A Costureira de Khair Khana

A Costureira de Khair Khana Gayle Tzemach Lemmon




Resenhas - A Costureira de Khair Khana


83 encontrados | exibindo 76 a 83
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Elisabete Bastos @betebooks 17/07/2018

Mulher empreendedora em tempos do Talibã...
O livro eu comprei numa banca de jornais. O livro é muito rico mesmo quando todas as liberdades da mulher passam a inexistência, no período do Talibã no Afeganistão. A mulher que não pode sair sem um protetor masculino familiar, o uso da burca, a falta de acesso a educação das mulheres. A segregação da mulher na sociedade. A mulher tornar-se presa fácil. Neste livro, pontuo a visão paterna de dar educação e todos filhos são iguais (11 filhos -9 mulheres e 2 homens). Kamila consegue o diploma de professora e tem que deixar este caminho para possibilitar o sustento de sua família e a costura será meio libertador e sustento para muitas outras mulheres na época do Talibã. O livro é escrito por uma jornalista que queria escrever sobre mulheres empreendedoras, mesmo em países em Guerras. Portanto, o livro é interessante como manter íntegro, mesmo nas adversidades. A mulher protagonista, criativa e mantenedora da família. Kahir Khana é um distrito de Cabul no Afeganistão.
Ah! Kamila e suas irmãs gostam de ler e estudar...
Amei o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Letícia 13/11/2016

Costurando esperanças
Comecei a ler o livro e o escolhi mesmo pela capa e considerando a breve sinopse. Estou atualmente lendo mais e-books pela falta de espaço e pela praticidade. Tenho mantido ou adquiro somente livros com capas bonitas, capa dura, e também aqueles em que tenho autógrafos.

Não conheço a autora, mas em uma breve pesquisa pela internet, é uma jornalista, escritora e pesquisadora e tem escrito sobre a condição das mulheres em áreas de guerra, como Afeganistão (onde se passa esse livro), com foco nas questões humanitárias, principalmente, em relação a condição das mulheres nesses países. É membro sênior do Conselho de Relações Exteriores nos EUA, e também já participou do TEDxWomen em 2011, data do lançamento d'A Costureira de Khair Khana.

É um livro curto, tem 213 páginas e já começa com a ida da repórter para Cabul, e sempre com a ajuda de contatos locais como já vemos nos noticiários, em relatos de correspondentes de guerra.

A história de Kamila Sidiqi e sua família é o retrato fiel do que temos acompanhado pela televisão e atualmente em tempo real pela internet. Cidades tomadas, sem luz, água, hospitais, e a vida normal. Mortes e prisões e sempre a tentativa de mudar a realidade e ser livre novamente, como no relato dessa família de Khair Khana e Cabul.

Os detalhes das refeições na casa de Kamila, o medo, a tensão no ar são tão nítidas que nos transportam para o local dos fatos. A ansiedade por mudanças e a cada sobressalto da família nos fazem também nos sobressaltar a cada página que vamos mudando.

É uma história de resistência, colaboração e amizade! Tudo para enfrentar o regime do Talibã. Nos faz pensar sobre a guerra, os medos, e as incertezas do futuro.
Recomendo a leitura! Com certeza já tem vários livros sobre a temática, mas gostei bastante desse!

site: http://www.minhastempestades.com.br/
comentários(0)comente



Luciana Sabbag 24/11/2015

Terminado em 18 de novembro de 2015.

Achei o livro tão bobo que até me esqueci de postar.
Para quem nunca leu histórias sobre o Afeganistão, pode até achar o livro o máximo (aliás, ele é muito bem avaliado por aí). Mas eu, que leio todos os livros sobre o tema "incríveis mulheres árabes que enfrentaram os radicais", já acho tudo muito clichê. Parece que só existe isso por lá - e sabemos que não é bem assim.
O que me irritou no livro foi a surrealidade dos acontecimentos. A autora garante que a história é real (certo, até tem foto da personagem principal aí no Google), mas é tudo muito falso. Acontece o seguinte: Kamila havia se formado professora durante a guerra civil mas, quando o Talibã chegou, ela foi confinada à sua casa e proibida de continuar estudando. Cansada de não fazer nada e precisando de dinheiro para sobreviver, Kamila pediu que sua irmã a ensinasse a costurar. Só que a fofa aprendeu tudo em menos de duas horinhas. Oi, gente, quem tem máquina de costura sabe o quanto é difícil manejar aquela bagaça, mas, Kamila, no mesmo dia, fez um terninho (!) magnífico e, no dia seguinte, já havia conseguido uma encomenda de 15 terninhos e vestidos para uma loja. Uma semana depois ela já estava fazendo vestidos de noiva (what?). Desculpa, isso é muito surreal pra mim.
Fora que, quando ela é pega pelos talibãs, ela inventa uma historinha e eles caem - hahahahaha. Até parece que talibã ia perdoar uma mulher viajando sozinha para o Paquistão, né?
É tudo previsível, clichê, forçado e, enfim...

Nota 2 de 5.
comentários(0)comente



sonia 21/09/2014

idade das trevas no Afeganistão
O livro conta a história real de Kamila, mulher afegã que conseguiu sobreviver ao regime Talibã e ajudar muitas outras mulheres de Kabul.
Tempos horríveis: não se podia rir, cantar, dançar, sair às ruas sozinha, estudar, trabalhar fora... só ficar em casa e trabalhar às escondidas dia e noite costurando, costurando...até a guerra terminar e a vida voltar ao 'normal'.
Interessante.


site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



San... 05/04/2014

O relato mostrou-me, em primeira mão, a absurda realidade das mulheres no Afeganistão, quando da ocupação Talibã. Também reforça um velho ditado: "Em terra de cego, quem tem um olho é rei". Kamila, a adolescente afegã, teve olhos para encontrar solução e coragem para correr riscos. Com isso prestou um excelente serviço às demais jovens de sua cidade, bem como a suas familias.
comentários(0)comente



neia 23/09/2013

Bom livro
Gostei desse livro, retrata a ocupação da cidade de Cabul pelo Talibã, e toda uma visão de dentro dessa prisão feita por mulheres, conta como foi o ataque do 11 de setembro, mas com uma visão de quem mora na cidade onde o mandante estava escondido, conta como foi o ataque americano, bom livro gostei
comentários(0)comente



83 encontrados | exibindo 76 a 83
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR