Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Anne Balbueno 28/12/2022

Um clássico é um clássico
Foi interessante ver a história sendo contada mais uma vez, mas agora em formato original.

É nítido a presença da moral e bons costumes, bem coisa da época. Os capítulos são curtos e com uma breve introdução no começo, tal qual foram publicado em capítulos.

Atenção: a adaptação do del toro foi a melhor que vi na minha vida.

littleheaven 29/12/2022

...
No começo, o livro me pareceu bem interessante, porém no decorrer da leitura senti vontade de parar. De fato, o conto é bem legal de se ler, nas primeiras páginas tem toda a história de como surgiu o Pinóquio e tudo o mais, e em seguida os contos escritos por Carlo Collodi, no meio do livro, senti que tudo se tornou um pouco repetitivo, mudando-se apenas os personagens envolvidos na situação; confesso que senti um pouco de raiva do comportamento do Pinóquio, mas creio que isso é o que faz o Pinóquio ser ele mesmo, além de ser algo importante para o ensinamento que a história nos traz.
Nas últimas páginas podemos encontrar algumas explicações do que foi apresentado para nós nesse conto, o que achei bem interessante, e também a biografia do autor Collodi.
No fim, dou três estrelas apenas pelos sentimentos que tive ao ler esse livro.

Julliana.MendonAa 01/01/2024

Um livro curtinho, mas com tantas voltas que demorei para ler. O boneco Pinóquio vive uma grande aventura para se tornar um menino de verdade, é põe aventura nisso. Se mete em cada furada e no começo do livro eu achava ele um boneco ruim. Ao logo na história a gente percebe que ele só não tinha juízo nenhum e um coração vadio, querendo vida fácil. Conforto e mordomia se fazer por onde merecer.
As histórias infantis antigamente tinha um tom de ensinar uma moral. Nesse caso vemos que os ensinamentos são que sem estudo e esforço as crianças para em dois lugares: hospital ou prisão. Ensinamentos para que as crianças estudem, se comportem para serem boas pessoas. É interessante ver a perspectiva do livro representando os pensamentos e costumes da época em que foi escrito.

Nayana.Colquhoun 29/10/2023

Pinóquio
A história original do Pinóquio. Tem uns trechos que não parecem muito adequados às crianças, cenas com violência e brutalidade, mas não deixa de ser uma boa história. Essa edição (wood edition) da Darkside é primorosa, lindíssima e o texto de apoio é muito interessante.

Faby 05/05/2024

Pinóquio
Clássico da literatura infantil, escrito pelo italiano Carlo Collodi, Pinóquio é um boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade.

Diferente do que eu lembrava da infância, não foi um personagem que me cativou, a insistência nos erros e as consequências tão trágicas me fez criar uma decepção com a história.

O autor guia bem a história, fazendo com que o boneco não tenha vantagens em situações erradas e só seja recompensado quando age com prudência, bondade e honestidade, porém a ingenuidade de Pinóquio me frustrou, sempre tão fácil de se deixar levar e sempre desviando do caminho correto.

Depois de inúmeras aventuras (se é que se pode chamar assim ?), o boneco finalmente encontra seu caminho.

Leitura feita com meu filho ?

Pedro.Henrique 07/01/2023

É incrível e de certo modo assustador...
Pinóquio, mas uma história adaptada pela Disney, que veio a se tornar animação em 1940 e ganhou dezenas de outras versões, como o Live Action da própria Disney em 2022 e o filme do Guillermo Del Toro, também de 2022.

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos, em relação à história, e agora pela primeira vez tive a oportunidade de lê-la.

A história é magnífica, a ambientação maravilhosa, da mesma forma a escrita e a narração são impecáveis.

Em Pinóquio só vi um único "problema" que nem se encaixa em problema, a quantidade de lição de moral, que fica claro, MUITO CLARO, que a história está sendo feita para ser usada nas crianças como forma de evitar a desobediência, os maus hábitos. E chega um momento que essa lição de moral já foi dada tantas vezes que cansa, eu comecei a me distanciar da imersão da história por causa disso.

Fora isso é uma história maravilhosa, e realmente não chegou ao favorito por causa desse problema.

Meilyn0 26/05/2024

Ele virou um menino
Pinóquio que a princípio era uma pedaço de madeira falante e se torna uma marionete desobediente que despreza o bom conselho, mostra o possível destino para aqueles que não refletem com a devida sensatez.
No começo acreditei ser uma história leve e divertida, mas com o decorrer da leitura me encontrava desacreditada com as grandes consequências. Sei que a história é para nós mostrar sobre as consequências da desobediência e indisciplina, mas não esperava tal "violência", claro que não é violência ao nível de se horrorizar e ficar atordoado, mas somente mostra que nem todos vão ser como a fada boazinha.
Refleti, comemorei, me decepcionei com falsa promessa que o personagem fazia, mas realmente é um livro necessário e atemporal, leria de novo. Acredito que todos deveriam ler esse livro, mesmo que possa não ser o gênero algo que lhe agrade. Vale a pena cada segundo.

Rodrigo Fernandes 09/01/2023

Clássico atemporal.
Me falaram que a versão original era mais "dark" que a da Disney, não achei. Ele é sim uma marionete levada, mas não mal. Considero ainda uma leitura (muitíssimo bem feita, não é um clássico a toa) infantil. Muitas aventuras! Capítulos curtos. Ilustrações lindas! (essas sim, um traço mais sombrio). Recomendo para colecionadores. A história você já conhece.

Carol.Carvalho 11/01/2023

Um boneco bem atentado
O Pinóquio do livro é muito mais atentado do que aquele boneco fofo apresentado no filme clássico da Disney. Por conta disso, ele se mete em muitos problemas, sendo que a maioria não foi retratada no filme e, quando apresentada, era bem diferente da história original. Outros personagens, como o grilo falante e o velho Gepeto, não aparecem tanto na história. Por outro lado, personagens como a Fada, a Lesma, o Gato e a Raposa, estes últimos que nem aparecem no filme, são muito mais relevantes. Apesar dessas e outras mudanças, a essência da história retratada no livro é a mesma daquela apresentada na produção cinematográfica: quando Pinóquio finalmente aprende a ouvir os mais velhos, a trabalhar, a estudar e ter um bom coração, ele se torna um menino de verdade. Acho que vale a pena ler esse livro com ou para as crianças. Elas devem gostar!

Felipe 26/01/2023

Quanto aprendizado
Você pode se livrar da mentira, da auto comiseração e da preguiça e pode se tornar responsável pelos próprios atos e pelas consequências deles. Há muita coisa a aprender com a história de pinoquio. Leitura muito válida.

Matheus Valei 09/07/2014

Fábula com moral
Doce história de Carlo Collodi que fez sucesso também como filme da Disney,serve tanto para crianças como para adultos,pois seus ensinamentos refletem em muitas questões do dia a dia. Muito lindo!

Felippe.Paiiva 25/02/2017

...Acho que não tem uma alma viva, que não conheça a história do boneco que queria ser um menino de carne e osso, ou seja, o boneco Pinóquio.
Mas, para quem não a conhece, Pinóquio, ou As Aventuras de Pinóquio, conta a história de um menino de madeira, feito por Geppetto. Esse menino arrogante, ambicioso, que não gosta de estudar, de trabalhar, e quer tudo fácil, porém, no final vemos que ele não é de todo mau.
Pinóquio, por suas decisões erradas, passa por muitas desventuras, e sofre demais com elas, mas aprende com essas decisões. Afinal, não nascemos humanos, é no decorrer de nossa vida, com nossos erros e aprendizagem com eles, com os acertos, que nos transformamos, e Pinóquio no final de tudo e de ter se dado muito mal, felizmente aprende com os seus (vários) erros e no final é bem recompensado.

Bem, os personagens deste livro são ótimos. Pinóquio, mesmo sendo desobediente e mau criado é um personagem ótimo; Geppetto o pai de Pinóquio é um amor de, não só personagem, como também de ser humano. O Grilo Falante e a Fada também são ótimos, porém o livro não foca muito neles, mas sim muito em Pinóquio.

A história é muito boa, mesmo sendo infantil contém muitas lições de vidas para todas as idades. Ela é bem engraçada em certos momentos, mas em outros bem triste, cheguei até a chorar em certas partes.

O tipo da narrativa é muito bom, o livro é em Terceira pessoa, então sabemos dos fatos a partir do narrador/autor, que em alguns pontos até conversa com nós, mas tbm temos algumas partes em Primeira Pessoa, acho (afinal não sou um conhecedor do assunto) que é no estilo narrador-onisciente.
A história é fácil de ser lida, e a leitura flui bem, e é uma leitura fácil e rápida de ser lida...

site: Resenha no blog: http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/2017/02/terminei-de-ler-as-aventuras-de-pinoquio.html#more

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
E finalmente, depois de ganhar de presente da minha cunhada @patriciapaiva a uns 3 anos atrás, finalmente li #pinoquio de #winshluss e que quadrinho foda. A história todo mundo já conhece, porém aqui, Winshlus, adaptou livremente o enredo e deu toda uma nova roupagem com muito humor negro, escatologias e bizarrices. Esse quadrinho é 10/10 pois ele é perfeito pra mim. A edição da #globolivrosgraphics ficou absurda. Excelente escolha de papel, impressão caprichada e encadernação top. Desenhos maravilhosos e adaptação totalmente inovadora e surpreendente. Uma HQ que vale cada centavo.

site: https://www.instagram.com/p/BKedENJAevk/?taken-by=miojogeek

Mr. Jonas 25/12/2017

literatura infanto-juvenil
Bons livros para crianças e adolescentes — a chamada literatura infanto-juvenil — são eternos e, mais, podem ser lidos por adultos com igual prazer. Muitos livros, mesmo de qualidade mediana, se tornaram clássicos.

Natalia.Goncalves 15/01/2018

Nada de conto de fadas...
Trata-se de uma releitura interessante, englobando não só a famosa estória de Pinóquio como o de outros contos de fadas e alguns outros fatos históricos. Utiliza desses personagens como críticas sociais, ficando o enredo original como um vago contexto.
Apesar dos poucos diálogos e do título, não é recomendado para crianças, devido as várias abordagens de violência e conteúdo sexual. Certamente, merece atenção.