Ouro Chris Cleave

Resenhas - Ouro

Regina 23/04/2023

Lindo livro
Um livro que mexe com seus sentimentos e emoções. Envolve amor, amizade, família, disputas. Uma protagonista arrogante, uma Kate simples, que passa por maus bocados, mas sempre estendendo a mão. A rotina dos atletas de alto rendimento. Um história linda.

pilar_santos 31/03/2023

Bem...
Infelizmente não gostei muito do livro, achei muito confuso, pois não sei se estava no passado ou no presente.
Os personagens são bem desenvolvidos? Olha sim, mas os personagens secundários, pois protagonista é bem chata, muito arrogante, então não me prendeu muito.

Ana 23/02/2023

O livro é focado principalmente em três personagens: Jack, Kate e Zoe, mas, para mim, a história é sobre Sophie, a filhinha de Jack e Kate. Os três são ciclistas e se conheceram aos 19 anos durante o Programa de Potenciais de Elite e, apesar de terem personalidades tão diferentes, tinham um objetivo em comum: competir nas olimpíadas. Tom é o treinador de Kate e Zoe, que são aquele tipo de amigas que competem em tudo, tudo mesmo. Vocês podem imaginar a reação de Tom quando descobriu que apenas uma de suas corredoras teria a chance de ganhar o ouro.

Além de toda essa confusão, Kate e Jack têm que lidar com Sophie, uma menininha super meiga, corajosa e madura mas que, infelizmente, sofre com aquela maldita doença que muitos autores são fãs, o câncer. Sophie tem leucemia e por isso o casal tem que se virar para continuar treinando sem deixar de cuidar da filha, principalmente porque ela piora a cada dia que passa e, aparentemente, a quimioterapia não está funcionando muito bem. Ah, se teve uma coisa que eu adorei foi Sophie ser fã de Star Wars, foi meio que um refúgio que ela encontrou para lidar com a sua doença.

Não vou negar que achei as primeiras 40 páginas do livro um pouco lentas, mas esse quadro muda totalmente quando conseguimos nos inserir na história. Apesar de falar sobre os ciclistas, como é a rotina deles e tudo mais, não é uma história focada no esporte em si, por isso não fica chato. O livro vai alternando entre o presente e o passado e é só a partir daí que podemos entender o que está acontecendo com os personagens no agora. Chris Cleave não vai nos entregando as informações assim tão facilmente, é claro, a cada página vamos conhecendo um pouco mais sobre cada um dos protagonistas.

E por falar em protagonista, acho que nunca li uma personagem tão detestável quanto a Zoe. Quem leu o livro pode até discordar de mim, mas ô mulherzinha arrogante e prepotente! Além de ser totalmente egoísta. A vida não gira em torno do umbigo da gente né, convenhamos. Tá pra nascer personagem mais frio e calculista que a Zoe, que faz de TUDO para ganhar o ouro, mesmo que isso signifique sacrificar suas amizades, sacrificar sua vida, sacrificar qualquer coisa que ela vê pela frente.

Sério, toda vez que as partes da narração eram sobre a Zoe e que tinha a oportunidade de conhecer os pensamentos dela, eu tinha vontade de entrar no livro e dar uma nela, juro. Okay, eu posso até concordar que nenhum personagem desse livro é totalmente culpado ou totalmente inocente, mas essa mulher não me desce de jeito nenhum. As atitudes dela não são atitudes de gente decente, pronto, falei.

Chris Cleave apresenta um drama totalmente real, daqueles que envolvem a gente de uma forma que não conseguimos explicar. Quando você pensa que não, já chegou o final do livro e ficamos lá, olhando pro nada com aquela cara de quem acabou de apanhar da vida e não sabe o porquê. O mais importante é que as questões abordadas não giram em torno da importância de ganhar, e sim de competir, não desistir nunca das coisas, de lutar por aquilo que acreditamos. Só digo uma coisa: esse livro não entrou para a minha seleta lista de favoritos a toa, viu?

site: https://www.roendolivros.com.br/

Regiane @agentejaleu 16/02/2023

Uma história surpreendente!
A história gira em torno de 3 atletas do ciclismo profissional. Jack Argall sempre foi o mais veloz em todos as competições desde sempre. Bonito, simpático e popular,  onde chegava não passava despercebido.

Zoe tem uma personalidade difícil,  mas em cima da bicicleta competindo ela sempre dava a última molécula de energia para vencer. Desde que perdeu no irmão aos 10 anos ela se desligou do tempo e a única coisa que a regia era vencer.

Na verdade ela fazia de tudo para vencer,  não importa se fosse preciso usar métodos desonestos e puxar o tapete da adversária,  mesmo se essa fosse sua única amiga.

Kate desde pequena tinha um jeito dócil e honesto, se preocupando com o bem estar dos outros. Isso muitas vezes a prejudicou nas pistas porque ela sempre caia nas armadilhas de Zoe.

As duas sempre estavam competindo no limite, a vencendo a outra por milésimos de segundo. Mas com Zoe ficando no topo do pódio. Os 3 convivem há mais de uma década,  desde o primeiro encontro nas eliminatórias do programa de jovens talentos quando tinham 19 anos. Já nesses primeiros dias, Jack e Kate ficaram próximos e Zoe ali já começou a mexer com o psicológico de Kate.

Muitos anos depois, agora com 32 anos, Zoe com 2 ouros olímpicos, Jack também ganhou sua almejada medalha , Kate que colocou a família a frente da competição,  quando Sophie a filha dela e de Jack foi diagnosticada com leucemia e deixou de ir para as Olimpíadas de Pequim, tem a última chance de ganhar o tão sonhado Ouro.

? É uma história de amor ao esporte,  a família,  mostrando com o a rotina de um atleta de alto nível é difícil, das coisas que precisam abdicar para alcançar seu objetivos. Treinos intensos ,alimentação restrita, levar o corpo a exaustão.

?Zoe se tornou uma pessoa amarga, maldosa, muitas vezes imprudente,  colocando em risco sua própria vida e a dos outros, para mim , a trauma que sofreu no passado não justifica as atitudes que ela teve principalmente com a Kate. Pelo menos teve uma única atitude louvável no final.

?Jack teve momentos que eu quis dar umas bifas nele por ser passivo e tonto . E a Kate aceitou tanta coisa que vocês não fazem idéia, mas o mundo merece mais Kates como com suas dores do que Zoes. Mesmo com tudo o que sofreu,  nunca deixou de estender a mão e ajudar a outra quando precisou.

? Sophie é coisinha mais fofa com seu amor por Star Wars, lutando bravamente contra a doença, sendo amada pelos pais. E teve uma revelação surpreendente,  que aumentou muito mais a admiração pela Kate.

AngelaS.DiasNagami 16/08/2022

Ouro
Esportes não é meu tema favorito nos livros, ainda mais quando se retrata um do qual quase não conheço, que no caso do livro é o ciclismo. Fui surpreendida. A forma como o autor fala do esporte, das vidas dos atletas quando não estão competindo, o lado humano e real, de renúncias, famílias, traumas... A história me prendeu e como já disse, me surpreendeu. Alguns livros não precisam necessariamente de um final feliz...

JL Marcal 07/06/2022

Lindíssimo
Uma história lindíssima sobre diversos temas, como maternidade, amizade e esportes. Simplesmente perfeito. Recomendo demais!!

Jhenny_Tomaz 19/05/2022

É uma mistura de sentimentos esse livro, você não sabe de lado de quem você fica, pq não tem lado, de certa forma, é impactante, é triste, é revoltante, mds eu não sei quanta raiva senti em vários trechos do livro hahaha, Recomendo MUITO a leitura

Vivi 15/04/2022

Uma boa história!
Um drama diferente com uma escrita envolvente.
Personagens que em momentos irritam e outros momentos surpreendem.

Carolina.Ramos 05/01/2022

É tudo tão impecável
É aquele tipo que você nem imagina o que vai acontecer, a escrita vai te carregando de maneira fluída para lugares e situações que você sequer sonhou que pudessem ocorrer.
Os personagens são ótimos (achei a Kate chatérrima) sobretudo a Zoe que é a famosa mulherão matadera de homem, a mulher sabe viver.

Mas a melhor parte é mostrar como funciona a vida de atletas de alto rendimento, como eles tem que, literalmente, viver para aquilo, passar os dias se dedicando a algo que em algum momento vai acabar com eles de alguma forma. Seja acabar com o corpo, com a mente ou com os relacionamentos, algum preço aquela dedicação vai cobrar.

Ao mesmo tempo que, para eles, não existe nada como os minutos sob os holofotes, como se todas as perdas valessem a pena só por aqueles minutos de brilho.

É tocante.

Larissa3637 15/09/2021

Vitórias e perdas
Esse livro foi um daqueles que só consegui engatar na leitura depois da metade do livro, mas depois disso não conseguia parar de ler.

Depois que certo ponto da história é revelado a compreensão das características dos personagens, e de suas relações entre si, fica muito mais clara.

Também amei demais como Sophie era uma grande fã de Star Wars, trazendo muitos elementos dos filmes para sua construção no livro. Foi muito fofo de ler e acompanhar!

Por ser uma história que também envolve esportes - em especial, o ciclismo - foi uma leitura bem diferente das que estou acostumada, e isso foi muito bom! Foi muito, muito legal imaginar as cenas de competição, as bicicletas e os grandes centros de ciclismo.

Sem contar que o jeito da escrita do autor me deixou extremamente ansiosa e eufórica no final do livro, onde tudo estava caminhando para uma conclusão e a leitura mesclava entre duas cenas muito importantes, e que aconteciam ao mesmo tempo.

Enfim, foi um livro que me surpreendeu demais!! Pois comecei ele, acabei abandonando por um tempo e depois, quando retomei, não conseguia desgrudar do livro.

manu 01/02/2021

Ouro
Não flui logo de primeira. o livro tem trechos um pouco tediosos e cheio de detalhes meio desnecessários.
Quando foca na história pessoal das personagens, prende a atenção, mas tirando isso, achei cansativo.

Maria 15/01/2021

A história do começo ao fim é muito boa
O livro fala sobre duas melhores amigas, mas que ao mesmo tempo são rivais. Elas são ciclistas que lutam pelo ouro das competições e pela vitória. Uma delas que não aceita perder (Zoe), e outra que coloca as corridas em segundo lugar (Kate).
A história mostra os desafios que elas passam, o que têm que deixar pra trás pelas corridas e como um milésimo de segundo pode fazer uma grande diferença na sua vida.