Névoa

Névoa Kathryn James

Resenhas - Névoa

Bia 02/04/2015

Resenha - Névoa
Primeiramente quero confessar que comprei esse livro pois a capa me conquistou haha (quem nunca fez isso?). Mas, também li a sinopse e me chamou muita atenção. A sinopse me deixou tão curiosa que eu fiquei louca para ter o livro logo, e no dia seguinte eu comprei haha.
As paginas são amareladas, a fonte é grande e o comprimento do livro é pequeno (ou seja, páginas pequenas = Leitura mais rápida haha). Tem Vinte e Quatro capítulos. O livro parece ser dividido em três partes (pelo menos foi o que pareceu pra mim) onde encontramos um texto com o assunto voltado a um Elfo-Rei anos atrás. A capa é muito linda e um pouco prateada para dar o efeito da Névoa (achei isso tão lindo!).

Existe uma névoa que ronda o bosque... A muitas histórias sobre essa névoa. O que dizem é que nunca, jamais, vá para a névoa. Pois se não, você nunca mais voltará. Um ser de outro mundo te pegará e você ficara presa no mundo deles para sempre sem jamais voltar, pois se voltar você envelhece em segundos e morre.
Nell, uma menina de treze anos, é muito inocente. Quietinha na dela, muito tímida e simples. E não é nem um pouco popular na escola, pelo contrario, é ignorada. Ao contrario da irmã Gwen, de dezesseis anos, que é uma patricinha e tem a atenção da escola inteira sobre ela, tudo gira ao seu redor de acordo com o seu comando e regras.
Em uma noite qualquer, Nell vê um menino misterioso que às vezes costumava andar pela escola. Ele estava andando para dentro do bosque diretamente para a névoa. Quando Nell o segue para dentro do bosque, acaba fazendo uma nova amizade, ou é o que ela pensa, com o misterioso Evan. Um garoto de cabelos brancos, olhos pretos e pele pálida como gelo.
Quando Gwen insiste em fazer uma festa a noite para comemorar seus dezesseis anos no bosque, Nell insiste que a irmã mude de idéia. Mas, como Gwen insiste muito e não mudará de ideia, Nell decide ir à festa para ficar de olho na irmã. A festa estava indo muito bem... Muitas pessoas da escola compareceram (mas é claro, afinal ninguém perde nenhum evento de Gwen), teve muita bebida e muitos jogos. Enquanto Nell ficava longe em um tronco apenas com seus pensamentos.
E então, Gwen desaparece. Nell começa a procurar por sua irmã desesperada, e ao invés de encontrar Gwen ela acaba encontrando Evan. Ele lhe da um aviso e um comando. Se caso não conseguisse fazer o que precisava fazer até o pôr-do-sol, Gwen iria ficar presa na névoa para sempre sem poder voltar. Nell descobre quem Evan realmente é e o segredo do seu mundo que antes ela achava ser apenas um conto de fadas. E agora ela terá que correr contra o tempo para salvar sua irmã, e fará tudo o que puder para trazê-la de volta.

Amei esse livro. Simplesmente perfeito! Gwen é uma mimada cabeça oca, toda hora eu queria dar um soco na cara dela haha. Mesmo no perigo ela só conseguia pensar em seu cabelo, sua roupa, suas unhas, etc. Já a Nell é uma menina totalmente diferente, tímida, quieta, sozinha, observadora, mas muito corajosa! E tem certos momentos em que ela também é engraçada. Eu não sou acostumada a ler livros com criança, e a Nell é uma personagem muito madura (muito mais que a irmã), por isso em nenhum momento imaginei ela com treze anos. Não conseguia ter a imagem dela de treze anos, pra mim ela tinha uns dezoito anos.
Evan também tem treze anos, mas é maduro igual Nell. Também não consegui imaginá-lo com treze anos haha. Ele é divertido e misterioso. Mesmo com o cabelo branco, olhos pretos e pele pálida como gelo, ele é um gato!
Amei demais essa leitura e mal posso esperar para ter o segundo e começar a ler ele (Segundo livro: Gelo). A leitura é rápida, gostosa, e te prende do inicio ao fim. Vale muito a pena ler!

site: http://mysecretsbooks.blogspot.com.br/

Angel Sakura 19/03/2015

"Tem uma lição valiosa nessas páginas, acompanhamos uma evolução real de uma personagem que desabrocha na nossa frente com a sincera aceitação do que ela é."
Esse é um livro que conquista pela capa, é sério gente. Absurdamente linda. Quando a Farol enviou o livro pra iniciar nossa parceria eu não sabia bem o que esperar da história. Pra mim foi uma leitura que me divertiu do meio pro final, o inicio é meio bobinho, mas depois engata e ó é muito divertido. Mas acima de toda a história de Névoa eu quero muito recomendar essa leitura para adolescentes ou pessoas inseguras e tímidas. Tem uma lição valiosa nessas páginas, acompanhamos uma evolução real de uma personagem que desabrocha na nossa frente com a sincera aceitação do que ela é. E pra mim essa é a verdadeira magia deste livro.

“Escutem crianças. Já ouviram falar das Garotas Perdidas?
Elas entram nos bosques e nunca mais saem.”

Se quiser a versão em áudio

site: http://euinsisto.com.br/nevoa-1-kathryn-james/

Jeniffer Viana 18/02/2015

Névoa - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Clã 17/02/2015

Clã dos Livros - Névoa
Nell e sua irmã mais velha Gwen cresceram ouvindo contos de fadas assustadores, contados por sua avó Druscilla. A avó era uma pesquisadora de contos de fadas e as meninas conhecem vários, todos com finais horripilantes.

Um dos mais contados para as duas falava sobre a Maldição das Garotas Perdidas. Uma menina é sequestrada por Elfos que vivem na Névoa encantada dos bosques, a cada 100 anos.

Nell é uma menina diferente. Inteligente e super observadora, mas com dificuldades para fazer amigos. Diferente de sua irmã Gwen, que era a menina mais popular da escola.

"O problema era que esse tipo de coisa saía naturalmente de Gwen, enquanto Nell provavelmente iria fazer uma bobagem. Era impressionante como sabia a fórmula de equações algébricas, mas não a de fazer amigos."

Por ser curiosa e esperta, Nell acabou encontrando com um menino estranho, que frequentava a sua escola, no bosque atrás de sua casa. Ela já tinha visto que ele saia por ali de manhã, como se morasse lá. O que era muito esquisito. Ele era diferente dos outros meninos. Evan era quieto, bonito, com pele muito branca, cabelos muito claros e olhos negros

Na noite do aniversário de 16 anos de sua irmã, Nell estava relutante em seguí-la na festa que queria fazer no bosque, mas como sua mãe estava trabalhando, a moça como sempre, precisava proteger sua irmã das próprias loucuras, mesmo sendo ela a irmã mais nova.

Mas Nell sabia que algo muito estranho estava para acontecer no bosque, naquela noite.

Durante a festa, Gwen foi sequestrada por um homem de cabelos brancos e olhos negros, assim como Evan. Ele era um elfo em busca de vingança. Mas como fazer com que todos acreditassem no que somente Nell sabia? A história parecia um conto de fadas louco, porém sua irmã estava desaparecida e ferida. Ela precisava fazer alguma coisa.

Os elfos e humanos habitam o mesmo planeta a milênios, porém desentendimentos e muito egoísmo fizeram com que se tornassem inimigos ferrenhos e após ver seus parentes adultos serem capturados e presos em campos de ferro, os Elfos resolveram se vingar e chantagear os humanos, para que libertassem seus pais. Nenhuma laço afetivo é permitido entre as duas raças, pois são inimigos e se odeiam.

"- Nunca se perguntou por que os contos de fadas são tão sangrentos? - ele questionou. - Porque são o registro de uma batalha. Acontece há séculos. Elfos contra humanos, humanos contra Elfos."

Será que Nell seria capaz de salvar sua irmã? Ela tentou a ajuda dos observadores, guardiões que vigiavam e aprisionavam os elfos, porém estes não estavam dispostos a negociar, então a moça precisou partir para o resgate, por conta própria.

"Então é isso, ela pensou. Sou apenas eu.
De alguma forma ela precisava descobrir um jeito de trazer Gwen de volta. "

Nell tinha agora difíceis tarefas pela frente e mesmo ainda sendo muito jovem, precisaria enfrentar a Névoa, encontrar sua irmã, lutar contra os Elfos e lobos da floresta, não se apaixonar por Evan, que parecia a cada minuto um rapaz mais encantador e bom, cuidando de seu povo e voltar para casa em segurança antes que o feitiço destruísse a juventude de Gwen.

Névoa é maravilhoso.

Eu sou uma apaixonada por livros de fantasia, mas este me surpreendeu. Leve e assustador ao mesmo tempo. A cada descoberta vamos ligando os fatos e compreendendo melhor o enredo.
Evan e Nell são encantadores. Ainda muito jovens e carregando pesos enormes nas costas, mas sem fugir de suas responsabilidades.
Cada um em seu próprio mundo, precisando lutar pelos seus e ainda assim, tentados pela amizade impossível que começa a nascer entre eles.

"- Sim claro que vai, garota humana.
- Eu vou. Você vai ver.
Mas a Névoa o levara. Ela olhou fixo para sua ligeira agitação e segurou as lágrimas. Ele não percebera, ninguém percebera o quanto ela podia ser determinada."

Os elfos são seres encantadores, porém muito temperamentais, perigosos e com poderes mágicos. Os mais jovens tem poderes impressionantes e podem se voltar contra qualquer um que os irrite.

"Cuidado com os Elfos, minhas crianças. Não sejam iludidos por eles. São belos como a luz das estrelas, ferozes como lobos e frios como gelo."

Amei e recomendo!
O segundo livro da Série já foi lançado no Brasil!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nevoa-livro-1-da-serie-mist-de.html

RafaCésar89 26/09/2014

|| Resenha || Névoa - Kathryn James
Comecei a leitura já esperando que fosse um livro com uma história bobinha e uma capa bonita.
A princípio é uma história bobinha, típica, duas personagens irmãs, onde uma é linda tem todos os amigos e é venerada por todos e a outra esquisita, meio nerd, quase sem nenhum amigo e que todos evitam, entretanto a história é mais que isso, ela se aprofunda em certos momentos e nos apresenta um novo mundo, que para mim era um pouco desconhecido, o mundo dos Elfos, que eu não vou me aprofundar muito para não perder a magia da leitura, só lendo mesmo para descobrir.

Tudo começa quando Gwen (a irmã popular) decide fazer sua festa de aniversário no bosque, logo para Nell (a irmã estranha) não é uma boa ideia e tenta convencer sua irmã a não fazer essa festa em tal lugar, entretanto mesmo com a reprovação de sua mãe, Gwen ainda planeja fazer essa festa e Nell não tendo escolha acompanha a irmã. Alertada por um menino na escola Evan River que há um perigo eminente, Nell fica toda preocupada que possa acontecer algo a sua irmã e fica à noite inteira de olho nela. Até que por alguns segundos ela se descuida e o que ela mais temia acontece, sua irmã desaparece na Névoa, trazendo à tona histórias que sua avó contava e que ela nem imaginava ser verdade, agora apenas Nell tem uma pista de onde está sua irmã e irá fazer de tudo para resgatá-la.

Engraçado né, basta não ter nenhuma expectativa quando começa a ler um livro para ele te surpreender e foi exatamente isso que aconteceu quando eu li Névoa, na verdade não sabia nada da história e não sabia o que esperar, comecei apenas mais uma leitura, que começa simples, mas que começa a evoluir para uma grande história na qual não conseguia parar de ler, e foi uma das leituras mais rápidas do ano, eu li em apenas dois dias, e após terminar o livro ficou o gostinho de quero mais.

Revirando aqui minha memória, cheguei a uma conclusão que não li muitos livros em que sua história fosse baseada no mundo élfico, e às vezes é bom ler histórias que você não tem muito conhecimento do que se trata, e ler Névoa foi uma experiência bastante interessante e branda, abriu meus olhos para um mundo novo na literatura (posso até ter passado pelo mundo élfico em outras histórias, mas não sendo seu mundo o tema central da história) e me despertou o interesse para estar procurando outros livros do tema e olha que fantasia de tal gênero não são os meus preferidos.

A evolução da história se dá devido à evolução de alguns personagens, pois quando comecei a ler não esperava muita coisa da Nell, mas ela me surpreendeu muito positivamente. E ela cresceu de tal maneira que deixou a história bem mais interessante. A expansão do nosso mundo para o mundo élfico nos apresentando tal mundo e alguns personagens da história, deixa a leitura um pouco mais atraente.

Bom, Névoa é um livro leve, a escrita da autora ajuda bastante a fluir a leitura e mesmo não tendo deixado pontas, a autora consegue deixar uma brecha e a curiosidade para o próximo livro, que a propósito já foi lançado me deixando ansioso para ler.

Assim, Névoa não é uma grande inovação da literatura internacional, mas é aquele livro que te prende numa boa história com personagens bem escritos, para alguns pode ser uma surpresa, para outros apenas um livro para se passar o tempo, mas sinceramente falando é uma leitura que indico, pois vale a pena se emocionar e se aventurar nessa surpreendente história.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/07/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Bruna 14/08/2014

Oi gente, hoje temos a resenha de um livro fofo, que já faz meses que eu queria ler: Névoa, o primeiro livro da Duologia Mist, de Kathryn James.

Cuidado com as lendas e histórias folclóricas. Talvez elas não sejam apenas invenções como acreditamos.

Nell é uma jovem de 13 anos. Estudiosa, calada e quieta, ela é o extremo oposto de sua irmã mais velha, Gwen, a borboleta social da escola e ditadora de moda e comportamentos. Seus pais são policiais e são bem ausentes, e a avó é uma pesquisadora de folclore.

As meninas cresceram em uma cidade do interior dos EUA, e vivem próximas a um enorme bosque. Desde pequenas foram criadas ouvindo histórias e lendas envolvendo elfos e a névoa do bosque, e sendo intuídas a não andar por lá à noite e a não entrar na névoa.

Não entre no bosque ao escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou.
Pág. 9

Na escola, Nell não tem amigos. As únicas garotas que se aproximaram delas era duas falsa que queriam usa-la para se enturmar com Gwen. Então ela conhece Evans, um menino encantador, que ninguém mais parece reparar. Nell não entende o que acontece, mas percebe que as pessoas parecem esquecer da presença de Evans tão logo o vejam, menos ela.

Querendo uma festa de 16 anos em grande estilo, Gwen resolve convidar todos os amigos para comemorar no bosque, à meia noite. E Nell acaba indo junto, não porque queira comemorar, mas sim porque se preocupa com a irmã, e está atenta aos avisos de que não deviam ir àquele local naquela noite. E não é que esses avisos estavam corretos? À meia noite em ponto Gwen desaparece! A última pessoa que a viu foi Nell, quando a irmã mais velha era encurralada por um lobo bem peculiar.

Assim começa a verdadeira história. Nell descobre que todas as lendas sobre elfos que cresceu ouvindo não são tão imaginárias assim, que sua irmã está na terra dos elfos, e que o tempo para conseguir resgatá-la é mínimo! E com tudo contra si e sem o apoio ou ajuda dos adultos, ela embarca na missão de entrar na névoa e trazer sua irmã de volta, e tem como guia o seu novo amigo, Evans, que é nada mais, nada menos que um elfo. E nessa missão, ela descobre verdades chocantes sobre a relação entre o mundo dos humanos e elfos, e que pessoas que ela admirava e em quem confiava talvez não sejam tão honestas assim.

Você tem até o pôr do sol de hoje. Se Gwen voltar pela névoa depois disso, então cem anos recairão sobre ela assim que colocar o pé no seu mundo. Ela ficará velha e seca antes mesmo de viver.
Pág. 115

Adorei a construção dos protagonistas. Nell é uma heroína corajosa e valente, algumas de suas atitudes me irritaram, porque ela nem sempre foi sincera com Evan, mas considerando as circunstâncias, foi compreensível. Já Evans é um encanto e um herói trágico e sofrido. Assumiu grande responsabilidade, ainda muito jovem, e nunca reclamou disso. A relação dos dois é linda e super condizente com a idade dos personagens. Temos aqui o nascimento do primeiro amor, de forma inocente e sutil.

Gwen foi outra personagem de destaque, mas é uma insuportável. Uma típica princesinha mimada acostumada a ter tudo que quer, e que não consegue enxergar a realidade nem se essa lhe atacasse de frente (e olha que isso aconteceu!). Outros personagens marcantes foram o louquíssimo Fen, irmão mais velho de Evans e autointitulado Rei dos Elfos; e Drucilla, a avó modernosa e mais que bem informada das meninas.

Esse é um livro mágico e envolto em lendas. A construção do mundo dos elfos, seus hábitos e personalidades foi muito bem feita. Desde a primeira página é perceptível a qualidade da escrita da autora. O livro é escrito em terceira pessoa, na maior parte do tempo sob o ponto de vista de Nell, e isso não foi nada prejudicial. A narração é tão bem feita e fluida, que me sentia mergulhando na mente da protagonista a todo o tempo.

A diagramação da Farol está impecável: papel amarelado, fonte de tamanho agradável para leitura. E o que falar dessa capa? Bom, só posso dizer que essa capa maravilhosamente trabalhada foi a primeira coisa que me chamou a atenção, e foi por causa dela que quis ler o livro. Névoa faz parte de uma duologia, e o segundo livro, Gelo, já está à venda aqui no Brasil.

Recomendo para todos que curtem uma boa fantasia.

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/07/resenha-nevoa-kathryn-james.html

"Ana Paula" 02/08/2014

"Se humanos não conseguem viver juntos, como aprenderiam a viver com outras espécies como os elfos?"

Névoa se tornou uma surpresa maravilhosa para mim. Apaixonei-me primeiro, pela capa, que é linda demais, depois pelo enredo: Elfos é um ser sobrenatural que não tenho o costume de ler. Só li alguns livros que possuí tais seres como plano de fundo secundário e recentemente, li A Caminho de Eldrian, da Juliana Velonessi (Resenha no meu blog, clique no título para ler), que também tem o foco voltado para está espécie. Mas aqui, neste livro, o enredo é diferente... Durante muitos anos, acredita-se que os elfos são seres malignos, que vêm para o mundo real através de portais nos bosques, escondidos por uma névoa, e levam crianças humanas embora por simples prazer e por causa de uma antiga maldição.

Nell, uma garota de apenas 11 anos, não é o centro das atenções como sua irmã Gwen, ela é inteligente, atrevida e mesmo não querendo, corajosa. Gwen é a famosa "patricinha". Tem seu séquito de seguidores na escola e sempre que pode, suas amigas envergonham Nell. Mas durante sua festa no bosque, Gwen é raptada, e somente Nell sabe quem pode ajudá-la - um garoto branco, com cabelos brancos e olhos negros - que somente Nell parece se lembrar de que estudam na mesma escola.

Sabe qdo vc começa a ler um livro e pensa: "Personagens chatinhos esses!" Pois é... no começo do livro eu fiquei assim, Nell só reclamava da irmã que era o centro do mundo e ela não. Sua mãe, sempre ausente e seu pai mais ainda.... Até que Nell conhece Evan e todo o mistério que o menino carrega deixa você curioso... Afinal, porque os elfos são tachados de perigosos, se Evan a trata tão bem?

Todo o mundo criado pela autora é magnífico! Ela ressalta o preconceito com o desconhecido e leva o leitor por uma aventura maravilhosa, cheia de segredos e reviravoltas incríveis! Com uma narrativa em terceira pessoa, Nell nos conta sua aventura para resgatar sua irmã, e gente! Que crescimento maravilhoso de personagem! Vc sente a diferença das primeiras as últimas páginas! A editora tbm está de parabéns com a edição, está linda demais. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que prejudique a leitura. Os capítulos são curtos com letras em um tamanho confortável para a leitura.
A linguagem usada pela autora é jovem e extrovertida. Sem falar nas tiras de Nell que dão um toque a mais no enredo do livro!
Se vc ainda não leu, não perca esta chance! Super recomendado!

"Sua avó dissera que eles apenas pareciam humanos, mas para Nell não eram tão diferentes. Jogavam jogos como ela fazia. Estavam determinados a arruinarem seus dentes comendo balas, assim como ela e Gwen. E, quando Evan a levou para o centro da sala e vinte pares de olhos negros, cheios de malícia, a olharam como se ela fosse algum tipo de criatura exótica, estavam agindo exatamente como a turma de Gwen fazia quando alguém novo aparecia."

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2014/08/resenha-nevoa-kathryn-james.html

Paullo 29/07/2014

Jovem, bonita e com baixa auto-estima, Nell é uma garota de poucos amigos. Na escola ela é sempre deixada para trás, afinal, ninguém quer andar com uma garota sonsa e séria demais. Gwen é irmã de Nell, portanto, é o seu oposto em tudo que tange a realidade. A mãe das garotas é uma policial extremamente ocupada e em alguns momentos ignorante, já o pai é um investigador correto e egocêntrico. Com todas estas características já podemos imaginar rapidamente como é a vida de Nell: uma montanha russa de sentimentos. Gwen está de aniversário e quer dar uma festa particular no bosque, mas o que ela não sabe é que ele guarda segredos inimagináveis e muito perigosos. O Livro fala muito de elfos, unicornios e outros elementos que deixa a historia mais legal e foi um dos livros mais legal que já li RECOMENDO

site: http://umleitoramais.blogspot.com.br/2013/09/resenha-nevoa_10.html

Dressa Oficial 10/06/2014

Resenha Nevoa
Olá, tudo bem com você?

Estava super afim de ler um livro que me tirasse do convencional e Névoa foi a pedida certa para o momento certo.

A leitura flui de maneira muito fácil e por ser uma história diferente do convecional já me conquistou logo de cara.

Nell é a protagonista dessa história, ela tem apenas 13 anos e é super fofa, ela é irmã de Gwen que vai comemorar seu aniversário de 16 anos no bosque.

A avó das meninas sempre contava várias histórias onde as meninas eram capturadas por criaturas mágicas.

A irmã de Nell resolve fazer sua festa de aniversário dentro do bosque e próximo da meia noite, vai toda a galera da escola, levam lanternas, barracas e começam a cada um contar uma história assustadora, e quando chega a vez de Nell contar uma história ela resolve reproduzir uma que sua avó lhe contava quando era mais nova.

Acontece que essas histórias tem como pano de fundo o bosque onde elas estão e sempre corre noticias de quando anoitecer nunca ficar por lá, pois quem fica lá, costuma não voltar mais, e sua irmã Gewn acaba desaparecendo misteriosamente.

Nell conhece o novo aluno na escola que nínguem parece perceber chamado Evan River, ele vive no bosque e resolve contar a Nell onde sua irmã está.

Parte da história que ele conta é muito parecida com as histórias que Nell sempre escutou de sua avó mas acredita ser apenas histórias, as criaturas mágicas com a qual ela se referia descobre que são Elfos e que agora depois de tantos anos se escondendo dos humanos desejam voltar a convivência e para isso prenderam Gwen.

A história se desenrola dentro desse contexto, Nell vai atrás de mais informações com sua avó e tenta ir em busca de sua irmã antes que seja tarde demais e ela nunca mais possa voltar.

O livro não tem romances, os capítulos são curtos e a leitura flui de maneira muito fácil, a diagramação está ótima, as páginas são amareladas e a capa é muito linda, e o tamanho do livro é menor que os convencionais e isso me agradou muito.

O livro se trata de uma Trilogia mas graças aos céus tem um final :)

Para quem ficou curioso segue a foto da capa do segundo volume americana, que tem previsão de lançamento aqui no Brasil ainda esse ano.

Também fiquei sabendo que os direitos para fazer um filme já foram comprados e com certeza daqui a algum tempo poderemos conferir isso nas telonas.

Beijos

Até mais ...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/03/resenha-nevoa.html

Renata 06/06/2014

No meu Blog :D

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-nevoa.html

Veneella 18/05/2014

Delicado, fofo e misterioso
Um delicioso achado de Bienal, Névoa cativou pela capa deslumbrante e me ganhou com um romance fofo e um mundo novo de tirar o fôlego.

Vou começar dizendo que até agora não sei direito a idade da personagem. Em alguns momentos ela diz ter 13, quase 14 anos, mas a sinopse diz 15 e durante o livro fica subentendido -devido a alguns eventos- que ela teria 14 mesmo. Mas aí conferi a sinopse do Goodreads que afirmava que ela tem 13 anos. Confuso? Um revisor distraído? Minhas fichas estão no estagiário.

De toda forma, vou considerar a sinopse americana e ficar com 13 -quase 14 anos- mesmo. Normalmente eu sempre tento me colocar no lugar da protagonista e pensar se eu teria agido dessa forma com 14 anos, mas sempre me embolo em livros com uma certa variável: irmãos.

Nell é uma daquelas pessoas que não fazem parte dos populares, mas que honestamente não liga para isso. Claro, há horas em que ela adoraria ser como a irmã, Queen Bee de seu atual colégio, que sabe exatamente o que dizer nas horas certas, mas ela ainda prefere pensar por si mesma.

Apesar do que aparenta no princípio, ambas as irmãs possuem muito carinho uma pela outra, o que motiva Nell a ir atrás da irmã quando ela desaparece na névoa. Foi realmente uma graça ver a relação das duas, e é por isso que me sinto incapaz de dizer faria ou não o mesmo na idade da personagem. Mas tenho o forte pressentimento de que, se eu tivesse um irmão, também iria ao fim do mundo por ele.

“Gwen franziu a testa.
- Ah, é aquele garoto da escola. De quem você gosta. Por que estou sonhando com seu garoto misterioso?”

pág. 291
Nell é uma boa protagonista; inteligente, madura e com um personalidade sarcástica e atrevida incrível que é desenvolvida ao longo do livro. Gwen não é uma má pessoa, apesar de ter momentos em que eu realmente desejei poder dar um tapa nela. Ela é uma garota acostumada a ter tudo o que quer, mas não necessariamente mimada, que acha que tudo vai terminar em purpurina já que ela é a Queen Bee. É apenas lógico na cabeça dela.

Evan também é um fofo, paciente e cativante. Kathryn soube muito bem construir o clima de primeiro amor inocente e fofo que faz todas nós darmos sorrisinhos bobos para o livro. Não é um livro que te faz dar risada, ele é bem recheado de tensão, prazos e perigos na maior parte do tempo, mas ele também possui uma boa quantidade de cenas leves e até meio cômicas – principalmente quando Gwen está por perto.

Gostei muito da escrita da autora, rápida e instigante. O livro tem toda uma mitologia meio sombria, o que já contou muitos pontos, e o fato dele focar na ação e nos acontecimentos o tempo inteiro, e ainda assim conseguir construir bem o romance, foi mais mágico ainda.

Tiveram algumas coisas que não me convenceram durante o livro e confesso que esperava por algumas que não aconteceram. Isso, somado à confusão de idade, me fizeram tirar uma estrela do livro. Mas foi uma leitura ótima, com um final bem colocado e que, espero, deixa algumas explicações e surpresas para o próximo livro – é uma duologia, leiam felizes.

site: http://www.itrandom.com.br

Marcos 16/04/2014

Nell é uma garota de 13 anos que vive numa cidade do interior dos Estados Unidos. Desligada da aparência e de seu status no colégio, é uma garota estudiosa que adora ler e ficar no seu canto, sem ser incomodada. Sua irmã Gwen, de 16 aos, seu total oposto, é a garota mais popular do colégio, extremamente linda e influente. No início do período letivo, ambas conhecem um novo aluno misterioso, que não frequenta todos os dias as aulas e que as vigia de perto o tempo todo. O nome dele é Evan River. Logo Nell e Evan se tornam amigos, mas há algo nele que ela não consegue decifrar; há algo de sobrenatural.

Quando Gwen resolve dar uma festa de aniversário no meio da floresta, sua mãe a proíbe imediatamente, sabendo dos perigos que a rondavam. É quando ambas recebem a visita de sua avó, presidente da sociedade folclórica de sua cidade, que as alerta que não devem sair à noite de casa. Descumprindo as ordens da mãe e os conselhos da avó, Gwen dá a festa e leva Nell como acompanhante. No meio da celebração, enquanto estão contando histórias de terror ao redor da fogueira, Gwen pede que sua irmã conte a lenda do Elfo-Rei, que diz que uma vez a cada 100 anos um elfo sai de sua névoa, ataca alguma garota humana, com idade próxima de 16 anos, e a leva de volta para o seu povo. Assustados, ninguém percebe que Gwen desapareceu enquanto isso. Nell parte em sua busca e a encontra em frente de um lobo extremamente raivoso. É então que Nell parte em busca de ajuda, mas quando retorna lugar do ocorrido, sua irmã não está mais lá. Mas onde estaria Gwen? Começa para ela uma jornada em busca de sua irmã ainda com vida.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/04/resenha-nevoa-mist-1-de-kathryn-james.html

Minha Velha Estante 16/04/2014

Tenho sido agraciada nesse começo de ano com livros fantásticos, e Névoa é um deles. De cara o que me chamou a atenção foram os elfos como personagens, fato raro por aqui. Adoro seres fantásticos e eles nunca são demais.

Vamos conhecer Nell, 13 anos, adolescente comum, melhor aluna da turma, sem nenhum atrativo especial que, para piorar, é irmã da garota mais popular da escola, o que parece ressaltar a sua falta de atrativos. Nell e Gwen, 17, tem no fundo de sua casa um bosque com uma névoa que deixa Nell bastante intigada.

O que tem chamado muito a atenção de Nell é Evan River, aluno novo de sua escola, bastante misterioso e que parece passar despercebido aos olhos de todos os outros, menos ao seu. Para ela, Evan cheira a folhas de pinheiro.

Nell e Gwen são filhas de Jackie, uma policial e Tom, funcionário do Serviço de Investigação Criminal. Nell cresceu vendo os pais brigarem todas as vezes em que se encontravam e isso a irrita de tal forma que prefere não estar perto do pai.

É aniversário de Gwen, e mesmo com a proibição da mãe e o aviso que Evan dá a Nell para elas não irem ao bosque durante a noite, Gwen está irredutível: tudo já está marcado e ela passará a noite no bosque com os seus amigos/seguidores. Confirmando todas as previsões, Gwen desaparece no bosque debaixo dos olhos de Nell, através da névoa gelada, e ela será a única capaz de encontrar a irmã.

E as revelações começam. Nell descobrirá que Evan é um elfo e que sua irmã foi sequestrada pelo povo elfo. Sendo assim, as histórias que sua avó contava não são apenas contos de fada, mas histórias reais. E sua avó é a líder dos Observadores, organização que tenta manter os elfos longe do nosso mundo, e a condição para que Gwen seja entregue é a libertação de todos os elfos presos pelos Observadores em todo o mundo. Mas Nell não vai deixar a vida da sua irmã nas mãos de outras pessoas, ela assumirá a frente e parte para salvar Gwen seja lá quais perigos ela tenha que enfrentar.

site: http://minhavelhaestante1.blogspot.com.br/2014/01/resenha-da-drica-nevoa-kathryn-james.html

PorEssasPáginas 03/04/2014

Resenha: Névoa - Por Essas Páginas
Névoa me interessou pela bela capa e pela sinopse misteriosa. Recebemos um exemplar da Farol Literário e, apesar de ter demorado um pouco para iniciar a leitura, assim que comecei o livro terminei-o rapidamente. Li-o em questão de um dia e meio, praticamente. Mesmo assim, não foi uma boa leitura. Após ler Névoa, fiquei com a estranha sensação de que dentro do livro está aprisionada uma história com muito potencial, mas que foi prejudicada por uma escrita pouco habilidosa.

Começamos o livro conhecendo Nell e Evan; Nell é uma garota retraída e impopular, ofuscada pelo brilho de sua irmã mais velha, enquanto Evan é um jovem misterioso que apareceu na escola, de pele muito clara e cabelos quase brancos, que parece ser o único que conversa com Nell. Eles criam um laço devido à primeira cena que lemos no livro e, a partir daí, desenvolvem uma espécie de amizade (porque nesse livro os relacionamentos são muito estranhos e superficiais). Evan, no entanto, avisa Nell que ela tem que ficar longe do bosque e da misteriosa névoa que o envolve. O problema é que a teimosa Gwen, sua irmã, resolve dar uma festa de aniversário no bosque e Nell a acompanha, para protegê-la. Gwen acaba sumindo misteriosamente e Nell tem certeza que ela foi raptada e vai procurar pela irmã, além da névoa, descobrindo assim um novo mundo onde existem elfos e magia, assim como os mistérios acerca de si mesma.

Névoa traz um mundo extremamente rico, mas que lamentavelmente foi mal apresentado e explorado. A escrita é muito crua e pouco trabalhada; a impressão que se tem é de estarmos lendo um livro de um autor iniciante, que sequer passou pela edição crítica de uma editora. Os diálogos são forçados, pouquíssimo convincentes, os personagens não são cativantes nem conseguem transmitir emoções, os relacionamentos são pouco trabalhados, as explicações são simplesmente atiradas no colo do leitor e há pouco desenvolvimento da trama. Não consegui sentir nada com a leitura, nem mesmo raiva, apenas indiferença; isso é bem triste, porque se você apanhar somente a ideia do livro, ele poderia ser ótimo se estivesse nas mãos de um escritor mais habilidoso.

“A névoa saiu de seu rosto, deixando-o melado, mas secando rapidamente. Era como descer de um avião num país estrangeiro. Os cheiros, os barulhos e a sensação do ar eram estranhos.” Página 99

Li a biografia de Kathryn James na orelha do livro e fiquei surpresa ao ver que ela é uma escritora em tempo integral. Estive procurando sobre ela e pelo que vi Névoa é seu primeiro livro, mas ainda assim não entendo como um texto pode ser tão cru se passou por uma editora em seu país de origem – isso sem nem contar que passou por uma editora aqui no Brasil, porque o trabalho da Farol Literário provavelmente foi o de traduzir, revisar, diagramar, sem mexer, de fato, em uma história que já foi editada. Isso deveria ter sido feito pela editora original.

Gostei da diagramação da edição brasileira da Farol Literário: é um livro pequeno, mas ainda não é de bolso, e as letras são grandes, o que contribui para a leitura ser mais rápida. No entanto, apesar da bela capa (que inclusive tem um efeito de névoa, impossível de reproduzir em uma foto), a qualidade da encadernação deixou um pouco a desejar. Mal tinha lido dois ou três capítulos, e a capa já ficou com aquela marca irritante de livro que ficou aberto por muito tempo, aquelas ranhuras no vinco da capa, sabem? E as primeiras páginas, bem como as últimas, desgrudaram um pouco do miolo; elas não caíram, mas certamente isso poderia ocorrer se a minha leitura demorasse um pouco mais ou se o livro passar por mais de uma mão. Também estranhei o fato de que a orelha esquerda não tinha nada, nem um texto, nem um complemento da sinopse, nada. A revisão foi boa na maior parte do tempo, mas às vezes havia algumas construções mal colocadas, que funcionam em inglês, mas não em português, as quais me fizeram torcer o nariz.

De fato, Névoa foi um livro tão sem graça e sem atrativos, que eu mal consigo pensar sobre o que mais escrever a seu respeito. Fico pasma que seja uma série (mais uma! E não avisa no livro! Yay!), porque não vejo o que mais se precise dizer sobre ele. Obviamente, não me animei em nada para ler o próximo livro, Frost (ainda sem título em português). Para meu alívio, esse primeiro volume fecha uma história, de maneira que, se você leitor não quiser continuar com a série não é um grande problema. Não acho que eu vá continuar a ler a série já que esse primeiro livro não fez sentir nada, mas… se vocês se interessam por fantasia e elfos, talvez queiram conhecer o livro.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-nevoa

Juliana Vicente 19/02/2014

Me interessei em ler Névoa após ouvir comentários entusiasmados de uma amiga, ela falou tão bem que me deixou com aquela curiosidade básica a respeito do livro, tanto que assim que chegou comecei a ler.

Já nas primeiras páginas é possível sentir a fluidez da escrita, a autora consegue criar um enredo coeso e bem amarrado, mas sem enrolação. Ultimamente tenho ficado irritada com a quantidade de páginas desnecessárias nos livros, por isso “Névoa” foi devorado rapidamente. Fiquei ansiosa e curiosa durante toda a leitura, os personagens são bem descritos e apesar de ser um tema longe do “real”, conseguiu me deixar com a sensação do “ E se?”.

Nell é nossa heroína, vou logo dizendo isso, porque de cara dá pra perceber que ela será a responsável pela ação nas maior parte das 336 páginas, é através de sua força e coragem que iremos adentrar no mundo de Evan, um garoto misterioso e cativante. Nell e Evan acabam se tornando amigos, mesmo que tudo esteja contra essa amizade. Gente, como os personagens são muito jovens não esperem romance, no final até dá indicação de que algo do tipo aconteça no futuro, mas por enquanto nada de concreto.

Não vou contar mais da história, porque é legal descobrir por si mesmo os pequenos detalhes e grandes mistérios, por isso, recomendo que adentrem ao mundo de Névoa.

Felizmente em Abril desse ano teremos publicado o segundo livro da série que se chamará “Gelo”. Pelo final de Névoa, já tenho até noção do porque desse nome, fato que me deixa ainda mais curiosa e ansiosa pela leitura.

Ah, quase ia esquecendo de comentar… A capa é linda e os detalhes internos do livro comprovam o quanto de carinho a editora colocou na edição. Fofo demais!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/02/nevoa-kathryn-james.html