Infância, Adolescência e Juventude

Infância, Adolescência e Juventude Leon Tolstói

Resenhas - Infância, Adolescência e Juventude

Victor Daniel 12/04/2023

Um querido Tolstói
É impossível não se envolver na vibe autobiográfica da obra e ficar surpreso como a juventude antiga russa ainda continua tão próxima da nossa contemporânea, com suas angustias e aflições em um ambiente onde ninguém parece estender a mão

Will 20/03/2023

Ótimo livro pra quem tem interesse em conhecer mais Tolstoi
Confesso que me interessei mais ainda pela leitura ao saber o caráter autobiográfico do livro. É prazeroso acompanhar as experiências, memórias e sentimentos iniciais que impactaram o Tolstoi futuro. Em alguns momentos, é uma leitura que emociona, como quando Tolstoi conta as lembranças da mãe que perdeu tão cedo. Com o passar dos anos e a entrada na adolescência, a arrogância e sentimento de superioridade (concernentes com a cultura em que foi criado) trazem um pouco de repulsa dessa fase ao mesmo tempo que esclarecem certos atos futuros, como sua mudança religiosa radical do final da vida, que tem alguns vislumbres nos arroubos adolescentes onde promete uma mudança de vida regrada e sistemática, promessa que acaba rapidamente sendo quebrada. Livro essencial pra entusiastas da literatura russa, recomendo!

Michela Wakami 06/11/2021

Muito bom!
Dividido, em três partes, esse romance de formação que foi escrito baseado na infância, adolescência e juventude do próprio escritor, nos trás vários sentimentos.
Tolstói tinha um conflito interno, muito latente, que é descrito com perfeição nessa obra.
Eu senti um carinho muito grande pela criança é uma antipatia enorme pelo jovem adulto que ele se tornou.
Mas deixando claro que suas péssimas atitudes em muitos momentos, são justificáveis é bastante compreensíveis.
Ao final do livro, temos uma análise sobre o livro, comparando com a vida real do autor.

Reforçando:
Não deixe ler ao finalizar o romance, essa análise, para melhor entendimento dessa obra.
Douglas Finger 06/11/2021minha estante
Otima leitura Michela!

Sim??????

João 06/11/2021minha estante
Muito boa a resenha! ?? era um ser um tanto quanto arrogante né, Michela?

Michela Wakami 06/11/2021minha estante
Obrigada, João ! Sim, teve momentos que tive vontade de jogá-lo pela janela. ?????

João 06/11/2021minha estante
Eu imagino ???

????

Dilaine 31/01/2021

Leitura nova!
Essa foi minha primeira experiência com o autor e posso dizer que gostei muito da escrita dele, alguns momentos a história fica um pouco confusa, mas por ser uma realidade diferente e uma cultura diferente, também por ser quase uma autobiografia ele enrola um pouco em alguns pontos. Mas gostei muito da história.

Sílvia 30/06/2020

Dom. Esse autor é simplesmente um dos melhores
Assombroso pensar que este foi o primeiro texto oficialmente publicado pelo meu russo favorito. Não é por nada que ele escreveu Guerra e Paz com apenas 30 anos de idade. Nesse texto, quase totalmente biográfico, temos todos os conflitos que uma pessoa normal sofre desde o começo dos tempos: ser feio, mania de perseguição, problemas escolares, sentimentos de grandeza e de humilhação, sensação de incompetência, timidez, enfim, todo o gradil de sentimentos que experimentamos durante nosso desenvolvimento. Uma delícia de ler, especialmente todas as partes kkk

Maitê 18/05/2020

Tive um pouco de dificuldade para ler pois não tenho costume de ler sobre personagens jovens, acho chato, minha escuta é mais para a vida adulta. Mas estamos lendo Tolstoi aqui, então mesmo sendo de fato um jovem muito chato, temos uma reflexão sobre o estranhamento do crescer, das elaborações da vida adulta, ou melhor, das suposições do que isso significaria.

Rogério Simas 04/04/2020

Um romance?
História da evolução de um homem da infância até a idade adulta.
Com várias passagens tocantes e parcialmente biográfico.

Gustavo.Borba 05/06/2019

Memórias primevas
#LivrosQueLi

Infância, adolescência e juventude. Liev Tolstói. Ed. L & PM Pocket. A primeira obra de Tolstói traz vários elementos autobiográficos, apesar de ser um romance original. Há quem diga que ele ficou inacabado. Ao final, quando o personagem principal reafirma querer reatar antigos compromissos abandonados, como o de manter uma lista de Regras da Vida, e não há continuidade, pareceu bastante coerente com sua trajetória, de forma que a incompletude do romance parece fazer parte do livro. Nele, o autor relata as memórias da vida de um filho de rico proprietário de terras da Rússia tzarista pré-revolução, em que suas vivências são marcadas pela posição de classe privilegiada, ainda que no início o personagem não tivesse consciência disso. Ele começa a notar as diferenciações causadas pela sua origem quando, na juventude, passa a frequentar a universidade e a conhecer outro tipo de pessoas, oriundas de classes mais baixas, que ele desprezava e até ignorava, mas que passa a admirar com a convivência obrigatória pela frequência aos estudos. É um romance que vai demonstrando o desenvolvimento de sua visão de mundo a partir de suas experiências, marcadas profundamente pelo isolamento que o pertencimento à elite lhe impôs. O engraçado é que alguns questionamentos subjetivos do personagem durante sua infância e juventude são coincidentes com alguns dos meus próprios, apesar de nossas diferenças de classe, pois nunca fui privilegiado, e durante aqueles períodos de minha vida, nossa situação familiar era até pior que a atual. Isso me fez pensar na incrível capacidade que Tolstói teve em descrever reminiscências tão primevas com tamanha riqueza de detalhes, como se aquelas vivências fossem universais e ainda estivessem frescas em sua memória. Uma primeira obra grandiosa, que demonstra bastante capacidade literária, em que muitas vezes tive que relembrar que se tratava de sua estreia como escritor, de tão maduro o texto me pareceu. Recomendo a leitura.

#livros #ler #livro #euamolivros #euamoler #estandedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #resenhadelivros #classicosinternacionais