A Queda de Artur

A Queda de Artur J. R. R. Tolkien




Resenhas - A Queda de Arthur


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Cris 27/02/2019

Texto incompleto, mas cheio de conteúdo extra
“Here free unfaded is the flower of time that men shall remember through the mist of years as a golden summer in the grey winter.” Pág. 18

Quando eu comecei a ler este livro, eu tinha uma outra ideia de como ele seria. Eu sou fã do Tolkien e ainda quero ler tudo o que ele escreveu, mas este livro me decepcionou bastante,

Trata-se de uma versão da História do Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda contada por Tolkien no formato de poema. Esta é mais uma das obras inacabadas do autor, e que foi editada pelo seu filho, Christopher Tolkien.

O poema segue o estilo de versos aliterantes do inglês antigo e narra apenas uma parte da história de Arthur, em uma das batalhas que ele participa. A história tem luta, derrotas, vitórias, alegrias e traição.

O que eu adorei foi o fato de o livro ter sido publicado com o texto original em inglês e a sua tradução ao lado em português. O tradutor, inclusive, fez um excelente trabalho, porque imagino como deve ser difícil traduzir um texto desses. O próprio C. Tolkien não conseguiu publicar o texto completo por não conseguir identificar algumas palavras do manuscrito original.

Sobre o poema em si, que dá nome ao livro, ele ocupa pouquíssimas páginas. O resto do livro é só conteúdo extra do editor, que explica o texto de uma forma muito maçante. Ele poderia ter reduzido algumas explicações desnecessárias, por isso, não gostei tanto do livro.

Só recomendo mesmo pra quem é muito fã do autor e quer conhecer mais do seu trabalho, especialmente fora da Terra Média. E pra quem realmente gosta de estudar poesia e literatura inglesa.

“O que deixara a lealdade a serviço do amor e agora perdera o amor ansiando pela lealdade.” Pág. 252


site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
comentários(0)comente



nancirocha81 01/01/2023

Mais para um curso de literatura inglesa
O livro retrata, da metade para frente, da análise sobre o poema a respeito do Rei Arthur feita pelo Christopher, seu filho. O poema está inacabado, então o livro conta mais sobre a literatura arturiana e sobre o inglês aplicado na construção do texto do que pertinentemente a respeito da história do rei.
Livro rápido, mas a parte da literatura requer as vezes que volte alguns parágrafos para entendimento. Não achei tão ruim como em algumas resenhas mas achei que teria mais história.
comentários(0)comente



Eclipsenamadrugada 16/11/2019

Não aconselho leitura é muito chata, Infelizmente J.R.R. Tolkien as vezes nos traz essas peças.
comentários(0)comente



Beca Folgueira @capadurabooks 18/05/2019

Resenha: A queda de Artur | J.R.R Tolkien | @harpercollinsbrasil
Como é do conhecimento dos fãs de Tolkien ao falecer ele deixou uma série de obras inacabáveis ao qual seu filho Christopher copila-las em algo.

Uma dessas obras foi A Queda de Artur que narra sua aventura em uma série de poemas épicos, não é uma leitura demasiadamente fácil, pois há muitas palavras um tanto quando incomuns. Se você optar por ler em inglês a dificuldade será um tanto maior, já que a escrita de Tolkien é um tanto quanto erudita.

Para muitos leitores a escrita dele pode ser considerada maçante e um tanto quando descritiva.

Nos poemas inacabados nos acompanhamos a algumas aventuras do Rei Artur até as terras selvagens, batalhas navais, fugas e a traição de Mordred. Além disso, podemos acompanhas as duvidas e questionamentos que atormentavam Lancelot em seu castelo francês.

Num todo, por mais que a linguagem seja complicada, mas para mim foi o livro de Tolkien que melhor fluiu, desde pequena tenho um grande apresso pelo Rei Artur sua excalibur, Lancelot, a távola redonda e Camelot.

Sempre li e assisti várias versões da mesma estória e sempre me encantei pelas mudanças na mesma.

site: https://www.instagram.com/capadurabooks/
comentários(0)comente



Mirela 06/05/2014

Eu, como eterna apaixonada pelas palavras de Tolkien, pela primeira vez o li sem associação a Terra Média. Sua única obra pela lenda Arturiana não deixou a desejar. Apesar de inacabado, o poema te prende de uma maneira incrivel e Christopher também não poupou esforços ao mostrar ao leitor fragmentos de um possível final do poema e descreveu minuciosamente seu trabalho na edição deste livro que, com toda certeza, foi um presente aos amantes de Tolkien.
comentários(0)comente



Nat 18/09/2017

A expedição do Rei Artur a terras selvagens, a traição de seu sobrinho Mordred e a fuga de Guinevere, Sir Lancelot e o retorno de Artur a Grã-Bretanha. Um poema escrito e não finalizado por Tolkien em duas versões, inglês e português, com observações e notas muito explicativas de Christopher sobre a escrita do pai, as lendas arturianas que fundamentaram a criação do poema. O livro traz também a relação do poema não escrito com a obra cosmológica O Silmarillion e a evolução da escrita do poema em sua forma publicada.

Demorou, mas finalmente resolvi passar este livro para o topo da minha pilha interminável de livros a serem lidos. Publicado em 2013, o livro se divide em duas partes: o texto de Tolkien e as anotações de seu filho Christopher. O texto que intitula o livro, o poema sobre Artur, infelizmente é inacabado. As anotações de Christopher SEMPRE são o atrativo nestas publicações, não somente porque os textos do pai na maioria das vezes são menores ou, como neste caso, inacabado, mas porque Christopher fala em detalhes do que existe por trás da escrita do trabalho de Tolkien. Em A queda de Artur, a parte de Christopher se divide em 4 sub-partes: notas sobre o poema, análise sobre o mito de história do Rei Artur e as obras que vem retratando essa história ao longo do tempo, relação do poema NÃO escrito com O Silmarillion.
Eu confesso que fiquei meio louca quando cheguei na parte do Christopher, tive que voltar e reler o poema enquanto lia sobre análise do mito de Arthur, porque Christopher não somente menciona outras obras que já abordaram a história do rei Arthur como diz no que o poema do pai se assemelha e diferencia delas, indo e voltando durante a narração “cronológica” dos acontecimentos.
O livro traz também a evolução da escrita do poema e a relação do poema com O Silmarillion, a saber, a relação entre a ilha de Avalon do Rei Arthur e Avallónë, a cidade portuária da ilha chamada Tol Eressëa, e Númenor, a ilha que um dia havia sido o maior reino dos homens (dentro da literatura tolkeniana) e que afundou quando seus habitantes se tornaram ambiciosos demais (a semelhança de Atlântida). Christopher mais uma vez teve um cuidado e esmero absurdos em mostrar as semelhanças e diferenças relacionando as obras do pai com outras sobre o rei Arthur quanto relacionando a criação de Tolkien entre si. Completamente recomendado.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/09/a-queda-de-artur-jrr-tolkien.html
comentários(0)comente



Luciano Luíz 12/08/2015

A QUEDA DE ARTUR de TOLKIEN é uma releitura da lenda do Rei Artur. Aqui sob a forma de um poema épico, temos a visão da última jornada do senhor da Excalibur, Gnewere, Lancelot, Mordred e outros mais que compõem uma das mais populares estórias (hum... história) de todos os tempos.
Tolkien produziu o poema no estilo aliterante (não sabe o que é?! Vai descobrir ao ler caso já tenha alguma intimidade com poesia) e isso dá um tom bastante chamativo.
Porém, o poema está incompleto. Não é grande. O livro tem 288 páginas. O poema ocupa umas 40 e poucas (e ainda conta com a versão original em mais umas 40) páginas. O restante é uma grande fonte de informação sobre a lenda arturiana e como Tolkien produziu seu texto. Além de também ter muitos outros fragmentos e alterações que foram feitas ao longo dos anos.
Não há o motivo que tenha levado o autor a abandonar o poema após tanto tempo de dedicação. Apenas suposições.
Enfim, para quem gosta de Artur, e de ler um poema de nível épico, A Queda é mais do que recomendando. Mas caso você não curta esse tipo de narrativa, passe longe.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
comentários(0)comente



Ana Júlia 27/01/2015

Tentando não admitir que abandonei, mas não da pra negar..
O poema do Tolkien, assim como tudo que ele escreve, é memorável, porém pode parecer muito cansativo dependendo do interesse do leitor. Mas a necessidade dos comentários adicionados ao livro de seu filho, faz com que ele se torne muuuito pesado! Acho que tiveram medo de vender somente o poema.. Tentarei ler inteiro ainda, juro.
comentários(0)comente



sophia 08/05/2014

A Queda de Artur, J. R. R. Tolkien
[...] ''A Queda de Artur'' é uma poesia aliterante que fala sobre o rei Artur Pendragon, traído por Mordred (que em todas as versões é ou seu sobrinho ou seu filho) que lhe usurpou a coroa e roubou sua esposa, Guineverve (que inclusive fugiu de Camelot), o poema também fala sobre a batalha naval que ocorreu na volta de Artur para sua Corte, a história de amor de Launcelot du Lake com a esposa do rei e, em uma parte da obra, ele cita o rompimento da Távola Redonda. Infelizmente, como disse antes, Tolkien não conseguiu terminar a obra e publicá-la em vida. [...]

site: http://ardentbookgeek.blogspot.com.br/2014/05/resenha-queda-de-artur-j-r-r-tolkien.html
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR