaixonado, encantado. É uma continuação da história, que se passa alguns anos depois dos acontecimentos do outro livro. Mas... Para mim o livro toma um caminho bem diferente do primeiro, e mais importante, um dos personagens fica muito diferente. Claro que não ficou ruim, mas o outro livro me agradou mais. O outro me pareceu mais sério e sombrio, e esse ficou com mais cara de aventura de sessão da tarde.
A certeza é que Michael Crichton é maravilhoso e eu tô doido pra ler mais livros dele ??

Nick 29/03/2021

O Mundo Perdido
Que aventura maravilhosa junto com ciência pesada. A princípio eu estava indignado por não ter a participação do Dr. Grant do livro 1, mas, depois de alguma páginas livres e alguns personagens apresentados o livro se tornou muito agradável e de leitura rápida. Vale muita apena ler.

Willpacheco 10/12/2023

Uma continuação tão incrível como o antecessor
Esse livro tem um formato quase que totalmente diferente do primeiro e isso o faz ser único. É uma leitura boa de se ter, com um tom mais assustador e angustiante.

elisa887 03/12/2022

Diferente do primeiro, mas tão bom quanto
Tão bom quanto o primeiro. Os temas são um pouco diferentes, agora focando mais na vida dos dinossauros fora das jaulas do parque e em seu estado de vida "natural", se é que podemos chamar de natural a vida de animais pré-históricos criados em um laboratório. Mas os pontos positivos da leitura passada ainda estão presentes neste livro. A tensão, o suspense, o perigo que os dinossauros podem representar, o debate ético sobre trazer estas criaturas de volta fora do seu tempo e como isso impacta no seu comportamento social, tudo isso enquanto nosso grupo de protagonistas tenta sobreviver em uma ilha infestada de dinossauros.

Os personagens, na minha opinião, foram mais interessantes que aqueles explorados no primeiro livro. Talvez por contar com um grupo menor de protagonistas, eles puderam se destacar mais além das tropes originais que eles normalmente representariam. Sarah Harding de longe foi a melhor personagem feminina da franquia, apesar de o filme (oh deus o filme) ter destruído a personagem e toda sua inteligência, força e personalidade. Acompanhar o Ian lidando com o trauma depois dos acontecimentos do primeiro livro também deu mais profundidade ao personagem, que embora ainda seja um estudioso e tenha interesse na extinção dos dinossauros, tem uma visão muito mais realista do perigo que eles representam. As crianças, como no outro livro, foram a parte menos interessante, mas pelo menos agora elas não foram nem completamente inúteis, nem as únicas pessoas competentes do grupo, então não me incomodei tanto.

A única parte que não gostei muito do livro foi o "conflito" com os vilões, que poderiam ter sido cortados fora completamente sem muitas mudanças no enredo. Enquanto no primeiro livro Nedry é diretamente responsável pelo caos no parque, agora os antagonistas estão vivendo sua própria história paralela, tentando cumprir seus objetivos que não chegam a impactar os protagonistas.

spessoto 10/01/2010

Perfeito.
Uma sequência superar o original é uma coisa difícil, mas O Mundo Perdido conseguiu isso sem fazer esforços. Não que O Parque dos Dinossauros seja ruim (pelo contrário, é ótimo também), é que O Mundo Perdido é simplesmente perfeito! A história é simples: uma equipe vai a procura de uma ilha desconhecida, o sítio B - lugar onde os dinossauros do parque eram realmente feitos, para pesquisá-los, e outra equipe consegue as informações e também vai, para explorar os animais, roubando ovos. É assim que começa o grande espetáculo do livro! Há personagens já conhecidos, como Ian Malcolm e Lewis Dodgson, e personagens novos, como Thorne, Sarah e Richard Levine. Esse último consegue superar todos os outros personagens da série - e de todos os outros que eu já vi. Cada cena com ele é realmente fantástica! Os Carnotauros Camalões, junto com Levine, Sarah e aquele toque de suspense que só Michael Crichton consegue dar, formam o melhor capítulo do livro, na minha opinião: A Vila dos Trabalhadores.

Se tem algum livro que eu recomendo sem nem pensar duas vezes, esse livro é O Mundo Perdido, o melhor livro da série, o melhor livro que já li.
Dy 11/03/2010minha estante
Nunca tinha me interessado muito pelos livros.... mas vou conferir!!

Fagner Macedo 23/12/2017minha estante
A parte dos Carnotauros é a melhor, na minha opinião! Pra mim o melhor livro que eu já li em toda minha vida!! Muito melhor que o primeiro, Jurassic Park.

Anna.Silva 31/08/2019minha estante
Concordo em número,gênero e grau...bom conhecer gente que também aprecia os livros de Jurassic Park,sou muito fã desde sempre

Thiago Araujo 16/12/2021

Que sequência Jurassic Park
Pra você que não entendeu o título da resenha, é simplesmente porque acho tão bom o primeiro volume da série, que Jurassic Park deveria virar um elogio.

O Mundo Perdido não fica longe. É muito especial ver alguns personagens voltando e outros novos.

Mais impressionante foi ser quase que totalmente diferente do filme, o que é muito bom por sinal.

A premissa foi ótima, o desenvolvimento do enredo foi bem consistente e cada personagem teve seu papel na trama. Tudo completo.

Talvez a resolução de alguns problemas possa ser forcada demais, mas é muito passável e não estraga a experiência de jeito nenhum.

Se curtiu o primeiro, não deixe de viajar pra essa nova ilha jurássica? a vida sempre dá seu jeito!

Wagner47 20/10/2022

Uma mentalidade saqueadora
Muito comportamento, mas pouco dinossauro.

Primeiramente, acho tudo no início forçado, desde o retorno de um personagem até mesmo a existência da sequência. Mas já que ela foi feita, agora Crichton explora como a forma de viver desses seres e a natureza ao seu redor podem influenciar em sua extinção.

Hammond tem seus segredinhos e uma ilha com dinos vivendo como se estivessem em seu habitat natural é um deles (dessa vez sem cercas). Achei um ponto positivo. Trazer toda a aura de um parque soaria repetitivo. Não só isso, mas o autor conseguiu dar vida nova aos novos personagens (inclusive para as crianças e dessa vez com uma personagem feminina melhor desenvolvida).

Infelizmente demora muito para impor uma sensação real de perigo na obra. Ao menos é recompensada com a cena do trailer, tão boa quanto a do T-Rex no anterior.

Apesar dos diálogos rápidos, traz muita teoria. Confesso que não consegui acreditar muito nelas. Provavelmente ocorreram novas descobertas na paleontologia entre o lançamento dos dois livros, mas não sei se a sequência teve tanta base para se firmar nelas e passar maior certeza ao leitor.

O final é bem frenético e que passa voando. É uma leitura proveitosa, porém senti certa falta de brilho em relação aos dinossauros que trazem tanto peso a esse ambiente.

Dheyvison Jr. 19/02/2023

Algo sobreviveu, o mundo perdido existe.
O livro O Mundo Perdido é sequência de Jurassic Park. Ambos são escrito por Michael Crichton e se tornaram filme. Imagem: Divulgação/Editora Aleph
Algo sobreviveu, o mundo perdido existe

A primeira sequência de um livro, feita por Michael Crichton, veio através dos pedidos de Steven Spielberg e da Universal Pictures, que queriam uma continuação para a história do Parque dos Dinossauros. História essa, que, ao se após virar filme, se tornou a maior bilheteria da história dos cinemas ? até aquele momento. Apesar do apelo financeiro em torno dessa nova história, Crichton não deixou se levar por isso ao escrever o novo livro. Com isso, em 1995, ?O Mundo Perdido? (original, ?The Lost World?), nos traria uma continuação digna, tão ou (para alguns) melhor e mais feroz que o livro original.
Nesse livro, Crichton retorna,
de forma perspicaz, o melhor personagem de ?Jurassic Park?, Ian Malcolm. O
retorno é inesperado, tendo em vista que o personagem é dado como morto ao
final do livro anterior. Mas, a explicação para que ele esteja vivo é suficientemente
satisfatória. E, diferente do que vimos no cinema, temos Dodgson explorado na
nova trama. Para recordar, o personagem é o mesmo que causou todos os problemas ao subornar Dennis Nedry, para que este último roubasse embriões do
Jurassic Park.
O novo enredo gira em torno da Isla Sorna, ponto no qual os cientistas criavam os
dinossauros, antes de que esses chegassem a vitrine da Isla Nublar, onde
serviriam de atração para os visitantes. Então somos envolvidos por um mundo
perdido, onde os dinossauros vivem livres. Literalmente, não é mais um passeio
no parque.

lightweaver 07/12/2020

Eu Realmente Queria que Fosse um MUNDO PERDIDO.
Dinossauros, uma sequência engraçada e divertida.

Vitor 18/04/2021

Leitura muito legal. Aventura do início ao fim, além de boas reflexões sobre a vida e a existência. Uma ficção com bastante qualidade!

Andreza.Lima 10/06/2020

Amei
Adorei voltar pro universo incrível que Michael criou, essa estória não decepciona em nada pra quem adora uma boa ficção científica, principalmente nas explicações extremamente inteligentes e interessantes que o livro aborda.
O autor trás personagens que já conhecíamos do primeiro livro e faz uma ótima adição de novos personagens. Simplesmente adorei o Dr. Levine, por mais que o livro o descreva como um homem arrogante acho que ele carregou todos os outros personagens nas costas, foi sem dúvidas o meu favorito.Sarah Harding foi mais uma ótima personagem que amei ler, e aquela atitude final dela em baixo do carro foi a melhor do livro todinho.
Tenho uma certa aversão a crianças tanto na literatura quando na vida real, mas adoro como nesse livro as crianças são inteligentes e são elas que na maioria das vezes salvam os adultos, é uma ótima inversão de papéis feita de uma forma genial.
Pra quem ama o universo de Jurassic Park vai simplesmente amar o segundo livro e a forma que ele aborda a real criação dos dinossauros de uma forma muito humana que é basicamente como forma de lucro.
Achei simplesmente incrível, talvez um dos melhores livros que já li na vida.

Priscila.Freitas 03/09/2020

Livro excelente!!! Possui a mesma pegada do primeiro, mas nessa história tem mais aventura. Sci-fi de qualidade. Os que amam o filme como eu, terão várias lembranças de cenas icônicas.

Xandy 11/04/2022

Devo dizer que em relação a Jurassic Park, O Mundo Perdido me desanimou um pouco, achei mais fraco e um pouco menos interessante. O fato de ter apenas um personagem do primeiro, e o que eu menos gostei, não ajudou muito no desenvolvimento. Esse é um raro caso em que o filme consegue superar o livro.

Isabel 13/11/2022

Gostei
Esse segundo livro é focado na extinção dos dinossauros e mostra bastante pesquisa científica.
Mas também tem muita ação.