Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

henys.silva 27/12/2022

Pinóquio de del Toro: 10! (Voz das notas do carnaval)
Recebi muitos avisos sobre o quanto o Pinóquio do livro é travesso e as vezes até perverso, mas as vezes ele vai além. O livro oferece lições para as crianças terem um comportamento adequado, mas o resultado de uma desobediência é por vezes traumatizante. Mesmo assim é um livro muito bom e que eu queria ler antes de assistir a animação em stop motion da Netflix, por Guillermo del Toro (que por sinal, em minha opinião, é a melhor adaptação de Pinóquio, por mais que não siga a risca o livro). Recomendo que façam dessa forma que citei, para terem uma excelente experiência.

carolina.soares 24/12/2022

A escrita dele parece que você tá numa roda de histórias, bem gostosinho de ler, fluído, lê rapidinho que nem sente.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 23/12/2022

"Sempre fui intrigado pelos elos entre Pinóquio e Frankenstein. Ambos são crianças que acabaram sendo arremessadas no mundo." (Guilhermo Del Toro).

Muito pertinente essa analogia de Del Toro, a diferença é que Pinóquio teve quem lhe desse uma mão e quisesse ajudar, ele é quem muitas vezes escolheu o caminho mais tortuoso. Caminhos esses que muitas vezes me deu nos nervos durante a leitura. Que menino mais traquinas! Rsrsrs

Bem, não há muito o que falar da história, todo mundo já conhece esse clássico da literatura infantil. No entanto, ao ler a história original, percebemos o quanto a Disney suavizou para se tornar mais palatável para as crianças. Apesar de já conhecer o enredo principal, amei a escrita original e me emocionei de várias formas: de risos e choros me inundei. Impossível o leitor não ser tocado por essa marionete que queria fazer as coisas certas, mas quase sempre fora conduzido por suas péssimas escolhas.

Mas pensando bem, quem nunca fez escolhas nas quais se arrependeu e desejou ardentemente voltar atrás, não é mesmo? Pode passar o tempo que for, Pinóquio é um clássico atemporal e ainda tem muito a nos ensinar, ele nos leva a refletir sobre os nossos atos para, assim, tentarmos ser humanos melhores (para o mundo e para nós mesmos).

Ah, não podia esquecer de dar os devidos créditos a essa edição belíssima da Darkside, capa maravilhosa, ótima diagramação e ilustrações incríveis. Vale muito a pena ler e tê-la na estante.

Lu Salles 21/12/2022

Como não ser apaixonada por esse clássico da literatura!
Uma leitura inesquecível desse conto de fadas do boneco de madeira criado por Geppetto e que quando mentia seu nariz crescia . Literalmente imperdível essa leitura.

Emily 19/12/2022

Pinóquio
Eu adorei a história de um jeito que não sei descrever. O livro ensina diversos aprendizados que é muito bom saber e aprender! Pinóquio viaja diversos lugares onde corre perigo, mas o livro sempre, em todos os momentos, nos ensina o certo. Amei o livro! Recomendo! ?

karolinnwe 17/12/2022

Ótimo livro e com uma história muito interessante, tanto que dá um Extrema vontade de não parar de ler nunca!! Achei interessante o fato da história do livro não ser igual a história da Disney

BJekyll0 16/12/2022

Uma criança arremessada no mundo
Del Toro " sempre fui intrigado pelos elos entre Pinóquio e Frankenstein. Ambos são crianças que acabam sendo arremessadas no mundo."
Desta vez a Darkside acertou, não só no visual/designe, é bonito reviver fábulas depois de uma certa idade. Uma nostalgia. O ilustrador é maravilhoso, a edição está primorosa. Não é aquele Pinóquio bonitinho pintado pela Disney, mas um conto que assim como a maioria de sua época existiu para acrescentar algo, ensinar algo, alertar as crianças.
É uma leitura leve, breve. Um suspiro, como uma farpa no dedo entrando sem perceber.
Com o lançamento do filme na Netflix, imagino que a procura pelo livro será grande e trará alguns desapontamentos aos mais jovens. Mas é um livro que vale seu espaço na estante.

MatthewsVianna 09/12/2022

A história das desventuras de Pinóquio, assim como a maioria dos contos de fadas, tem um compromisso em dar uma lição ao leitor, que para todos os efeitos, é o público infantil.

Se você não é muito fã de crianças, assim como eu, terá um prato cheio para lembrar o porquê.

É uma ótima distração, admito que adiantei a leitura para assistir à adaptação de Guilhermo del Toro. Veremos se valerá a pena!

Taty Almeida 08/12/2022

Vale tudo para ser menino de verdade?
Uma leitura recheada de surpresas (pelo menos para quem conhece apenas a adaptação da Disney)... A história de Pinoquio é muito mais rica e recheada de aventuras do que o desenho nos apresenta!
Um boneco levado que precisa ser bom o suficiente para ser um menino de verdade mas que encontra grandes desafios pelo caminho, trapaceiros e alguns bons amigos também!
De leitura fácil, a história flui muito bem com capítulos curtos e que te prendem ao enredo..
Para a leitura em voz alta com crianças pequenas, recomendo adaptar certas passagens que são bem aterrorizantes, até mesmo para um boneco de madeira!

Rosita Lima 06/12/2022

A história é boa, mas senti vontade de queimar esse pedaço de madeira

Pinóquio é um pedaço de madeira falante e transformado em um boneco por Gepeto, sendo esse, um homem muito pobre e bondoso. Tirando até de si mesmo para fornecer o necessário para que o Pinóquio não tenha fome e possa estudar.
A questão é o Pinóquio é o retrato da criança extremamente desagradável! Ele é preguiçoso, mentiroso, vagabundo e birrento. É perceptível que todas essas características negativas e a estrutura do livro era feita para outras crianças lerem isso e repudiarem tal comportamento. Já que por conta disso o boneco de madeira passa por situações tristes, complicadas e sinistras.
Há momentos que são bem bizarros e que podem dar medo em algumas crianças, mas é explícito que o objetivo era ensinar as crianças da época a serem obedientes aos pais, estudarem, não confiar em estranhos e valorizarem o trabalho e o sacrifício que os pais fazem para o bem estar dos filhos.
Obviamente não criamos crianças hoje em dia baseado no medo, mas precisamos lembrar que as maneiras de educar em 1880 eram bem diferentes. E por mais que não seja o ideal de educar crianças, tenho certeza que elas aprenderam. Eu mesma, se fosse uma criança de 1880, jamais faltaria a escola por medo de me tornar uma burra como Pinóquio.
Mesmo sabendo de tais objetivos da obra, me irritei bastante com o Pinóquio. Como falei, ele é uma criança detestável e por vários momentos cometia os mesmos erros, mesmo já tendo passado por situações assustadoras que o ensinavam a não fazer aquilo, necessitando de novas chance para realmente conseguir aprender e modificar seu comportamento. Essa repetição parecia ser uma estratégia para fixar a ideia “do que não fazer” para as crianças da época.
Como uma mulher adulta lendo essa história infantil, confesso que não conseguia me sensibilizar com as lágrimas do Pinóquio. Na verdade, eu me preocupava e me comovia mais com o Gepeto, a Fada Azul e o Grilo Falante. Só o que eu conseguia pensar era “é muito castigo ter que aturar uma criança dessa”. Eles representam a paciência, as dores e as lutas do que é tentar educar uma criança.
Apesar de ter passado por essa irritação com o protagonista, gostei e recomendo a história. O livro possui uma linguagem simples e fluida e é sempre interessante conhecer o original porque mesmo que a gente vá com a ideia de “já conheço a história” por conta das versões mais atuais, quando chegamos lá vemos que há MUITOS acontecimentos diferentes.
Resenha do blog: https://www.rositalima.com/2022/12/resenha-as-aventuras-de-pinoquio-carlo.html

site: https://www.rositalima.com/2022/12/resenha-as-aventuras-de-pinoquio-carlo.html
Dante | @odantefernandes 07/12/2022minha estante
Hahahaha uma praguinha

Rosita Lima 07/12/2022minha estante
Eu morri de rir na sua resenha falando da criança, mas quando fui ler ainda me surpreendi como que o Pinóquio consegue ser tão insuportável kkkkkkkkk

Carolegal_ 04/12/2022

Muito fofo
Pinoquio é um boneco de madeira que tem vida própria. Tem um bom coração porém é muito travesso, sempre enfrentando situações ruins por conta de sua desobediência.
A história é bastante diferente do que estamos acostumados (da Disney) e é repleta de ensinamentos e reflexões sobre a vida. As coisas vão acontecendo uma seguida das outras, não dá nem tempo de respirar rs
Vale muito a leitura.

neusmon 04/12/2022

Lindo
É uma história tão linda que dá vontade de terminar sabe.

A edição é maravilhosa porque mostrar desenhos do filme original da Disney

Geppeto queria um filho 3 ganhou um trmbadinha

Juju 29/11/2022

A história original de Pinóquio
Pinóquio é um conto de fadas muito famoso adaptado para mais de 40 línguas diferentes e popularmente conhecido pelo filme infantil produzido por Walt Disney que fez parte da infância de muitas pessoas, inclusive da minha. No entanto, com o passar do tempo e gerações, o conto original foi sendo modificado aqui e ali, portanto, muito do que vemos hoje em dia não se assemelha completamente à obra de Carlo Collodi publicada pela primeira vez em 1881 no "Giornali per i bambini", uma espécie de folhetim italiano da época. No segundo semestre de 2022, a Darkside Books, disponibiliza então a versão original de "Pinóquio: História de uma Marionete" em que iremos conhecer a verdadeira narrativa da travessa marionete chamada Pinóquio, que por sua vez não era assim tão inocente e cujas escolhas causaram grande desgosto e aflições àqueles que o amavam.

Eu gostei bastante de conhecer essa história em sua versão original, porque realmente percebemos que é mais sombria e impactante em relação às novas abordagens atuais que suavizaram consideravelmente a narrativa de Pinóquio. Fica bem evidente que Carlo Collodi escreveu as aventuras da marionete como uma forma de pregar os valores que os pais esperavam incutir em suas crianças na época: respeito aos mais velhos, apreço pelos estudos, obediência, paciência, amor, a busca por um ofício digno, honestidade e por aí vai. Assim, Pinóquio se mete nas mais divertidas e trágicas enrascadas que terminam por lhe ensinar lições que levará por toda a sua vida. Ao meu ver, embora o personagem seja descrito como uma marionete de madeira, Pinóquio não foi concebido para sê-lo, uma vez que possui todos os traços de um menino real, assim, marionete seria a forma de o autor se referir ao seu "eu" engessado e desonesto, cru, em desenvolvimento, ainda longe do que se espera de "um menino de verdade". É uma leitura rápida, fluida e interessante que nos instiga a refletir um pouco sobre nossas atitudes e caráter pessoal, a famosa frase: "colocar a mão na consciência e rever alguns conceitos", mas de uma forma mais lúdica e caricata. Curti bastante, embora a desonestidade e o egoísmo de Pinóquio me tenham causado raiva em vários momentos, pobrezinho do Gepetto. Recomendo a leitura!

Gicelìo Besérra 29/11/2022

Exemplar digno de uma narrativa como tal!
Obra nascida na Itália oitocentista já era lida em muitos países antes de ser tomada pelo universo Disney. Em suma verificamos a paternidade de Geppetto sempre sendo colocada à prova como qualquer ?criador?. Pinóquio é curioso como deve ser e desbrava aventuras, bem como prejudicado pelos seres que encontra em seu percurso. Bastante interessante esta versão. Sem contar que é belíssima. Parabéns Darkside!

Gleiciane.Leal 29/11/2022

Adquiri esse livro visando ser uma leitura infantil, porém ele e a versão original do clássico.
Possui uma linguagem robusta.
Para ler para meu filho precisei adaptar algumas falas. Algumas partes do livro são um pouco sombrias.
Como livro infantil, o contador de histórias tem que adaptar.
Mas para adultos e uma excelente leitura.