Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Mion 14/05/2022

Ainda digerindo....
A leitura acaba (e mais lentamente do que se espera de um livro curtinho) mas ele permanece (assim como todas as obras do autor). Nao resemho mais que isso pois a leitura ainda nao foi concluida.

jhullia 19/05/2022

Depois de ler o livro reparei que nenhuma das adaptações dos desenhos e filmes são completamente fiéis ao livro. Apesar de todos manterem a mesma essência do boneco de madeira que quer se tornar um menininho, o livro original é muito mais detalhado e rico.

As histórias são curtinhas e dinâmicas, cada capítulo acontece algo inesperado e nem da tempo de você descansar, quando vocês vê já foi metade do livro de uma vez só.

O pinóquio é uma criança mesmo KKK tenta fazer o certo mas vez ou outra desvia do objetivo e comete erros além de ser bastante emotivo e bobinho
Toda a história possui uma inocência que sempre me deixam muito feliz em histórias infantis :D Não é meu preferido dos clássicos infantis mas é uma boa leitura. me diverti bastante

Henry 20/05/2022

Nada é por acaso
Esqueçam tudo que sabem sobre o personagem fofinho e mentiroso da Disney. O Pinóquio apresentado nas telas de cinema, em meados dos anos de 1940, sonha em tornar-se um menino de verdade, mente e possui uma curiosidade aguçada.

Nesta HQ, Pinóquio é uma máquina de guerra, criado para somar-se ao poder bélico dos militares. Em sua cabeça, há Jiminy, a barata falante (isso lembra algo?), aquele que controla Pinóquio.

Uma série de acontecimentos bizarros vão acontecendo e mudando o caminho do protagonista e tudo depende do nosso poder de interpretação e captação dos detalhes, pois o quadrinho é praticamente mudo. Essa escolha do autor me agradou demais, pois acaba por desafiar o leitor a imergir na história.

No entanto, e não necessariamente isso é algo ruim, o quadrinho me perturbou um pouco. Mexeu muito comigo. Tudo é muito cru e literal. O autor não teve medo de inovar e brincar com elementos clássicos, tais quais: A Branca de Neve e os sete anões.

Os desenhos são incríveis também. O aspecto sujo e antigo dão vida à história.

Super recomendo.

Teresa 05/06/2022

O boneco mais terrível que eu já vi
Quando você assiste o filme do Pinóquio você fica impressionado com o tanto que ele é travesso. Mas quando você lê o livro aí você não fica impressionado mais chocado. Que boneco terrível! Kkkkkk??

wmeAman 14/06/2022

Como a maioria das pessoas, eu já conhecia Pinóquio e sabia da sua fama de mentiroso. Mesmo assim, eu não sabia que ele se metia em tanta furada quanto se meteu; toda vez que tinha tudo para dar certo, dava errado. Ao meu ver, o que faltou no Pinóquio foi a persistência, só mais um pouquinho e ele teria evitado muita coisa.

Enfim, eu me diverti bem mais do que achei que me divertiria, e o livro é bem ilustrado, o que deixa ainda melhor. Só senti falta da ilustração de como ele ficou no final. Ainda assim, incrível.

Dudatc 16/06/2022

Pinóquio e suas frias ??
Entre as inúmeras frias que Pinóquio se meteu podemos tirar ensinamentos e compartilhamos com os demais, então a história não foi de todo mal, mesmo faltando emoção e um pouco de desenvolvimento é uma história interessante para contar aos pequenos e ensiná-los que nunca devem sequer imaginar em seguir as intuições desta marionete ingênua que foi de peste, para um menino bonzinho no final, perdi a conta das vezes que Pinóquio quase morreu, mas resumindo achei ?razoável? bom conto para as crianças mas não é uma história que me envolve, mas enfim, gosto é gosto e isso não se discute, o que importa é ter discernimento para não fazer igual as burradas da marionete e não parar de estudar para não virar um burro (literalmente)?, contudo agradeço ao autor pelas demonstrações do que não se deve fazer nesta vida ?

Nernwie 16/06/2022

+ 1 do desafio rory gilmore
Acho que foi o livro que eu menos gostei do desafio...
Eu nunca curti muito a história do Pinóquio, essa coisa de "criança malcriada só se fera, as boazinhas se dão bem". Entendo a ideia que o livro passa, e que é importante, mas esse é um livro infantil que não agrada depois de uma certa idade, só me fez passar muita raiva.
Enfim, não recomendo, mas se você vai ler por conta do desafio, boa sorte

Lix._blues 25/06/2022

PRIMEIRA VEZ Q LEIO UM CLASSICO
Confesso q no começo eu n tava esperando muito, por ser uma história do Pinóquio e td mais, por conta da maioria contar aquela história bonitinha q contam pras crianças
Mais agr q li esse livro, eu realmente gostei mt, n é o estilo de livro q eu leio, mais eu gostei d mudar um pouco
A história do Pinóquio comum todo mundo já sabe, só algumas coisas mudam e mais acontecimentos ocorrem, eu gosto mais dessa versão do q a versão q contam pras crianças ksksksks
Enfim, leiam, o livro é mt bom e recomendo
O livro tem frases "motivadoras" e q fazem vc refletir, mas eu n cheguei a marcar elas
Leiam, e n vão se arrepender, é isso!

Milena.Santos 24/07/2022

Um pouco bruto nas palavras
Um livro muito mais interessante que a versão da Disney, porém é um pouco mais bruto no uso das palavras. Em minha opinião, embora o livro tenha como objetivo "infanto-juvenil" deveria ser mais cauteloso. Tirando esses "parênteses" o livro é interessantíssimo!! cheio de metáforas e vivacidade. Valeu muito a pena conhecer esse conto mais detalhado de Pinóquino!

@esselivrotemhistoria (ig) 30/07/2022

Feliz demais que conseguimos concluir a leitura em capítulos desse livro com  360 páginas.
Foi leve. Às vezes dois capítulos  por dia ( a pedido das meninas) e as vezes um parágrafo. No tempo delas (3a e 6a).
Os capítulos são  pequenos.

Um livro assustador em alguns momentos, mas nos prende porque nos leva por um imaginário de aventuras e uma esperança  que agora vai dar certo... mas é Pinoquio né!

Essa edição traz ainda mais sobre a história dessa obra. Você sabia que Pinoquio é uma historia Italiana, escrita por Carlo Collodi em 1881produzida em pequenas tiras para o jornal. Inicialmente, teve um final em que Pinoquio morria enforcado, mas a pedidos de leitores a história voltou a vida e a fada de cabelo azul turquesa o resgata. (e esse detalhe merece um outro post).Essa edição respeitou o intervalo de tempo que se passou entre Pinoquio enforcado e seu resgate, dando ao livro um respiro.

Esse livro foi parte do acervo da Cosac Naify que encerrou suas atividades e doou parte do acervo para a @editorasesisaopaulo
Agora a SESI-SP Editora também  anunciou que irá  interroper sua produção infantojuvenil,  dedicando-se a produção pedagógica.? As editoras precisam sobreviver, e infelizmente não  é  a literatura  infantil que paga as contas, pelo contrário,  às  vezes é preciso puxar o cobertor.  Quem dita o mercado é  a escola, e se houvesse uma mudança  de percepção  do que é  a literatura na escola, quem sabe a literatura infantojuvenil seria mais valorizada. Mas é  culpa só da escola. Nããão! Uma provocação: a maioria dos pais quer dicas de livro que ensine algo, ou fale sobre... ou ficam indignados quando chega em casa um livro sem palavras trazido da escola pelo filho que está  alfabetizando. É preciso rever nossos conceitos, para exigirmos boa literatura das escolas, para alimentar uma editora na sua produção de Literatura Infantojuvenil. (Momento #desabafo).

#pinoquio #carlocollodi #collodi #asaventurasdepinoquio #cosacnaify

Leticia.Zimmer 30/07/2022

Pinóquio
Um clássico da literatura e não por menos. Foi uma releitura leve e interessante. Recomendo a releitura desses clássicos infantis.

Renato Klisman 26/08/2022

Um ótimo clássico
Livro com uma versão resumida da história do filme original e várias ilustrações incríveis dos personagens direto do acervo da Disney.

LuizaSH 02/09/2022

Gente, tem certeza que esse livro é pra criança? kkkkk Socorro! É só morte, e cortar partes do corpo kkkk Juro, que é isso?!
Eu lembro do filme, que assisti há muito tempo, mas nunca tinha lido o livro, também não sei se esse traz a história oficial mesmo, mas enfim.

Aninha 13/09/2022

A Origem de Uma Madeira Falante
Neste livro publicado pela editora Wish temos a versão original de 1883 traduzido diretamente do italiano. É a primeira versão integral publicada no período ?Giornale per i Bambini? e também o novo final incentivado pelo editor de Collodi.

Pinóquio como muitos já sabem é considerado um personagem mentiroso, exigente e mimado. O livro original traz também o toque sombrio e maquiavélico, bem diferente da versão que costumamos ler e ouvir durante a infância e das animações da Disney.

Tudo começa quando mestre Cereja, o carpinteiro, encontra uma madeira falante e capaz de expressar risos e choros. Assustado e querendo desfazer-se do pedaço de madeira, mestre Cereja o entrega ao compadre Gepeto sem que este desconfiasse da tal façanha do pedaço de madeira.

Gepeto então constrói um lindo boneco de madeira, uma marionete cujo nome é Pinóquio. Um boneco travesso que desde sua construção já aprontava com o Gepeto. Gepeto é como um pai para o boneco de madeira, trata-o com carinho e dedicação, está sempre preocupado e querendo dar o melhor para seu filho de madeira. Pinóquio sai de casa e vive as aventuras e perigos do mundo encontrando personagens maus e ambiciosos. Regado a teimosia, Pinóquio nunca ouve os conselhos do seu pai, tem personalidade própria e também a inocência de um menino. O resultado desse temperamento será um grande e difícil aprendizado para o jovem boneco de madeira.