O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Sangue dos Elfos

Toveline 09/12/2022

Para o começo da parte de romance da saga, "O Sangue dos Elfos" é um pouco menos caótico que seus antecessores no que diz respeito as aventuras do bruxo Geralt. Os acontecimentos não são completamente lineares, e algumas vezes me peguei com dúvidas se li certo, ou acabei perdendo alguma coisa, mas tudo é explicado no decorrer do livro, principalmente por via de rumores sobre o que desencadeou tal episódio. Minha parte preferida do livro foi a final onde a relação de Yennefer e Ciri é explorada e desenvolvida. Muito, muito bom.

myrayyyyyy 07/12/2022

"Ser neutro não significa ser indiferente e insensível. Não devemos matar sentimentos dentro de nós mesmos. Basta matar em nós o ódio."
Em geral, o livro foi uma boa sequência. Terminei rápido - apesar de ser longo -, muito provavelmente pelo desenvolvimento da relação da Ciri com a Yennefer.

Luiza Sant'Ana 06/12/2022

Muito alongado
A história segue boa, mas achei que nesse volume há partes que se estendem demais para contar coisas sem tanta importância. Mas o que começou a me incomodar mais é a forma como as mulheres do livro são descritas, a maioria é no estilo femme fatale, mas aparentemente só conseguem pensar em como Geralt é lindo e maravilhoso e como ele faz com que elas queiram dormir com ele... tão profundas quanto um pires.

Mia fein 05/12/2022

Demorei para continuar, me arrependi de ter demorado. Mas o livros são bem densos e cheios de informações.

fernandaugusta 29/11/2022

O Sangue dos Elfos - @sabe.aquele.livro
Livro 3 da saga do bruxo Geralt de Rívia, este é o primeiro que apresenta uma narrativa linear (os dois primeiros são uma miscelânea de contos).

Começamos com Jaskier, o bardo, sendo torturado por um misterioso feiticeiro renegado chamado Rience, tudo para saber por onde andam Geralt e a Criança Surpresa - supondo-se ser verdade o que há por trás das baladas do poeta. Nos últimos minutos antes de entregar tudo, Jaskier é socorrido por Yennefer, que coloca Rience para correr. E daí passamos para o paradeiro do bruxo e de Ciri após ele encontrá-la com camponeses, fugida de Cintra, que foi arrasada por Nilfgaard.

Geralt levou Ciri para a fortaleza dos bruxos no Norte, Khair Morhen. Lá, a menina está treinando como se fosse prestar a prova das ervas. Porém Geralt, Vesemir e os outros logo percebem que um imenso poder desconhecido pode tomar conta de Ciri, e que precisam de ajuda. Para isso chamam a feiticeira Triss Merigold, que foi dada como morta, mas sobreviveu ao massacre da batalha de Sodden.

Enquanto a menina era mantida no Norte, a política entre reinos está a mil, pois o avanço do império nilfgaardiano foi contido, só não se sabe por quanto tempo. Além disso, fortalecem as batalhas e guerrilhas de questões raciais - os elfos se organizam em comandos em mais uma tentativa de sobreviver aos humanos. No meio desta confusão, Geralt, sem poder mais segurar Ciri sob sua proteção, a transporta em segredo para o Templo de Melitele, onde ela depois ficará protegida e tutelada pela poderosa Yennefer de Vengerberg - que a ensinará a exercer e controlar parte de seus poderes.

Ciri e o bruxo, entretanto, estão sendo procurados por todos os reinos - já que ela é a personificação de uma força imensa profetizada a muito tempo, e uma arma política de imenso valor, por ser herdeira da Coroa de Cintra. A vida de ambos corre imenso perigo nos conflitos que estão por vir.

E é por todos estes acontecimentos que o terceiro livro caminha. Nas muralhas de Kaer Morhen, nas câmaras reais, nas ruelas de Oxenfurt acompanhamos o bruxo, as feiticeiras, os reis e Ciri, sempre Ciri. A escrita de Sapkowski é, como sempre, simples e direta, fluida e cativante, com toques de humor afiados. Única coisa que me cansou, em alguns momentos, foram os extensos detalhes do treinamento de Ciri na esgrima e das lutas de Geralt - socos, esquivas, golpes de espada narrados em sequência e precisão, na minha opinião desnecessários. A política também é minuciosamente explorada neste livro, já que os Reinos do Norte ainda estão com Nilfgaard em seu calcanhar.

Apesar do excesso de detalhes, gosto de ver o autor revelar aos poucos o arcabouço geográfico, político e seus ricos personagens e suas relações, especialmente o romance nada romântico de Geralt e Yennefer, que neste livro ganha a companhia de Triss (talarica) Merigold. Neste livro toma forma a história que seguirá até o sétimo volume, e a releitura foi ótima, me atentei bem mais nas tramas paralelas do que na primeira vez que li (estava focada no bruxo).

Para quem gosta de fantasia, estes são livros ótimos para encarar um universo cheio de intrigas, magia e luta cerrada pelo poder. Nem preciso dizer que recomendo também os jogos e a série da Netflix  adaptações bem interessantes desta saga tão instigante.

Virginia Barros 26/11/2022

A série fica cada vez melhor, os personagens vão surpreendendo e se desenvolvendo cada vez mais. Principalmente a Ciri, nada abala essa menina, e o Geralt é o bruxo mais engraçado que eu já vi

Geovana 24/11/2022

Foi uma leitura instigante, quanto mais eu li mais eu queria saber o que ia acontecer.
Mostrou também em detalhes como funciona o universo deles e mais sobre a guerra que vai acontecer.
Além de mostrar o treinamento de Ciri com os bruxos, um pouco do relacionamento dela com Geralt e também o relacionamento dela com Yennefer que já foi mais no capítulo final e o capítulo que eu mais gostei.

Vee_1008 21/11/2022

"Magia é Caos, Arte e Ciência"
Eu gostei demais desse livro, aqui dá pra entender com mais clareza esse universo, as coisas tão pegando forma e isso tá sendo muito doido de ler.

Adorei o destaque que a Ciri teve, ela é muito perfeita, o relacionamento dela, não só com o Gerald mas com a Yennefer foi muito bem trabalhado. Amo eles demais.

Foi muito legal conhecer, principalmente, Kaer Morhen, toda a parte com os bruxos e o treinamento da Ciri foi de longe minha parte favorita.

Esse livro me deixou muito ansiosa para os próximos.

J.D.A 16/11/2022

3° da Saga
Como de costume, escrita incrível do autor, trama agitada e misteriosa que faz com que queiramos terminar logo o livro.
Demorei um pouco pra terminar, mas definitivamente não foi culpa do livro. Adorei, principalmente a relação do Geralt e da Ciri no início e a dela com Yennefer no final.
Já vou começar hoje o próximo, porque os criffhangers dessa saga sempre me dão curiosidade.
Muito bom, até agora está valendo totalmente a pena ler essa saga. Que venham os próximos!

wess 14/11/2022

Magia, fuga e separação
Iniciando oficialmente as jornadas dos personagens, este livro com certeza é ótimo de se ler. Constrói paisagens muito lindas de se imaginar. Junta personagens com personalidades únicas e escreve bem suas pretensões. Apenas na parte política senti dificuldade de entender. Mas fora isso, a história é muito boa (deixa com muita vontade de saber o que irá acontecer no próximo livro), a escrita é agradável e a relação criada entre duas personagens (shiuuuuu) é tão boa de se ler. Uma cerejinha no bolo.

Vih 13/11/2022

Fofura, loucura e confusão
Terminei tem um tempão, mas não tinha feito a resenha.
Gostei que nesse livro o autor passa a trazer vários pontos de vista, e não só dos personagens principais.
Odiei a parte política hahah muitos países, muitos reis e rainhas, e feiticeiros e feiticeiras tramando coisas. E principalmente, muitos nomes para se lembrar.
Adorei que mostraram o relacionamento da Ciri com o Geralt e depois com a Yennefer. Essa parte aquece o coração, principalmente Geralt e Ciri, pq mostra ele realmente se esforçando para ensinar o melhor para a Ciri, não só no sentido de treinamento e sobrevivência, mas no geral.
Tem muita gente atrás da Ciri e eu fiquei encabulada com os poderes dela. Essa menina é única. Também tem muita gente querendo passar a faca no pescoço do Geralt, mas apesar de ele dizer que está velho, ainda acho que ele se saiu incrivelmente bem.
O livro é bem rápido e instigante. Eu teria lido em dois dias se não fosse meu tempo curto. Além disso, ele abre muitas possibilidades para o futuro dos personagens.
Gostei muito, recomendo.

Rosana 07/11/2022

E continuo no audiobook
O segredo que me prendeu a essa estória e à série foi o audiobook com a narração do Mauro Ramos. É viciante e perfeita. Fiquei viciada.

ensimesmado 04/11/2022

O Sangue dos Elfos
Muito interessante conhecer mais sobre os bruxos e seu treinamento. O livro passou voando por mim, porque li bem rápido. Uma guerra se aproxima.