Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

ferngeov 19/10/2022

Como (não) educar crianças
Clássico da infância, livro para crianças? Essa edição não é assim. Tem muito maltrato e morte, achei uma coisa bem violenta. A história é legal, ao todo, não gostei muito.

Ivni 17/10/2022

Redescobrindo essa história!
Que menino traquina!!! Pinóquio apronta muito! Kkk

A leitura foi super fluída e leve. Li o livro em dois dias e achei muito divertido!

Até então só conhecia as versões da Disney e dos livros curtinhos. Então foi ótimo ver esse lado mais "sombrio" da história.

Além de tudo, não esqueçamos de comentar essa versão mais que maravilhosa da Editora Wish! ?

Flavia.Sanches 15/10/2022

Vale muito a pena
Pinóquio é um desgraçado, vai passar raiva 80% do livro mas o final é incrível, leria de novo com certeza!

Ivy 15/10/2022

Pinóquio
Eu adoro ler os contos de fadas nas versões originais, porque eles são tão diferentes daquelas versões da Disney, e por isso muito mais complexos e interessantes? Mas, de todos os que já li, Pinóquio foi um dos que mais surpreendeu por ser muito diferente do que a gente pensa quando lembra de Pinóquio e por ser muito, muito sombrio! Dá até pra questionar se é um livro infantil ou se é um roteiro para um filme de terror! Mas, eu gostei muito, dá pra tirar diversas reflexões dali, porém meu filho (quando eu o tiver) só lerá quando ele tiver maturidade pra entender, enquanto isso, melhor deixar ele com os filmes da Disney?

Natalia.Nemeth 13/10/2022

A Disney é realmente mágica
Esse livro foi simplesmente inesperado.
Eu tinha uma outra ideia de como a história do Pinóquio iria se desenvolver.
Primeiro o livro é muito bom o que por si só já me surpreendeu, mas o fato do personagem principal conseguir te fazer sentir todas os sentimentos de uma vez só e fantástico. Você sente dó do Pinóquio, você sente raiva dele, você acha ele muito burro, você acha ele inteligente, você acredita que ele passou por várias injustiças, você acredita que ele mereceu passar por tudo isso.
Enfim, recomendo super. É uma verdadeira montanha russa de emoção.
E sim a Disney novamente fez um trabalho fantástico transformando um clássico em outro clássico com uma perspectiva completamente diferente da original.
Mas no fim Pinóquio é só uma criança fazendo besteira de crianças.

Ratinha de Biblioteca 10/10/2022

Infanto-juvenil das antigas!
Uma fantasia infantil cheia das famosas "lições de moral". Apesar de não serem politicamente corretas, tenho que concordar com elas!

"Pinóquio - Entre todos os ofícios do mundo, só há um que me agrada (...) O de comer, beber, dormir e me divertir (...) Então devo lhe avisar - disse o Grilo Falante, com sua costumeira paciência - que todos os que têm esse ofício acabam, quase sempre, em algum hospital ou na cadeia."

"Dinheiro roubado nunca dá fruto."

"Está escrito nos livros da sabedoria que todas as crianças preguiçosas que, entediadas com livros, escolas e professores, gastam seus dias com brincadeiras e diversões, mais cedo ou mais tarde acabam se transformando em pequenos burros."

"Porque as crianças que não seguem os conselhos de quem é mais sábio se veem em maus lençóis."

"Como seria melhor que tivesse ido para a escola!"

"(...) quando as crianças más se tornam boas, elas recebem o mérito de conseguir uma nova aparência e colocam um sorriso no interior das suas famílias."

Aline 01/10/2022

As aventuras de Pinóquio
Por mais que a gente saiba que o clássico da Disney é apenas "baseado" na obra de Collodi, é difícil não se frustrar a encontrar tanta diferença. Ainda assim, o filme capta muito bem a essência do livro.
Pinóquio, em resumo, é uma "menininho" muito bom de peia que, mesmo passando por tanto aperreio, parece nunca aprender a lição (não julgo, em se tratando de relacionamentos sou exatamente assim ?????). Para crianças ( e por que não para adultos também?!) a lição de valorizar seus pais, ser obediente e estudar é extremamente abordada, fazendo com que o livro seja altamente didático.
Indico demais a leitura pois, assim como o filme, a história encanta da criança ao adulto e segue encantando gerações.

Beatriz.Alves 26/09/2022

Pinóquio
Livro maravilhoso, necessário, indispensável! Ninguém sabe o que esse livro significa tendo por referência os filmes.

Everton.Paulo 24/09/2022

A redenção chega
Um carpinteiro acha um pedaço de madeira e acaba entregando ao seu amigo que gostaria de construir um boneco. E assim Pinoquio ganhou vida. Travesso e sempre aprontando, era um modelo de malandragem e de alguém que sempre queria levar vantagem sobre alguma situação. Apesar de ouvir conselhos e recomendação, sempre ignorava e s resultados machucavam a si e aos seus entes ao redor. Aos poucos, após muita provações, Pinóquio percebe que precisa mudar e as coisas começam a dar certo para ele. A jornada do personagem é de redenção. Como criança, suas atitudes eram criticadas mas logo esquecidas. Mas as punições, um tanto quanto ideológicas e cheias de moral, aconteciam até que ele finalmente pudesse perceber que precisava mudar.
Com temas e cenas bem mais pesadas que os contos açucarados e adaptados por aí, é um clássico e merece esse titulo.
Matheus Oliveira 24/09/2022minha estante
???

Everton.Paulo 24/09/2022minha estante
Mais um que recomendo pra sua lista, meu amigo!!!

Matheus Oliveira 24/09/2022minha estante
Com certeza! Vi uma edição lindíssima da Darkside, mas não sei se é a mesma coisa!

Everton.Paulo 24/09/2022minha estante
Provavelmente é o mesmo texto, mas a tradução pode ser diferente. E sim, a edição da darkside tá linda. Se eu não tivesse apoiado essa da wish, compraria aquela.

bárbara 19/09/2022

Que boneco atentado, meu deus
Se a Disney tivesse colocado tudo o que acontece com o Pinóquio no livro, o filme teria umas cinco horas kkkkkk

Apesar de passar um pouco de raiva com o Pinóquio, por tudo o que ele faz repetidamente sabendo que ele vai se dar mal, é um livro muito engraçadinho e rápido de ler. Adoro a animação da Disney, e foi muito legal ver as outras aventuras do Pinóquio

Aninha 13/09/2022

A Origem de Uma Madeira Falante
Neste livro publicado pela editora Wish temos a versão original de 1883 traduzido diretamente do italiano. É a primeira versão integral publicada no período ?Giornale per i Bambini? e também o novo final incentivado pelo editor de Collodi.

Pinóquio como muitos já sabem é considerado um personagem mentiroso, exigente e mimado. O livro original traz também o toque sombrio e maquiavélico, bem diferente da versão que costumamos ler e ouvir durante a infância e das animações da Disney.

Tudo começa quando mestre Cereja, o carpinteiro, encontra uma madeira falante e capaz de expressar risos e choros. Assustado e querendo desfazer-se do pedaço de madeira, mestre Cereja o entrega ao compadre Gepeto sem que este desconfiasse da tal façanha do pedaço de madeira.

Gepeto então constrói um lindo boneco de madeira, uma marionete cujo nome é Pinóquio. Um boneco travesso que desde sua construção já aprontava com o Gepeto. Gepeto é como um pai para o boneco de madeira, trata-o com carinho e dedicação, está sempre preocupado e querendo dar o melhor para seu filho de madeira. Pinóquio sai de casa e vive as aventuras e perigos do mundo encontrando personagens maus e ambiciosos. Regado a teimosia, Pinóquio nunca ouve os conselhos do seu pai, tem personalidade própria e também a inocência de um menino. O resultado desse temperamento será um grande e difícil aprendizado para o jovem boneco de madeira.

LuizaSH 02/09/2022

Gente, tem certeza que esse livro é pra criança? kkkkk Socorro! É só morte, e cortar partes do corpo kkkk Juro, que é isso?!
Eu lembro do filme, que assisti há muito tempo, mas nunca tinha lido o livro, também não sei se esse traz a história oficial mesmo, mas enfim.

Renato Klisman 26/08/2022

Um ótimo clássico
Livro com uma versão resumida da história do filme original e várias ilustrações incríveis dos personagens direto do acervo da Disney.

Leticia.Zimmer 30/07/2022

Pinóquio
Um clássico da literatura e não por menos. Foi uma releitura leve e interessante. Recomendo a releitura desses clássicos infantis.

@esselivrotemhistoria (ig) 30/07/2022

Feliz demais que conseguimos concluir a leitura em capítulos desse livro com  360 páginas.
Foi leve. Às vezes dois capítulos  por dia ( a pedido das meninas) e as vezes um parágrafo. No tempo delas (3a e 6a).
Os capítulos são  pequenos.

Um livro assustador em alguns momentos, mas nos prende porque nos leva por um imaginário de aventuras e uma esperança  que agora vai dar certo... mas é Pinoquio né!

Essa edição traz ainda mais sobre a história dessa obra. Você sabia que Pinoquio é uma historia Italiana, escrita por Carlo Collodi em 1881produzida em pequenas tiras para o jornal. Inicialmente, teve um final em que Pinoquio morria enforcado, mas a pedidos de leitores a história voltou a vida e a fada de cabelo azul turquesa o resgata. (e esse detalhe merece um outro post).Essa edição respeitou o intervalo de tempo que se passou entre Pinoquio enforcado e seu resgate, dando ao livro um respiro.

Esse livro foi parte do acervo da Cosac Naify que encerrou suas atividades e doou parte do acervo para a @editorasesisaopaulo
Agora a SESI-SP Editora também  anunciou que irá  interroper sua produção infantojuvenil,  dedicando-se a produção pedagógica.? As editoras precisam sobreviver, e infelizmente não  é  a literatura  infantil que paga as contas, pelo contrário,  às  vezes é preciso puxar o cobertor.  Quem dita o mercado é  a escola, e se houvesse uma mudança  de percepção  do que é  a literatura na escola, quem sabe a literatura infantojuvenil seria mais valorizada. Mas é  culpa só da escola. Nããão! Uma provocação: a maioria dos pais quer dicas de livro que ensine algo, ou fale sobre... ou ficam indignados quando chega em casa um livro sem palavras trazido da escola pelo filho que está  alfabetizando. É preciso rever nossos conceitos, para exigirmos boa literatura das escolas, para alimentar uma editora na sua produção de Literatura Infantojuvenil. (Momento #desabafo).

#pinoquio #carlocollodi #collodi #asaventurasdepinoquio #cosacnaify