Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Bia 19/08/2021

amo e sempre vou amar
esse livro me tirou de uma ressaca muito grande e me trouxe para o mundo da leitura também. eu amo a história e as imagens só deixaram o livro mais interessante. AMEI!

LucasRFMaester 14/09/2021

É um livro infantil, não se enganem
Eu sei que o título dessa resenha pode parecer estranho, afinal, todo mundo sabe que Pinóquio é um livro para crianças. Por isso eu acho bom deixar clara a minha relação com a obra. Eu só fui me interessar por esse livro após ver aquelas postagens e vídeos ao estilo "O lado sombrio dos contos de fadas" ou "A verdade oculta dos filmes da Disney", onde narradores sensacionalistas ficam ressaltando que o boneco é enforcado, assassinado e coisas do tipo como se esse fosse o tema o principal da história e que ela na verdade é uma obra super adulta. Nem uma coisa, nem outra.

As Aventuras de Pinóquio é sim um livro infantil. E um livro infantil deliciosíssimo de se ler!

Não foram poucos os momentos em que eu ria junto com os personagens, me comovia com seus relatos de pobreza (que são muito tristes) ou me indignava com as insolências do fantoche. Você consegue sentir na história, permeada de animais falantes, fadas e pedaços de madeiras que ganham vida, um mundo que existe de verdade aqui fora, com desigualdades, pessoas trapaceiras e crianças sendo aquilo que são, crianças, que querem ver os amigos, brincar e não se interessam muito em ter responsabilidades.

Nessa última parte, inclusive, o livro é muito certeiro. Cada capítulo oferece uma lição de moral diferente e a jornada do herói presente no texto leva os jovens a refletir sobre riscos de não se querer amadurecer. Eu sou professor e vejo muitas histórias como a do Pinóquio (só que sem peixe-cão, donos de teatro ou transformação em menino de verdade no final).

Ah, e tem as partes "pesadas" que eu falei no começo da resenha? Tem, mas a leitura é tão leve, de uma inocência tão grande, em um mundo tão fantástico que você nem se dá conta da "gravidade" delas.

O livro é um clássico e isso o faz por merecer. É muito triste que a maioria das pessoas só o conheça por adaptações em desenho animado e vídeos caça-clique no YouTube.

Ah, e se você for um daqueles que reclamam das ilustrações por serem "muito infantis", sinto informar, mas é isso mesmo que o livro é.

Alessandra.Laine 16/09/2021

Montanha russa emocional !
Quanta alegria e quanta tristeza reunidos em 300 páginas !!!

O posfácio do Ítalo Calvino fala de um Pinóquio anticonformista e, honestamente, não tinha visto a história sob esse ângulo.

Resta saber, no âmbito moral, se nosso anticonformismo nos dá o direito de criar problemas pros outros ... é claro que não !

@stoppajoao 22/01/2023

E nesse mundo o que se pratica é restituído.
Assim que Gepeto constrói a marionete, ela ganha vida e é adotada como um filho pelo velho. Porém, Pinóquio é uma criança terrível, desobediente, sempre se metendo em confusão e causando sofrimento a seu pai. Em cada capítulo temos uma aventura da marionete em que, aos poucos, ela vai aprendendo sobre o mundo e tentando ser uma pessoa melhor através de seus frequentes erros.

Bia | @bia_bookstagram 20/01/2023

Clássico que não envelhece
Resenha/Opinião
?Pinóquio?

Uma das melhores histórias que eu já li e mesmo o livro tendo sido lançado  em 1883 a história é imensamente atual em pleno 2023 e a versão da Darkside está impecável traduzida diretamente da versão original com ilustração belíssimas e uma diagramação linda.
Pinóquio é uma marionete/menino que apronta muitas durante o livro e conforme vai aprontando a vida vai lhe ensinando o que é certo e errado e aos poucos vai moldando sua personalidade para um bom menino e responsável que ama e cuida de seu pai.
Apesar de muita gente dizer que a versão da Disney é muito diferente, eu não achei tanta diferença, só foram retiradas as partes mais darks em relação a morte, por exemplo. O livro é extremamente profundo em relação a qualquer adaptação para o cinema ou TV, tem uma filosofia que pode ser aplicada tanto para crianças quanto para adultos é uma história para todas as idades.
Esse é aquele clássico que continua marcando gerações mesmo após 140 anos e sim deveria ser um dos livros obrigatórios para se ter nas escolas na fase infanto juvenil.

??Conteúdo +10. Contém: luto, morte e maltrato com animais.??

4?

FernandaCanto 03/04/2023

Para os fãs de Disney
Esse livro vintage resume a estória de Pinoquio muito bem, exibindo artes incríveis e também dando reconhecimento aos desenhistas do filme.
Eu amei, foi uma leitura rápida, mas valeu cada página!

Henry 20/05/2022

Nada é por acaso
Esqueçam tudo que sabem sobre o personagem fofinho e mentiroso da Disney. O Pinóquio apresentado nas telas de cinema, em meados dos anos de 1940, sonha em tornar-se um menino de verdade, mente e possui uma curiosidade aguçada.

Nesta HQ, Pinóquio é uma máquina de guerra, criado para somar-se ao poder bélico dos militares. Em sua cabeça, há Jiminy, a barata falante (isso lembra algo?), aquele que controla Pinóquio.

Uma série de acontecimentos bizarros vão acontecendo e mudando o caminho do protagonista e tudo depende do nosso poder de interpretação e captação dos detalhes, pois o quadrinho é praticamente mudo. Essa escolha do autor me agradou demais, pois acaba por desafiar o leitor a imergir na história.

No entanto, e não necessariamente isso é algo ruim, o quadrinho me perturbou um pouco. Mexeu muito comigo. Tudo é muito cru e literal. O autor não teve medo de inovar e brincar com elementos clássicos, tais quais: A Branca de Neve e os sete anões.

Os desenhos são incríveis também. O aspecto sujo e antigo dão vida à história.

Super recomendo.

Antonio Maluco 21/03/2022

Disney
O livro conta histórias da marionete que queria ser menino e sua vida pessoal nesse livro em especial

Pedro.Henrique 07/01/2023

É incrível e de certo modo assustador...
Pinóquio, mas uma história adaptada pela Disney, que veio a se tornar animação em 1940 e ganhou dezenas de outras versões, como o Live Action da própria Disney em 2022 e o filme do Guillermo Del Toro, também de 2022.

Pinóquio é um dos meus clássicos favoritos, em relação à história, e agora pela primeira vez tive a oportunidade de lê-la.

A história é magnífica, a ambientação maravilhosa, da mesma forma a escrita e a narração são impecáveis.

Em Pinóquio só vi um único "problema" que nem se encaixa em problema, a quantidade de lição de moral, que fica claro, MUITO CLARO, que a história está sendo feita para ser usada nas crianças como forma de evitar a desobediência, os maus hábitos. E chega um momento que essa lição de moral já foi dada tantas vezes que cansa, eu comecei a me distanciar da imersão da história por causa disso.

Fora isso é uma história maravilhosa, e realmente não chegou ao favorito por causa desse problema.

Sammy 30/08/2017

História de redenção
A história de Pinóquio é bem interessante por que ele não aprende fácil. Ele tem que passar por poucas e boas e ralar muito para reconhecer o valor das coisas e o seu próprio valor. Esse livro aponta a importância de duas coisas que não só crianças, mas muitas pessoas adultas detestam : o estudo e o trabalho. Acredito que a grande lição desse conto seja essa: não se consegue dignidade sem esforço.

site: https://discursosemmetodo.wordpress.com/

Luana Ludmila 16/11/2017

Esse é um livro grandioso, como poucos, sobre o autodesenvolvimento.
Pinóquio faz uma analogia com a vida real de forma lúdica, mostrando os percalços que os levaram a entender o verdadeiro sentido da vida e o que de verdade tem valor. Apresenta-nos várias lições sobre respeito, lealdade e amor, mas para que esses sentimentos fiquem claros, ele vai passar por grandes aventuras, assim como na vida real, nada vem de fácil, principalmente, o conhecimento. Super indico!

Rodrigo Fernandes 09/01/2023

Clássico atemporal.
Me falaram que a versão original era mais "dark" que a da Disney, não achei. Ele é sim uma marionete levada, mas não mal. Considero ainda uma leitura (muitíssimo bem feita, não é um clássico a toa) infantil. Muitas aventuras! Capítulos curtos. Ilustrações lindas! (essas sim, um traço mais sombrio). Recomendo para colecionadores. A história você já conhece.

Lu Fernandes 24/06/2021

Sinopse:
Cansado da solidão o velho marceneiro Gepeto fabricou um boneco de madeira batizando-o com o nome de Pinóquio que tem seu nariz aumentado toda vez que mente. Para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade Pinóquio viverá muitas aventuras perigosas

Dedate 14/09/2021

O livro é bem legalzinho
Até que eu gostei
Tem umas partes que eu não lembrava sobre a história
Mas foi bem legal rever essa história?