A Costureira de Khair Khana

A Costureira de Khair Khana Gayle Tzemach Lemmon

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol1984 24/08/2021

O livro traz a história de Kamila Sidiqi, mostrando também suas irmãs e como elas tiveram suas vidas transformadas a partir de uma tomada talibã em Cabul, no contexto da queda da União Soviética, ascensão extremista e ataque de 11 de setembro de 2001. Tendo suas conquistas esvaziadas e seus direitos cerceados, com muita coragem Kamila conseguiu ajudar sua família e comunidade ainda sob o domínio Talibã.

A leitura me cativou pela leveza e ao mesmo tempo intensidade com que a autora Gayle Lemmon narra fluidamente os acontecimentos e pela atualidade (ainda que se passe no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 e tenha sido publicado em 2011). É uma mistura de etnografia, história e geopolítica na medida certa sem ser maçante e sem tornar o livro uma ficção, porque não é. Excelente trabalho da autora e uma história muito forte de coragem, otimismo e fé.

Tatu 20/08/2021

O livro se passa no Afeganistão e conta parte da vida de Kamilla, tendo como pano de fundo a saída dos russos e ascensão do talibã no poder, auxiliados pelos USA, antes do ataque as torres em 11 de setembro.
A obra foca muito mais no poder da superação através da educação, empreendedorismo e solidariedade do que no governo tirano dos talibãs. Ainda assim não deixa de tocar em todo fanatismo religioso, toda brutalidade do regime.
Kamilla é uma empreendedora nata que auxilia sua família e comunidade na era Talibã e na fase do domínio dos USA também. Personagem com muita fé em Deus, e fé em seu país .

Soninha 10/07/2021

Excelente
Um livro incrível, envolvente e com um exemplo maravilhoso de empatia, força, superação, resiliência.
Diante do caos em seu país, após a invasão do Talibã, Kamila consegue dar a volta por cima, uma mulher forte e honrada, que teve seu trabalho realizado com a comunidade onde vivia, ensinando as mulheres a arte da costura, sendo reconhecido mais tarde até mesmo pela ONU.
" Dinheiro é poder para as mulheres, Kamila disse." Se as mulheres tiverem seu próprio salário para contribuir com o sustento da família, elas passarão a participar das tomadas de decisões. Seus irmãos, maridos e todos de suas famílias terão respeito por elas. Isso é tão importante no Afeganistão porque as mulheres sempre tiveram de pedir dinheiro aos homens. Se conseguirmos ensinar e treinar todas que buscarem por auxílio, serão capazes de ganhar um bom salário, então poderemos transformar suas vidas e consequentemente a de suas famílias.

Maria.Manuele 28/06/2021

Excepcional
Um livro necessário para todos nós, principalmente para as mulheres.
Nunca imaginei como é foi e ainda é difícil ser mulher, como existe tantos preconceitos, como temos tantas barreiras para ultrapassar.

Aline Oliveira 19/05/2021

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro. Cheguei a começar a leitura por duas vezes porém, como é um livro um pouco parado acabei deixando de lado. Porém agora finalmente conseguir ir até o fim. A história é muito interessante. É muito bom saber que mulheres são seres fortes que, mesmo oprimidas conseguem tirar forças de denteo de si para sobreviver e cuidar dos seus entes queridos. Adorei conhecer a história de Kamila.

Danielle.Soares 05/05/2021

Livro incrível que fala sobre empreendedorismo, garra e força de vontade de mulheres. Muito bom!!!

Gleis 31/08/2021

Uma leitura e tanto!!
A costureira de Khair Khana - Gayle Tzemach Lemmon
Quando li esse livro, senti o quanto as mulheres afegãs sofriam em meio a guerra. Uma história real que muito se assemelha ao que estamos assistindo atualmente no Afeganistão.
O enredo traça um histórico de como o talibã assume o controle de Cabul, instaura o poder, oprimindo as mulheres e recrutando os homens para a guerra. Ao mesmo tempo o enredo leva o leitor a conhece a história das irmãs Sidiqi,que em meio à retirada de direitos das mulheres, conseguem desenvolver um negócio de costura, que abrange todas as mulheres da região, oportunizando a renda para muitas mulheres que sustentam a sua família.
Hoje ao escrever sobre a obra, pude notar que a volta do talibã ao poder, afetará novamente as mulheres, toda conquista de direitos e de espaço na sociedade será sufocado pela imposição cultural.
?Pontos Positivos:
- Um relato real de como as mulheres vivem no regime talibã;
- Leitura que prende no enredo;
- Aprendizado sobre a cultura e religião afegã.
- Um olhar sobre a diversidade;
?Pontos Negativos:
- Não tem;

Verônica 04/03/2021

Uma história encantadora, mesmo em um cenário improvável.
Demorei um pouco para finalizar esse livro, mais por compromissos do que pela falta de vontade de ler. No começo, não havia me encantado muito com a narrativa da autora, mas depois de umas trinta páginas, fiquei vidrada na história de Kamila, e de como ela venceu todas as adversidades da vida, em um lugar como o Afeganistão dominado pelo Talibã, talvez o pior lugar no mundo para uma mulher viver.
Sua coragem, garra, determinação, inteligência e força de vontade são inspiradoras para todas as mulheres que não conseguem ver uma luz no fim do túnel. Mulheres como Kamila são pontos de luz e inspiração para todas. Fiquei encantada e emocionada em como ela buscou não apenas uma melhor condição de vida para si e para suas irmãs, como para toda uma sociedade.
Fico me perguntando quantas Kamilas existem no mundo, anônimas e silenciosas, que dia após dia, movem suas batalhas em busca de uma vida digna.
Uma leitura obrigatória para todas (inclusive eu mesma) que se sentem desmotivadas ou com medo de arriscar, independentemente do motivo. Obrigada, Kamila, por sua história de vida, e por sua ajuda ao mundo. Precisamos de mais mulheres como você.

Guynaciria 03/03/2021

Nesse livro, temos a história real de Kamila Sidiqi, mulher afegã, que durante o regime do talibã, após ser obrigada a se recolher em casa com suas irmãs e abrir mão do sonho de ser professora (do qual tinha formação universitária), teve que achar uma nova forma de ganhar dinheiro para ajudar sua numerosa família a sobreviver.

No regime em questão as mulheres só poderiam sair a rua acompanhadas por um membro masculino de sua família, mesmo assim teria que está usando burca e não deveriam falar com homens, para que não fosse mal interpretadas e por consequência espancadas publicamente por violação dos costumes.

No meio desse caos, Kamila Sidiqi resolveu buscar a ajuda de sua irmã mais velha, para aprender rapidamente a fazer costuras, um dos únicos meios de trabalhos disponíveis as mulheres, que poderia ser feito em sua residência, as mantendo assim a salvo de represálias.

Kamila, acabou sendo um alicerce para sua família e comunidade, o que antes era um plano de sobrevivência, tornou-se um lucrativo e bem sucedido negócio, sendo aceito até mesmo pelos que considerava inimigos (tudo dentro de um certo limite é claro).

Então vocês podem imaginar como me deliciei com a história de vida dessa mulher guerreira, que em meio a crise foi a luta e conseguiu vencer as adversidades.

Imparável 19/02/2021

Sobreviver
As pessoas, quando querem de verdade, sabem muito bem se virar e dar a volta por cima.
Muito bom esse livro, Kamila que, por sua vez, nos mostra a "arte da guerra". Estratégias de sobrevivência em plena guerra. Assim estamos nessa pandemia.

Malu 15/01/2021

Inspirador
Linda história sobre coragem e empreendedorismo que nasceu no inferno instalado pelo Talibã no Afeganistão.

Gabimf2 14/01/2021

Estava procurando livros sobre costura no Kindle. Queria ler um pouco sobre a técnicas para aprimorar a minha. Achei, entretanto, algo que aprimorou minha perspectiva sobre a vida, uma história incrível de superação e coragem.

Esse é a história real de Kamila, uma jovem que viveu durante o regime do Talibã no Afeganistão - que durou entre 1996 até 2001 após o atentado das torres gêmeas e a intervenção dos EUA. Khair Khana é um bairro de Cabul, a capitão do pais - que é marjoritariamente islâmico.

Apesar de sua principal religião ser o islamismo, o país sofreu com o domínio talibã. Eles eram radicais e cruéis. Se suas leis fossem minimamente descumpridas havia prisão e tortura.

A situação era pior em relação as mulheres. Impedidas de trabalhar, estudar, sair sem um acompanhante masculino, falar em público ou mostrar quaisquer parte do corpo, elas tiveram que se adaptar a um mundo totalmente novo e arriscado, principalmente àquelas que não tinham presença masculina em seu lar.

Em meio a esse cenário vil, somado a necessidade de sobrevivência, Kamila, junto com suas irmãs, iniciam um empreendimento que ajuda não apenas sua família, mas dezenas de famílias de Cabul a terem o sustento necessário para sobreviver durante um período tão escasso.

O livro é escrito por uma jornalista americana que tinha o desejo de demonstrar como o trabalho de mulheres sustentava o país durante uma guerra. Confesso, no início tive medo do livro ser pura exultação feminista. Não o é. Glayle Lemmon atinge seu objetivo sem puxar sardinha pra nenhuma ideologia.

Vale a pena conhecer a história de Kamila e ver o Afeganistão de uma perspectiva diferente. Leiam, será incrível!

Nati 09/12/2020

Esse livro reportagem traz uma história incrível, de uma menina, Kamila Sidiqi, e suas irmãs que vêm suas vidas mudarem completamente, assim como todas as mulheres, quando o Talibã invadi e conquista a Cidade de Cabul. Elas tiveram que mudar todo o seu estilo de vida, vestimenta e comportamento e lutar para sobreviver com regras rígidas de um regime que ver a mulher como fonte de todo o pecado. Um regime em que governo e religião é a mesma coisa e todos são governados por fanáticos.
E no meio de tudo esse cenário desolador Kamila Sidiqi consegue desabrochar e crescer como uma flor em solo fértil e ser o sol para tantas outras mulheres com sua garra, sua mente inquieta e sua fé inabalável.
Essa é uma história inspiradora e comovente

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6