A Costureira de Khair Khana

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcelo 11/11/2021

Ótimo livro
Excelente livro para conhecer o que o povo do Afeganistão, principalmente as mulheres passaram no primeiro governo do talebã e provavelmente está voltando a sofrer.
Li 11/11/2021minha estante
Li uns ótimos tbm sobre o Afeganistão, cada um mais interessante que o outro.

Li 11/11/2021minha estante
Inclusive ,estava estava lendo esse, mas tive que parar pra ler um que meu grupo de leitura está lendo,assim que terminar ,retornarei pra esse.

MãeLiteratura 12/03/2022

Adorei!
Que história inspiradora!
Neste livro vamos conhecer Kamila, uma jovem que acabou de se formar e não pôde trabalhar como professora, pois na época o Talibã, assumiu o Afeganistão. Moradora de Cabul, viu muitos amigos e familiares fugirem e teve que se separar de parte da sua família. Com quatro irmãs menores, seria muito arriscado tentar a fuga para outro país.

Para não passar fome, ela começou a pensar em como poderiam sobreviver e mais, como poderia ajudar tantas vizinhas que passavam pelas mesmas situações aterrorizantes.

Kamila começou como costureira, envolveu as irmãs menores e a mais velha no seu projeto e conseguiu ajudar muitas mulheres e meninas que também.

Uma mulher forte, corajosa e determinada. Empreendedora e visionária. Você lê o livro como se fosse um romance empolgante e custa a acreditar que é a vida real. Adorei conhecer esta história motivadora.

Gostei da capa, a edição da Seoman (Grupo Editorial Pensamento) é bonita e caprichada. Eu adorei encontra no final do livro, um resumo da atual situação das personagens! Recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2022/03/a-costureira-de-khair-khana.html
Ricarda Caiafa 12/03/2022minha estante
Fiquei com muita vontade de ler! Estou colocando na lista!!

Layla.Ribeiro 24/08/2021

Esse livro é maravilhoso pra você entender o que passou e o que pode acontecer com o Afeganistão, aviso logo que não é um romance, é um livro de cunho jornalístico então possa ser que muitos achem arrastado, porque ele vai contar de como o Talibã assumiu o controle de Cabul ao paralelo que vai nos contando sobre as protagonistas, apesar desse horror e sofrimento que é viver sob o regime do Talibã, principalmente se for mulher, é uma história muito bonita de motivação, esperança , sobre empreendedorismo e empatia, que nos mostra que as mulheres afegãs são fortes, persistentes e protagonistas de suas próprias histórias. Convido vocês a conhecer essa impactante e linda historia de Kamila e suas irmãs!
Rosimeire.Nascimen 17/04/2024minha estante
Nossa eu quero ler esse livro , mas não consegui comprar ainda !

neia 23/09/2013

Bom livro
Gostei desse livro, retrata a ocupação da cidade de Cabul pelo Talibã, e toda uma visão de dentro dessa prisão feita por mulheres, conta como foi o ataque do 11 de setembro, mas com uma visão de quem mora na cidade onde o mandante estava escondido, conta como foi o ataque americano, bom livro gostei

San... 05/04/2014

O relato mostrou-me, em primeira mão, a absurda realidade das mulheres no Afeganistão, quando da ocupação Talibã. Também reforça um velho ditado: "Em terra de cego, quem tem um olho é rei". Kamila, a adolescente afegã, teve olhos para encontrar solução e coragem para correr riscos. Com isso prestou um excelente serviço às demais jovens de sua cidade, bem como a suas familias.

sonia 21/09/2014

idade das trevas no Afeganistão
O livro conta a história real de Kamila, mulher afegã que conseguiu sobreviver ao regime Talibã e ajudar muitas outras mulheres de Kabul.
Tempos horríveis: não se podia rir, cantar, dançar, sair às ruas sozinha, estudar, trabalhar fora... só ficar em casa e trabalhar às escondidas dia e noite costurando, costurando...até a guerra terminar e a vida voltar ao 'normal'.
Interessante.

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

Luciana Sabbag 24/11/2015

Terminado em 18 de novembro de 2015.

Achei o livro tão bobo que até me esqueci de postar.
Para quem nunca leu histórias sobre o Afeganistão, pode até achar o livro o máximo (aliás, ele é muito bem avaliado por aí). Mas eu, que leio todos os livros sobre o tema "incríveis mulheres árabes que enfrentaram os radicais", já acho tudo muito clichê. Parece que só existe isso por lá - e sabemos que não é bem assim.
O que me irritou no livro foi a surrealidade dos acontecimentos. A autora garante que a história é real (certo, até tem foto da personagem principal aí no Google), mas é tudo muito falso. Acontece o seguinte: Kamila havia se formado professora durante a guerra civil mas, quando o Talibã chegou, ela foi confinada à sua casa e proibida de continuar estudando. Cansada de não fazer nada e precisando de dinheiro para sobreviver, Kamila pediu que sua irmã a ensinasse a costurar. Só que a fofa aprendeu tudo em menos de duas horinhas. Oi, gente, quem tem máquina de costura sabe o quanto é difícil manejar aquela bagaça, mas, Kamila, no mesmo dia, fez um terninho (!) magnífico e, no dia seguinte, já havia conseguido uma encomenda de 15 terninhos e vestidos para uma loja. Uma semana depois ela já estava fazendo vestidos de noiva (what?). Desculpa, isso é muito surreal pra mim.
Fora que, quando ela é pega pelos talibãs, ela inventa uma historinha e eles caem - hahahahaha. Até parece que talibã ia perdoar uma mulher viajando sozinha para o Paquistão, né?
É tudo previsível, clichê, forçado e, enfim...

Nota 2 de 5.

Letícia 13/11/2016

Costurando esperanças
Comecei a ler o livro e o escolhi mesmo pela capa e considerando a breve sinopse. Estou atualmente lendo mais e-books pela falta de espaço e pela praticidade. Tenho mantido ou adquiro somente livros com capas bonitas, capa dura, e também aqueles em que tenho autógrafos.

Não conheço a autora, mas em uma breve pesquisa pela internet, é uma jornalista, escritora e pesquisadora e tem escrito sobre a condição das mulheres em áreas de guerra, como Afeganistão (onde se passa esse livro), com foco nas questões humanitárias, principalmente, em relação a condição das mulheres nesses países. É membro sênior do Conselho de Relações Exteriores nos EUA, e também já participou do TEDxWomen em 2011, data do lançamento d'A Costureira de Khair Khana.

É um livro curto, tem 213 páginas e já começa com a ida da repórter para Cabul, e sempre com a ajuda de contatos locais como já vemos nos noticiários, em relatos de correspondentes de guerra.

A história de Kamila Sidiqi e sua família é o retrato fiel do que temos acompanhado pela televisão e atualmente em tempo real pela internet. Cidades tomadas, sem luz, água, hospitais, e a vida normal. Mortes e prisões e sempre a tentativa de mudar a realidade e ser livre novamente, como no relato dessa família de Khair Khana e Cabul.

Os detalhes das refeições na casa de Kamila, o medo, a tensão no ar são tão nítidas que nos transportam para o local dos fatos. A ansiedade por mudanças e a cada sobressalto da família nos fazem também nos sobressaltar a cada página que vamos mudando.

É uma história de resistência, colaboração e amizade! Tudo para enfrentar o regime do Talibã. Nos faz pensar sobre a guerra, os medos, e as incertezas do futuro.
Recomendo a leitura! Com certeza já tem vários livros sobre a temática, mas gostei bastante desse!

site: http://www.minhastempestades.com.br/

Kimie1 09/02/2024

Eu espero que as Kamilas do Afeganistão de hoje estejam seguindo em frente com a perseverança, coragem, fé e força que eu encontrei nessa história. Torço para que quando a paz vier, ela dure para sempre ou por muitas e muitas gerações, pelo menos. O país merece paz.

Elisabete Bastos @betebooks 17/07/2018

Mulher empreendedora em tempos do Talibã...
O livro eu comprei numa banca de jornais. O livro é muito rico mesmo quando todas as liberdades da mulher passam a inexistência, no período do Talibã no Afeganistão. A mulher que não pode sair sem um protetor masculino familiar, o uso da burca, a falta de acesso a educação das mulheres. A segregação da mulher na sociedade. A mulher tornar-se presa fácil. Neste livro, pontuo a visão paterna de dar educação e todos filhos são iguais (11 filhos -9 mulheres e 2 homens). Kamila consegue o diploma de professora e tem que deixar este caminho para possibilitar o sustento de sua família e a costura será meio libertador e sustento para muitas outras mulheres na época do Talibã. O livro é escrito por uma jornalista que queria escrever sobre mulheres empreendedoras, mesmo em países em Guerras. Portanto, o livro é interessante como manter íntegro, mesmo nas adversidades. A mulher protagonista, criativa e mantenedora da família. Kahir Khana é um distrito de Cabul no Afeganistão.
Ah! Kamila e suas irmãs gostam de ler e estudar...
Amei o livro.

ritita 27/07/2018

Auto ajuda ou regime totalitário?
Sim, minha predileção literária vai para livros que a despeito da história que conta, descortinam a cultura de lugares e suas gentes, principalmente os desconhecidos por mim; tratando-se de locais de/e em guerra, leio-os com o coração apertado, mas com a isenção que a distância cultural me permite, por isto esperava mais deste livro.

A autora faz parte de um grupo internacional de ajuda à mulheres empreendedoras em situação de risco, e a costureira Kamila é uma delas. Mas... Aí é que está o busílis!

Como assim, no início do regime talibã, onde todos os direitos das mulheres foram retirados (ir e vir, trabalhar, estudar, falar com homens que não fossem da família, etc.), a tal costureira conseguiu comprar, vender, locomover-se até outras cidades? Que regime era aquele, que só a ela era dadas estas facilidades? Conseguiu a invisibilidade?

Como assim os talibãs de Khair Khana aceitavam seu trabalho e ainda faziam "vista grossa" à entrada e saída de dezenas de moças desacompanhadas a sua casa?

Como assim não havia entrada de dinheiro, não plantavam nada, mas ninguém na família de 15 pessoas, passou fome?

Bombas diárias, soldados com fuzis, tanques de guerra e casas destroçadas não assustavam às costureiras? Que isto, minha filha!

Juro que torci por algum tipo de repreensão à Kamila e suas ajudantes. Afinal, eu estava em Cabul!

Impossível que tudo que li sobre o assunto tenha me passado tamanho equívoco. Ou seja, a autora descortinou todos os horrores do regime talibã, mas só "mandou a real" sobre empreendedorismo.

Ah! Faça-me o favor de não desperdiçar uma história tão rica com detalhes sobre produção de roupas!

@zurcenila 04/01/2020

(Resenha) Livro - Gayle Tzemach Lemmon - A costureira de Khair Khana
Uma história inspiradora sobre uma mulher fantástica que deveria ser leitura obrigatória para homens e mulheres de todo o mundo. Uma lição de determinação e solidariedade.

A jornalista Gayle é uma escritora e pesquisadora sobre a vida das mulheres em lugares de guerra e em um projeto onde buscava mulheres empreendedoras num Afeganistão tomado pelos Talibãs, conheceu a história de Kamila Sidiqui e suas irmãs.

Eu já tenho lido sobre aquela região e todas as histórias sobre as mulheres que sobreviveram a este regime me emocionam profundamente.

Essa é a história de uma professora de Khair Khana no Afeganistão que se vê obrigada a se afastar de seu emprego quando os Talibãs tomam o poder, obrigam que todas as mulheres larguem seus empregos, são proibidas de estudar, não podem circular na rua sozinhas e muito menos sem o chadri (ou burca). As mulheres perderam a liberdade, a possibilidade de sustentar suas famílias.

Kamila não se deixa abater e procura sua irmã Malika, que é uma costureira e pede que a ensine o ofício. Com a ajuda das irmãs, Kamila monta um ateliê em sua casa e começa a oferecer suas costuras para os comerciantes da região. Cada saída de casa é um salto no escuro, ela pode ser presa, agredida ou morta, mas nada disso a esmorece e ela vai em busca de seus objetivos. O sucesso é tamanho que em pouco tempo elas precisam contratar mais costureiras. Em pouco tempo o ateliê vira uma escola para jovens.

Sua história ganha fama e Kamila envereda para participar de uma ONG que ajudará milhares de pessoas. A história não termina por aqui. Leia este livro incrível para saber mais!

O Afeganistão é o retrato de destruição, violência, covardia, mortes, sem energia elétrica, saúde.. e ainda assim essa mulher levou esperança para muitas famílias e salvou inúmeras da penúria e da fome.

É uma história de força, superação, determinação, família, solidariedade e fé.

Recomendo! Boa Leitura

Lí­lian 12/03/2020

Adorável
Adoro livros q são biografias de mulheres fortes e ainda por cima empreendedoras. Eu me prendo nele a cada página. Q mulheres mais corajosas. Cabul dominado pelo Talibã e mta repressão, principalmente em cima das mulheres, porém essas não se deixaram abater e criaram seu empreendimento. Kamila Jan é fantástica. Aprendi mto com a vivência dela. Eu indico mto Esse livro, q é histórico e empoderador para nós mulheres. Fácil, leve e gostoso de ler, porém com uma temática de nos apertar o coração e principalmente fato real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6