A filha do capitão

A filha do capitão Alexander Púchkin

Resenhas - A Filha do Capitão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel Marina 03/05/2023

Meu primeiro contato com o autor clássico da literatura russa. Gostei muito da experiência! Me surpreendi bastante ao encontrar nesse romance histórico muito humor e reviravoltas. Vale a leitura.

Thalita234 09/04/2023

Impossível calcular o tanto que perdemos por ler obras traduzidas, e eu só conseguia pensar nisso enquanto lia o ótimo A filha do Capitão, como se aprende russo em 2 semanas?

Jardim de histórias 07/04/2023

Tradução perfeita
Uma obra vigorosa do pai da literatura russa moderna, e para muitos um dos mentores intelectuais do movimento Eslavófilo. Em um contexto histórico, no regime feudal de Catarina, a Grande, a história se passa durante a revolta de 1773, conhecido como a revolta dos selvagens de Láik, também conhecido como a revolta dos camponeses ou o levante dos Cossacos dos Uras. É isso mesmo, estamos lendo um romance histórico de Alexandr Púchkin, E esse romance, introduz de forma espetacular a história do líder revolucionário Emelian Pugartchov (1742 - 1775), o mesmo que alegava ser o amante Catarina II, ou seja, ele se intitulava ser Pedro III o Czar. Claro que, historicamente, se tratava de uma, fake news feudal. Agora, sendo uma, fake news, por que, ao saber da existência de Pugartchov, a Senhora Czarina, suprimiu quase tudo que se referia a Pugartchov da história russa? Porque, na verdade, não se tratava de um simples levante e sim, de um ensaio do que seria a primeira revolução dos camponeses, dos servos contra os senhores. Os insurgentes, acabam ganhando fôlego ao triplicar seu efetivo.
Em conversas epistoladas com o filósofo Voltaire, Catarina, foi aconselhada a não divulgar a ideologia de Pugartchov, para não mais estimular novos seguidores. Esse intrigante capítulo da história, está na biografia Catarina a Grande de Robert K. Massie.
Uma novela romântica, repleta de drama, traição, vocação e renúncia. Uma leitura agradável, fluída e ainda assim, com aquele DNA da visceralidade russa. Púchkin era tão fascinado pela história russa, que foi realizando uma pesquisa, que diga de passagem, primorosa sobre Emelian Pugartchov que o inspirou a escrever essa incrível novela "A filha do capitão" um excelente livro. livro, que certamente deve ser lido, relido e se eternizar em nosso imaginário literário.

É claro que se tratando de um romance histórico, conhecer os personagens históricos citados (Catarina II, Pugartchov, Pedro III, alguns insurgentes e palacianos), faz uma grande diferença, porque agrega de forma ilustrativa camadas a história a tornando ainda melhor. Porém, o desconhecimento dos personagens, não danifica o conteúdo, ainda assim, a história é sensacional. Leitura prazerosa e obrigatória.
Robson68 04/06/2023minha estante
Adorei a explicação! Obrigado!

Jardim de histórias 05/06/2023minha estante
Gratidão Robson!

Gabryella27 05/06/2023minha estante
Obrigada pela dica relacionada aos personagens históricos, irei pesquisar antes de ler!
E excelente resenha.

Jardim de histórias 05/06/2023minha estante
Eu é quem agradeço. O contexto histórico, dá uma profundidade robusta para o livro.

voandocomlivros 23/02/2023

Finalmente, Púchkin! O equilíbrio perfeito entre o anedótico e o histórico, a liberdade russa, a libertinagem social dos russos, a revolta de Emelian Pugatchóv e o absolutismo monárquico em contraste com um idílio romântico. São todos aspectos encontrados em "A filha do Capitão."

Uma história de amor envolvendo fatos históricos da Rússia. Não é preciso dizer nada sobre o autor que já é elogiado por muitos por sua obra fenomenal, especialmente por seus descendentes literários como Dostoiévski e Tolstói, que foram imensamente influenciados por ele.

Neste romance, o protagonista é um jovem simples, mas direto, enviado por seu pai para um treinamento militar no qual se apaixona pela filha de seu capitão. A maior parte da história gira em torno dos eventos para conquistar seu amor. Se ele será bem sucedido ou não é uma das emoções da segunda metade deste romance.

Geralmente, a pessoa do lado oposto é o inimigo, mas o livro desafia essa teoria do inimigo. Emelian Pugatchóv, líder da rebelião cossaca, é um dos grandes vilões, não só no romance, ele realmente existiu, e o que mais impressiona é saber que as tramas que se ligam e causam furor no leitor, foram baseadas em eventos reais.

Púchkin foi um gênio, ele pegou uma história verídica e a trabalhou de forma magnífica, com uma dose adequada de humor e acuidade, em um cenário russo simples que dá toda a magia para a escrita, porque a estepe russa não é feita de pedras e ervas, mas sim de melancolia...

"A Filha do Capitão" foi totalmente envolvente do começo ao fim. Púchkin, você não decepcionou! Estou ansiosa pelo nosso próximo encontro!

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-filha-do-capit%C3%A3o-resenha

carmen.fogaca 06/02/2023

Mais um russo para a conta
Um livro curtinho e que fala de umas das muitas lutas na Rússia e os seus hussardos, cossanos e rebeldes que querem o poder da soberana Catarina II. O Pietr é um rapaz sonhador e que não mede ações para ficar com a filha do capitão. Gostei bastante.

Caroline 05/02/2023

Surpreendente!
A genialidade das coisas simples sempre me espanta! Pushkin não decepciona neste pequeno livro que pode ser lido em 1 dia! Numa reviravolta atrás da outra vemos um retrato da Rússia da época de Catarina, a Grande e o crescimento fantástico do personagem. Adorei o final! Me surpreendeu da melhor forma! A tão falada filha do capitão também não deixa a desejar!

Claudio.Berlin 26/01/2023

Interessante retrato da época
Gosto muito de ler os autores russos .
O livro não tem maiores pretensões .
Puchkin morreu aos 38 anos , em
1837 .
É portanto anterior à maioria dos autores russos mais conhecidos .
Na época em que o livro foi escrito, ainda havia o regime de servidão no Império Russo. Uma época em que os camponeses ( mujiques ) eram em sua maioria servos .
Ou seja , eram atrelados às terras .
Ao comprar uma propriedade rural fazia com que o novo comprador ficasse com os servos ( fulano tem tantas "almas" ).
Era um tipo diferente de escravidão.
A servidão foi abolida pelo Czar liberal Alexandre II em 1861
O soberano sofreu vários atentados por conta de suas reformas inovadoras .
Foi assassinado por um atentado a bomba 20 anos depois em 1881.
Enfim a trama se passa na época dos servos , e é diferente observar por esse prisma .
A estória não traz nenhuma " mensagem oculta " .
É um relato de um jovem oficial , apaixonado pela filha do capitão, que participa de uma revolta na época .
Distrai e é mais uma fonte de conhecimento da vida russa no final do século XVIII
GiSB 28/01/2023minha estante
Gostei da resenha. Instrutiva. Deu uma boa ideia geral do livro. Grato.

Phen0 25/01/2023

Eu não sei. Acho que teria mais graça se eu soubesse a história da Rússia, pois o livro tem muitas referências históricas. Como não é o caso, eu creio que perdi a graça da leitura..

Vinicius Fernandes 09/01/2023

A Filha do Capitão
A história é narrada no ano de 1773 durante a revolução camponesa liderada por Emelian Pugatchóv. O protagonista, Piotr Grinióv narra os fatos em primeira pessoa.

Piotr é alistado no serviço militar por seu pai, e ele é enviado para uma fortaleza remota para cumprir o serviço. No começo o jovem rapaz não gosta de sua nova vida, mas depois de um tempo ele se acostuma e até gosta de viver na fortaleza. Nesse meio tempo Piotr se apaixona por Maria, filha do comandante da fortaleza e na sequência tem início a revolução de Pugatchóv.

O livro embora seja relativamente curto, narra a vida Piotr em meio a revolução e sua paixão por Maria. A narrativa de Aleksandr é direta e fluída, um excelente romance da literatura russa.

Aline ig @escape.abacharel 11/12/2022

Gostei
Nascido na Rússia, Alexander Sergueievitch, Pushkin é considerado o maior poeta russo e um dos fundadores da literatura russa moderna. Foi pioneiro no uso da linguagem coloquial, criando um estilo narrativo que mistura romance, drama e sátira. A sua obra: A filha do capitão oferece um fiel retrato da vida do povo russo no século XVIII, bem como da revolta popular que quase abalou o trono imperial de Catarina, a Grande. O cenário é a Rússia Czarista onde se passa a história de Andrei Pietrovich Griniov, um jovem nobre da cidade de Simbirsk que é enviado pelo pai, antigo militar, a um quartel para que aprendesse sobre disciplina e responsabilidade, antes de assumir sua própria vida.

Trata-se de uma obra na qual a genialidade do escritor transforma fatos históricos em vívida ficção e que, com ótimas histórias e reviravoltas inimagináveis, agrada intensamente o leitor.

A obra do escritor russo Aleksandr Púchkin evoluiu das tendências românticas iniciais para um realismo de excepcional vigor e sensibilidade. Sua influência foi enorme sobre os escritores russos do século XIX, entre eles Gógol, Tolstoi e Dostoiévski. Foi ele o fundador da moderna literatura de seu país. Púchkin usava em seu trabalho literário expressões e lendas populares, e enriquecia seus versos e prosa com toda a riqueza do idioma russo, o que até então era inconcebível. O romance A Filha do Capitão, talvez a sua obra-prima, foi inspirado numa revolta popular de seu país.

Gostei muito de conhecer esse escritor! O romance é bonito ao estilo dos clássicos.

É um livro curto e ideal para quem quer começar a ler clássicos da literatura russa.

Esse ano quase não li Clássicos, apesar de que quero tentar ler o clássico Agnes Grey, da Anne Brontë, ainda esse ano. Nos anos anteriores eu li bem mais Clássicos. Quem sabe em 2023 não irei ler mais obras clássicas, principalmente da literatura russa?

site: https://www.instagram.com/p/Cl_lz7KLTfI/

Cris 10/12/2022

10.12.2022
Conta a história de um rapaz que é enviado ao serviço militar pelo seu pai. O lugar fica em uma região onde não tem diversões e o comandante, amigo de seu pai, é incumbido de mantê-lo em rédea curta ( expressão usada na narrativa). Até que acontece uma revolta contra o reinado de Catarina II e o líder é uma pessoa que ele conheceu na estrada, que o deixa vivo e em liberdade após reconhecê-lo. Gostei muito, pois relata um pouco dos costumes da Rússia naquela época, além da historia nos prender do inicio ao fim. O livro foi publicado em 1836.

13marcioricardo 03/11/2022

Amor e Guerra.
Gostei. Livro sempre em alta tensão, sem quebras, com uma boa história de amor e guerra. Sem cair em monotonia e com uma escrita limpa e equilibrada este é uma daquelas obras em que ansiamos pela próxima página.

Gustavogl 13/06/2022

É uma história instigante que te envolve em um crescente. Ainda que apresente uma mocinha indefesa como protagonista, traz um final satisfatório.

Natália 16/04/2022

A filha do capitão
Nunca havia lido nenhum livro de autoria russa, então foi uma grata surpresa conhecer este livro. O enredo é simples na minha opinião, mas interessante para conhecer mais sobre a história e cultura russas.

Biaaa. 05/03/2022

Lento
Esperava uma história mais fluida, os fatos interessantes aconteceram muito rápido enquanto enrolava em partes completamente desnecessárias. Li o livro pela relação com a Imperatriz Catarina, mas foi bem fraco, me pareceu que o autor ficou com pressa de terminar o livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6