Memórias, Sonhos, Reflexões

Aniela Jaffé

Resenhas - Memórias, sonhos, reflexões

Leonardo.s.lopes 27/04/2024

Impactante
De todos os livros que li do Jung esse é o mais diferente de todos. Não apenas por ser sua "autobiografia", mas sobretudo pelo que há de presença humana, honesta e transparente da alma de um dos maiores gênios do século XX. Vale muito a pena. É impactante.

Karoline291 09/02/2024

Gostei bastante do livro que, além de narrar a trajetória de Jung, traz pontos importantes de seu pensamento e esclarece muitos conceitos da Psicologia Junguiana. Uma boa introdução à um teórico tão importante!

Márcia Régia 23/09/2023

Na minha humilde opinião um verdadeiro livro de cabeceira para conhecimento da vida .
Livro inspirador sobre a vida e obra de uma mente superdotada, um grande gênio. Uma complexa e fascinante viagem no interior de um homem eterno, que trouxe a riqueza da alma humana à luz e, junto a isso, a esperança numa nova humanidade a partir do indivíduo compromissado com sua consciência.

Rodrigo Sahd 14/08/2023

Um dos melhores livros que li na vida. Uma imersão na história e mente de uma das pessoas mais profundas dos últimos séculos, deixando claro que o legado do Jung ainda não foi completamente compreendido e que muita coisa que ele entendeu há quase 100 anos atrás ainda vai demorar décadas talvez séculos pra ser compreendido, explicado e aceito.

Luca.Hosken 30/05/2023

Reflexões pra vida
Foi uma de minhas leituras mais interessantes até hoje, tanto por se tratar de conhecer mais a fundo o Jung como por poder compreender um pouco mais sobre como era a vida dele.

Muitas reflexões recaíram sobre mim e confesso que saio dessa leitura com a sensação de ter mudado ou acrescentado algo de valor inestimável na minha vida.

Me deparei com muitas questões nas quais já me vi e observar que Jung prezava sempre pelo que considerava seu ?sentido? me deu até maior garra pra permanecer centrado no meu.

As questões religiosas também que antes eram pra mim um campo da ignorância até começaram a me chamar certa atenção após essa leitura.

Por fim, recomendo fortemente a leitura e super indicaria pra quem se interessa sobre psicologia, inconsciente, busca por sentido e tantas outras questões que são exploradas nesse livro.

Michele 05/02/2023

Reflexão profunda
Esse livro autobiográfico foi ideia de Aniela Jaffé, assistente de C.G.Jung. Ele mesmo complementa os fatos e autoriza a publicação dos "Sete Sermões dos Mortos" que ele relata no "Livro Vermelho".

São colocados fatos e reflexões desde a infância; sonhos e demais conteúdos interessantíssimos da vida desse homem que viveu profundamente. Também contém correspondências relevantes para compreensão das diretrizes que ele tomou ao longo da sua vida e carreira, sua história ao lado de S. Freud e demais personagens que o influenciaram na construção de uma abordagem psicológica que muito me interessa estudar.

Primeiro livro que li dele foi o Livro Vermelho. Ambos são fundamentais para compreensão da geniosidade desse homem, da sua humildade e ao mesmo tempo, impaciência com aquilo que é dado. Ele queria descobrir mais, e assim se fez.

Em vários momentos, tive a sensação de ouvir o próprio Jung se posicionando. Livro fabuloso! Gratidão a Jung, à Jaffé, à tradução dessa biografia tão rica em detalhes.

Cacá 09/01/2023

Mudou minha vida
Uma pessoa estranha podendo ser considerada louca, anormal, fora da caixinha... mas um gênio curioso pela vida! E eu me identifiquei com muuuuitas coisas no livro, no estilo de vida dele, nas ideias, etc! Que vida mais leve e feliz é a minha sabendo que não sou louca sozinha! Jung virou minha filosofia de vida! Partiu psicologia (rs)

Aline Pfeiffer 29/12/2022

Uma boa leitura para estudantes de psicologia e filosofia... Achei a escrita de difícil compreensão, e também, muito detalhada em algumas partes.

Wilson 09/12/2022

Impressionante!
Um dos livros mais importantes que já tive o privilégio de ler. É fascinante ler sobre o relato corajoso de Jung na descoberta dos grandes conceitos da Psicologia Analítica. O capítulo da sua amizade com Freud é muito interessante.

Nina 29/10/2022

Para entender melhor quem está por trás das teorias
Jung está por trás de muitas vivências.
Digo dessa forma porque nitidamente suas "teorias" foram sínteses de suas experiências vividas, e percebemos nitidamente isso ao ler esse livro, uma espécie de autobiografia da vida interior.

Gosto demais de Jung. Me identifico imensamente com ele, mas para além disso, vejo veracidade nas coisas que diz, vejo criatividade, investigação e respeito ao conhecimento acumulado da humanidade.

Jung nos ajudou a dar alguns passos em direção ao nosso melhor, como humanidade, sem dúvidas.

Bielzin 14/08/2022

Alquímico, místico ou psicanalista?
Humano responde melhor.

Essa biografia póstuma do Jung é ótima pra conhecer quem foi esse psicanalista que mudou muita coisa nessa área.

Ele conta sobre sua infância e traumas, sentimento, sensações e "coincidências" que só se tornaram claras quando ele estudava psicanálise. Toda a vida dele e aquele sentimento incessante de que faltava algo e que ele encontrou quando se dedicou a textos mais herméticos. Seu rompimento com Freud, e como ele via a teoria sexual freudiana. Suas viagens e impactos.

E as cartas no final ajudaram mais e mais, além de contar coisinhas sobre O Livro Vermelho.

Foi uma ótima leitura! Recomendo!

ToniBooks 16/01/2022

O Velho Sábio
Ainda que haja relutado em publicar uma autobiografia, tanto que só a autorizou após a sua morte, Jung trouxe à lume fatos importantes de sua vida que marcaram, profundamente, sua produção intelectual. Em "Memórias, sonhos, reflexões", C.G. Jung relaciona experiências vividas com a formulação dos principais conceitos da psicologia analítica, deixando evidente que suas ideias se encaixam menos num sistema científico do que na dialética entre o mundo, o consciente e o inconsciente. Ótimo livro.

Lucas 30/12/2021

Jung perfeitinho
Sem dúvidas é um leitura necessária para quem cursa psicologia e/ou pretende se aprofundar na psicologia analítica. Aqui temos alguns conceitos importantes sendo abordados, mas principalmente é relevante entender a história de vida dele e como ela se reflete em sua teoria.

Raquel.Fernandes 26/10/2021

Uma ótima leitura para quem gosta de refletir sobre a relação do inconsciente com os acontecimentos da vida e sobre a condição humana.