A 5ª Onda

A 5ª Onda Rick Yancey

Resenhas - A 5ª Onda

Samir 01/02/2016

Ao contrário do filme, que mais parece uma fanfic de "Pequenos Espiões", o livro é muito bom. Sempre deixando um sentimento de "tem algo errado", te faz criar suas próprias teorias sobre o que está fora do lugar, estimulando a ler pra ver o que vai acontecer.

Tem personagens com personalidades bem interessantes, como Teacup, uma "menina de 7 anos mais malvada que você vai conhecer" e que adora uma briga e Especialista, uma adolescente inteligente-feminista-boa-de-briga-e-tiro-ao-alvo. A narrativa é dividida em várias partes, sendo cada parte narrada por um personagem diferente, o que causa um pouco de confusão no início, mas logo se identifica qual o personagem que se trata.
Você passa o livro se perguntando quem seriam e qual o objetivo dos "Outros", nome dado ao aliens, e é explicado de forma simples, deixando com curiosidade para saber mais sobre a história deles (focado no terceiro livro, se não me engano).

No mais, o livro é uma história bem interessante, a única coisa que me incomodou foi o final meio bugado, senti que faltou alguma coisa, mas não impediu dar cinco estrelas e creio - e espero - que o que faltou seja mostrado em "O Mar Infinito". Vale a pena!

Gomes202 17/10/2021

Li junto com a minha amiga Kath porque a gente queria saber se o livro era melhor que o filme e a minha decisão é que o filme é fraco, mas mostra os fatos melhor do que no livro, que é muito bom, mas é bem confuso no início e em algumas outras partes.

Ghoulbot 13/12/2015

Chato. Confuso. Cliché.
Eu vi tanta coisa "errada" nesse livro que não sei como começar ou mesmo escrever essa resenha. Então vou direto pro básico e mais importante.
Sabem todos os motivos pelos quais as pessoas debocham ou até mesmo desprezam os livros voltados para o público "teen" ou "young adult" e alguns nem consideram literatura? Pois então. Eles estão todos aqui. E sinceramente, se esse fosse o primeiro livro voltado pra citada faixa etária que eu tivesse lido eu concordaria com eles. De todos os livros que li recentemente esse é com certeza o pior, pois, apesar desses elementos estarem também presentes em outros livros, neste eles se mostram terrivelmente forçados.
Então eu realmente não sei o que posso falar de "bom" sobre esse livro exceto um fato curioso: Rick Yancey conseguiu a proeza de escrever como mulher.
Sim, o jeito de contar uma história é diferente e os leitores atentos com certeza já perceberam isso. E não, não falo isso com nenhuma intenção de mérito ou demérito, apenas, como já falei, uma curiosidade. Ja li várias autoras que escrevem como homem, mas um homem escrever como mulher, que me lembre, ele é o primeiro que li.
Ari Phanie 26/12/2015minha estante
É realmente chato e perturbador quando encontramos pessoas que além de demonstrarem preconceito literário, demonstram tbm machismo literário.

Ghoulbot 27/12/2015minha estante
E é realmente impressionante, Phanie, que num portal dedicado a leitura você não tenha entendido um texto tão pequeno.
Primeiramente, eu detesto todo tipo de ismo. Feminismo, machismo, fanatismo e, especialmente, vitimismo. Como o que eu escrevi foi que Rick Yancey escreveu como, e não pior ou melhor que uma mulher, e que isso era uma "curiosidade" ja que os estilos SAO diferentes. Diferentes. Não melhor ou pior. Onde isso pode ser algum tipo de "ismo" eu, sinceramente, não entendi. Talvez alguém possa me esclarecer. Se você achou que sugeri algo nesse sentido me desculpe, mas o "ista" aqui esta sendo você.
E depois, preconceito? Por achar uma história ruim? O gênero infanto-juvenil tem sim problemas, como todos os outros gêneros tem seus próprios defeitos e qualidades, alias. Então também não entendi como, devido ao meu gosto, achar mais defeitos que qualidades nesse livro possa ser preconceito. O que seria estranho e até hipócrita, uma vez que toda minha estante aqui é composta por livros voltados pra esse público. ;)

Briaah_Ferreira 14/10/2021

Vim por causa do filme e preciso dizer qual o melhor?
Assisti ao filme, sou completamente apaixonado por distopias, e vi que era uma trilogia e como não ia sair filme dos outros pq não ler logo tudo, e nem preciso dizer né, o que marca, para mim, uma grande diferença entre filme e livro é que nas obras literárias vc entra na mente do personagem e os filmes são mais rasos, então vc entra na mente de uma garota que teve sua vida completamente destroçada pelas ondas e como ela lida com isso, ela consegue fazer piada com as coisas e tem cada cena que mds kkkk como ela consegue pensar isso vey, mas lembro que é apenas uma garota de 16 anos. E esse livro te prende de um jeito que vc não consegue ler mais nada até terminar a série pq te prende dms então perfeito??

Brenda (@aliterariaa) 07/10/2020

A 5 Onda (@aliteraria)
Na 1 onda um impulso eletromagnético destruiu tudo que consumia energia, deixando todos no escuro, na 2 onda a arrebentação matou 97% da população mundial, na 3 onda um ataque viral altamente contagioso e mortal, na 4 onda o recolhimento das crianças sobreviventes e eliminação de jovens e adultos. Já a 5 onda só a história dirá.

Cassie é uma garota de 16 anos que vive sozinha no mundo após uma invasão alien que dizimou quase toda população mundial da Terra, o único motivo para continuar lutando é a esperança de reencontrar seu irmãozinho capturado pelo inimigo.

Capturado não seria a palavra, entregue de bandeira seria mais adequado, quem diria que aquele ônibus escolar amarelo recolhendo os mais frágeis primeiro para levar a um abrigo seguro, seria obra dos aliens??

Agora Cassie fará de tudo para recuperar Sammy, munida de sua M16 e Urso (ursinho de pelúcia do Sammy) ela embarca em uma missão suicida, e durante o seu trajeto ela conhece Evan, ela sente que ele é diferente de alguma forma e que não deve confiar nele, mas ela burla todas as regras e decide lhe dá uma chance.

Começo dizendo que o livro é narrado por vários personagens, optei por não cita-los na resenha por motivos de Spoiler, já que em um primeiro momento suas identidades não são reveladas.

É nítido que o autor tem muitas ideias e informações, o que acabou deixando algumas partes da história atropeladas, principalmente na construção cronológica do livro.

Para quem acompanha meus stories sabe que eu sou anti-Evan haha, a Cassie estava indo muito bem na história e depois que ela conheceu ele sua narrativa ficou bem morna, o que deu a oportunidade de outro personagem se sobressair, sendo ele responsável pelas principais revelações do livro, deixando a protagonista como uma personagem secundária.

O livro tem bastante ação principalmente por ser narrado por vários personagens, também gostei bastante do plano Alien, achei muito engenhoso apesar de alguns clichês.

No geral o livro é muito bom, apesar de o autor escorregar em alguns momentos, pretendo ler a sequência!

João 25/02/2016

Comprei o livro pra tentar fugir dessas séries literárias com romancezinho idiota. Mas, não foi bem isso que aconteceu. O livro é chato, é preciso mais de 250 páginas para que aconteça alguma coisa de interessante, e quando acontece e você acha que o livro vai se ajeitar, não dura 10 páginas e tudo volta à chatice de antes. A personagem principal é irritante, só sabe ficar descrevendo todo homem que vê, falando de suas nádegas, forma dos olhos, hálito. Pelo amor de Deus, você começa a ler um livro sobre invasão alienígena e se depara com um enredo de um filme das Chiquititas. O livro é bem escrito, mas peca em conteúdo. O livro é chato demais, se for ver as outras resenhas, grande parte delas são feitas por mulheres e que é normal gostarem de algo assim, afinal, o livro é um romance disfarçado de invasão alienígena. Não recomendo para pessoas que estão querendo fugir da maldita onda de romance em tudo quanto é livro.

Tonelly 24/04/2021

Esqueci de fazer a resenha desse
Comprei só pra saber o decorrer da história do filme. Gostei mas esperava mais.
Tem muitos surtos e ódio que meudeus. Vale a leitura.

Michele 31/01/2022

O livro a quinta onda conta a história de um mundo que está sendo invadido por uma outra raça. Contado em sua maior parte pela perspectiva da Cassie e de Ben, o livro me deixou simplesmente sem palavras, principalmente no final, onde com uma escrita envolvente, divertida e cheia de ação, acaba tornando difícil conseguir desgrudar das páginas do livro.

Inicialmente achei que não me daria bem com os personagens, mas no final me vi simplesmente me emocionando e me divertindo junto com eles a cada capítulo.
Cassie montrando um lado sarcástico que consegue mesmo nos piores momentos, nos arrancar um risinho; Ben com sua força de vontade incrível, lidando com seus traumas e uma vontade de se mostrar capaz que nos faz torcer por ele; Evans que simplesmente nos deixa sem palavras, sendo lindo, com seu jeito misterioso e Sammy que é simplesmente uma fofura e claro não pode esquecer do Urso que tem uma das melhores participações.
O livro é maravilhoso. Recomendo a leitura.

GregoryOak 08/12/2022

Uma nova interpretação de fim de mundo com personagens vão te prender até a última página
"Depois da primeira onda, só restou escuridão.
Despois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando..."

Com certeza um livro para te tirar o fôlego e te fazer repensar todas suas teorias de fim do mundo e de vida em sociedade. Rick Yancey é o criador dessa magnífica e jamais imaginada história de extinção da humanidade, que nos faz ver o quão ridícula pode ser a imaginação humana e o quão fraca de espírito pode ser a nossa raça, a ponto de entrarmos em diversos conflitos com nós mesmos e a duvidar que um dia fomos o que achávamos que éramos, pelo simples fato de o mundo que conhecíamos ter desaparecido.

Rick Yancey nos desafia, através de seus personagens conflitivos e de sua realidade gerada, muito sufocante, a manter a calma e a esperança viva, uma vez que seus próprios protagonistas duvidam, o tempo todo, de que isso seja possível. Estressante? Vocês não viram nada.

"A 5ªA Onda" narra a história de quatro personagens - Cassie, de Cassiopeia; Evan Walker; Sammy; e Ben Parish; que dividem a atenção do leitor em capítulos em primeira pessoa (quando o foco é Cassie) e capítulos em terceira pessoa (quando o foco é contar o que se passa com os outros três protagonistas) - que sobreviveram ao apocalipse alienígena, acontecido em quatro (04) ondas até o início da narrativa.

A primeira onda, foi um Impulso Eletromagnético (PEM) que acabou com todo tipo de energia no planeta: sem baterias, sem motores, sem energia elétrica, sem Internet, enfim, sem comunicação à distância. A primeira onda matou 500 milhões de pessoas. A segunda onda, foi a destruição das cidades da costa dos continentes, através de maremotos de grande escala. 40% da população mundial morreu nesta onda. A terceira onda, foi a morte por uma vírus transmitido pela ar e pelos pássaros, que fazia o infectado sangrar até a morte, chamado de "Tsunami Vemelho". 97% dos que sobraram, morreu, nesta nova onda. A quarta onda, foi a Insfestação, onde descobre-se que diversos humanos estão infestados com seres alienígenas que estão matando os seres humanos não infestados. Qual será a quinta onda e o que ela guarda para nossos personagens?

Cassie é uma garota de 16 anos, cujo pai e irmãozinho sobreviveram às quatro primeiras ondas (exceto o pai que morreu na quarta onda), mas que foram separados pelo acaso. Cassie vaga sozinha, tentando sobreviver à invasão alienígena, mas mal sabe que todos os seus passos estão seguidos por seu assassino que sabe mais dela do que deveria.

Evan Walker também é um jovem que sobreviveu às quatro primeiras ondas e que surge para socorrer Cassie de morrer congelada no inverno americano. Evan é uma figura enigmática que perdeu toda a família, que tem prazeres bizarros na caçada, mas que esconde algo, apavorando Cassie e a deixando muito desconfiada. Será que ele é confiável?

Sammy é o irmãozinho de Cassie, levado por um grupo da raça humana muito bem armado e protegido que sobreviveu confortavelmente à invasão alienígena. Sua existência é tão confortável que se torne nem um pouco confiável, levando-nos a pensar coisas sobre o Campo Abrigo, como eles se consideram.

Ben Parish, por fim, é um garoto de 17 anos, da mesma antiga escola de Cassie e, por quem ela sempre foi perdidamente apaixonada, mas que nunca teve coragem de dizer. Ben aparece na história como um renascido dos mortos, tanto que é chamado de Zumbi, pois ele foi infectado pelo Tsunami Vermelho e curado no Campo Abrigo. Cassie acredita que Ben Parish está morto, então, qual será a reação dela quando descobrir isso, principalmente, agora, que está em dúvida sobre o que sente por Evan Walker?

367 páginas não parece muito para descrever toda essa história, mas o autor surpreende ao escrever uma história muito coerente, que mistura presente e passado, nos tirando qualquer possiblidade de prever o futuro, mas nos dando uma expectativa tão grande que nos faz chegar ao fim do livro com aquele sentimento de "já acabou? Mas e quanto à Cassie? E aos Outros (os alieníginas)?". A história de Yancey é MUITO boa e te prende do início ao fim. Eu não consegui parar de ler, tanto que comprei o segundo volume, intitulado "O Mar Infinito".

site: https://www.gregoryoak.com/post/resenha-de-a-5%C2%AA-onda

Jess 26/08/2022

Sempre tive muita curiosidade
Apesar de muitos falarem que o filme era uma bomba, eu adorava!! Então fiquei muito triste quando vi que não ia rolar uma continuação, mas posterguei a leitura desses livros por muito tempo.

E foi a maior tristeza.

Porque o livro é simplesmente muito bom! Eu achei muita coisa super parecida com o livro, mas adoro como eles desenvolvem mais o Ben (as meu personagem favorito) e estou super curiosa pra finalmente saber o que vai acontecer depois!!

Já peguei um spoiler na Internet que não me deixou muito feliz e acabei ficando um pouco desmotivada pra continuar, mas tô me dando meu tempo antes de pegar o segundo livro.

Ally 13/10/2020

Amei
Eu amei do começo ao fim super recomendo a todos a leitura, não vejo a hora de começar o próximo

Alice 25/01/2021

Adorei
Adorei a escrita, a história, os personagens e o fato de que o livro foi surpreendente em alguns aspectos!

sucheto 31/05/2021

Demora pra grudar, mas depois não dá pra largar
O começo do livro achei bem enroladinho e confuso....Primeiro porque era muita explicação de contexto, vai e volta e ainda tem a confusão da própria narradora. Achei que o livro era realmente mal formulado, mas depois entendi que foi tudo pensado....Para que ficássemos tão confusos quanto a personagem (e funcionou)
Quando as coisas começaram a andar, eu não queria largar por nada. Foi o tipo de livro que me envolveu MUITO e me fez criar mil teorias (e surtar quando acertava alguma delas hihi)
Muito bem escrito, muito bem formulado, muita criatividade...Me rendeu boas marcações :)

Janaína Sá 16/04/2021

A crueldade não é um traço de personalidade. A crueldade é um hábito.
Achei o livro muito interessante e diferente, me fez lembrar muito Guerra dos Mundos, adoro livros que falam sobre isso.
Minha leitura foi fluída e, sendo um livro rápido de ler. Cassie não é uma protagonista chata que fica chorando o que passou, pelo contrário, ela nos explica o que aconteceu antes do ponto onde começa o livro – e ela já está sozinha . Sua busca não se desvia e seu objetivo jamais é esquecido. Reencontrar o irmão é o que ela precisa fazer e não mede esforços pra isso. O conflito que ela entra ao encontrar um “humano” é bastante coerente, e a cena do mercado e do seu confronto com o homem machucado mostra que ela está disposta a sobreviver, mesmo não sabendo o que isso vai lhe custar.