Sal

Sal Letícia Wierzchowski

Resenhas - Sal

Narah 17/01/2022

Solicitei esse livro aqui no skoob quando descobri que é de autora brasileira e não me decepcionei. É exatamente o tipo de drama que eu gosto( sou uma grande fofoqueira nas horas vagas) com personagens taaaaaao únicos, bem desenvolvidos, todos cheios de traumas, erros... Uma coisa só que me deixou entediada foi como é a escrita. Essa escrita poética demais não me agrada e tenho dificuldade em entender a linha de raciocínio maaas é coisinha boba comparada ao conjunto da obra que é muito boa. Somos aqui apresentados a uma família com muitos irmãos que moram na ilha de La Duiva e cuidam de um farol que sempre traz muito trabalho para eles. A vida deles é toda em torno desse farol que guia todos no mar. A vida dessas pessoas tende a ser a mesma para sempre, cuidando do farol e vivendo naquela casa de seus antepassados até que surge um visitante que acaba pondo tudo a prova. Os segredos não revelados, os desejos escondidos vem tudo a tona e cada um segue um caminho mas sempre com a imagem do farol na mente. Cecília, a matriarca da familia, se encontra na esperança de reunir seu filhos e poder voltar a ser um pouco do que era antes. Muitas tragédias aconteceram e abalaram essa família e deu um up na leitura me deixando muito ansiosa pro segundo livro que vai ser publicado esse ano. Muitos traumas e palavras não ditas estão para serem reveladas, conversas e choros, brigas estão para serem mostradas. Essa familia me conquistou muito eu recomendo a leitura é curtinha tem só 240 paginas e você vai pedir por mais, GARANTO.

Wellington 31/01/2022

Realmente me surpreendi...
O início não me prendeu, mas depois de muitas páginas, passei a viver melhor as personagens.
Fui surpreendido pelo romance entre Julius e Orfeu, que além de envolvente, emocionante e angustiante em determinados momentos, nos levam a submergir enquanto as memórias fluem no decorrer da trama.

Em Sal, é possível sentir a emoção das memorias relembradas e ao mesmo tempo, contadas pelas personagens.
No entanto, ainda há momentos menos envolventes, e apesar dos ocorridosque precedem o termino do livro, o final nos leva a imaginar o que poderia ter ocorrido em seguida, pois o livro termina de forma inesperada.

Bia F. 28/04/2022

Uma história de memórias e tragédias familiar.
Hey turma, tudo beleza?! Hoje a resenha é do livro Sal, da autora Letícia Wierzchowski.
O livro:
Cecília Godoy, enquanto tricota seu tapete de lembranças, nos conta a trajetória da família dos Godoy onde os homens da família tinham como sina, cuidar e domar o velho farol da ilha de La Duiva.
Em meio memórias de uma vida de tragédias, como sal na ferida, ardia, mas curava.
E quando a decisão de alçar voou do alto dos 365 degraus do farol em encontro às pedras do lindo litoral de La Duiva era o mais sensato, ?era um bom plano, era mesmo?. Mas assim como um vento suave trás o frescor em uma tarde quente de Sol, Cecília recebeu uma notícia que a fez mudar de ideia, e a certeza que a vida sempre se renova, sentiu um raio de luz brilhar em si novamente. ?Guardarei essa interminável linha de fios e de cores unidas, quilômetros, milhares de quilômetros de fios e de histórias que poderiam dar a volta ao mundo, mas que nunca saíram dessa ilha?.
Minha opinião:
Sal é uma história onde a própria vida é uma tragédia, onde já nascemos sabendo que um dia terá fim. Uma escrita extremamente poética e delicada, cheia de referências literárias (que amamos), mas também é uma história de amor, amor de uma mãe, que ?seis vezes fiz essa viagem, da terra firme da razão à deriva do mar, o amor?.
Ainda que, por algumas vezes a história me pareceu arrastada e repetitiva, e em alguns momentos a autora introduz enredos que talvez não seria necessário, quase levando o livro pra outra linha de raciocínio que não comunicavam em si, (mas no final se conectaram) com um desfecho satisfatório e que eu gostei no final das contas.
Tenho considerações bem específicas desse livro que quero falar em outro post, mas queria saber a sua opinião, já leu esse livro? Me conta o que achou?

Charleees 27/03/2023

"O farol era uma espécie de âncora para a família Godoy: eles tinham atravessado o mundo num navio, mas fixaram-se ali naquela praia pequena e rochosa, numa curva do continente e ali procriaram e labutaram durante décadas"

SAL é como um enorme tapete traçado, com uma linguagem poética, Leticia (também autora de A casa das sete mulheres) vai criando, dando vida e voz a todos os personagens de uma maneira singular. A história das gerações da família Godoy é enriquecida a cada página graças a geniosidade da escritora. Uma narrativa que faz com que você se transporte a praia, ao farol e sinta não só as emoções dos personagens como os cheiros e sabores da região.
Um livro, deveras lindo!

* Resenha Junho de 2016

Cindy 13/09/2023

Uma grande surpresa...
"Eu faço um inventário da felicidade perdida.
Parece que cem anos passaram por aqui.
Ou uma guerra.
O tempo pode ter o mesmo efeito de uma guerra. Avassalador. Miúdo e invisível, ele nos pega de surpresa. De repente, bum. O tempo passou como um rio tormentoso carregando tudo consigo.
Eu só fiquei aqui a margem, contabilizando os estragos."

Foi uma grande surpresa, daquelas que chegam como quem não quer nada, e pá te dominam.
É Bem essa a sensação que tive lendo, começo foi leve, leve, depois veio um vento mais forte e com ele a ressaca do mar, tempestade e depois calmaria, até que tudo
se ajeita, mas antes causou aquele estrago na costa. Uma analogia bem a cara do livro.

Ele conta a história de uma mulher, Flora, mas antes dela teve sua mãe, Cecília e seu pai Ivan, descobrindo o amor, depois veio outros 6 filhos, e cada um tinha uma cor. O livro explora diversos temas: amor, redenção, perdão, perda, identidade, solidão, romance, traição, superação. No início é narrado por Flora, depois todos brincam de narrar. E isso torna o livro fantástico, pois conseguimos ver todas as perspectivas, todos os personagens são complexos e completos, alguns aparecem mais que outros, mas todos tem uma profundidade na trama, eles são pessoas, reais com erros e acertos. O livro conta a história de Cecília também, principalmente, do início ao quase fim, no seu tricotar e de como viu os filhos baterem asas, alguns literalmente virando anjos (risos tristes), e tudo tá lá em seu tapete de crochê, cada um marcado por uma cor, contando uma história.
Uma escrita super poética, envolvente e vívida. Você sente os personagens, os imagina, os vê, todos ao redor do farol, que acende e apaga, descontrolado, guiando ou não.

van_books7 31/12/2023

Me senti num casos de família.
Livro cheio de dramas familiares, amores, histórias. Divertido e triste na medida certa.
E é brasileiro

Mariza27 25/03/2024

Apaixonante ??
LIVRO: SAL/ ROMANCE

Sal é uma narrativa que ocorre ao redor da família Godoy, que abandonou sua terra Natal e foi morar em LaDuvia, uma ilha com um farol. Então de geração em geração os homens da família herdavam o cuidado com esse farol.

Em específico nesse livro vamos acompanhar a geração de Ivan. Sua esposa Cecília e seus seis filhos, sendo eles três homens e três mulheres. Tudo na casa era apenas problemas famílias. Depois que uma da filhas escreve um livro que conquistou um professor do outro lado do mar, fazendo o mesmo procurar a bela moça, tudo muda completamente na rotina e destino dessa família.

Acompanharemos a seguir, a histórias e os acontecimentos de cada personagens, em seu particular, cada surpresa e plot que deixa o leitor doidinho.

Eu fiquei apaixonada pela narrativa, a forma meio poética que a autora fez o livro, os personagem e o desenrolar de cada um, as surpresas que nos faz lê o livro bem rápido e a escrita leve e fluida. Com certeza uma favoritado do ano.

Recomendo a leitura ?

Marcos 31/03/2024

Sal insular
"Sal" é uma leitura envolvente e emocionante, uma conjunção sobre as relações familiares intensas e ruidosas. Ambientada a partir de uma pequena ilha e um farol vivo. Aqui você viaja para a atmosfera salgada e arenosa de rochedos. Onde O Livro se vira em um tricô multicolorido de caminhos dos filhos e filhas e pais e mães para muito além daquelas margens.
A autora cria uma narrativa totalmente poética que ressoa e conecta. Reler essa história foi ótimo, agora tendo lido com mais calma consegui aproveitá-la mais.
Apesar o livro tem algumas pontas soltas, desde uma pressa maior nessa segunda parte, deixando o enigmático mais de lado para focar na narração quase que jornalística, por outro lado a carga emotiva que traz é vivaz.

Camila 25/04/2024

Poético
"Sal", uma obra de Letícia Wierzchowski, nos transporta para as paisagens do Uruguai, onde acompanhamos a jornada de uma família, sua história e relacionamentos, entrelaçando passado e presente.

"Sal" nos apresenta uma família complexa, onde cada membro tem sua personalidade bem diferente um dos outros.

Uma das coisas que mais gostei da leitura, foi a forma como a narrativa é estruturada, com diferentes membros da família assumindo o papel de narradores e nos dando acesso aos seus pontos de vista e experiências, isso permite a compreensão dos personagens e de suas motivações.

A história vai alternando entre a linha do tempo atual e flashbacks do passado, onde conta a história dos pais da família, nos permite entender melhor as dinâmicas familiares e os eventos que moldaram seus destinos.

Ao longo da história vemos a evolução dos personagens, com suas falhas e conquistas. É muito interessante acompanhar seus altos e baixos, suas lutas, ne senti conectada com suas jornadas.

Uma família com dramas, alegrias, desencontros e dor, achei uma história poética.