O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Sangue dos Elfos

dieizon 27/01/2023

A menina surpresa
Nesse livro temos o bruxo empenhado em proteger Ciri de vários poderosos que querem encontrá-la, então ele a leva para a fortaleza de kaer morhen onde durante um período a ensina na companhia de outros bruxos seu ofício. Após isso os dois então seguem outro rumo onde Ciri e deixada aos cuidados de yenifer para aprender controlar seu poder oculto e ser ensinada como feiticeira, onde também se descobre de sua origem de sangue antigo dos elfos.
Há também uma ameaça de guerra entre os aliados reinos do norte e os Nilfgaardianos do sul numa contante tensão nas fronteiras, inclusive na recente dominada Cintra, ambos os lados então empenhados em descobrir o paradeiro da jovem Ciri.

Joao Pedro 26/01/2023

??
Estou curtindo muito a leitura dessa série de livros, a história me surpreendeu positivamente, cada livro fica melhor.

Kami 23/01/2023

O melhor da saga até o momento com toda a certeza
Mds, como que pode uma história melhorar tanto em tantos aspectos.
Vemos mais do que apenas o ponto de vista do geralt, agr acompanhando questões diplomaticas, a Ciri e como outros personagens estão.
Há todo um desenvolvimento do geralt, dá pra ver suas escolhas, suas consequência e suas mudanças. Simplesmente fantastico.
E a Yenneffer mudou MUITO. Provavelmente por termos a visão apenas do Geralt eu costumava odiar ela. Mas nesse livro ela tá maravilhosa, mudando da agua pro vinho.
As aventuras, desenrolares, consequências... tudo nesse livro foi incrivel.

Beatriz.Nascimento 14/01/2023

Ciro destaque
Nesse livro tudo gira em torno da Ciri: seus pesadelos, sua segurança, sua educação, o que deve ser feito com ela caso ela reapareça.
Com relação a semelhança com a série, parece que a série tem mais informações (ainda não sei se são de outros livros ou adicionados ao roteiro).
O texto traz momentos bem lentos, mas que são importantes porque motram o que a população e os governantes pensam a respeito de Ciri e o que espera por ela em um possível retorno para essa sociedade. O livro tem trechos bastante descritivos que pra mim não foram tão problemáticos quanto os que eu falei antes. No geral, foi um bom livro e já estou anciosa para o próximo.

botta 10/01/2023

a partir deste livro já temos a história sendo contada em romance mesmo (felizmente). E aprofunda a relação do trio principal de maneira perfeita, também adicionando mais ao lore desse mundo incrível, baita leitura e ponto de partida pro resto da saga.

Marilanaa 04/01/2023

O que dizer? Já quero mais!
Sério, as personagens são completamente cativantes, o enredo te prende de uma forma surreal. Esse livro em específico eu achei mais "ok", mas nem isso tira o brilho que ele tem. A relação da Triss com a Ciri e, principalmente, a relação da Ciri com a Yennefer foram os pontos altos desse livro, na minha opinião. Lembrei dos Scoia'tael do baralho de gwent, na época que eu jogava The Witcher 3, detalhe bobo, mas que me deixou feliz. Com certeza irei ler o quarto volume da série, e comprar os livros físicos.

Felipe M. 04/01/2023

Livro de Fantasia ou Filosofia?!
Sangue dos Elfos apesar de ser o terceiro livro da saga de The Witcher é o primeiro romance escrito pelo Andrzej Sapkowski, visto que os dois primeiros são uma reunião de contos. Como inicio de uma saga, temos o primeiro contato com um cenário politico e social ainda não explorado profundamente nos outros dois volumes. Conhecemos novos personagens muito bem desenvolvidos e com um grau de complexidade que acrescentam muito para a trama - o que já é um traço marcante deste autor fantástico. Como escreve bem personagens e diálogos esse polonês.

O livro segue contando a história de treinamento da Ciri, depois de seu encontro com o bruxo e ida para Kaer Morhen (final do segundo livro da saga). Primeiramente Ciri é treinada pelo Geralt e os outros bruxos, depois seu treinamento passa para as feiticeiras Triss e Yennefer, visto que ela tem uma aptidão forte para magia (sem dizer muita coisa para não dar spoilers). E aqui já fica bem claro que, apesar do Geralt ser um personagem extremamente presente e famoso (muito pelos jogos), a personagem principal é a Ciri.

O ponto de destaque para mim neste livro é toda a tenção e conflito social, muito bem desenvolvida pelo Sapkowski. Em the withcer nos temos basicamente duas divisões; os humanos e os não humanos (elfos, anões, gnomos, ananimos). Os não humanos são a minoria e bem marginalizados pelos humanos. O autor explora bastante esse preconceito racial e as nuançais envolvidas trazendo os personagens principais para esse tipo de discussão; escolher um lado, se ausentar e as consequências de ambas as decisões.

Outro ponto que gostei bastante em cima dessa discussão/conflitos, são os pontos filosóficos apresentados na trama principal, trazendo uma profundidade ainda maior para esses personagens. O fato destes terem que fazer muitas vezes escolhas difíceis, colocando-os contra a parede, forçando-os (no melhor sentido aqui) a tomarem uma decisão, torna-os para mim, ainda mais verossímeis, apesar de ser um livro de fantasia. Livro este que para mim, em muitos momentos parece um livro de filosofia disfarçado de fantasia.

Se você gosta de um livro de fantasia com personagens complexos, bem escritos. Se você gosta de conflitos politicos e morais aliados a batalhas, magias e exploração; definitivamente este livro é para você.

Ana Carolina 02/01/2023

O livro está tão bom quanto os outros , já estou atrás dos próximos. Amei as partes finais da Yennefer com a Ciri queria que elas tivessem aparecido mais juntas.

Rodrigo.Astarita 31/12/2022

sangue dos elfos
absurdo! apesar do livro ter as suas partes muito detalhistas, que pode as vezes deixar a leitura um pouco repetitiva e demorada, para mim o jeito que o autor desenvolve os personagens é muito bom! os dialogos parecem verdadeiros e expressam muito bem o carater de cada personagem, mesmo as vezes eles sendo um pouco vagos (propositalmente, por que mais adiante no livro é tudo sempre explicado). o final me deixou querendo ler mais e o livro é muuito cativante! recomendo!!

Flavia1210 24/12/2022

Me apaixonei por Gerald de Rívia e quero que ele seja feliz a qualquer custo.
Esse é o terceiro livro da saga e espero que ele continue vencendo as adversidades nos próximos.

SupremoPHM 99 21/12/2022

Very Good
The the witcher series of books is really good, and makes the experience of the games so much better because you can undestand all the refereces that the games do to the books, the first book is great, the second is the worst, and the rest is good. all in all a solid experience (If you want you can skip the second book you will not lose a lot)

Isabelle248 11/12/2022

terceiro livro da série
Gostei!! Deu pra perceber que esse foi bem diferente da série da netflix. A história se desenrola de uma forma diferente. Vou continuar a série

Victor Oliveira 11/12/2022

Muito sensível e Muito político
Após dois livros de contos soltos, aqui a história começa a ficar linear.

O grande mérito dessa livro é a sensibilidade com retrata as relações da Ciri com os bruxos de Kaer Morhen e com as feiticeiras Triss Merigold e Yennefer de Vengerberg (apresentadas de forma excelente no livro).

A parte política também é muito bem representada. Vemos aqui que os feiticeiros e feiticeiras têm um peso grande nas decisões de Reis e Rainhas, mas também vemos que embora trabalhem juntos, Reis e Rainhas têm uma agenda independente e feiticeiros e feiticeiras têm outra agenda, normalmente conflitante. Que faz a história andar.

Toveline 09/12/2022

Para o começo da parte de romance da saga, "O Sangue dos Elfos" é um pouco menos caótico que seus antecessores no que diz respeito as aventuras do bruxo Geralt. Os acontecimentos não são completamente lineares, e algumas vezes me peguei com dúvidas se li certo, ou acabei perdendo alguma coisa, mas tudo é explicado no decorrer do livro, principalmente por via de rumores sobre o que desencadeou tal episódio. Minha parte preferida do livro foi a final onde a relação de Yennefer e Ciri é explorada e desenvolvida. Muito, muito bom.