Mulheres de Cabul

Mulheres de Cabul Harriet Logan

Resenhas - Mulheres de Cabul

1 | 2 | 3 | 4

pslover_ 18/04/2024

Um livro tão realista mostrando os absurdos aos quais as mulheres eram submetidas. Forte, às vezes dolorido?

Aninha 26/02/2023

é impressionante como as pessoas, principalmente as mulheres, ficaram sem esperança após os anos de guerra... a maioria delas é viúva e tem que sustentar os vários filhos, sendo que por muito tempo foram proibidas de trabalhar e vivem com medo.
este livro mostra o durante e o depois do Talibã na vida dos moradores de Cabul, com várias imagens e relatos interessantes que me deixaram com vontade de saber como está Cabul atualmente

Vanessa 24/11/2022

Pra inspirar compaixão e inquietação
São relatos rápidos e rasos, porém claros do sofrimento e dificuldades enfrentadas por mulheres e meninas de qualquer idade que, nas mãos de seus maridos, Irmaos e parentes ou dos grupos de guerrilha e dominação que tomam conta do país, se revezando em massacres e extremismos, destroem a dignidade, as vidas e as cidades no Afeganistão e Paquistão.

?Rezar e ter fé, esperar que Ala jogue comida do céu?? é absurdo o quanto a hipocrisia e cegueira religiosa usa da fé das pessoas para oprimir e manipular a vida delas e transformá-las em miseráveis.

Marcelo 23/07/2022

Fanatismo religioso em cabul
É incrível como homens cegos pela religião conseguem destruir um lugar, tirar as esperanças do povo local com suas imposições religiosas de cunho totalmente sem sentido. Nessa situação quem sofre mais? Claro que são a mulheres e crianças. Tendo elas seus direitos negados, como de ir trabalhar, estudar, opinar, se divertir ou simplesmente de como se vestir, sofreram longos anos acuadas em suas casas, tendo que se virar para conseguir o mínimo de sustento para seus lares, quando muitas delas não tinham o apoio dos maridos, vários deles mortos. Serem espancadas nas ruas ou em suas próprias casas por estarem descumprido uma lei que para elas n tinha o menor sentido, já que muitas delas só eram para diminuir as mulheres perante os homens é de partir o coração. Não é atoa que muitas mulheres tentaram o suicídio durante esse regime religioso, já que suas perspectivas de um futuro melhor foram tiradas e com isso, suas esperanças no país. Triste relato de quem sofreu e continuou sofrendo após a saída do talibã na cidade de cabul. As marcas deixadas por eles jamais cicatrizaram nas mulheres daquele lugar infelizmente.

Mama 02/11/2021

Um pedido de ajuda por direitos iguais
É muito triste ver o quanto as mulheres sofrem e sofreram ao longo da história... Neste livro conhecemos um pouco dos sentimentos das mulheres afegãs diante de tantas guerras e privação de direitos básicos. Cada relato deixa um pedido de ajuda para que os países ocidentais não esqueçam das mulheres que vivem em Cabul. Gostei muito do livro!

Amanda.Denise 18/09/2021

Mulheres de Cabul
Uma leitura essencial para entender um pouco melhor sobre os regimes autoritários impostos pelo Talibã. Um antes e depois que assustam, muitas mudanças, muita dor, poucos direitos.

Joaquim 22/08/2021

Bastante Impactante!
Leitura essencial para entendermos a gravidade do que está acontecendo atualmente no Afeganistão. Precisamos lutar contra todo e qualquer retrocesso, tendo a liberdade como o nosso norte.

Asenate Brasil 30/03/2021

Comovente...
Vários relatos acompanhados de fotografias de mulheres afegãs da cidade de Cabul que tiveram suas vidas mudadas depois da chegada dos Talibãs. Mulheres que perderam seus empregos, sua liberdade, sua fala... Há alguns relatos beeeeeem pesados mesmo de mulheres que afirmam categoricamente não terem mais esperanças. É um livro fantástico pra enxergarmos que há pessoas passando por situações inimagináveis e pra nos fazer pensar que esse tipo de realidade às vezes não tá tão distante assim. Indico demais.

Polyana.Sousa 09/01/2021

Tristes relatos
Tristes relatos do que a população de Cabul sofreu, em especial as mulheres, nos tempos do Talibã.

Rachel 30/07/2020

Sem palavras
Mais um livro baseado em relatos de mulheres e acho que esse deve se tornar um novo tipo de classificação de obras.

É mt revelador ter contato com essas histórias e é uma forma de gritar pro mundo as narrativas de muitas de nós que são silenciadas pelas circunstâncias -entendam "circunstâncias" como "homens".

Harriet construiu esse livro a partir de duas visitas feitas ao Afeganistão: a primeira em 1997, logo após a tomada do poder pelo Talibã, o qual estabeleceu leis bastante rígidas e opressivas às mulheres; a segunda em 2001, pouco depois da derrota do grupo fundamentalista. A partir dessas visitas, dos relatos das mulheres nas duas datas e de todas as fotos que acompanham as histórias, é possível sentir a angústia e a tristeza pelos tempos de terror, mas também o alívio pela possível retomada da liberdade.

Obs.: A leitura é bem rapidinha, li em algumas horas.

Flávia 19/06/2020

Neste livro, somos apresentados a relatos de mulheres sobre duas épocas no Afeganistão: 1997, durante o regime repressor do Taleban, e em 2001, depois da derrota do Taleban.
A fotógrafa Harriet Logan reuniu todos os depoimentos dessas mulheres, fazendo um ótimo trabalho, não só nas entrevistas, quanto nas fotos que foram tiradas. Algumas das vezes, ela tinha que tirar as fotos sem olhar para a lente, pois enquanto estava no Afeganistão em 1997, fotografias e retratos eram proibidos.

Apesar do livro ser focado nessas duas fases do Afeganistão (representando uma separação distinta na história sobre a perda dos direitos das mulheres), há relatos das mesmas sobre outras épocas, o que nos ajuda a comparar os costumes que mudaram ao longo dos anos.

Esse é um bom livro para relatar a opressão e o desespero sofridos pelas mulheres Afegãs. Por outro lado, a autora tentou exaltar aos Estados Unidos e as organizações norte-americanas quase exageradamente.
Vale a pena por nos trazer relatos tão fortes dessas mulheres sobreviventes, além de nos oferecer fotografias incríveis.

Helena 12/06/2020

Não esqueçam essas mulheres!
A coisa que mais me chamou atenção no livro foi o pedido, quase súplica, das mulheres que não gostariam de ser esquecidas com o passar do tempo.

Muitas delas não tiveram a oportunidade de ir para a escola e dependiam exclusivamente de seus maridos e provedores do sustento familiar. Logo, se eles morriam, a família passava a viver em situação de miséria.

Triste pensar que ainda existem pessoas que acreditam na superioridade do sexo masculino. Não podemos esquecer essas mulheres!

@magalifbr 04/03/2020

Jornalismo...
Com imagens significativas e depoimentos emocionantes a autores mostra a vida das mulheres afegãs durante e após o fim do regime Talebã. As dificuldades, a esperança e a superação...

Manuela 16/02/2020

Entre fotos e entrevistas, a inglesa Harriet Logan nos apresenta a vida das mulheres de acabou durante o regime do Talibã. Dura realidade que precisa ser conhecida.

1 | 2 | 3 | 4