A Graça da Coisa

A Graça da Coisa Martha Medeiros

Resenhas - A Graça da Coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

28/03/2016

Gosto muito dos livros da Martha Medeiros.
Todos que li até agora foram de leitura rápida, fácil, mas que induz à várias reflexões. Seus textos podem ser mais questionadores, filosóficos, ou por outras vezes divertidos, bem humorados, mas sempre fazendo-nos refletir sobre a existência e o comportamento humanos.
É o caso de A Graça da Coisa. São pequenos textos sobre assuntos variados, mostrando situações cotidianas e sentimentos comuns aos seres humanos, com o estilo de escrever peculiar da autora.
Textos inteligentes e inteligíveis.
Marta Skoober 28/03/2016minha estante
Eu li um livro dela que gostei bastante.

30/03/2016minha estante
Adoro a Martha. Textos inteligentes e inteligíveis.

Marta Skoober 30/03/2016minha estante
Verdade isto do inteligível!

Gabi 02/02/2022

Para ler com a mente madura
Vai encontrar coisas que não quer ler, por ali, já avisando. Verdades sobre o amor, a vida, a arrogância e até mesmo sobre o cotidiano. Vai rir. Debochar. Refletir. Se culpar. Se espelhar. O livro em si é uma coleção de histórias, umas delas vai vestir em você e será seu número.
Ricarda Caiafa 24/08/2022minha estante
Amei seu comentário sobre o livro!!!

mavericke 14/10/2013

Muito bom! Leitura agradável, descontraída e interessante. Algumas cronicas são melhores que as outras, mas no geral, uma boa obra!
Francydélfia 05/06/2014minha estante
Sou amante do que a Martha Medeiros escreve, li Fora de mim e agora A graça da coisa e posso afirmar que foram ótimas leituras...amei em especial as crônicas. Grande livro

Michelle85br 16/11/2013

Deliciosamente maravilhoso
O livro é leve!! Te deixa fluir com as palavras e nos faz repensar sobre muitas coisas!! Excelente!!! Recomendo!!
Pedro Aires 29/04/2014minha estante
Concordo. Gostei muito e vou me aprofundar mais na obra da autora.

Laura Brand 26/03/2014

Já fazia algum tempo que eu queria ler mais algum livro nacional (deixando pré conceitos de lado) e amo ler e escrever crônicas. Juntando tudo isso, aproveitei para ler meu primeiro livro da Martha Medeiros, uma coletânea de suas crônicas: A Graça da Coisa.

Passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável. Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Então como sobreviver, ou melhor, como viver em meio a este caos que se transformou a nossa vida? Para Martha Medeiros, a grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa - sendo a 'coisa', no caso, a própria vida. É deixar ideias pré-concebidas de lado, saber rir de si mesmo, se reinventar; estar aberto para encontrar o amor onde menos se espera, é transformar a ansiedade em sabedoria, é saber ouvir, é um conjunto de pequenas atitudes que, se colocadas em prática, vão nos ajudar a levar uma vida mais desestressada e, de quebra, nos surpreender. Reverenciando a tradição da crônica brasileira, Martha Medeiros fala cara a cara com o leitor, mostrando que não estamos sozinhos nas nossas neuroses diárias. Esta coletânea de oitenta textos que abordam os temas mais caros à autora - o amor, o cinema, os relacionamentos, as relações familiares, entre muitos outros - traz, sem dúvida, alguns dos assuntos sobre os quais mais nos indagamos hoje em dia - um prato cheio para o autoconhecimento.

Espero algum dia conseguir escrever crônicas tão boas sobre os assuntos mais banais de todos como Martha Medeiros faz. Ela consegue transformar o barulho da obra na rua e a falha na tentativa de fazer uma baliza em textos reflexivos e honestos. É um talento de poucos.
O livro A Graça da Coisa é uma coletânea de mais de 80 crônicas da autora e todas são baseadas em fatos corriqueiros e que qualquer um pode se relacionar. Martha Medeiros coloca em pauta sentimentos e pensamentos que nunca haviam passado por mim antes e que com certeza não vou mais esquecer. É genial como ela consegue dissertar sobre terapia, livros ou filmes que lhe agradaram, gostar ou não da natureza, etc. Os assuntos mais simplórios do nosso dia a dia viraram inspiração e se transformaram em crônicas curtas e muito bem escritas.
É possível perceber ao longo da leitura como a autora tem convicção e entende do que está falando. As referências por si só já mostram uma escritora culta e inteligente como Martha Medeiros é. No quesito crônica, sua escrita definitivamente virou um guia para mim, que quero, se possível virar cronista um dia.
As crônicas são bem humoradas, mas algumas com um toque de sentimentalismo delicioso. Sua maneira de ver o mundo é elegante e ao mesmo tempo poderia representar o pensamento de qualquer um que se desse ao direito de observar os pequenos detalhes do dia a dia de maneira mais poética.
Separei as 18 crônicas que mais gostei:

Natal para ateus
A mulher e o GPS
Último pedido
O encurtamento das durações
De onde surgem os amores
Corpo interditado
Pequenas felicidades
Nós
Deus em promoção
Dialogando com a dor
A mesa da cozinha
O Michelangelo de cada um

Para quem gosta de ler crônicas, A Graça da Coisa é indispensável na sua estante.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2014/03/resenha-graca-da-coisa.html
Stephanie 12/09/2014minha estante
Li que esse é teu primeiro livro da Martha Medeiros. Não sei se já leu outros de lá pra cá. Mas, se não, te recomendo. Pq se tu iniciou pelo mais fraco (na minha opinião) e achou ótimo, precisa ler outros, que são maravilhosos.

Giulia143 30/03/2022

Meu primeiro livro da Martha e que leitura gostosa! Lembro de ler a coluna dela no jornal Zero Hora quando pequena (quando os meus pais assinavam o jornal), então tenho uma certa memória afetiva com a escrita da autora, mas esse foi o meu primeiro contato de verdade, com um livro dela e tal. Fiquei muito curiosa pra ler outras histórias dela como "Divã" e "Doidas e Santas", os quais já ouvi falar muito bem. Mas adorei revisitar suas crônicas, e espero voltar a elas mais vezes daqui pra frente.
kathrein.oliveira 30/03/2022minha estante
Eu adoro a martha

Malice 07/03/2019

Devagar...
Talvez não seja leitura para meu momento. É superficial, leve, devagar, mas entrega o que Martha se propõe. Levo duas boas crônicas de lembrança. Talvez algumas outras eu devesse registrar. Leitura modo contemporâneo, meio passa tempo...
Heloisa.Chaim 22/04/2019minha estante
Comecei a ler agora é tenho essa mesma impressão, de que o livro é superficial. Acho que ela poderia ter explorado muito mais o objetivo do livro.

Dani Gazaniga 30/01/2019

A graça da coisa
Uma leitura envolvente, onde a autora Martha Medeiros cita vários textos que escreveu de forma aleatória sobre os grandes aprendizados da vida, conta um pouco de tudo que já vivenciou, por onde andou, pessoas que conheceu, seus caminhos, suas viagens, sua solidão, seu convívio em sociedade, o que aprendeu, o que gostou, enfim, tudo o que a inspirou a fazer este livro, que e uma verdadeira escada, trazendo aos leitores fatos extremamente interessantes e importantes na vida, transformando suas palavras envolventes de maneira poética que penetra carinhosamente em nossos corações.
Uma explosão de coisas boas a serem compartilhadas!
@cinthia.lereplanejar 30/01/2019minha estante
Que lindo! Pelo que li, parece que através dessa leitura, faz o leitor refletir e valorizar cada experiência vivida.

Léia Viana 13/08/2013

Não é o melhor da Martha Medeiros
"Hoje, as pessoas só confirmam existência quando estão em público. No entanto, creio que é justamente quando estamos misturados aos demais que nos tornamos invisíveis. Acabamos infiltrados na manada e compartilhamos opiniões originadas do senso comum, tudo pelo senso comum, tudo pela ansiedade de fazer parte de alguma coisa. Já ao nos concedermos momentos de isolamento, entramos em real conexão com nossos desejos, processamos as experiências vividas e esculpimos silenciosamente o homem e a mulher que estamos nos tornando. Ficar sozinho não é estar abandonado, ao contrário: é encontro dos mais sagrados. Invisível para os outros, extremamente visível para si mesmo."

Sou fã do trabalho da Martha Medeiros, adoro as crônicas, os poemas, as cartas fictícias e seus livros de ficção, gosto da narrativa e de todos os temas que ela aborda. Martha sabe conquistar um leitor, até um prego torna-se interessante em suas palavras, mas neste livro não vi graça nenhuma, não me encantou e teve alguns textos que eu praticamente não reconheci o estilo literário dela, somente nas últimas páginas é que as crônicas foram ganhando vida para mim e eu fui reconhecendo o jeito “Martha Medeiros”.

Adorei a capa combina perfeitamente com o título e nos leva a refletir sobre a graça da vida, que muitas vezes está nos detalhes mínimos que nem prestamos a atenção devida, simplesmente deixamos passar.

Como admiradora do seu trabalho é natural que eu crie uma expectativa acima da média, o mesmo acontece com Woody Allen, por isso, pensei: se até Woody Allen tem seus filmes insossos, e continua sendo meu cineasta favorito, por que Martha também não pode ter crônicas desenxabidas também? Nem por isso deixarei de lê-la.

Não tive nenhuma crônica que me conquistasse em particular, mesmo assim, não consigo dar menos de quatro estrelinhas para seus textos, como sempre, irei reler esse livro em outro momento da minha vida, quem sabe assim o desencanto some.

Martha Medeiros é e sempre será uma leitura recomendada!

Flávio 20/08/2013

[Resenha] A Graça da Coisa – Martha Medeiros - Vortex Cultural
Martha Medeiros já está consolidada nacionalmente como uma autora de sucesso há alguns anos, publicando livros com tiragens muito acima do esperado no mercado editorial brasileiro. No entanto, confesso que pouco conhecia a respeito do seu trabalho.

A autora começou seu trabalho escrevendo poesias, ainda nos anos 1980, mas só se tornou conhecida pelo país ao escrever crônicas para os jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e O Globo, do Rio de Janeiro. Após se tornar autora de best-sellers (Um Lugar na Janela, Feliz Por Nada) e ter suas obras adaptadas para o cinema e TV, Martha Medeiros retorna com seu mais novo lançamento, A Graça da Coisa.

O livro é um apanhado de crônicas publicadas entre 2011 e 2013, para ser mais exato, 80 delas, que reverenciam a tradição da crônica brasileira, abordando assuntos cotidianos, desde o barulho que existe numa cidade grande, como as pequenas felicidades do nosso dia-a-dia, que vão desde banalidades como um cachorro quente à uma declaração de amor.

Aliás, são esses assuntos cotidianos que mais chamam a atenção do leitor, como algumas crônicas que abordam um pouco de sua paixão pelo cineasta Woody Allen, uma análise do livro Dupla Falta, de Lionel Shriver ou então uma peça de teatro que assistiu. Tudo isso dá um toque especial a algumas de suas crônicas.

No mais, suas crônicas funcionam quase como um grupo de terapia, onde a autora procura discutir e levantar algumas questões a respeito de assuntos específicos, buscando como solução encarar o problema, e claro, encontrar a “graça da coisa”. Martha Medeiros constrói um texto coeso e sua narrativa é fluida, seja para abordar assuntos como relações familiares, arte ou relacionamentos.

Obviamente, como em toda coletânea, há crônicas que deixam muito a desejar, como algumas delas se destacam sobre as outras. No mais, vale uma conferida se você já conhece o trabalho da autora ou se os assuntos abordados em suas crônicas te interessam.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-a-graca-da-coisa-martha-medeiros/#ixzz2cYJ6IcYe

Lílian 17/01/2014

Ótimo presente...
Ótimo livro!!! E como sempre martha né... falando coisas que nem tínhamos percebido que estavam acontecendo. Tem lindos textos e por ser um livro de crônicas, facilita a leitura, já que pode fagmentá-la.

site: www.elo7.com.br/artinox/

Jon 07/04/2024

Impecável, como sempre
Não há muito o que dizer da senhora Medeiros. Ela simplesmente domina a arte da crônica como ninguém. Sua particular forma de narrar a vida nos prende de forma sublime.

Tainara 08/06/2014

Antes de tudo, preciso dizer que acho esta capa simplesmente maravilhosa. É pura poesia.
Mas falando do que interessa, confesso que me arrependi um pouco de ter parado de ler os livros do vestibular para a tão aguardada leitura de Martha Medeiros. As primeiras crônicas não me conquistaram, mas textos como “A mulher e o GPS”, “A capacidade de se encantar”, “As mães e os filhos do mundo”, “Falando sozinho”, “O poder terapêutico da estrada”, “Não parecia eu”, “Corpo interditado”, “A mesa da cozinha” e alguns outros, me fizeram mudar de opinião. É uma leitura boa para pensar na vida e encontrar realmente a graça da coisa toda, mas em um aspecto geral, recomendo para quem quer simplesmente passar o tempo.

Laura Bernardes 24/06/2014

A Graça da Coisa - Martha Medeiros (L&PM Editores)
Ler Martha Medeiros é quase terapia. Li com expectativas lá em cima e não fiquei nem um pouco decepcionada. Adoro o jeito como ela escreve de coisas cotidianas, e mostra o lado bom de tudo. A simplicidade que ela enxerga em coisas quase impercebíveis por nós é surpreendente. Sem falar em todas as indicações que ela acaba dando de filmes, livros e bandas no meio das crônicas.
A editora consegue passar bem essa ideia dos textos da Martha com essa capa, uma simplicidade bonita. É um livro leve, gostoso, inspirador.

Marta 08/07/2014

Simplesmente incrível !
O livro é composto de crônicas.Devo confessar que não sou chegada a esse tipo de leitura, porém essas crônicas tratam de assuntos relevantes e que vale a pena refletir.
Não dou 5 estrelas porque algumas partes eu não concordo.Mas enfim, leiam esse livro porque ele merece ser lido!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6