Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

ferngeov 19/10/2022

Como (não) educar crianças
Clássico da infância, livro para crianças? Essa edição não é assim. Tem muito maltrato e morte, achei uma coisa bem violenta. A história é legal, ao todo, não gostei muito.

Isabella Cristina 22/10/2022

Curioso
Essa obra me surpreendeu bastante pois ela é completamente diferente do que eu esperava, é um clássico conto de fadas, a história é cheia de lições para as crianças, sobre mentira, desobediência, preguiça e tudo mais, trazendo aqui o Pinóquio passando por diversas situações ruins decorrentes de suas escolhas ruins.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o livro é bastante pesado, me pergunto se é mesmo para crianças, esse personagem passa por cada experiência de quase morte que é impressionante kkkkkkkk.

Gostei bastante da história, e achei interessante a diferente abordagem que existe em determinado ponto de virada do livro, no início o personagem chega a ser ruim de propósito, a ponto de você ter raiva dele as vezes, mas ao mesmo tempo você vê que ele é muito inocente e cai na maldade dos outros é muito influenciável e você fica com dó dele, mas como um clássico conto de fadas, dá tudo certo no final

Recomendo muito a leitura

Toniolo 30/10/2022

Pinóquio
Um livro rápido de ler clássico a história obviamente muito conhecida mas meio repetitiva porém levando em consideração que é uma história para um público mais infantil pôde-se relevar isso

Clara.Pamponet 02/11/2022

Perfeito
Pinóquio é um livro clássico infantil escrito por Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini (1826-90), nasceu em Florença, na Itália. Foi jornalista, crítico musical e dramaturgo. Começou a escrever literatura infantil em 1876.

É uma fábula que conta a história de um boneco de madeira falante que apronta todas para ser livre, mas sempre acaba se arrependendo e querendo desfazer seus erros, o que muitas vezes não adiantava mais.

Um livro perfeito para ensinar aos pequenos a serem obedientes e também tem a moral que ensina sobre aprendizagem, amizade, crescimento e valores éticos

Reler Pinóquio foi incrível e me fez lembrar o motivo que sempre gostei de fábulas quando mais nova. Sempre tinha uma lição para ensinar e mesmo agora a grandeza das morais da história foi intensa e muito palpável.

Karolen.Susan 09/11/2022

Crianças, fiquem com a versão Disney ?
As personagens dos clássicos popularizados pela Disney fazem parte das memórias de muitos de nós- embora saibamos que as histórias contadas no cinema divergem das versões originais.

Na época da escrita do livro (1883), as crianças tinham que trabalhar e ajudar no sustento da casa. Nesse contexto, Pinóquio surge como exemplo de como as crianças desobedientes, preguiçosas e que não gostam de estudar podem passar por grandes infortúnios e prejudicar seus pais e aqueles que amam.

De certa forma, Pinóquio era ?livre? para mentir, vadiar e desobedecer - afinal de contas, era só um boneco ingênuo aprendendo a ser humano. Assim, no decorrer dos capítulos, segue cometendo erros e tomando más decisões - e nós sempre o perdoamos, esperando que por fim encontre sua regeneração.

O Pinóquio da Disney preserva características do original de Collodi: o menino de madeira, desobediente, cujo nariz cresce ao contar mentiras. Na história de Carlo o boneco é menos inocente e mais mentiroso do que na versão cinematográfica.

Um livro de fácil leitura e divertido - ainda que com trechos um pouco mais pesados (quantas mortes e quase mortes!).

feehbmb 30/07/2023

Só mais um conto de fadas mágico que me encanta?????
Um livro ótimo para quem quer começar a ler, aliás... tenho uma lista imensa de livros leves para iniciação à leitura hahaha Mas esse é tão bonitinho em tantos níveis, um clássico mesmo?
Fiquei a história inteira torcendo por Pinóquio para que ele pudesse se reencontrar com seu pai??? Cada capítulo uma luta sobre a vida do boneco, e quando ele estava quase conseguindo chegar lá... ele voltava e fazia tudo errado KKKKKKK ain meu Deussss
O livo é ótimo e indico muito. Fora as mensagens que são passadas, dá vontade de chorar...

"...quando a fome aperta para valer e não se tem mais nada para comer, até ervilhaca torna-se uma iguaria! A fome não tem cismas nem preferências!"

"De que adianta acusar os mortos?... Os mortos estão mortos, e o melhor que a gente pode fazer é deixá-los em paz!...".

"...neste mundo,sempre que possível, devemos tratar a todos com cortesia, se desejarmos receber em troca a mesma cortesia na hora da necessidade."

Taty Almeida 08/12/2022

Vale tudo para ser menino de verdade?
Uma leitura recheada de surpresas (pelo menos para quem conhece apenas a adaptação da Disney)... A história de Pinoquio é muito mais rica e recheada de aventuras do que o desenho nos apresenta!
Um boneco levado que precisa ser bom o suficiente para ser um menino de verdade mas que encontra grandes desafios pelo caminho, trapaceiros e alguns bons amigos também!
De leitura fácil, a história flui muito bem com capítulos curtos e que te prendem ao enredo..
Para a leitura em voz alta com crianças pequenas, recomendo adaptar certas passagens que são bem aterrorizantes, até mesmo para um boneco de madeira!

Julliana.MendonAa 01/01/2024

Um livro curtinho, mas com tantas voltas que demorei para ler. O boneco Pinóquio vive uma grande aventura para se tornar um menino de verdade, é põe aventura nisso. Se mete em cada furada e no começo do livro eu achava ele um boneco ruim. Ao logo na história a gente percebe que ele só não tinha juízo nenhum e um coração vadio, querendo vida fácil. Conforto e mordomia se fazer por onde merecer.
As histórias infantis antigamente tinha um tom de ensinar uma moral. Nesse caso vemos que os ensinamentos são que sem estudo e esforço as crianças para em dois lugares: hospital ou prisão. Ensinamentos para que as crianças estudem, se comportem para serem boas pessoas. É interessante ver a perspectiva do livro representando os pensamentos e costumes da época em que foi escrito.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 23/12/2022

"Sempre fui intrigado pelos elos entre Pinóquio e Frankenstein. Ambos são crianças que acabaram sendo arremessadas no mundo." (Guilhermo Del Toro).

Muito pertinente essa analogia de Del Toro, a diferença é que Pinóquio teve quem lhe desse uma mão e quisesse ajudar, ele é quem muitas vezes escolheu o caminho mais tortuoso. Caminhos esses que muitas vezes me deu nos nervos durante a leitura. Que menino mais traquinas! Rsrsrs

Bem, não há muito o que falar da história, todo mundo já conhece esse clássico da literatura infantil. No entanto, ao ler a história original, percebemos o quanto a Disney suavizou para se tornar mais palatável para as crianças. Apesar de já conhecer o enredo principal, amei a escrita original e me emocionei de várias formas: de risos e choros me inundei. Impossível o leitor não ser tocado por essa marionete que queria fazer as coisas certas, mas quase sempre fora conduzido por suas péssimas escolhas.

Mas pensando bem, quem nunca fez escolhas nas quais se arrependeu e desejou ardentemente voltar atrás, não é mesmo? Pode passar o tempo que for, Pinóquio é um clássico atemporal e ainda tem muito a nos ensinar, ele nos leva a refletir sobre os nossos atos para, assim, tentarmos ser humanos melhores (para o mundo e para nós mesmos).

Ah, não podia esquecer de dar os devidos créditos a essa edição belíssima da Darkside, capa maravilhosa, ótima diagramação e ilustrações incríveis. Vale muito a pena ler e tê-la na estante.

henys.silva 27/12/2022

Pinóquio de del Toro: 10! (Voz das notas do carnaval)
Recebi muitos avisos sobre o quanto o Pinóquio do livro é travesso e as vezes até perverso, mas as vezes ele vai além. O livro oferece lições para as crianças terem um comportamento adequado, mas o resultado de uma desobediência é por vezes traumatizante. Mesmo assim é um livro muito bom e que eu queria ler antes de assistir a animação em stop motion da Netflix, por Guillermo del Toro (que por sinal, em minha opinião, é a melhor adaptação de Pinóquio, por mais que não siga a risca o livro). Recomendo que façam dessa forma que citei, para terem uma excelente experiência.

Anne Balbueno 28/12/2022

Um clássico é um clássico
Foi interessante ver a história sendo contada mais uma vez, mas agora em formato original.

É nítido a presença da moral e bons costumes, bem coisa da época. Os capítulos são curtos e com uma breve introdução no começo, tal qual foram publicado em capítulos.

Atenção: a adaptação do del toro foi a melhor que vi na minha vida.

littleheaven 29/12/2022

...
No começo, o livro me pareceu bem interessante, porém no decorrer da leitura senti vontade de parar. De fato, o conto é bem legal de se ler, nas primeiras páginas tem toda a história de como surgiu o Pinóquio e tudo o mais, e em seguida os contos escritos por Carlo Collodi, no meio do livro, senti que tudo se tornou um pouco repetitivo, mudando-se apenas os personagens envolvidos na situação; confesso que senti um pouco de raiva do comportamento do Pinóquio, mas creio que isso é o que faz o Pinóquio ser ele mesmo, além de ser algo importante para o ensinamento que a história nos traz.
Nas últimas páginas podemos encontrar algumas explicações do que foi apresentado para nós nesse conto, o que achei bem interessante, e também a biografia do autor Collodi.
No fim, dou três estrelas apenas pelos sentimentos que tive ao ler esse livro.

Leandra140 06/07/2023

é incrível a quantidade de ensinamentos que se pode tirar desse livro. história maravilhosa e lições que servem para o resto da vida, espetacular!

Carol 06/07/2023

Sobre ele?
? Um conto de fadas sendo visto de outra maneira, as lições de moral que o conto nos mostra ? e a leitura flui demais!

Pedro.Henrique 07/01/2023

É incrível e de certo modo assustador...
Pinóquio, mas uma história adaptada pela Disney, que veio a se tornar animação em 1940 e ganhou dezenas de outras versões, como o Live Action da própria Disney em 2022 e o filme do Guillermo Del Toro, também de 2022.

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos, em relação à história, e agora pela primeira vez tive a oportunidade de lê-la.

A história é magnífica, a ambientação maravilhosa, da mesma forma a escrita e a narração são impecáveis.

Em Pinóquio só vi um único "problema" que nem se encaixa em problema, a quantidade de lição de moral, que fica claro, MUITO CLARO, que a história está sendo feita para ser usada nas crianças como forma de evitar a desobediência, os maus hábitos. E chega um momento que essa lição de moral já foi dada tantas vezes que cansa, eu comecei a me distanciar da imersão da história por causa disso.

Fora isso é uma história maravilhosa, e realmente não chegou ao favorito por causa desse problema.