Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Gicelìo Besérra 29/11/2022

Exemplar digno de uma narrativa como tal!
Obra nascida na Itália oitocentista já era lida em muitos países antes de ser tomada pelo universo Disney. Em suma verificamos a paternidade de Geppetto sempre sendo colocada à prova como qualquer ?criador?. Pinóquio é curioso como deve ser e desbrava aventuras, bem como prejudicado pelos seres que encontra em seu percurso. Bastante interessante esta versão. Sem contar que é belíssima. Parabéns Darkside!

Gleiciane.Leal 29/11/2022

Adquiri esse livro visando ser uma leitura infantil, porém ele e a versão original do clássico.
Possui uma linguagem robusta.
Para ler para meu filho precisei adaptar algumas falas. Algumas partes do livro são um pouco sombrias.
Como livro infantil, o contador de histórias tem que adaptar.
Mas para adultos e uma excelente leitura.

Sophi 25/11/2022

Divertido
É um livro muito legal pra ler com/para uma criança, acredito. Achei o livro bem legal e obviamente que as ilustrações (e a edição no geral) deixaram ainda melhor. Serio, é uma leitura muito divertidinha

Jaque @blogmalucadoslivros 19/11/2022

As aventuras de Pinóquio
As aventuras de Pinóquio é um clássico infantil que agora veio em uma nova edição adapatada por Monteiro Lobato. Uma edição lindíssima pela @editorafarooficial

🪵Quando Gepeto, um velho e humilde artesão ganha um pedaço de madeira mágico, falante, ele logo decide usar a madeira pra fazer um boneco dando assim, vida a Pinóquio.

Gepeto fica feliz em agora ter uma criança em casa. Mas Pinóquio é muito travesso, desobediente e até um pouco mentiroso. Apesar de ser apenas um boneco de madeira, Pinóquio sonha em se tornar um menino de verdade.

Eu tô apaixonada por esse clássico! Ele traz uma lição muito importante sobre obedecer aos mais velhos, sobre nunca deixar de estudar e como mentiras podem ter consequências desastrosas.

Pinóquio acredita muito nos outros com sua ingenuidade de criança mas o amor que ele sente por Gepeto é muito lindo, mostrando realmente o amor de uma criança pelo pai.

As aventuras de Pinóquio é um clássico ainda atual para todas as idades. Vale a pena ler!

site: https://www.instagram.com/p/ClHVi3uPYcv/

Edilaine 15/11/2022

Uma boa leitura
Um livro bem rápido de ler. Um clássico conto de fadas, cheio de mensagens para os leitores sobre comportamento e decisões e suas consequências. Gostei bastante.

EduardoCDias 12/11/2022

Nonsense puro
A verdadeira estória de Pinocchio não tem muito a ver com o clássico bonitinho de Disney. Um pouco sombrio, às vezes violento e até deprimente, tenta ensinar meninos peraltas o respeito, a responsabilidade, o esforço, o trabalho e o estudo. Algumas situações são tão esdrúxulas que levam ao riso. Nonsense educacional de primeira!

Rittes 10/11/2022

Meu primeiro amigo
Pinóquio foi um dos primeiros livros que li, ainda menino, numa edição toda ilustrada por Enrico Mazzanti e com português arcaico. Foi um dos meus grandes companheiros numa infância embalada numa bronquite que me deixava mais de cama do que outra coisa. De lá pra cá reli naquela e em outras edições ao longo dos anos. Reli novamente agora, com esta belíssima edição da Darkside e, apesar de muito datado, continua empolgante. Pelo menos para mim, que sou fã confesso da marionete mais desmiolada da literatura. Assim como o monstro de Frankenstein e o Incrível Hulk, Pinóquio está entre aqueles personagens que são bem mais do que aparentam sob a face da irresponsabilidade, do Mal e do grotesco. São, acima de tudo, humanos como todos nós. e, por isso, o fascínio que ainda carregam depois de tanto tempo...

Karolen.Susan 09/11/2022

Crianças, fiquem com a versão Disney ?
As personagens dos clássicos popularizados pela Disney fazem parte das memórias de muitos de nós- embora saibamos que as histórias contadas no cinema divergem das versões originais.

Na época da escrita do livro (1883), as crianças tinham que trabalhar e ajudar no sustento da casa. Nesse contexto, Pinóquio surge como exemplo de como as crianças desobedientes, preguiçosas e que não gostam de estudar podem passar por grandes infortúnios e prejudicar seus pais e aqueles que amam.

De certa forma, Pinóquio era ?livre? para mentir, vadiar e desobedecer - afinal de contas, era só um boneco ingênuo aprendendo a ser humano. Assim, no decorrer dos capítulos, segue cometendo erros e tomando más decisões - e nós sempre o perdoamos, esperando que por fim encontre sua regeneração.

O Pinóquio da Disney preserva características do original de Collodi: o menino de madeira, desobediente, cujo nariz cresce ao contar mentiras. Na história de Carlo o boneco é menos inocente e mais mentiroso do que na versão cinematográfica.

Um livro de fácil leitura e divertido - ainda que com trechos um pouco mais pesados (quantas mortes e quase mortes!).

Ana 07/11/2022

Bem interessante essa edição da Dark, pois é a história original de Pinóquio, que não é tão fofinha quanto a história da Disney que conhecemos.
O prefácio e posfácio estão ótimos e as ilustrações estão maravilhosas.
Vale muito à pena ter essa edição.

Clara.Pamponet 02/11/2022

Perfeito
Pinóquio é um livro clássico infantil escrito por Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini (1826-90), nasceu em Florença, na Itália. Foi jornalista, crítico musical e dramaturgo. Começou a escrever literatura infantil em 1876.

É uma fábula que conta a história de um boneco de madeira falante que apronta todas para ser livre, mas sempre acaba se arrependendo e querendo desfazer seus erros, o que muitas vezes não adiantava mais.

Um livro perfeito para ensinar aos pequenos a serem obedientes e também tem a moral que ensina sobre aprendizagem, amizade, crescimento e valores éticos

Reler Pinóquio foi incrível e me fez lembrar o motivo que sempre gostei de fábulas quando mais nova. Sempre tinha uma lição para ensinar e mesmo agora a grandeza das morais da história foi intensa e muito palpável.

Toniolo 30/10/2022

Pinóquio
Um livro rápido de ler clássico a história obviamente muito conhecida mas meio repetitiva porém levando em consideração que é uma história para um público mais infantil pôde-se relevar isso

jotaefesanchez 27/10/2022

Instagram | @livrosdojotaefe
A história clássica de Pinóquio, o boneco que queria ser um menino de verdade, é reimaginada de forma brilhante nesta graphic novel do autor francês Winshluss (pseudônimo de Vincent Paronnaud).
Aqui, ao invés de Pinóquio ser um boneco de madeira, ele é um robô desenvolvido como uma arma letal, para ser vendido ao exército para proporcionar riqueza ao seu criador.
Pontuado por diversas críticas sociais e evidenciando um mundo cheio de ganância e egoísmo, toda a história decorre sem falas, em um quadrinho "mudo" de impressionante trabalho gráfico.
Os únicos momentos em que há texto e falas são nos interlúdios protagonizado por Jimmy Barata, que aqui seria uma representação deturpada e decadente do Grilo Falante da história original.
Uma edição primorosa da Editora Globo Livros que, infelizmente, encontra-se fora de catálogo atualmente.

Fernanda 23/10/2022

Pinóquio
A história original é bem diferente da que conhecemos, ela traz as aventuras do menino Pinóquio, mas também as desventuras. A cada erro cometido pelo boneco, há sempre uma lição, mostrando que "colhemos o que plantamos". É uma boa leitura.

Isabella Cristina 22/10/2022

Curioso
Essa obra me surpreendeu bastante pois ela é completamente diferente do que eu esperava, é um clássico conto de fadas, a história é cheia de lições para as crianças, sobre mentira, desobediência, preguiça e tudo mais, trazendo aqui o Pinóquio passando por diversas situações ruins decorrentes de suas escolhas ruins.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o livro é bastante pesado, me pergunto se é mesmo para crianças, esse personagem passa por cada experiência de quase morte que é impressionante kkkkkkkk.

Gostei bastante da história, e achei interessante a diferente abordagem que existe em determinado ponto de virada do livro, no início o personagem chega a ser ruim de propósito, a ponto de você ter raiva dele as vezes, mas ao mesmo tempo você vê que ele é muito inocente e cai na maldade dos outros é muito influenciável e você fica com dó dele, mas como um clássico conto de fadas, dá tudo certo no final

Recomendo muito a leitura