Os Sertões

Os Sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão




Resenhas - Os Sertões


263 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Marissol 14/06/2023

Super interessante!!
Ao fato q li por causa da escola denovo kkkkkk venho ressaltar que esse livro é bastante interessante afinal fala sobre a Guerra de canudos, pouco me lembro da leitura mais entres os clássicos brasileiros que li este foi o que eu mais gostei ... a história em que junta o povoado de canudos contra o governo e os mesmos lutam ali por alguns dias , mesmo claramente com mais desvantagem, afinal o governo tinha mais equipamentos...foram bastante guerreiros!!! extremamente interessante principalmente por ser uma história real e retratada na bahia e durante o acontecimento de fato!
comentários(0)comente



Juliana 16/05/2023

Longo, cansativo, mas excelente
Sempre soube que era um livro "difícil" de ler. Sempre tive preguiça, mas também curiosidade. Resolvi ouvi-lo. Por muitos meses, foi minha companhia no trânsito e nos congestionamentos. Aos poucos, fui vencendo. Realmente muito, mas muito prolixo. Detalhista ao extremo. Chatíssimo em muitos momentos. Parecia interminável. Mas é uma obra-prima. Não é um romance, é um documento histórico, uma aula de história. Aprendi (não lembrava quase nada sobre isso) sobre a campanha de Canudos com Euclides da Cunha e narrada de forma excepcional neste áudio livro da Librivox. Foi uma experiência diferente e interessante. Acredito q teria abandonado o livro se estivesse lendo. Mas gostei de tê-lo completado.
comentários(0)comente



Dude 12/05/2023

Canudos
Sem comentários. Livro obrigatório para quem gosta de literatura e história do Brasil. A guerra é Canudos é narrada na segunda parte do livro.
comentários(0)comente



mari 12/05/2023

Bom
Achei bem bom mas o começo foi uma BOSTA, quem quer saber da geografia (eu não) e o final foi bem lento mas o meio foi bem legal, acho q o livro n era pra eu ler pq n sei n faz mt meu estilo mas finalmente acabei, demorei 1 mês mas acabou
comentários(0)comente



Cristiane 02/05/2023

Uma viagem rica em detalhes sobre a Guerra de Canudos!
"Os Sertões" sempre esteve presente em minha lista de leituras desde a época do ensino médio, onde tive uma aula incrível que me marca até os dias de hoje.
Minha edição é linda, antiga... Dividida em três volumes com capas trabalhadas em couro na cor preta.
Belíssima!
É lindo quando a edição equivale em beleza na mesma proporção da escrita do autor.
A Guerra de Canudos marcou o sertão brasileiro e desperta curiosidade até os dias de hoje em todos os estados brasileiros.
Uma obra que relata a luta, o medo, a insegurança e a força de um povo sofrido, que seguiu firme o quanto pôde.
Euclides da Cunha fez um trabalho genial e impecável, rico em detalhes que nos permitem compreender um pouco mais sobre a localização geográfica da região, bem como suas condições e características que as define.
Em seguida, nos apresenta um pouco mais sobre Antônio Conselheiro e seu papel em toda essa trama.
Um desfecho emocionante com uma conclusão que nos leva a refletir sobre a força do povo que lutar por suas raízes, por sua casa, diante de adversários muito mais experientes em guerras e em resolver a situação de modo a sempre sair ganhando.
Uma obra incrível!
Recomendo!
comentários(0)comente



Zorobabel 29/04/2023

Sertanejo é um forte
Leitura profunda de um fato da nossa história, apesar de ser livro difícil de ler, devido a linguagem da época, é um bom relato mostrando o quanto foi esse embate
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Publicado pela primeira vez em 1902, "Os sertões" de Euclides da Cunha é um retrato do Brasil da época. A obra trata da Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O autor, que era correspondente do jornal O Estado de São Paulo, presenciou parte dos acontecimentos na região e os descreveu de forma fiel.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592886042
comentários(0)comente



Laysa 24/04/2023

Uma pedreira pra ler, mas, ainda assim, uma obra prima
Acredito que a primeira vez que ouvi falar de Os Sertões, eu era adolescente e aluna do ensino médio. Era um livro importante pra o vestibular, mas que já era conhecido por ser um livro difícil. Entrei na vida adulta postergando a leitura, sabendo que queria lê-lo, mas que ainda não era a hora certa. Ainda bem que fiz isso. Ainda bem que esperei estar mais madura para ler e apreciar essa beleza de livro. Apesar da forma poética, crítica e bem organizada da escrita do livro, acho que Euclides pecou um pouco nos termos rebuscados. A escrita/leitura de alto nível infelizmente não é atraente (ainda) para a maioria dos leitores brasileiros, o que afugenta o público mais jovem de livros maravilhosos como esse. Ainda sim, esse é, com certeza, um dos melhores livros que o Brasil já produziu.
comentários(0)comente



Rê Lima 15/04/2023

O maior problema desse livro é conseguir passar da primeira parte. O livro só fica mais interessante com a introdução de Antônio Conselheiro e, ainda sim, o tom documental torna o livro meio cansativo. Depois começam os desfiles de nomes e patentes impossíveis de guardar.
No geral, é um livro interessante pelo assunto em si, pela veracidade dos fatos, mas não é um livro que eu leria novamente.
comentários(0)comente



Priciliana0 14/04/2023

Bom
Mas li em um momento errado. A critério de estudo e para sair da zona de conforto, mas não estava preparada para uma escrita poética e em dados momentos enfadonha. Lerei novamente para entender melhor.
comentários(0)comente



Bruce 11/04/2023

Um minucioso relato da virada de séculos XIX/XX no Brasil
Um livro espetacular e obrigatório para compreender parte da alma brasileira. Datado do início do século XX, ?Os Sertões? demonstra tanto o pensamento já maturado dos anos 1800, com forte influência das ciências naturais (o espraiamento do evolucionismo darwinista começando a correr o mundo), como o início de um repensar sobre o Brasil que se deu nas primeiras décadas do século XX e seus dilemas eternos sobre raça, política e violência contra as classes desfavorecidas socialmente.
comentários(0)comente



Luis343 07/04/2023

O autor divide o livro em três partes, no qual analisa um por minuciosamente cada aspecto que forma o sertão e sertanejo brasileiro. Um ótimo livro, porém o autor acaba por utilizar alguns esteriótipos que dado ao período que foi escrito, eram comuns. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Cintia 25/03/2023

Canudos não se rendeu
Como nordestina, nascida e criada numa vegetação, clima e circunstâncias semelhante a descrita no livro, a parte I, que trata-se da terra foi como poesia. Que lindeza! Que delicadeza! Que fineza ao descrever os detalhes da terra. Achei de uma sensibilidade de fino toque, a descrição do umbuzeiro e do Juazeiro, me deixaram emocionada. A descrição do sol se pondo, que é tão característico daqui, me fez voltar ao tempo que era criança e ficava encantada, como o céu tão azul durante o dia, podia ficar vermelho para depois enegrecer com a noite.
A parte do homem gera muito incômodo pela eugenia, no momento em que ele compara o jagunço ao gaúcho chega a ser intragável. Tive vontade de desistir.
Mas "o sertanejo é, antes de tudo, um forte" foi uma descrição acertada, como a aparência sofrida do sertanejo engana, como a força vêm deles quando preciso, aliás, a força não vêm, eles são a força!!! Nós somos a força!!!
Força demostrada em todas as partes que trata da luta, caíram lutando!
Foi péssimo ler a parte em que os sertanejos são mortos depois da invasão, que modo bárbaro e vindo de uma força que deveria garantir dignidade.
Antônio Conselheiro, ao me ver, foi um fanático religioso, mas foi quem acolheu um povo sofrido e esquecido.
Euclides mostra isso, como uma resenha que li aqui, o livro é a todo tempo uma denúncia! Denúncia de um povo negligenciado, como o nordeste sempre foi...
comentários(0)comente



Glauber 24/03/2023

O livro é longo e extremamente detalhista de um fato histórico muito específico. Euclides da Cunha tem muitas vezes um pensamento cientifico de acordo com época que viveu e em outros momentos parece se comover com a história de Canudos.
Por não conseguir me apegar muito ao enredo e nem ser um tema que tenho grande interesse, fiz um leitura dinâmica do livro e só recomendo para quem te interesse no tema ou faz algum tipo de estudo.
comentários(0)comente



Dani 17/03/2023

Cansativo mas interessante
Comecei a ler e estava achando muito entediante a descrição de terra, além de ser muito cansativo ler esse português rebuscado. Pensei em desistir, mas ler as resenhas desse livro me fez continuar.

E que bom que continuei. A leitura se tornou mais suportável.

É um livro interessante que traz uma visão do sertão, seu clima, sua flora e fauna. Conhecemos também sobre os sertanejos e sua personalidade.

Porém, estamos falando de uma época onde o Brasil acabou de se tornar república, e menos de 30 anos após o fim da escravidão: o autor descreve a miscigenação e comenta sobre a unificação de raças de maneira bem racista, se referindo a indígenas como rebeldes, negros como submissos e a raça branca como "a raça superior".

Uma coisa interessante é ver que, desde seu nascimento, a República brasileira conta com a figura do PATRIOTA, que precisa defender a pátria a todo custo, e o governo se aproveita disso. Também percebemos os primórdios de FAKE NEWS, pois rodavam por aí vários comentários fantasiosos sobre os jagunços, inclusive sobre receberem armamentos modernos da Argentina.

foi bom não ter desistido da leitura :)
comentários(0)comente



263 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR