Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Dmattosss 12/02/2023

Esse boneco...
Aqui acompanhamos Pinóquio em suas aventuras improváveis. A questão do tempo me pareceu um pouco improvável de se imaginar, mas como era publicado em forma de folhetins, acredito que fazia mais sentido. As aventuras são lindas, Pinóquio é de uma inocência que as vezes irrita, mas por estar nessa jornada do herói para ser um bom menino, nós acabamos nos compadecendo dele. É uma escrita leve e capítulos bem curtinhos. Essa edição de bolso está linda!

Milena.Santos 24/07/2022

Um pouco bruto nas palavras
Um livro muito mais interessante que a versão da Disney, porém é um pouco mais bruto no uso das palavras. Em minha opinião, embora o livro tenha como objetivo "infanto-juvenil" deveria ser mais cauteloso. Tirando esses "parênteses" o livro é interessantíssimo!! cheio de metáforas e vivacidade. Valeu muito a pena conhecer esse conto mais detalhado de Pinóquino!

Leticia.Zimmer 30/07/2022

Pinóquio
Um clássico da literatura e não por menos. Foi uma releitura leve e interessante. Recomendo a releitura desses clássicos infantis.

Renato Klisman 26/08/2022

Um ótimo clássico
Livro com uma versão resumida da história do filme original e várias ilustrações incríveis dos personagens direto do acervo da Disney.

Aninha 13/09/2022

A Origem de Uma Madeira Falante
Neste livro publicado pela editora Wish temos a versão original de 1883 traduzido diretamente do italiano. É a primeira versão integral publicada no período ?Giornale per i Bambini? e também o novo final incentivado pelo editor de Collodi.

Pinóquio como muitos já sabem é considerado um personagem mentiroso, exigente e mimado. O livro original traz também o toque sombrio e maquiavélico, bem diferente da versão que costumamos ler e ouvir durante a infância e das animações da Disney.

Tudo começa quando mestre Cereja, o carpinteiro, encontra uma madeira falante e capaz de expressar risos e choros. Assustado e querendo desfazer-se do pedaço de madeira, mestre Cereja o entrega ao compadre Gepeto sem que este desconfiasse da tal façanha do pedaço de madeira.

Gepeto então constrói um lindo boneco de madeira, uma marionete cujo nome é Pinóquio. Um boneco travesso que desde sua construção já aprontava com o Gepeto. Gepeto é como um pai para o boneco de madeira, trata-o com carinho e dedicação, está sempre preocupado e querendo dar o melhor para seu filho de madeira. Pinóquio sai de casa e vive as aventuras e perigos do mundo encontrando personagens maus e ambiciosos. Regado a teimosia, Pinóquio nunca ouve os conselhos do seu pai, tem personalidade própria e também a inocência de um menino. O resultado desse temperamento será um grande e difícil aprendizado para o jovem boneco de madeira.

Beatriz.Alves 26/09/2022

Pinóquio
Livro maravilhoso, necessário, indispensável! Ninguém sabe o que esse livro significa tendo por referência os filmes.

Ratinha de Biblioteca 10/10/2022

Infanto-juvenil das antigas!
Uma fantasia infantil cheia das famosas "lições de moral". Apesar de não serem politicamente corretas, tenho que concordar com elas!

"Pinóquio - Entre todos os ofícios do mundo, só há um que me agrada (...) O de comer, beber, dormir e me divertir (...) Então devo lhe avisar - disse o Grilo Falante, com sua costumeira paciência - que todos os que têm esse ofício acabam, quase sempre, em algum hospital ou na cadeia."

"Dinheiro roubado nunca dá fruto."

"Está escrito nos livros da sabedoria que todas as crianças preguiçosas que, entediadas com livros, escolas e professores, gastam seus dias com brincadeiras e diversões, mais cedo ou mais tarde acabam se transformando em pequenos burros."

"Porque as crianças que não seguem os conselhos de quem é mais sábio se veem em maus lençóis."

"Como seria melhor que tivesse ido para a escola!"

"(...) quando as crianças más se tornam boas, elas recebem o mérito de conseguir uma nova aparência e colocam um sorriso no interior das suas famílias."

Natalia.Nemeth 13/10/2022

A Disney é realmente mágica
Esse livro foi simplesmente inesperado.
Eu tinha uma outra ideia de como a história do Pinóquio iria se desenvolver.
Primeiro o livro é muito bom o que por si só já me surpreendeu, mas o fato do personagem principal conseguir te fazer sentir todas os sentimentos de uma vez só e fantástico. Você sente dó do Pinóquio, você sente raiva dele, você acha ele muito burro, você acha ele inteligente, você acredita que ele passou por várias injustiças, você acredita que ele mereceu passar por tudo isso.
Enfim, recomendo super. É uma verdadeira montanha russa de emoção.
E sim a Disney novamente fez um trabalho fantástico transformando um clássico em outro clássico com uma perspectiva completamente diferente da original.
Mas no fim Pinóquio é só uma criança fazendo besteira de crianças.

Glenda 07/02/2023

A metamorfose Pinóquio
De vdd, eu já li muitas versões de Pinóquio e esse meu livro chegou logo dps que assisti a versão da Netflix do Del Toro.
O interessante de um boneco que mentia e teve que aprender com seus erros é que há muitas maneiras de se contar essa história.
Darkside como sempre não deixa de encaixar seu toque meio de terror, dando uma aparência menos infantil ao menino e lógico acrescentando aquele suspense goxxxxtoso que não te deixa largar o livro.
Um livro com escrita cativante. Eu me senti muito acolhida lendo esse livro.
Mesmo lendo sozinha e pra mim mesma, eu sentia que ouvia uma história sendo contada. A linguagem rebuscada, porém simples que trás aquele tchan, entendeu?
Enfim! O livro é foda DMS, pqp, moleque.
Não, não vou contar o pq chamei de metamorfose, tá por tua conta, vai ler!

ferngeov 19/10/2022

Como (não) educar crianças
Clássico da infância, livro para crianças? Essa edição não é assim. Tem muito maltrato e morte, achei uma coisa bem violenta. A história é legal, ao todo, não gostei muito.

Isabella Cristina 22/10/2022

Curioso
Essa obra me surpreendeu bastante pois ela é completamente diferente do que eu esperava, é um clássico conto de fadas, a história é cheia de lições para as crianças, sobre mentira, desobediência, preguiça e tudo mais, trazendo aqui o Pinóquio passando por diversas situações ruins decorrentes de suas escolhas ruins.

Outra coisa que me chamou a atenção é que o livro é bastante pesado, me pergunto se é mesmo para crianças, esse personagem passa por cada experiência de quase morte que é impressionante kkkkkkkk.

Gostei bastante da história, e achei interessante a diferente abordagem que existe em determinado ponto de virada do livro, no início o personagem chega a ser ruim de propósito, a ponto de você ter raiva dele as vezes, mas ao mesmo tempo você vê que ele é muito inocente e cai na maldade dos outros é muito influenciável e você fica com dó dele, mas como um clássico conto de fadas, dá tudo certo no final

Recomendo muito a leitura

Toniolo 30/10/2022

Pinóquio
Um livro rápido de ler clássico a história obviamente muito conhecida mas meio repetitiva porém levando em consideração que é uma história para um público mais infantil pôde-se relevar isso

Clara.Pamponet 02/11/2022

Perfeito
Pinóquio é um livro clássico infantil escrito por Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini (1826-90), nasceu em Florença, na Itália. Foi jornalista, crítico musical e dramaturgo. Começou a escrever literatura infantil em 1876.

É uma fábula que conta a história de um boneco de madeira falante que apronta todas para ser livre, mas sempre acaba se arrependendo e querendo desfazer seus erros, o que muitas vezes não adiantava mais.

Um livro perfeito para ensinar aos pequenos a serem obedientes e também tem a moral que ensina sobre aprendizagem, amizade, crescimento e valores éticos

Reler Pinóquio foi incrível e me fez lembrar o motivo que sempre gostei de fábulas quando mais nova. Sempre tinha uma lição para ensinar e mesmo agora a grandeza das morais da história foi intensa e muito palpável.

Karolen.Susan 09/11/2022

Crianças, fiquem com a versão Disney ?
As personagens dos clássicos popularizados pela Disney fazem parte das memórias de muitos de nós- embora saibamos que as histórias contadas no cinema divergem das versões originais.

Na época da escrita do livro (1883), as crianças tinham que trabalhar e ajudar no sustento da casa. Nesse contexto, Pinóquio surge como exemplo de como as crianças desobedientes, preguiçosas e que não gostam de estudar podem passar por grandes infortúnios e prejudicar seus pais e aqueles que amam.

De certa forma, Pinóquio era ?livre? para mentir, vadiar e desobedecer - afinal de contas, era só um boneco ingênuo aprendendo a ser humano. Assim, no decorrer dos capítulos, segue cometendo erros e tomando más decisões - e nós sempre o perdoamos, esperando que por fim encontre sua regeneração.

O Pinóquio da Disney preserva características do original de Collodi: o menino de madeira, desobediente, cujo nariz cresce ao contar mentiras. Na história de Carlo o boneco é menos inocente e mais mentiroso do que na versão cinematográfica.

Um livro de fácil leitura e divertido - ainda que com trechos um pouco mais pesados (quantas mortes e quase mortes!).