As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Glaucia176 16/01/2024

O menino e seu cavalo
O primeiro livro eu entendi a sua importância para explicar Nárnia e o segundo obviamente, mas o terceiro livro ainda não consegui achar uma conexão.

JosA381 15/01/2024

Não era o que eu esperava
Essa foi uma das minhas primeiras leituras quando comecei a me aventurar no mundo dos livros e lembro que estava ansioso para começar a leitura, já que os filmes sempre me encantaram e realmente passavam a vibe de levar crianças para um mundo de fantasia. Entretanto os livros e os filmes são diferentes, isso porque os filmes melhoram muitos aspectos que os livros não ligam, visto que são contos e até mesmo voltado para um público menor. Ou seja. Eu acabei frustrado, já que vim com a expectativa lá no alto e o livro não conseguiu supri-las.
Acabei abandonando a leitura e só terminei por peso na consciência. Gosto do universo, dos personagens, e acho interessante toda a inspiração que os livros receberam. Porém eu ainda prefiro os filmes ao livro, mas vale a experiência.
Não é um livro ruim para aqueles que vão com a expectativa certa ou sem nenhum.

Maria10053 15/01/2024

Só consigo descrever a sensação que tive com a leitura deste livro de uma única forma:
Lewis seria como um avô, que num dia de neve, sentaria em sua cadeira de balanço em frente a lareira, chamaria todas as crianças e contaria essa história.

Foi uma leitura agradável, apesar que, devo confessar, em certos momentos foi cansativo. Mas acredito que todas as histórias tenham um momento assim, se não houver pode-se dizer que é uma história perfeita.
Gostei bastante da forma como ele contou, como se os próprios personagens tivessem contado para ele, como vemos em certos momentos: "mais tarde, Lúcia me contou..."

É um livro para crianças, porém (como todos os melhores livros para crianças) pode ser lido por todos os públicos.

E saber que é uma história cristã pode melhorar ou não, dependendo da pessoa. Para mim, melhorou tudo. Como Aslam mesmo disse: "(...) Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor." De fato! Conhecer ele lá, fez com que eu ansiasse conhecê-lo melhor aqui.

Teve muitos ensinamentos e espero guardá-los no meu coração.
É uma história que vale a pena ser relida no futuro e desejo fazer isso.

Dudallira 15/01/2024

CRÔNICAS DE NÁRNIA
Esse livro é nostalgia, infância pura.Possui uma história muito boa com ótimas lições.Todas as aventuras são bastante cativante o que nos faz querer ler sem parar.

Clareana4 14/01/2024minha estante
Demorei 1 ano e ainda só acabei pq ouvi audiobook kkkkk

JessA.Calebe 13/01/2024

As crônicas de Nárnia
Apesar do tempo que demorei pra ler, aproveitei cada minuto de leitura. É o tipo de livro que te obriga a usar a imaginação para criar os cenários e histórias passadas no reino de Nárnia. Confesso que vou sentir falta do livro, pois lê-lo se tornou um hábito. Porém, vou sempre me lembrar dessas aventuras incríveis e atemporais, e tirar as lições contidas nela para usar em experiências cotidianas.

Milly 12/01/2024

Esse com certeza está entre um dos meus livros favoritos... Já é a terceira vez que o leio e pretendo ler de novo em breve.

Erika497 12/01/2024

Meu livro de conforto
Eu li pela segunda vez esse livro, comecei em setembro do ano passado e terminei agora, ele tem sete livros juntos em volume único, creio que é bem resumido.
Bom, Nárnia sempre vai ser minhas historias favoritas, sou apaixonada, o meu livro já ta bem feio , pois já tenho ele ha 3 anos, em 2020 eu e minha irmã ganhamos de uma ex patroa da minha mãe que é apaixona por livros, foi ai que começamos a querer ler, apesar de eu ter lido ela muito tempo depois. A pandemia foi um momento difícil, e eu e minha irmã nos apaixonamos por mundo fictícios.
Creio que daqui ha 1 ano e meio eu volte a lê-lo denovo

Felipe.Reinert 08/01/2024

Não é um armário, mas poder levar para outro mundo.
Estou lendo esse livro, ganhei emprestado, nunca tive interesse em ler o conteúdo, porém, a curiosidade falou mais forte, bem escrito, não é uma leitura que canse, os personagens são cativantes.

JoTaeLe 08/01/2024

Uma estupenda alegoria da fé cristã, que tece, sob o pretexto da fantasia, a batalha inescapável entre a luz e as trevas que permeia todos os universos e cada alma que deles desfrutam.

C. S. Lewis escreve sobre coisas profundas com a doçura de quem se realiza simplesmente por contar uma boa história. Da mesma forma, seus grandiosos personagens, sejam eles, reis de infinita sabedoria, ratos capazes de enfrentar batalhões, garotinhas que provam-se verdadeiras rainhas, ou leões tão grandes e poderosos quanto a vida, são leves como briza num dia quente, e água que cura a sede mais arenosa.

Um clássico imenso sobre civilizações e civilidade.

A grande saga literária que você tem que ler!

onlyclehintheworld 08/01/2024

O tiro que saiu pela culatra
O objetivo do livro era educar jovens cristãos, mas acabei me apaixonando pelo edmundo e foi o meu gay awakening aos 11 anos de idade. lamentável para o lewis. fascinante para mim. skandar keynes, ainda te amo!

(mas sério, minha espinha dorsal é esse livro. vontade de chorar só de pensar. amo mais que muita gente, lamento.)

Sarah587 07/01/2024

Não julgue o livro pela capa
Eu preciso começar essa resenha dizendo que eu tinha um certo preconceito com a história depois de ter visto os filmes. Eu tinha meus personagens favoritos, uma ideia muito "clara" do que seria o livro, mas fui enganada e isso foi bom demais. O livro reuniu a obra completa das Crônicas de Nárnia, e ao longo da leitura eu fui sendo surpreendida pelo enredo e pelos personagens que foram se estabelecendo nas histórias, ponto que eu não irei mencionar para dar spoiler.

Ao longo da leitura eu fiquei encantada com as lições que eram passadas aos personagens e pela bondade do grande leão, que não é um leão domesticado ?.
É muito bom acompanhar as aventuras dos personagens e as reviravoltas das histórias, todas interligadas. Um único ponto que me deixou triste foi o desfecho de uma das personagens que me decepcionou muito, era a minha favorita nos filmes. No entanto, nos livros eu criei um amor especial pela Lúcia e ela se tornou minha personagem favorita.

A única coisa que me incomodou foi a representação das personagens femininas em alguns momentos, sem dúvidas tem relação com a época em que o livro foi escrito, mas não deixou de despertar em mim algumas sensações.

No mais, recomendo muito o livro, a história é leve e emocionante ao mesmo tempo, os capítulos curtos dão um bom ritmo a leitura, demorei 10 anos pra começar a ler este livro, mas quando comecei, não consegui mais parar.

Aline Lima 07/01/2024

Um livro de criança que todo adulto precisa ler
As crônicas de Nárnia Tem todos os ingredientes de uma história Instigante, Emocionante e muito bem estruturada. É uma narrativa fantástica que consegue trazer Com maestria Lições valiosas, estimulando um senso crítico no leitor e sendo capaz de tornar uma história infantil em um livro valioso para os adultos também.

Foi maravilhoso conhecer o universo de Nárnia e viver todas as aventuras de seus personagens. Tudo foi contado de forma tão leve e simples que foi muito fácil me transportar para lá. A cada página lida era mais difícil pausar a leitura, especialmente na última parte.

As referências filosóficas e religiosas usadas pelo autor também foram riquíssimas em toda a construção da história, tornando a leitura ainda mais instigante e rica.

Jélisieux 06/01/2024

?Quero viver como um narniano mesmo que Nárnia não exista?.
Primeiros 5 dias do ano e com toda certeza esse vai ser o melhor livro que vou ler esse ano, sem sombra de dúvidas. Nos últimos dois livros eu tive que parar várias vezes pra hora respirar fundo e absorver, hora pra chorar mesmo.
O mundo que C.S. Lewis criou é tão incrível e tão extraordinário que faz com que desejemos estar lá também, abrir guarda-roupas e portas, colocar anéis mágicos, pegar um trem e simplesmente ir para Nárnia.
Fiquei devastada com o final, não porque foi ruim, mas porque acabou e como Lewis mesmo escreve ?[..] Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história. Toda a vida deles neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior.?
Estou chorando muito e gostaria que todos pudesse ter a experiência incrível que é viver em Nárnia, mesmo que por meio de folhas de papel. ?