Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Vanessa 27/07/2013

Chato, maçante
Achei o livro tremendamente chato. Maçante de verdade. Basta ler as primeiras cinqüenta páginas e conferir. Você vai entender tudo.
Tuca. 04/08/2013minha estante
Maçante é a sua estante. E pessoas que usam advérbios como "tremendamente" e "extremamente" sem pensar no que escrevem. Basta conseguir ler pouco mais do que 140 caracteres para entender isso. (A única parte válida do comentário é: o incentivo para que as pessoas leiam as primeiras 50 páginas. No meio da tarefa, as pessoas esquecerão da opinião irrelevante que as levou a fazerem isso e... se apaixonarão pelo livro. Ou assim espero, porque o livro é bem divertido.)

Rafael 08/08/2013minha estante
vamos respeitar a opinião dos outros. odeio "mesquiagem". Tuca as opiniões se divergem. e ninguém é obrigado a concordam comigo, nem contigo, nem com a sua mãe. corrigir erros gramaticais é outro ponto que você foi infeliz, aqui não é escola. apenas uma rede para adoradores de livros. eu ainda não li o livro, quem sabe um dia eu leio. enquanto isso guardarei a minha opinião só para mim. se caso eu compartilhar, será para expressar a minha opinião e não tentar converter as pessoas a ela como você está fazendo amigo.

Tuca. 09/08/2013minha estante
Eu respeito. Tanto sei que ninguém é obrigado a concordar com ninguém que, veja, escrevi um "assim espero" e, perceba, emiti uma opinião discordante da anterior (comentários são para isso, não são? Se fosse apenas para cada um expor sua opinião sem diálogo algum, não haveria necessidade desse box abaixo da resenha). "Maçante" e "irrelevante" são opiniões, semelhantemente. E quanto aos erros gramaticais: não são erros (e eu não disse que o eram). Apenas acho (eita, outra opinião, com a qual se pode concordar ou não) que o uso dos termos é "maçante" e serve apenas para banalizar uma boa hipérbole. E sobre converter a opinião das pessoas: (1) isso é inútil e (2) as pessoas fazem o que querem. Eu apenas gostei do livro e detestaria que alguém lesse uma opinião infundada ("você vai entender tudo", pfff), sendo ela a única "resenha" do livro nessa rede social. Só quis apresentar (como fiz) uma opinião (bem) divergente. E, creio, um comentário era o suficiente para isso.

Carlos 09/08/2013minha estante
Poxa, rapazes. Vocês estão muito exaltados...

Rafael 10/08/2013minha estante
Tuca. resumindo. só pedi respeito a opinião da nossa amiga que diz que leu o livro e não gostou. não precisa dialogar comigo de maneira culta, pode usar um português simples, desde que não seja chulo. eu creio que a opinião da Vanessa não afetará em nada o interesse das pessoas pelo o livro. calma, se o livro for bom ele vai ser lido. ok, abraço.

Gaby 20/08/2013minha estante
Li algumas páginas na internet e concordei com você, livro muito ZZzzZZZ.

Mari 16/10/2013minha estante
Na minha opinião, as primeiras 50 pags do livro não foram chatas, confesso porém que eu não estava entendendo direito o enredo do livro, e por isso continuei a ler, e depois tudo foi se encaixando.

Raab 29/12/2015minha estante
Também achei maçante!

*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Odiei o livro...achei tudo menos divertido! Só acabei de ler porque precisava ver o final.

GilbertoOrtegaJr 20/08/2017

Cadê você, Bernadette? – Maria Semple
Não é raro eu pegar algum livro mais simples para ler, como livros que, em geral, são extremamente fluidos e divertidos, e com enredos mirabolantes e pouco críveis. Para mim, o lado bom deste tipo de livro é o fato de que posso abri-lo e ser levado por várias e várias páginas sem ter que pensar muito, só lendo e me divertindo. Isso não quer dizer que, por esses romances serem caracterizados como de entretenimento, não são obras das quais não se dá para debater ou discutir. Para isso, o ponto mais importante que temos que levar em conta é que estaremos analisando um livro comercial, e não algum romance inovador em técnicas e conteúdo.

Em Cadê você, Bernadette? de Maria Semple, tomamos conhecimento de uma enxurrada de acontecimentos tragicômicos, que levaram ao desaparecimento de Bernadette Fox. A própria Bernadette é o enigma em pessoa: para seu marido, um importante empresário da Microsoft, e sua filha Bee, ela é uma pessoa incrível; Para as outras mães da escola Galer Street, Bernadette é uma pária inconveniente; e para especialista em arquitetura ela é um gênio pioneiro na arquitetura sustentável. Ela não gosta de sair de sua casa, e nas poucas vezes que sai é com sua filha e uma amiga de sua filha, ou com seu marido, já que ela nutre uma relação de profundo ódio com Seattle, a cidade onde vive. Então, quando Bee aparece com seu boletim perfeito e cobra as férias na Antártida onde os pais prometeram levá-la caso ela tivesse as melhoras notas, acaba surgindo um grande problema para Bernadette que, junto com uma outra sucessão de acontecimentos, causa seu desaparecimento.

Uma das cosias que mais gostei em Cadê você, Bernadette? é o fato de ali estar presente vários temas contemporâneos como tecnologia, arquitetura sustentável, associações de mães que vivem como abelhas de uma colmeia, sempre trabalhando em conjunto em prol de uma suposta manutenção para uma sociedade melhor, as novas escolas que buscam um perfil mais liberal de educação e menos tradicional, o uso de drogas por jovens, estresse pós traumático, etc. Essa longa lista de temas que nos são apresentados no romance, dos quais nenhum Maria Semple procura tratar com uma especialista, acaba fazendo com que o livro reflita o seu tempo.

Outro ponto importante é o humor que a narrativa em si, pois tudo tem um forte tom humorístico. Entretanto, este tom não é criado através de piadas, e sim de situações totalmente fora do comum ou inusitadas, ou seja, a autora não fica forçando a barra contanto piadinhas a todo instante, uma vez que ela cria a cena e deixa a cargo do leitor qual será a reação dele diante daquilo.

A forma como as coisas são narradas é extremante interessante, pois no começo toda a história é contada através de vários documentos compilados por Bee, que vão desde e-mails, artigos de revista, faturas de seguro médico e dentre vários outros. Isso, por sua vez, acaba criando várias vozes narrativas, sempre dando para o leitor uma noção melhor daquilo que aconteceu, já que em alguns momentos aquilo que um personagem narra pode ser algo parcial, que será complementado com a versão de um outro personagem por aquele mesmo acontecimento.

Por fim, eu gostaria de deixar claro o quanto eu gostei da leitura desse livro, pois desde a sua primeira página eu não consegui deixá-lo de lado um único instante, e passava horas lendo ele sem me entediar em momento algum. Isso se deve ao fato de que, além do livro ser extremamente engraçado e divertido, ele também é inteligente. É claro que há ali uma gama muito grande de situações que não tem a mínima verossimilhança, mas é sempre interessante o leitor se lembrar de que o que tem em mãos quando for ler Cadê você, Bernadette? é apenas um romance cuja intenção é bem mais entreter do que ganhar algum grande prêmio literário.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2017/08/20/cade-voce-bernadette-maria-semple/
Alexandre Silveira 20/08/2017minha estante
Fui o primeiro a ler essa resenha, hein?? rsrs

GilbertoOrtegaJr 20/08/2017minha estante
Não basta ser revisor, tem que ser leitor meu hahaha ;)

SamiaCris 28/08/2017minha estante
Boa resenha. Entendo melhor a proposta do livro. Obrigada

GilbertoOrtegaJr 28/08/2017minha estante
Eu que agradeço o comentário

*Rô Bernas 05/02/2019

Chato do inicio ao fim
A única coisa que gostei desse livro foi a capa, porque a história em si...pqp...chata, maçante, sem graça, confusa e sem nexo.
Li as resenhas aqui de quem gostou pra ver se eu achava algo interessante e passava a ver o livro com outros olhos, afinal muita gente fala bem do livro...então tentei...juro que tentei...mas infelizmente não consegui gostar não. Admiro quem gostou, pois odeio odiar uma história. :(
Confesso que só acabei a leitura, pra ver o final.
Assis 06/02/2019minha estante
ouvi dizer que vai ter um filme

Lucas 27/06/2019minha estante
Falou falou falou e não soube nem dizer o que detestou tanto no livro. Parabéns pela resenha, nota 0

Cíntia Costa 26/11/2019minha estante
Eu abandonei em 15% da leitura.

Nati 16/02/2020minha estante
Eu lembro quando li eu gostei, achei a personagem principal, a filha de Bernadette, bem fofinha. Fiquei com pena dela e achando a Bernadette uma completa maluca, sem parafuso, egoísta. Mas de tanta dó, me divertir.

Douglas 28/09/2017minha estante
undefined

Libna Dourado 27/10/2017minha estante
Abandonei o livro porque não gostei, estava me sentindo sozinha no mundo.

*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Ainda bem que não estou sozinha!!!! Também achei o livro horrível!!!! Só terminei a leitura pois queria ver o final. Odiei!

Joana.Leal 03/02/2020

Cadê vc Bernadette
Olha esse foi o livro que, eu mais demorei a ler , foram 8 meses para ler , isso msm OITO MESES. O livro não é ruim... Mas tbm não é bom ? achei a história muito enrrolada , tem uns pico de humor , as vezes, mas é extremamente massante e muitas vezes entediante de mais, e o final teve tanta, mais tanta encheção de linguiça que eu quase desisti. E eu nunca faço resenhas aqui , mas hj precisei fazer pq tô indignada , pra que tanto papo furado, essa história poderia ter sido contada em 100 páginas tranquilamente . Mas fique claro! não odiei o livro, mas tbm não amei.. só tô com um sentimento de indiferença ?
Thais.Costa 16/10/2021minha estante
E q final q foi aquele??? Kkkkkk eu só gostei mesmo da comparação da sopa de cocô kkk

Joana.Leal 01/11/2021minha estante
Frustração que fala né kkkkk

Lucas 11/09/2013

Eu não esperava tanto e, uau, me surpreendi!
Bee é uma garota aplicada e depois de se formar em sua escola com a maioria de Ss (supera a excelência, uma nota que tem relação com autoestima) possíveis, ela pediu a seus pais que fossem viajar para a Antártida; eles tiveram que aceitar, já que a promessa era conceder qualquer desejo se ela se saísse bem no colégio. Mas sua mãe, Bernadette Fox, está muito estranha ultimamente, e pouco antes da viagem ela desaparece sem mais nem menos. Agora a jovem Bee vai tentar descobrir como e onde sua mãe foi parar.

Cadê você, Bernadette? é o tipo de história que surpreende em todos os aspectos possíveis, desde a narrativa bem construída ao humor cético e usado da maneira certa. Em meio a tantos laçamentos "badalados" e que atraem muitos leitores, o livro de Maria Semple pode ter passado um pouco desapercebido, mas o potencial da obra é muito grande.

A narrativa é engenhosa e muito bem feita. Além da narração feita por Bee, temos uma porção de cartas, e-mails, mensagens e até documentos sigilosos do FBI para complementar a trama. No começo parece que tanta informação vindo de todos os lados, de vários personagens, não terá muita serventia. Porém, ao avançar para a parte três - o livro tem sete - tudo começa a se entrelaçar e é nesse momento que toda o talento de Maria Semple começa a se mostrar.

O humor presente no livro foi fundamental para tornar a história ainda melhor (a autora já escreveu séries como Mad About, Ellen e Arrested). Sabe aquele tipo de comédia americana em que duas famílias não se bicam e entram em pé de guerra por algum motivo? Pois é, esse um dos cenários colocados por Maria e posso garantir que é uma diversão tremenda acompanhar as desavenças de Bernadette com a comunidade de Seattle e os pais da Galer Street. E tal personagem que dá nome ao título do livro é bem complexa, sendo que um ponto de interrogação se firmou em mim e foi se arrastando até os mistérios se revelarem e eu poder enxergar a natureza e personalidade dela.

Bee e tantos outros personagens secundários, podemos dizer assim, foram trabalhados de maneira excelente também. Todos tiveram um papel fundamental, mesmo que mínimo. Elgin, o marido de Bernadette, não tem uma personalidade cativante, só que as atitudes dele demonstram que o tempo que dedicamos a família é precioso e não deve ser desperdiçado. Audrey, a inimiga de Fox, é hilária, apesar da inveja que sente pela vizinha. A parte mais engraçada para mim foi um e-mail recebido por ela feito por Soo-Lin - secretária de Elgin e sua amiga. Um pequeno defeito no teclado da lan house que ela estava trocou algumas letras da mensagem, o que acabou por se tornar muito engraçado.

A mensagem que o livro traz através desse humor e situações cotidianas é clara: não acreditemos apenas no óbvio. Desde o começo fica a impressão que o enredo não levará a uma grande surpresa e um final fabuloso, mas é realmente isso que acontece. A explicação para o sumiço da protagonista, a busca de Bee por ela e seus perrengues com Audrey são muito bem explicados no final. Fiquei tremendamente satisfeito com o o resultado.

Cadê você, Bernadette? é delicioso, hilário e tremendamente inteligente. Através de um tema muito simples que visou retratar o relacionamento de uma família americana em crise, Maria Semple construiu uma história muito atrativa e que não subestima o leitor. A capa remete a um simples chick-lit, mas o conteúdo supera , impressiona e faz com que devoremos as páginas para descobrir o que realmente aconteceu com a peculiar Bernadette Fox.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/09/titulo-cade-voce-bernadette-autora.html
Mari 16/10/2013minha estante
Concordo plenamente!
Achei que seria um livro maçante, mas, olha, me surpreendeu!

Lucas 24/10/2013minha estante
É ótimo. Eu amei aquela cena da chuva rsrs não vou dar spoiler, mas foi uma das memoráveis!

AmyLivros 14/12/2019

Acho que nunca vi um livro com tantos personagens insuportáveis. Piores até que os protagonistas de Morro dos ventos Uivantes. É muito difícil de gostar deles.
A leitura é tranquila e é possível ler rápido e sem dificuldades, mas o ''desfecho'' da história deixa alguns pontos no ar.
Li, não odiei, mas não leria de novo.
Thais.Costa 31/01/2020minha estante
Meu Deus, estou no 40% e estou odiando ? mto confuso ... nossa

AmyLivros 01/02/2020minha estante
Achei bem ruinzinho tb

Beatriz 02/01/2014

Decepcionada
Fiquei realmente decepcionada com esse livro. Primeiro que a serie de emails do começo do livro cansam. Segundo que a Bernadette não some até mais da metade do livro, e eu que comprei o livro achando que iriam dá só uma introdução e pronto, fiquei me perguntando:"quando a Bernadette vai sumir??". Eu não aguentava mais ler o livro. Terminei só porque odeio deixar livro pra trás. Muito maçante. A história tem muitos detalhes desnecessários, só pra encher pagina. E o fim então? Horrível.
Um drama do caramba. Uma busca chata. Pra que? Pra conversa da Bee e da Bernadette durarem nem 5 paginas. E depois a carta dela, me arrastei ao ler. Chato e chato. Não recomendo.
Aline 06/04/2014minha estante
Muito chato!!

Carla Cerqueira 04/01/2020minha estante
Concordo! Detesto abandonar um livro e tentei muito lê-lo até o fim, mas não aguentei. Achei super monótono!

Jhulidriel 27/03/2024minha estante
Já assistiu o filme? É um dos meus favoritos, mas nem sabia que era baseado um livro

Duda 27/03/2024minha estante
É bom? Eu comecei a assistir mas acho q tava tão cansativo o livro que não continuei. Vou pegar pra ver qualquer dia desses

Aline 06/04/2014

Gente.....que livro chato...
Chato é apelido!!!! rss

Carla Cerqueira 25/09/2020minha estante
Ainda bem que não foi só ru wue achei! Rsrsrsrsrs Chatíssimo!

kissylasky 11/01/2024minha estante
Sei que fazem 2 anos que você leu esse livro, mas terminei recentemente a leitura e fiquei fula por Bernadette, tão forte, perdoar o frouxo do Elgin. Que bom que mais alguém pensa assim.

Carous 12/11/2017

Sem pé nem cabeça
Minhas escolhas de livros têm sido ainda pior que as de 2016! Tão desastrosas que sequer me lembro dos bons livros que li este ano.

Adquiri "Cadê você, Bernadette?" assim que foi lançado, mas deixei mofando na minha estante, e sinceramente, devia ter feito isso mesmo porque para passar adiante este livro será um sufoco. Foi mais uma compra motivada pela capa, mas a sinopse parecia vender um livro chick lit diferente e original.

Aparentemente este é o melhor livro que Maria Semple escreveu até agora, mas nossa, se esse é o melhor trabalho dela, quero distância dos piores.

Me conectei com os personagens principais - Bee e Bernadette - só de ler a sinopse, mas infelizmente a partir do momento em que iniciei a leitura, me desapeguei de todo mundo. Nada contra as personagens, são legais, rola uma identificação e o comportamento de Bernadette é um alerta para os cuidados com a saúde mental, principalmente após eventos traumáticos como aborto e depressão pós- parto, algo que muita gente considera bobagem.

O problema é que Bernadette e Bee não tiveram muito espaço na história. Para minha surpresa, o livro é narrado em grande parte através de cartas e e-mails trocados pelos personagens Bernadette, Bee, Elgin (marido de Bernadette e pai de Bee), Audrey e Soo-Lin (duas mosquinhas) e sei lá quantos mais personagens. Às vezes tem um parágrafo perdido entre um e-mail e outro em que ou Bee, ou Bernadette ou algum outro personagem - nem lembro mais - narra os fatos. Tudo, na verdade, não passa de Bee meio que mostrando ao leitor o dossiê que recebeu pelo correio depois que sua mãe sumiu relatando tudo o que houve nos meses anteriores.

Devo admitir: ficou confuso. Não a apresentação dos personagens, mas como a fonte era a mesma de um e-mail de personagem X para personagem Y, tinha hora em que eu não sabia quem falava com quem sobre o quê. E a nota de Bee "E-mail de papai para doutora sei lá quem" ficava perdida também entre uma passagem e outra.

A falta de falas dos personagens me incomodou demais além da zona narrativa! Não curto ler livros que só nos informam a história, larguei de mão isso quando me formei na faculdade. Quero diálogos e interações.

Enfim, Bee é uma personagem maravilhosa, não é aquela adolescente chata e birrenta. Muito matura e coerente. Adorei sua posição em relação ao pai aos eventos que causaram o desaparecimento da mãe. Bernadette é excêntrica. Agora o Elgin... qual a necessidade dos escritores enfiarem personagens masculinos imbecis para tirar o leitor do sério? Só pensava em esganar esse cretino de uma figa por tudo que ele causou à família.

Então, é isso. Mais uma insatisfação literária. Ouvi dizer que este livro vai virar filme e espero que o roteiro supere o que Maria Semple tentou apresentar aqui.

site: https://www.instagram.com/shiuestoulendo/
*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento que você!

Viviane 19/11/2016

Não errei quando comprei esse livro! Primeiro foi a paixão pela capa super chic!
A escrita da autora é muito boa! O livro é narrado por parte da filha de Bernardete, a bee (Balakrishna Branca - ela surta com seu nome verdadeiro) , e em parte por carta, bilhetes, e-mails, SMS trocados pelos personagens adultos.
Ah sim! As vizinhas de Bernardete são chamadas por ela de mosquinhas. :)
Tem a assistente virtual conhecida como Manjula e até o FBI se envolve no caso. Hahahahaha
São tantas informações e mesmo assim não desgrudei do livro. Ri pra caramba de muitas tiradas sarcásticas da autora.
Mas, acima das risadas é uma história de amor incondicional de uma filha por sua mãe. Bee nasceu com um problema congênito no coração e sofre diversas internações hospitalares. Bernardette abandona tudo para cuidar da filha. E o marido Elgie um programador da Microsoft aclamado.
Quando Bee propõe a viagem como prêmio pelo seu desempenho escolar, Bernadette reserva passagens e começa a apresentar um comportamento estranho, o que leva Elgie a tentar interna-lá em um hospital psiquiátrico. Só que Bernardete desaparece no dia da intervenção. Hahahahaha
Dai se desenrola a história, os e-mail, FBI, assistente virtual.
O final? Só lendo que você descobre.
5 estrelas sem dó!
Até o próximo livro!
Hel 04/03/2017minha estante
Marido nojento, esse. Me interessei por esse livro por causa de um resumo no jornal, e agora tenho mais vontade ainda de ler.

Anna 16/12/2013

Genial!!!
é engraçado, divertidíssimo e é a melhor coisa que eu li em meses. Não consegui soltar!
Rafael 16/12/2013minha estante
Esse livro é bem divertido mesmo. Assim como você só consegui largar quando acabei.

Marcela Pires 05/09/2013

Resenha
"Uma vez, quando eu era criança houve uma caça aos ovos no country club numa Páscoa, e eu encontrei um ovo de ourom que me deu direito a um filhote de coelho (...) nós levamos o coelho para o nosso apartamento na Park Avenue. Eu o batizei de Marujo. Naquele verão, fui para o acampamento de férias e meus pais partiram em direção a Long Island, deixando Marujo no apartamento com instruções para que a empregada o alimentasse. Voltamos no final de agosto e descobrimos que Gloria tinha fugifo havia dois meses. (...) O coelho estava tão desnutrido que se pelo estava terrivelmente longo (...) Suas garras estavam enormes e pior: seus dentes da frente haviam se curvado sobre o lábio inferior (...). Aterrorizada, abri a porta da gaiola para abraçar Marujo, mas, num espasmo de fúria, ele começou a arranhar meu rosto e pescoço. Eu ainda tenho as cicatrizes. Sem ninguém para cuidar dele, o coelho acabou regredindo à selvageria.

Foi o que aconteceu comigo em Seatle. Venha até mim, mesmo que seja trazendo amor, e eu vou te estraçalhar de arranhões." pág. 154/155

O texto acima é longo, mas me tocou profundamente, porque o que busco num livro é sempre a parte emocional/psicológica das personagens, e mesmo que não pareça tão claramente, todo bom livro nos dá essa oportunidade que é um verdadeiro aprendizado.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro qualquer, primeiro porque você começa a lê-lo e não dá nada por ele, mas a partir que as páginas vão passando, o leitor percebe o quanto profunda pode ser a sua leitura.

Berbadette Fox é uma mulher de 40 anos, mora numa casa que antes tinha sido um colégio de meninas, tem uma filha de 14 anos chamada Balakrishna (e esse nome não é à toa! Quando a pequena Bee nasceu, ela teve má formação do coração e imediatamente foi operada. Segundo Bernadette, a menina nasceu azul e ninguem esperava que ela vingasse, porem dias depois, quando a menina já estava melhor, a mãe colocou o nome de Balakrishna que é uma deusa azul, significando o milagre dela ter resistido e pela cor de Bee em seu nascimento)

Pois bem, voltando ao enredo, Bee éa melhor aluna do colégio Galer Street, e como presente de formatura pede uma viagem à Antártida. Elgin, o pai de Bee e marido de Bernadette, é programador da Microsoft, ausente da família, acha que sua contribuição financeira é mais que o suficiente, e esta prestes a lançar o Samantha 2 que é o projeto da sua vida, ou seja, esse não é o melhor momento para a viagem.

Bernadette é uma mulher que esta a beira de uma ataque de nervos, não gosta de sair de casa, tem uma secretária na India que faz tudo para ela, pois ela detesta Seatle e as pessoas que lá moram. O simples fato de pensar de ir para a Antártida lhe dá calafrios.

Mesmo assim, a família se prepara para a viagem, no entanto, poucos dias antes de embarcar Bernadette some, e Bee faz de tudo para encontra-la.

Não posso fazer uma sinopse do livro sem mencionar Audrey que é uma das mães mais influentes do colégio Galer Street, vizinha de Fox, passa seus dias mandando emails para as colegas reclamando de Bernadette e faz a vida um horror.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro convencional, nas primeiras 50 páginas o leitor pode ficar um pouco perdido, porque são emails escritos por Bernadette à Manjula (sua secretária indiana), cartas e memorandos da escola de Bee, emails de Audrey às suas amigas, Bee contando algumas coisas que aconteceram a nós leitores (o que é muito bacana). Tudo isso junto conta muito sobre o perfil de cada pessoa.

A leitura chega a ser hilária em alguns pontos. São 372 páginas que passam voando.

O que mais me tocou nessa leitura é o resgate das personagens, o aprendizado que elas tiveram, saber aprender com os erros, saber a hora de voltar atrás e se perdoar, perdoar os outros.

O livro tem uma mensagem forte de que não podemos simplesmente acreditar no óbvio, apenas do que vemos, existe mais coisas por trás de cada imagem, de cada ato, todos temos motivos para fazer o que fazemos, e que cada fase da vida é uma oportunidade de começar de novo. Nada esta pronto, tudo ser construido quantas vezes forem necessárias.

site: www.mulhericesecialtda.com