A filha do capitão

Resenhas - A Filha do Capitão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

youcancallmejunior 19/09/2023

A filha do Capitão
Meu primeiro livro de Púchkin e meu primeiro romance russo, graças ao Desafio Bookster!

Que leitura gostosa! Salvo a minha dificuldade com os nomes (mais alguém?), a narrativa é fluida, de escrita acessível e bem amarrada. Nas páginas que se seguem, é evidente o desenvolvimento do protagonista Piotr, que passa de um jovem desajuizado a uma pessoa de atitudes e pensamentos mais maduros, tendo que lidar com grandes dilemas.

Achei a conclusão um tanto corrida, brusca, mas isso não diminui em nada o meu encanto com a obra!

amandaleu 17/09/2023

Resenha de A Filha do Capitão
Piotr Andrêitch é enviado pelo pai para o exército na esperança de se tornar um homem de honra. Após sua chegada nas Forças Armadas, é alocado num local tranquilo de se trabalhar, mas se envolve em bebedeiras e chega a contrair uma dívida de jogo. Sendo realocado para outra base onde as atividades são mais árduas a pedido de seu pai, é acolhido por um capitão conhecido de sua família após os incidentes acima. Vivendo com a família desse comandante, se apaixona por sua filha Macha e tem de lidar com consequências diversas por conta desses sentimentos, além de cuidar das revoltas dos cossacos que vêm assolando a população.

A história segue no meio das revoltas dos camponeses, ficando conhecida como Rebelião de Pugatchov.
Usando um fato que realmente faz parte da história russa, Pushkin se interessa tanto pela jornada de Pugatchov (ou Pugatchev) que decide colocá-lo em seu romance. Ora é visto como vilão, ora visto como salvador dos marginalizados pela nobreza.

Minha nota se deu por dois motivos. O primeiro foi por algumas passagens serem mais enfadonhas. Mesmo gostando da escrita de Pushkin, algumas passagens se estenderam demais. O segundo, pela edição da editora Principis que não gostei muito.

No mais, super curti os personagens, fazendo duas menções especiais à Vassilissa Mironóva que me tirou boas gargalhadas, e ao Savélitch que tem uma paciência de Jó com o personagem principal.
Com muito bom humor e acidez, Pushkin aponta as inconsistências de viver uma vida idolatrando um extremo e o outro.

Bookster Pedro Pacifico 25/08/2023

A filha do capitão, de Aleksandr Púchkin
Apesar de não tão conhecido no Brasil, como Dostoiévski e Tolstói, Púchkin é considerado o “fundador da literatura russa moderna”. Famoso pela sua poesia, o autor russo também escreveu romances, como é o caso de “A filha do capitão”, em que constrói sua narrativa no contexto de uma revolta camponesa ocorrida durante o Império Russo, em 1773.

Acompanhamos um jovem oficial que é transferido para um lugar isolado, em uma fortaleza no interior do país. Desesperançoso com o seu futuro naquele local, Piotr Ginióv estabelece amizades e cria um forte laço com uma jovem – a filha do capitão, que dá nome ao livro. Em paralelo, as notícias do avanço de rebeldes, liderados por alguém que se faz passar pelo Czar Pedro III, ameaça a calmaria da fortaleza.

Gostei mais da primeira parte da obra, em que o autor desenvolve os acontecimentos com uma melhor descrição daquele ambiente dos confins da Rússia. Com o decorrer dos últimos capítulos, a sensação que fiquei é que a história estava sendo finalizada com uma certa pressa.

O enredo e a escrita são simples (o mais difícil são os nomes dos personagens, rsrs). Isso pode ser explicado pelo fato de o gênero romance histórico ser algo incipiente para a época em que foi escrito. Ou seja, ao escrevê-lo, Púchkin já mostrava um lado experimental de seu trabalho. Inclusive, vale dizer que o autor fez uma profunda pesquisa histórica sobre os acontecimentos para conseguir construir sua obra.

Nota 8/10

PS: Tem conteúdo complementar muito legal no meu canal do YouTube com dois super especialistas em Púchkin e literatura russa.

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CvqRXO3xzdg/

Denise.Mineiro 24/08/2023

A paixão, quase impossível, entre um oficial e uma jovem francesa tendo como cenário as trincheiras de uma das batalhas mais sangrentas da 1ª Guerra Mundial? Rebelião de Pugatchov? além de uma história de amor nos tempos de guerra, o livro também nos mostra uma comovente narrativa de amizades, vida e morte no front. Gostei do livro mais ou menos, tiveram algumas passagens que me prenderam muito, mas outras que achei um pouco cansativa, muitos nomes russos complicados que atrapalharam um pouco o reconhecimento dos personagens durante a trama e o final foi muito ?apressado?, acho que merecia mais detalhes?

Nota 3,0

Guilherme 20/07/2023

Um pedaço da história Russa
Muito interessante acompanhar durante o livro um pedaço da história Russa e de seus principais personagens. Apesar de ser um livro de muitos anos atrás, achei a leitura bem fluida e emocionante!

Camila 18/07/2023

A Filha do Capitão
Lido pelo desafio @bookster 2023. Não tinha muito (quase zero) conhecimento sobre a literatura russa, então A Filha do Capitão de Aleksandr Púchkin veio para desmistificar um pouco a (falsa) impressão que tinha. O livro é relativamente curto e o romance histórico retrata um período da revolução camponesa do final do século XVIII que também me era desconhecido. Apesar de publicado em 1836 a leitura é ágil, vibrante. Difícil parar pois você quer saber o desfecho dos personagens principais. Por outro lado, a escrita do autor chega a ser bruta (não ofensiva) em alguns trechos, o que me faz crer ser parte da cultura da época. Positivamente surpreendida. Vale a leitura!

Fabi 16/07/2023

Praticamente um romance histórico, com boa dose de sarcasmo, romance, fofoca.
Fazia tempo que eu não lia russos ?raiz? e foi uma boa forma de retomar.

lucianem 13/07/2023

A Filha do Capitão
Esta obra é um romance histórico escrito por Aleksandr Púchkin, aclamado poeta russo do século XIX.
Conta a história de Piotr Grinióv, um jovem oficial que vai prestar serviço em uma remota fortaleza no interior da Rússia, e se apaixona pela filha do comandante.
A partir daí, seu destino se encontra com o do rebelde Pugatchóv, que diz ser o imperador Pedro III.
Gostei bastante do livro, leitura fácil e uma ótima história.

Lido para o Desafio Bookster 2023.

Bia 06/07/2023

Adorei
Foi uma grata surpresa o quanto me envolvi com a escrita de Puchkin. A maneira como ele relata eventos históricos envolvendo o leitor e fazendo com que nos interessemos por um episódio da história que não conhecia.

Liliana 02/07/2023

Gostei
Um bom livro pra começar na literatura russa. Livro curtinho e não muito cansativo, capítulos são rápidos. Gostei, mas não espere muitos acontecimentos e reviravoltas.

Delma 29/06/2023

Esperava mais...
A história se passa durante a revolta camponesa de 1773, liderada por Pugatchóv, que reivindicava o trono russo passando-se pelo falecido tsar Pedro III, marido de Catarina II.

Não foi uma leitura cativante. Esperava bem mais. Achei o romance pouco convincente.

Mariana113 23/06/2023

Uma leitura bem cansativa com uma linguagem... difícil. Eu já esperava que a linguagem do livro fosse difícil já que é um clássico Russo, mas isso combinado com o fato de a história ser chata nos 2 ou 3 primeiros capítulos fez com que eu achasse que o livro ia ser horrível, mas a história foi ficando mais interessante, só que isso aconteceu lá pela metade, se não depois, e continuou sendo cansativo ler. Mas o final foi impressionante, realmente gostei desse final, e foi isso que me fez dar 3,5 estrelas, porque eu realmente não esperava que o final fosse ser bom.

Robtavares 21/06/2023

Não gostei
Enfadonho, cansativo, linguagem rebuscada, bem chatinho... apesar de envolver guerras, batalhas e romance (temas q gosto) achei o livro muito ruim. Leitura não flui apesar de ser pequeno.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6