A Different Blue

A Different Blue Amy Harmon

Resenhas - A Different Blue

Caroline Gurgel 13/08/2014

Quem dera se para cada Blue tivesse um Mr. Wilson
Resolvi ler A Different Blue após ter me encantado com a leitura de Making Faces, outro livro da autora, que me fez querer ler tudo que ela já escrevera. Assim como Making Faces, A Different Blue é cheio de mensagens bonitas e inspiradoras, mas não o supera.

Blue Echohawk não sabe quem é, de onde veio, não sabe seu verdadeiro nome nem precisamente que idade tem. Abandonada pela mãe quando tinha cerca de dois anos, Blue foi criada por Jimmy, que lhe deu carinho até o dia que pode. Com idade suficiente para estar na faculdade, Blue ainda cursa o último ano do High School. Ela se esconde atrás da máscara de garota confiante e desejada, mas o novo professor de História, o jovem Wilson, consegue, em suas aulas, enxergar através dela, consegue perceber que tem algo ali que precisa de um resgate. Ele consegue ver uma garota carente, perdida, bonita, mas que precisa se encontrar.

A história é narrada em primeira pessoa pela Blue e tem ritmo extremamente lento e melancólico, que me incomodou um pouco. Os personagens contam muitas histórias e lendas, algumas interessantes, outras nem tanto. Alguns trechos são bastante descritivos sobre histórias ou personagens que não me interessavam, e isso cansou, de certa forma. No entanto, em outros, me via fascinada por aqueles relatos e por aquelas mensagens inspiradoras.

Adorei as aulas do professor Wilson, porém, não as considero plausíveis ou compatíveis com qualquer aula de História real. Entendo (e concordo) quando a autora explica que História e Literatura se misturam, por ser sempre um relato, real ou fictício. No entanto, as aulas de reflexão e autoconhecimento não se encaixam bem no ensino da História e considero que melhor seria se ele fosse professor de Literatura e ponto final. Apesar disso, me encantei com o professor, seu charmoso sotaque britânico, sua paciência e sapiência, seu carinho e sua vontade de ensinar de forma diferente, sua vontade de mudar aqueles alunos, de fazê-los querer ser cada vez mais e melhores.

Mr. Darcy Wilson (sim, Mr. Darcy! Jane Austen feelings!) foi um personagem envolvente e cativante, arrebatou meu coração e me deixou sorrindo, mas... como assim ele só tem 22 anos?! Garoto prodígio, compreendo. Inteligente acima da média, compreendo. Cursou a faculdade antes do tempo, compreendo. Apaixonado por História e mitos desde pequeno, compreendo. Um professor incrível, compreendo. Tamanha sabedoria e maturidade, não consegui compreender. Honestamente, ele para mim tinha por volta dos 30 anos (considerando-o precoce). Passar em testes de inteligência com pouca idade é crível, mas sabedoria e maturidade se adquire com as experiências da vida, quando você sabe ouvi-las, enxergá-las e sugar o melhor delas. Mas, esqueça os pontos negativos, pois com pouca ou muita idade, ele é apaixonante.

Blue. Gostei dela desde o começo, achei seu personagem muitíssimo bem construído, especialmente seu talento com as esculturas em madeira, e seus defeitos e qualidades foram sempre muito bem colocados. Ela, porém, toma uma decisão que achei descabida, levando em consideração sua trajetória.

Tenho a sensação de que só escrevi sobre os pontos negativos desse livro, então preciso ressaltar que é uma belíssima história, com uma escrita quase poética e uma trama muito bem construída. É uma história sobre uma garota que precisava se encontrar consigo mesma, precisava descobrir quem ela era, precisava entender que ela não era descartável, que existia um futuro, que ela podia amar e ser amada, que ela tinha qualidades e um talento formidável. Precisou que um certo Mr. Darcy aparecesse e a amasse imensamente...most ardently!*

*Mr.Darcy é um personagem de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e "I love you... most ardently" é uma citação sua.

? ? ? ? ?
? ? ? ? ?
Rosa 11/10/2014minha estante
To louca pra le,mas não encontro em português. Onde conseguiu???

Caroline Gurgel 11/10/2014minha estante
Oi, Rosa. Li em inglês, comprei pela Amazon ;)

bia 23/10/2014minha estante
hey rosa ,se vc ainda nao achou esse livro em portugues esse cite, "http://adoramosromancesemebook.blogspot.com.br/" aqui vc consegue ler

Lizzy 30/11/2014minha estante
Realmente a decisão que a Blue tomou me deixou em choque, fez o livro cair na minha avaliação. Outro detalhe que a autora ignorou foi o destino do Manny e da Graciela...eles simplesmente sumiram!