Memórias póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

1 | 2 | 3 | 4

Daniela 26/07/2023

Machado de Assis.
Um clássico com duas histórias Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Muito bom! Gostei mais de Dom Casmurro.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

Memórias póstumas, pra começar o autor teve a genialidade de criar um contexto em um enredo ?de traz pra frente?. Além de fazer a gente rir e chorar a cada capítulo. Uma lenda

Zapoo 11/05/2023

Complicado...
Não sei... Memórias Póstumas deve ter sido uma grande revolução de literatura na época, porém hoje... Não sei... É um novelão, um romance meloso. Se salva poucas coisas, como as partes cômicas (principalmente as que aparecem o Quincas Borba), as críticas sobre a escravização, que são bem explícitas, e os capítulos filosóficos que deixam reflexões marcantes (como de costume em qualquer outro romance de época).
A morte do Brás Cubas é um pano muito raso para a história, é só uma desculpa para a escrita do romance ser em forma de memorial, é quase inútil, raramente ele envolve a trama com a sua morte.
Por fim, a narração é parecidíssima com seu sucessor, Dom Casmurro.
Posso estar super equivocado já que essa edição, como citei no início da minha leitura, não tinha rodapés pra me explicar algumas coisas kkkkk. Posso estar equivocado também por não ser o tipo de literatura que sou chegado, leio por curiosidade em conhecer a obra. Mas opiniões são opiniões, diversificadas, você leia e tenha a sua própria, é a melhor forma de tirar suas dúvidas da obra.
Dom Casmurro já li em outra edição, é bom e já fiz uma resenha.

Patrícia.Bilibio 23/04/2023

Um livro de primeira grandeza que tornou-se clássico por merecimento. Não é uma obra óbvia e a considero moderna inclusive para os dias atuais. Viva Machado de Assis.

bellaleitura 08/10/2022

Livros muito bons
Confesso que quando comprei este exemplar, não imaginava que eram dois livros, até porque não conhecia as obras de Machado de Assis.
Li Memórias Postumas de Brás Cubas e confesso que foi bem arrastado, principalmente porque foi difícil me acostumar com a escrita e a narrativa.
Não achei o primeiro livro em si muito bom, porém terminei mesmo assim, e vai aí minha grande surpresa: descobri finalmente que eram dois livros.
Dom Casmurro foi uma leitura muito boa e superior a primeira. Já havia ouvido falar sobre a tal discussão de "traiu ou não traiu?" E resolvi descobrir por mim mesma.
O livro aponta fatos para ambos os lados ? traição ou não ? mas devido ao fato de ser narrado pelo Bentinho, não há como saber realmente. E confesso ter ficado dividia quanto a isso, principalmente porque o Bentinho parece ter uma crise de Otelo, e ciúmes demais, então jamais poderemos saber. Foi uma leitura agradável e fiquei bastante contente de ter finalizado o livro.
Quero ler mais obras do autor futuramente.

Mariana 05/10/2022

Brás Cubas e Dom Casmurro
????
" Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."

Brás Cubas foi um homem rico e consideravelmente bem sucedido. Viveu cercado de luxos, dinheiro, mulheres e tristeza, em resumo, teve uma vida superficial.
Brás, então decide escrever a história de sua vida depois de morto. Em suas memórias póstumas, ele conta sua vida desde a infância à "velhice" e morte. Sua inteira trajetória e até às pessoas que passaram por ela, amores como Virgília, Marcela; amigos (ou quase) como Quincas Borba e sua teoria, Humanitas.

É um livro bom e que acabei demorando de ler simplesmente pela linguagem difícil. O livro faz parte da Trilogia Realista de Machado, formada por Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), e Dom Casmurro (1900).
É um clássico maravilhoso e engraçado.
"... Marcela amou-me durante quinze meses e 11 contos de réis."

natbz 13/03/2022

Lerei novamente
Sobre Brás Cubas: o humor do finado torna a narrativa mais interessante, deixando os fatos de sua vida da mesma maneira.

Já de Dom Casmurro eu não esperava nada de específico. Sabia, apenas, da relação dele com a Capitu, que no final levantaria a questão ?ela o traiu ou não??. Gostei de como o ritmo da narrativa mudou do início ao término do livro, tornando-se mais sombrio.

Um dia vou ler as duas obras novamente pois são muito boas e vale guardá-las em mente.
Entendi porquê idolatram Machado de Assis.

Enfim, Capitu não traiu Bentinho.

@jaymartins 12/02/2022

Inovação de época, memórias de contextos atuais.
Obra estranhamente divertida.
Estranha por se tratar de algo fúnebre, divertida por sua narrativa leve sobre coisas simples da vida.

Brás Cubas representa bem os males típicos que se adequam a qualquer época: tentar amar quem me quer ou estar com quem quero apesar de não me querer? Não é esquisito como retirar dos pés o sapato que tanto nos machuca é algo prazeiroso?

Como alguém que já não sente mais os pequenos momentos gostosos da vida, o nosso querido ?fantasma? narra suas memórias.

Walter 22/01/2022

"A velhice ridícula é, porventura, a mais triste e derradeira surpresa  da natureza humana (...) Compreende que este turbilhão é assim mesmo, leva as folhas do mato e o farrapos  do caminho, sem exceção nem piedade (...) E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre  a gente  civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte  um farrapo ao menos da sombra que passou (...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria (...) AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CADÁVER DEDICO COMO SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS   MEMÓRIAS PÓSTUMAS." [22/01/2022]

Vane 30/06/2021

Divertido!
Eu me diverti lendo esse livro.
O livro é muito interessante e só a ideia de ser um morto narrando já é um diferencial.
Eu gostei muito da experiência e eu ri bastante.

Niájera 20/02/2021

Um verdadeiro clássico
Apesar de atualmente blogueiros tentarem desmerecer a importância de Machado para os nossos jovens, ele é e sempre será, um dos maiores autores do mundo. Memórias Póstumas de Brás Cubas nos traz um protagonista que serviu de crítica aquela época e foi um marco na nossa literatura. Belíssima obra!

1 | 2 | 3 | 4