Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Simonovitch 16/09/2014

Os Pinóquios que somos
Um livro infantil bem escrito. Simples, mas não simplório, como alguns outros dedicados ao mesmo público.
"Pinóquio" é uma grande metáfora cheia de morais fortes que se apresentam de maneira chocante a quem o lê, de forma que é de bom tom que uma mãe analise o livro antes de repassá-lo ao filho, caso seja este muito jovem e sensível. Na época em que o autor criou a obra, o "politicamente correto" ainda não existia da maneira como é hoje e o boneco de madeira passa por situações que, como recurso para transmitir a moral, impressionam o leitor desavisado - coelhos pretos carregando caixões quando as crianças não querem tomar remédio e um protagonista enforcado por assassinos ao sair quando já escureceu são alguns exemplos. É como a filosofia do bicho-papão, que come as criancinhas que se recusam a dormir, com a diferença de que a morbidez de "Pinóquio" é uma representação de violências reais e não um mero recurso apelativo para pais que querem filhos na cama sem precisar fazer uso de maracujina. Ao meu ver, os coelhinhos do mal não irão traumatizar a infância de ninguém, mas essa é só a opinião de alguém que já cresceu e adora uma boa mensagem eloquente.
Aliás, minha parte predileta do livro é aquela cena famosa representada pela Disney onde Pinóquio se transforma - literalmente - em um burro por fugir dos estudos. Fantástico.
Essa é, aliás, a semelhança mais marcante entre o livro e o filme, uma vez que muito modificou-se, apesar de a essência ter sido preservada. Diria que nada se perdeu da obra original, pelo contrário, se transformou, e há momentos em que o livro vence em aventuras, mas perde na dose dramática.
Acima de todos esses fatores, o que faz Collodi feliz na autoria de "Pinóquio" é o seu humor. Leve, fluído e recreativo. Esta é uma obra que deveria sem sombra de dúvidas habitar as nossas estantes com mais frequência, pois somos todos, em algum grau, uns grandes bonecos de madeira...

Sávio 22/04/2021

Até onde vai a misericórdia? Esse livro retrata bem o que é o perdão, os limites humanos, as consequências das escolhas, a importância da obediência... É um livro que nos faz refletir; reflexões simples, mas importantes.
Se eu fosse casado e tivesse um filho, com certeza, leria um capítulo por dia desse livro para ele, antes dele dormir. Boa leitura ??

brunomarangon 11/11/2021

MARAVILHOSO!
Esse livro é fantástico, cheio de valores e ensinamentos em conjunto com uma leitura leve e agradável! Eu amei!

Deise 16/09/2020

Lição de vida
Pinóquio é um livro infantil, mas de infantil não tem nada. Nos ensina que todos sofremos com as consequências dos nossos atos e que ações más trazem muitas coisas ruins, mas a bondade ecoa e tudo afeta não apenas a nós, como a quem está em nossa volta.

Carol Nery 29/01/2023

Uma maravilhosa LC
Lemos em janeiro, o clássico As Aventuras de Pinóquio. Uma história de capítulos pequenos, que tranquilamente dá para ler de uma vez... fomos pouco a pouco. Paulatinamente descobrindo como o autor criou a história original. Aquela "sem o açúcar" que a Disney costuma jogar por cima de suas adaptações.
Adorei a experiência. O livro da Wish, lindinho e muito bem produzido. Só coisas boas com essa experiência.
Clau Melo 01/02/2023minha estante
Adorei nossa leitura! :)

Carol Nery 01/02/2023minha estante
Foi muito especial ler com vocês. Valoriza demais a experiência literária. Amo!!!!

Duda Teotônio 23/09/2021

De tanto errar e errar, finalmente o pinocchio aprendeu, e de uma marionete virou um bom menino e bem de vida

Fernanda 23/10/2022

Pinóquio
A história original é bem diferente da que conhecemos, ela traz as aventuras do menino Pinóquio, mas também as desventuras. A cada erro cometido pelo boneco, há sempre uma lição, mostrando que "colhemos o que plantamos". É uma boa leitura.

Livro açucarado 26/11/2020

Leitura concluída ??
As aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi 5/5 ?

"Mas devo lembrá-lo que neste mundo, quando possível, devemos tratar todos de forma cortês, se quisermos receber a mesma cortesia no dia em que precisarmos."

? Aí gente, oq falar desse livro, resumido em uma única palavra: Nolstagia

? As aventuras de Pinóquio foi escrito no ano de 1881, que inicialmente com o seu título original " As aventuras de um boneco" foi primeiramente publicado em capítulos nos jornais

? Mais tarde ela seria transformada em " As aventuras de Pinóquio", em 1883, a história foi finalmente publicada em livro e marcou para sempre a literatura infanto-juvenil

? Esse clássico italiano, vem encantando gerações e ficou marcado para sempre quando em 1940 foi adaptada para o cinema por Walt Disney

? Gente esse livro é um amorzinho, é uma Leitura rápida de 144 páginas, que a gente lê em 1 dia de tão fofa que é

? As aventuras de Pinóquio, nós faz refletir bastante sobre a miséria que ele e seu pai passam e a desobediência do boneco que sonha em ser criança de verdade

? E vc já leu esse livro? Acredito que já assistiu o filme né, me deixa aqui o seu comentário sobre oq achou, vou amar saber ??

Patty Costa 02/09/2023

Diferente do que esperava..
Bom, pelo menos ao final ele se redimiu bem bonitinho, mas fiquei triste que a Disney nos enganou a todos durante anos!! Rsrsrs.. Recomendo o livro para qualquer pessoa! É um livro completamente diferente do que imaginava, mas a história não é ruim e vale a pena ser lida!

Juliana 12/09/2012

As Aventuras de Pinóquio
Clássico da literatura mundial que encanta a crianças e adultos. É possível encontrá-lo em formato para livro de bolso com o texto integral e o custo baixíssimo. A história escrita do boneco de madeira que queria ser um menino de verdade se constitui numa divertida lição de vida para todos, além de conduzir-nos ao mundo encantado dos contos de fadas onde o inacreditável é possível. Destaque para o humor presente em toda a narrativa e para a riqueza do texto original que supera as animações adaptadas.
Dica para professores e pais: Numa sugestão do maridão que havia se cansado de ouvir minhas queixas sobre a agitação da minha turma de 1º ano, comecei a ler um capítulo(os capítulos são curtinhos) por dia das Aventuras de Pinóquio, sempre no início das aulas. O resultado foi ótimo. Eles ficavam ansiosos pelo próximo capítulo, pediam para continuar lendo e rolavam de rir com a história. Ao finalizar esta atividade, assistimos a versão da Disney e pudemos comparar e identificar diferenças relevantes entre a história escrita e a animação. Foi muito divertido.

Anny Ways 08/01/2023

Nossa...
Que diferente!
Confesso que a parte do Grilo Falante e o final original da história foi chocante, porque não estamos acostumados com essa versão, e sim com a versão Disney da coisa toda.
Achei a leitura fluída, rápida e bem simples de compreender.
Confesso que achei o Pinóquio um porre até o final do livro (quando dá uma amenizada na teimosia).
Recomendo a leitura!

Wilson 29/05/2023

As travessuras de uma marionete
Quem não conhece a história desse boneco falante? Acho que está na memória afetiva de todos que passaram pela infância ou ainda está passando.
Esse livro apresenta a história já conhecida por nós e tem partes que não foram retratadas nos filmes da Disney. Uma leitura gostosa e agradável para passar o tempo.

Rony 06/03/2022

Espelho
Interessante fazer essa leitura se você é ou as crianças conhecem a história original ou pelo menos a versão da Disney. Uma história sensível e profunda, em que é possível ter vários entendimentos a medida que o leitor vai amadurecendo e entendendo a profundidade das palavras escolhidas.

Gicelìo Besérra 29/11/2022

Exemplar digno de uma narrativa como tal!
Obra nascida na Itália oitocentista já era lida em muitos países antes de ser tomada pelo universo Disney. Em suma verificamos a paternidade de Geppetto sempre sendo colocada à prova como qualquer ?criador?. Pinóquio é curioso como deve ser e desbrava aventuras, bem como prejudicado pelos seres que encontra em seu percurso. Bastante interessante esta versão. Sem contar que é belíssima. Parabéns Darkside!