O sinal dos quatro

O sinal dos quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O sinal dos quatro

Felipe Lapa 11/04/2021

O sinal dos quatro
Um personagem que nunca decepciona! Eu gosto muito de histórias que contém crimes e mistérios.

O romance vai contar sobre um roubo de um grande tesouro que aconteceu com Srta. Morstan. A trama vai se desenvolver com personagens e perseguições em um estilo parecido com as histórias de piratas. Nesse mistério, Sherlock Holmes é desafiado por ter em suas mãos um caso tão complexo e Watson terá seu coração estremecido pela Srta. Morstan.

Eu realmente gostei do rumo que a narrariva tomou, porque não esperava que ela seguisse por esse caminho.

Enfim, recomendo muito a leitura do romance O sinal dos quatro!

Sabriss 02/04/2021

Confesso que tive vários sustos nesse livro,que caçada cheia de reviravoltas e esse nativo é bem assustador.

Luana Medeiros 02/04/2021

"Para uma grande mente, nada é pouco."
Chega a ser clichê elogiar as obras referentes a Sherlock Holmes, porém foi o meu primeiro contato com obras de investigação criminal. E devo ressaltar QUE OBRA, meus amigos. A narração se desenrola de uma forma tão simples que te prende desde o início, mas creio que o simples já é uma característica do próprio Sherlock. O mesmo esquematiza sua investigação por coisas sutis e tão simples do cenário investigativo que chega a ser vergonhoso o relato final, onde ele aborda a solução.

Não preciso nem mencionar a construção dos personagens, todos foram descritos e tidos de forma singular e importante ao desenrolar dos cenários e narrações.

Certamente teria o prazer de reler esse livro, a construção ao todo é impressionante e o final ainda me deixa sem palavras.

Gabi 30/03/2021

Me deu raiva
A história do livro é muito interessante e criativa, mas me irrita muito que o autor só conte a maioria dos acontecimentos através de monólogos longuíssimos. Quebra qualquer expectativa. Além do fato de que sherlock SEMPRE sabe de tudo assim que vê as pistas. Desse jeito, não dá tempo de o leitor se engajar na investigação. No "estudo em vermelho" o detetive só revela suas teorias aos poucos, o que é bem mais cativante.

Nicolas.Dellazzeri 23/03/2021

Leitura prazerosa
Mais um caso interessante surge a porta de Holmes, o que me deixa contente, pois somente casos como este conseguem fazer com que esse investigador gênio deixe o vício da cocaína de lado, e ocupe sua mente com o que ele mais gosta: resolver casos criminais complexos.

Foi introduzido pela primeira vez o contato que Holmes tem com as drogas, o que é um tanto preocupante, pois, alguém com tal intelecto e racionalidade ser levado a consumir tais substâncias é um tanto frustrante. Não entendo o motivo de Holmes não gostar de receber o crédito por resolver casos que, nem de longe, os detetives da Scotland Yard seriam capazes de fazer, ainda não foi esclarecido qual o grande desejo por trás de toda essa empolgação para resolver casos complexos. Quem sabe Sherlock busque alguém a sua altura? Só os próximos livros irão dizer.

Wattson documenta de forma excepcional os acontecimentos do caso, o que me leva a crer que ele tenha uma espécie de genialidade para a escrita, documentando somente o essencial e conseguindo captar o pensamento e expressar a personalidade da pessoa peculiar que Holmes é. A narrativa consegue levar minha imaginação a construir os cenários em que os fatos ocorrem, conseguem me deixar ansioso e tentar resolver os casos junto de Sherlock. As perguntas do Dr. Wattson, com uma ajudinha de Holmes, conseguem fazer uma pessoa leiga como eu compreender o processo de dedução utilizado por Holmes para resolver o caso e isso sempre me levanta um questionamento: será que existem pessoas com essa capacidade de dedução na vida real?

Cumprindo o que todo romance deve ter, que é uma época característica, Doyle consegue me inserir no contexto inglês, durante o período da revolução indiana, da qual não possuía conhecimento até este livro.

Os dois primeiros livros: Um Estudo em Vermelho e O Sinal dos Quatro. Fizeram com que me apaixonasse pela saga, espero que mantenha o mesmo padrão de qualidade daqui para a frente.

Leituras super recomendadas.

Kikibel 12/02/2021

É ok, mas só
O enredo não prende muito e como eu tinha algumas expectativas por se tratar de uma história do famoso Sr. Holmes, me decepcionei um pouco. É mais simples do que o esperado, não tem um clímax interessante, nem uma reviravolta surpreendente (na verdade, não tem nenhuma reviravolta).

Ponto negativo para o problema do detetive com drogas; não vejo como seria possível uma pessoa usar diariamente cocaína e parar quando quiser, mas na história o Sherlock consegue, sempre que há um novo caso pra lhe ativar a mente. A imaginação voou nesse quesito e eu preciso dizer que não gostei disso. Ponto positivo para os sentimentos românticos do Dr. Watson; por mais que tenham sido repentinos, foram fofos de ler.

Lucianalg 29/01/2021

Prazeroso
Os livros sobre Sherlock Holmes são sempre deliciosos de ler. Instigantes e rápidos.

Renata 29/11/2020

Não foi meu preferido de SH
Nesta aventura de Sherlock não há muitos mistérios, a história vai se desenvolvendo juntamente com os fatos da investigação que revelam toda a situação apresentada.
Achei um pouco chata e cansativa a narrativa.

Sandrinha 18/10/2020

Espetacular!!!!
Sherlock Holmes, o detetive mais amado do mundo.Em mais uma aventura emocionante!Sempre perspicaz e surpreendente. Adorei o sinal dos quatro!!!!!

Rosana Gaby 09/10/2020

Bom mas faltou uma reviravolta
O livro como todo romance policial tem seus mistérios apesar de ter achado que faltou uma bela reviravolta no final características desse tipo de obra.

Gis 28/09/2020

O Sinal dos Quatro
Gostei bastante.

Camila.Santos 03/08/2020

Mais uma aventura divertida e surpreendente dessa dupla maravilhosa!
Cada vez me animo mais em ler a obra completa!

ray 04/05/2020

Depois de ter lido "Um estudo em vermelho" o "Sinal dos quatro" não me parece tão impressionante no quesito mistério. Porém gostei muito de ver mais da personalidade do Sherlock.

Patt 25/04/2020

No começo o livro não conseguiu me prende, mas eu fui gostando dele mais a cada página.