A fantástica vida breve de Oscar Wao

Resenhas - A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Deghety 25/09/2019

Oscar Wao
Apesar do título ser objetivo, o livro envolve muito mais coisas , referentes a história ( da República Dominica), cultura pop e folclore dominicano.
A linguagem de Junot Díaz é jovem e contemporânea, e por vezes politicamente incorreto.
Oscar Wao vem de uma família praticamente concebida sob a sombra da tragédia. A historicidade contextual , em especial a ditadura de Trujillo, é um fator importante dessa tragicidade familiar.
Além da breve vida de Oscar Wao, o autor descreveu com bastante ênfase às histórias de outros personagens próximos ao protagonista. Algo que é suma importância para entendermos a complexidade do personagem e os porquês .
Costumamos nos irritar com personagens que agem de forma estúpida, mas no caso de Oscar a empatia reina por não se tratar de estupidez, e sim, inocência.
Oscar é muito influenciado pela ficção , cultura pop, é um nerd, tornando-o assim muito fantasioso .
O meio à qual foi criado também diz muito. Segundo o escritor, a sociedade dominicana, além do terror político ditatorial, era impregnada de xenofobia, bullying e tradições opressoras.
Traçando um panorama geral, o livro é muito bom, tanto no entretenimento, no conhecimento histórico e na exploração de determinadas personagens e suas personalidades.
Indico.
#desafioliterárioskoob2019

Racestari 05/11/2019

Comovente
O livro é uma fotografia do que foi a República Domenicana sob os auspícios de Trujillo, que Vargas Llosa tão bem contou em A Festa do Bode. Mas a história de Oscar Wao também é deliciosa e se cria uma empatia bem legal.

Guilherme.Silva 06/01/2020

A saga social de um nerd dominicano
- A saga social de um nerd dominicano
- A maldição de sua família (fuku)
- Em segundo plano o autoritarismo de Trujillo
- Narrativa que mistura expressões culturais da República Dominicana e referências nerds.

- Irônico, crítico, inteligente.

Paulo Sousa 10/02/2020

Editora: Record
Páginas: 336
Classificação: 4/5
?????????????
"fora apenas por causa do amor dela que ele fizera o que havia feito, algo que os dois não poderiam mais impedir, contou-lhes que se eles o matassem, muito provavelmente não sentiriam nada, tal como os seus filhos, até estes estarem velhos e fracos e prestes a ser atropelados por um carro; daí, sentiriam a presença de oscar, que os estaria esperando no além, e lá, ele não seria um gordo nerd, nunca amado por uma mulher, mas sim um herói, um vingador? (pag 319).
a lista ?1001 livros para ler antes de morrer? definitivamente não decepciona: com algumas exceções, como as páginas exageradamente dedicadas aos romances de hemingway, de quem li alguns livros e, à exceção de ?paris é uma festa?, detestei, tenho tido momentos de enlevo com os títulos que vou descobrindo.
este ?a fantástica vida breve de oscar wao?, é prova desses felizes encontros, romance do escritor dominicano junot díaz, é uma obra-prima em vários sentidos. consegue fazer o leitor transitar facilmente por várias e diversas emoções que vão desde o riso, o espanto e a tristeza. narrador por yunior, americano também de origem dominicana, conta a história de oscar de león e sua família, a cujas gerações são marcadas por um tipo de maldição local, o fukú. oscar é o típico nerd fã de ficção científica, que sofre de obesidade, joga inveteradamente rpg, que nas horas vagas escreve romances onde aborda seus gostos excêntricos. desde bem jovem sonha encontrar uma namorada que o aceite e com quem quer perder sua virgindade, e é na verdade este o verdadeiro motivo de sua perdição.
a família de oscar desde seu avô são atormentados pela sina do amor e da ruína. e em oscar esse canhestro e supersticioso destino parece se encerrar quando nosso personagem se apaixona por uma mulher da vida que aparentemente parece não nutrir o mesmo por ele.
o livro, ganhador do pulitzer de 2008, tem uma veia cômica muito divertida, algumas gírias e expressões espanholas sob a voz de yunior, mas tanto encanta como também levam o leitor a se horrorizar com as atrocidades cometidas pelo nefasto tirano trujillo, que dominou a república dominicana com mão de ferro durante os anos 1930 a 1960, que deixou um saldo inimaginável de mortes a seu mando. essas referências históricas fazem do texto de díaz um livro deveras essencial, principalmente por conduzir o interesse do leitor, esse incansável conduzido a novas leituras, a um livro que aborda diretamente a história do fascínora dominicano, a saber ?festa do bode?, do grande escritor peruano mario vargas llosa. estava mesmo na hora de revisitar este ilustre mestre! a literatura é mesmo uma coisa assombrosa... segue o baile!

regifreitas 22/03/2020

A FANTÁSTICA VIDA BREVE DE OSCAR WAO (The brief wondrous life of Oscar Wao, 2007), de Junot Díaz; tradução Flávia Anderson.

Após a conclusão de A FESTA DO BODE, no mês passado, fiquei bastante curioso em conhecer um pouco mais sobre a República Dominicana. Então lembrei deste livro, esperando na estante aqui de casa já há quase dois anos, e que, segundo a sinopse, também fazia referência àquele país.

Ganhador do Prêmio Pulitzer em 2008, o enredo retrata as desventuras de Oscar, o personagem-título, um nerd dominicano, “terrivelmente obeso” e negro. Atualmente morando em Nova Jersey, ele é obcecado em escrever histórias fantásticas e de ficção científica, bem como em encontrar um grande amor. Mas a vida de Oscar e de sua família é cercada de eventos trágicos, os quais, segundo o jovem, seriam frutos do “fukú”, uma antiga crendice dominicana, uma espécie de maldição.

Em paralelo à estória de Oscar, acompanhamos as de outros personagens. Sua mãe e seu avô paterno, por exemplo, que tiveram suas vidas intimamente ligadas à era Trujillo - o ditador que governou a República Dominicana de 1930 a 1961. Aliás, essas partes acabam sendo bem mais fascinantes do que a estória do próprio Oscar. Também foi muito curioso acompanhar muitos dos eventos citados por Vargas Llosa, em A FESTA DO BODE, mas agora vistos de uma outra perspectiva.

Junot Díaz abusa da linguagem coloquial e das notas de rodapé para entregar um romance que, além de ser repleto de referências à nerdice e à cultura pop, mescla ficção e realidade, com muito humor e originalidade. É uma obra divertida, sem, contudo, deixar de apresentar toques agridoces pelo caminho, e um travo amargo, quando trata dos efeitos da ditadura na vida de uma família.

Leitura do mês de março para o Desafio Livros & Sabores: República Dominicana.

Acompanhe o Desafio em: http://www.vialittera.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5