Mentes Sombrias

Mentes Sombrias Alexandra Bracken

Resenhas - Mentes Sombrias

Gabi 12/06/2020

Ansiosa para os próximos livros :)
Neste livro, uma doença "misteriosa" assola o planeta, em especial os Estados Unidos. A Niaa, como a enfermidade é denominada, afeta a população jovem e leva a maior parte deste grupo à morte. Dessa forma, a Ruby, a protagonista do livro, e outras crianças/adolescentes sobreviventes adquirem poderes inexplicáveis e sendo taxados como ameaça de perigo às suas famílias e ao país acabam sendo isoladas do resto do mundo. É nesse cenário, que elas deverão aprender a lidar com suas habilidades, fantasmas do passado e lutar pela liberdade e sobrevivência.
O livro é um pouco confuso no início pela rapidez das coisas, o que dificulta a imaginação das cenas. Porém, quando o leitor se acostuma à escrita da autora, os acontecimentos se tornam cada vez mais frenéticos e não dá vontade de parar de ler.
A história é divertida, mas ainda esperava um pouco mais, talvez aspectos mais inovadores. Contudo, acredito que para um primeiro livro, ele consegue exercer bem o seu papel. Além de introduzir bem a história, deixa a curiosidade de saber o que os próximos volumes aguardam, principalmente pelo final que torna a continuação bastante imprevisível.
Portanto, é um livro que recomendo bastante para as diversas idades, com destaque para o público mais jovem que acredito que vai se divertir muito com a história.

Isabel 28/05/2020

Não sei o que dizer desse final, é revoltante mas ao mesmo tempo o final mais bem feito de um livro, e como eu sabia que Ruby é tudo que uma protagonista mulher pode ser, que orgulho dela, e ao mesmo tempo sinto raiva de alguns personagens e um carinho enorme por outros, principalmente pelo Bolota, amei ele.

Lívia 22/06/2021

Pode entrar o aclamado!
Já sabia que esse livro iria virar favorito antes mesmo de lê-lo. Por um instante tive medo de acabar me decepcionando, já que estava colocando MUITAS expectativas na leitura, mas sinceramente? Superou todas.
Esse livro tem tudo que mais gosto:
- é distopia
- os personagens principais são adolescentes
- jovens com PODERES
- grupo principal improvável
- migalhinhas de romance
- caçadores de recompensa
- tudo se acabando (é o acopalypse)
- diálogos engraçados
- amizades fofas
- final pra sentar e chorar feito condenado
Pronto, receitinha pra me fazer feliz!

Quando soube que a Amandla Stenberg protagonizava o filme, não consegui me segurar e assistia um pouquinho cada vez que passava na tv. Acabou que eu praticamente assisti o filme inteiro todo fragmentado, então sabia de todos os plots do livro, mas isso não diminuiu minha experiência literária. Foi uma delícia ler esse livro!!

A escrita é fluida e envolvente, você mal percebe as páginas passando. Os personagens são cativantes e fáceis de gostar, quando menos se espera você tá tomando as dores de todos.
Um livro excelente com uma história excelente!!
Leiam, leiam, leiam.

Ps.: Intrínseca, traduz Never Fade logo :(
Ps.2: A adaptação também é excelente e a Amandla como sempre entrega tudo! Assistam ao filme tambeeeem

Lu 25/08/2013

Perfeição na Estréia
O que dizer sobre um livro que se tornou um dos melhores do ano? De um livro que conseguiu me cativar ao extremo, apenas para ter um final de quebrar o coração e não ter uma previsão tão próxima de continuação? Sempre é difícil escrever sobre esses livros que gosto muito, não apenas porque eles nos deixam sem palavras, mas porque é impossível explicar de maneira coerente o que eles nos passaram, sempre vou sentir que faltou um algo a mais para falar.

Mentes sombrias foi um livro que comecei a ler e não parei mais, apenas para terminar com um “WOW, PRECISO DA CONTINUAÇÃO AGORA!”. Alexandra Bracken conseguiu fazer o que poucas pessoas conseguem, criar uma história fascinante, original e com personagens maravilhosos, posso dizer até que esse último foi a melhor parte do livro.

No início somos apresentados a uma sociedade onde as crianças de 8 a 14 anos começam a morrer e as poucas que sobrevivem tem poderes que os adultos consideram perigosos e são levadas para acampamentos onde elas são isoladas de todo o mundo, classificadas por cores de acordo com os seus poderes, maltratas pelos FEPs e de forma alguma encorajadas a utilizar o seus poderes, com o risco de serem castigadas com o “Controle de Calma”, que é um som a uma frequência que apenas as crianças podem ouvir. E é aí que somos apresentados a Ruby, uma verde, que está prestes a conseguir sair de Thurmond, um dos piores acampamentos, e nos mostrar essa história incrível que é Mentes Sombrias.

Como eu já disse os personagens são incríveis, Ruby é uma protagonista tão forte, mas ela ainda não consegue mostrar essa sua força em todos os momentos, principalmente no começo do livro. Mas essa força fica perceptível quando alguém ameaça quem ela ama, são nesses momentos que podemos ver que ela não tem medo de lutar e que ela é uma personagem por quem vale torcer, que cresce no decorrer do livro conquistando cada coração.

Também temos o grupo que ela encontra para a sua jornada em busca desse lugar seguro para as crianças, que é maravilhoso. Primeiro vamos falar do Liam, um azul, que é bondoso, lindo, inteligente e o meu mais novo amor, ele é o personagem mais incrível dessa história e não tem como não amá-lo da mesma forma como não é possível essa história existir sem ele, pois ele é o que dá cor a esse livro. Temos a Zu, que é uma garotinha de nove anos, amarela, que é bem peculiar e um dos brilhos do livro, encantando o leitor sendo diferente e surpreendendo-nos nos momentos em que achamos em que tudo está perdido. E o Bolota, que também é um azul, e que na maioria do tempo é um chato, mas tudo o que ele faz é apenas para proteger aqueles que ele começou a ver como uma família. Esse grupo de personagens é apaixonante, tudo o que você faz é torcer por eles e querer que tudo de certo, mas aparentemente não é o que a autora tem em mente, pois ela consegue os fazer sofrer e não apenas eles, nós leitores também.

Tem outro personagem, que é o Clancy, e não direi qual o seu papel no livro, você terá que descobrir por si mesmo lendo o livro. Mas estou citando, porque apesar de termos personagens incríveis como todos que já citei existe um em que os meus sentimentos em boa parte do livro foram conflitantes e esse personagem em questão mostra toda a genialidade da parte distópica do livro. Se analisarmos superficialmente podemos facilmente ver que é uma distopia como todas as outras, mas tem um algo a mais, uma surpresa para o leitor que mostra exatamente o que seria se uma distopia de fato existisse.

Eu preciso que vocês leiam esse livro, pois eu sinto que eu preciso analisar com outras pessoas cada pedacinho desse livro, pois ele é incrível e é só isso que eu tenho para dizer: vocês tem que o ler!

(...)Eles nunca temeram pelas crianças que poderiam morrer ou pelos espaços vazios que elas deixaram.
Eles tinham medo de nós – aqueles que viviam.
p. 16

site: http://www.lendoaoluar.com/2013/08/resenha-mentes-sombrias.html
Lys 28/08/2013minha estante
Gostei da sua resenha! Eu estou encarando esse livro tem um tempinho e depois de ler a sua resenha fiquei com bastante vontade de ler ele logo. Entretanto, tenho uns outros na fila, mas vou ler assim que puder!

Alex Marc 17/11/2013minha estante
Ah! Esse livro! Amo, amo, amo!!

Juju 07/03/2014minha estante
Cara to me roendo , quero o próximo este livro é perfeito :(

Ana Corvere 07/04/2014minha estante
Alguém sabe dizer se a editora já publicou a continuação ou se ela ira ou se desistiu de publica-lo no Brasil ?
To super ansiosa e não acho nada a respeito D:

Gabriel 11/05/2014minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA quero a continuação o mais rápido possível! Porém, não gostei da Ruby ter se apagado da mente de Liam... Isso me entristeceu :(

Halloween 27/05/2014minha estante
Eu li, e sinceramente não achei grande coisa, foi uma leitura agradavel mas apenas isso, que bom que teve bastante gente que gostou!

polonorte 27/06/2014minha estante
eu gostei do jeito que você falou sobre o livro e tudo de bom que ele tem a oferecer sinceramente o final do livro me deixou triste eu não gostaria que ela apagasse a memoria do Liam mais eu achei super perfeito e estou doida para ler a continuação (sem querer ser chata, mais a Zu tem 11 anos)

eduarda 20/03/2021

mentes sombrias
esse livro foi diferente de tudo que eu já li, fui ler ele só pq é parecido com stranger things (eu sou apaixonada nessa série). mas eu não esperava gostar tanto dele, a história é bem triste, mas os personagens são incríveis eu me apeguei demais a eles, eu amei a escrita, fluiu demais. o fim me quebrou demais, mas recomendo muito

Karen | @encontradanoslivros 30/08/2020

Preciso da continuação
Em Mentes Sombrias somos guiados pelas vivência da principal, Ruby, em um contexto onde uma doença começa a atingir crianças, as matando em massa e, as que sobrevivem, ganham poderes psíquicos que ninguém consegue explicar. Em uma tentativa de isolar e controlar essas crianças, o governo cria acampamentos e toda uma força militar, que cuida para que as "ameaças" sejam levadas – por bem, ou não -, enquanto a economia do país colapsa fazendo com que ninguém realmente tenha como questionar o estado das crianças simplesmente levadas.

Ruby passou 6 anos em um desses acampamentos, até descobrirem que na verdade ela era uma criança laranja, não verde como havia sido avaliada (Uma vez que todo sistema do acampamento constitui separar as crianças a partir de seus poderes, 5 possibilidades ao todo: amarelo, verde, azul, laranja e vermelho). Da noite para o dia, todo o contexto de Ruby muda, se vendo em uma fuga quase que forçada, sendo guiada por pessoas boas... Ou pelo menos é o que elas dizem.

Mentes Sombrias é simplesmente incrível, uma leitura gostosa e que te dá VÁRIOS socos na barriga durante os capítulos. Ruby é uma personagem esplendida, descobrindo sua força, suas habilidades, aprendendo cada vez mais a ouvir a si mesma, uma verdadeira garota forte. E também temos os queridinhos de todos: o Liam, personagem forte, encorajador e acolhedor; Bolota, que é meio difícil de gostar de primeira, porém quanto mais se abre se percebe que ele é inteligente, preocupado e muito amoroso; e a princesa do meu coração, Zu, a personagem mais nova e ao mesmo tempo uma das mais fortes.

Talvez eu seja suspeita de ter gostado tanto: eu amo um livro com contexto mais apocalíptico onde jovens que dominam tudo, mas... Esse livro tem algo de verdadeiramente especial, te faz levantar dúvidas, criar um laço de apego com cada personagem, te faz desconfiar de cada um, é simplesmente ótimo, com todas as letras.

juliaememo 24/12/2022

Mentes Sombrias - uma distopia cheia de poderes
Mentes Sombrias é um livro cheio de ação, poderes e conflitos.

Comecei sem saber muito sobre o que se tratava, mas essa história me prendeu de um jeito inexplicável.

Esse primeiro livro vai nos apresentar uma realidade muito cruel e nos mostrar jovens tentando sobreviver a ela. Mas mesmo com alguns assuntos um pouco mais pesados, a leitura é muito fluida.

Essa distopia meio apocalíptica é perfeita para quem busca uma história cheia de aventuras, com amizade e vários plot twists.

Classificação indicativa: +12
Isis160 03/02/2024minha estante
Qual o nome da continuação desse livro ? E onde você comprou ele ? pq eu não consigo achar em nem um lugar pra comprar

marina 12/04/2021

é bom mas não recomendo e provavelmente não lerei os proxs
eu até q gostei do livro e tals, mas o final ficou muito aberto tipo muito mesmo, e eu no final estava igual no início e fiquei cheia de perguntas como: oq q aconteceu com a Zu???????? o Liam??????? e o Bolota?????? e foi aí q eu pensei, não pode ser só isso, precisa ter continuação... e adivinha, tem continuação, e eu provavelmente não vou ler pq não gostei doq a autora fez no final. Ela desenvolveu os personagens muito bem só que isso não vale nada se ela decidir fazer um final muito rápido com uma conclusão de 1 parágrafo. Se vc gostar desse tipo de final leia talvez seja uma leitura boa pra vc, mas saiba q a continuação só tem em inglês e é bem provável q nunca lance aq no Brasil.

Eu estou editando essa resenha pq minha opinião mudou muito sobre esse livro e não é justo eu escrever uma coisa e pensar outra sobre algo
Biagventura 12/04/2021minha estante
já assistiu o filme??? é mto bom

marina 12/04/2021minha estante
ainda não mas vou assistir

Aura 12/11/2020

Mentes sombrias
Eu sei que vai ter gente achando esse livro muito "mais do mesmo", e realmente a proposta do livro não é tãaao criativa assim, porém foi muito bem escrito (pra mim). Não sei se foi porque eu raramente leio distopias, mas esse livro me agradou muito.

Ruby, Liam, Bolota e principalmente a Zu me deixaram tão aconchegada no livro que viraram meus amigos e em uma hora eu já estava torcendo muito pra autora não ferir eles

Não achei o "plot twist" muito bom, eu já meio que sabia quem era o cara mau da história no segundo que ele apareceu...

Maaas eu fiquei extremamente ansiosa para ler os outros livros, fiquei sabendo que só tem em inglês por enquanto, só me resta esperar mesmo :(
Luisa 12/11/2020minha estante
Tem romance tbm??

Aura 12/11/2020minha estante
Tem sim, um muito fofo

Girlene12 16/12/2022

Perfeição pura
Eu nunca amei tanto um livro na minha vida, tudo nele é perfeito, é divertido e sério, tem história comovente e não deixa pontas soltas, mesmo dando muita vontade de ler a continuação, simplesmente tudo de bommmm

Gabi 01/11/2020minha estante
menina do céu, só conheci o livro depois do filme e mesmo assim quero muuuuito ler

Lyz 02/11/2020minha estante
Você não vai se arrepender ! E eu que nem sabia que tinha filme hahahahhahahha

Gabi 02/11/2020minha estante
menina corre p ver o filme tb!!!! pena que a sequência do livro só tem em outros idiomas :(

Lyz 16/11/2020minha estante
Vou assistir !!! SIIIM, quando eu acabei a leitura eu fui correndo para comprar a sequência, acabei me deparando que não tinha em português... Eu NADA conformada com isso, mandei um e-mail pra autora haushausbasuhaauhaaua

4nakiz 05/09/2021

Mentes sombrias é um livro que narra a história da pequena Ruby e a sua jornada de sobrevivência ao lado de seus amigos.

Esse livro é incrível. É uma distopia viciante e te prende em cenas tensas.

O final me deixou em lágrimas e estou louca para ler as continuações!
Carol 05/09/2021minha estante
Esse livro é muito bom mesmo! Pena que a editora não lança as continuações ??

Mara.Mares 10/03/2021

Mentes sombrias
Adoro a ideia de personagens com super poderes. A ideia da autora de colocar crianças/adolescentes com poderes extraordinários, fugindo de um sistema foi muito boa. Mas ficou só na ideia mesmo.
A autora resolveu não desenvolver a ideia, só jogou mesmo no ar e deixou escapar a oportunidade de fazer sucesso, preferindo se ater a um romance que, nesse caso, não ficou bom. Até aceitaria o romance como pano de fundo nesse livro, mas ela focou mais no romance. Para mim não rolou.

Deza Farias 13/06/2023

@???????????????????
?????????????????
?????? ???????? | Alexandra Blacken | p. 384 | 4.0/5 ?
???????????????????
????????: morte de criança, violência, pressão psicológica, abuso sexual. (+16)

"?????? ???????? ?????? ? ?? ???????? ??? ????? ?? ?????? ????????????"

Um Estados Unidos distópico onde crianças e adolescentes começam a ter poderes inexplicáveis, depois de uma doença misteriosa,
e o governo que se sente ameaçado manda construir campos para reabilitar esses adolescentes.
É neste cenário que conhecemos Ruby, uma garotinha de dez anos que está sendo mandada para o acampamento do governo para uma reabilitação.
O governo designou esses campos fazendo os pais acreditar que seus adoráveis filhos poderiam ser reabilitados e voltariam ao normal. Mas infelizmente quando a Ruby chega a Thurmond um dos campos da Virginia não é bem assim.

As crianças são separadas por cores; verdes, azuis, amarelas, laranjas e vermelhas. Cada cor representa tipos de poderes e o perigo. Algumas das crianças são somente super inteligentes, outras conseguem controlar a eletricidade e o fogo, outras têm super força, algumas conseguem controlar mentes.

Ruby já aceitou o seu destino depois de tantos anos trancada na instituição. Até que ela recebe um bilhete de quê se passar mais um dia ali será morta. Eles descobriram o verdadeiro poder dela. Numa fuga implacável ela conhece outros adolescentes que estão a procura do "fugitivo" muitos acreditam que ele é uma lenda. Mas Liam e seu grupo acredita que ele possa ser o passaporte para casa. E Ruby mesmo temendo fazer novas amizades, sabendo o poder destrutivo que tem, se juntar a eles nessa odisséia. Será que com tantas pessoas querendo recuperar esses adolescentes eles chegaram aos seus destinos? A aventura é de tirar o fôlego.

Eu gostei muito do livro, a escrita é muito fluida. Os personagens são bem desenvolvidos. Adorei a Ruby, uma adolescente forte e destermida. Gostei da forma como romance foi trabalhado. O livro é bem ambientado.
O final fica em aberto por ser uma quadrilogia, isso que me chateou o fato de não ter a sequência traduzida aqui no Brasil.