Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

deborattins 07/03/2023

Um pinoquio cada vez mais moralista
As aventuras de pinoquio estão longe de serem somente aquelas que conhecemos pelas adaptações.

O livro conta com inúmeras aventuras, bem intensas, algumas engraçadas e outras trágicas.

No todo eu gostei, só achei que na terceira parte por assim dizer, o livro se torna bem moralista, as aventuras e o narrador a todo momento nos lembra das consequências de fazer o errado, e isso me soou um pouco cansativo

Dmattosss 12/02/2023

Esse boneco...
Aqui acompanhamos Pinóquio em suas aventuras improváveis. A questão do tempo me pareceu um pouco improvável de se imaginar, mas como era publicado em forma de folhetins, acredito que fazia mais sentido. As aventuras são lindas, Pinóquio é de uma inocência que as vezes irrita, mas por estar nessa jornada do herói para ser um bom menino, nós acabamos nos compadecendo dele. É uma escrita leve e capítulos bem curtinhos. Essa edição de bolso está linda!

Glenda 07/02/2023

A metamorfose Pinóquio
De vdd, eu já li muitas versões de Pinóquio e esse meu livro chegou logo dps que assisti a versão da Netflix do Del Toro.
O interessante de um boneco que mentia e teve que aprender com seus erros é que há muitas maneiras de se contar essa história.
Darkside como sempre não deixa de encaixar seu toque meio de terror, dando uma aparência menos infantil ao menino e lógico acrescentando aquele suspense goxxxxtoso que não te deixa largar o livro.
Um livro com escrita cativante. Eu me senti muito acolhida lendo esse livro.
Mesmo lendo sozinha e pra mim mesma, eu sentia que ouvia uma história sendo contada. A linguagem rebuscada, porém simples que trás aquele tchan, entendeu?
Enfim! O livro é foda DMS, pqp, moleque.
Não, não vou contar o pq chamei de metamorfose, tá por tua conta, vai ler!

Luciana.Rodovalho 25/03/2021

Totalmente diferente da versão Disney. Pinóquio com certeza uma obra contemporânea que tem muito a ensinar.

Bocca 16/06/2021

Menino mau!
Acredito que todos nós conhecemos a história do boneco de madeira pelas mãos da Disney. Mas eis que o verdadeiro nascimento do filho de Geppeto, original, se mostra bastante diferente se comparado ao clássico dos cinemas infanto juvenil.
Trágica, sem preambulos mas com final que todos conhecemos, As Aventuras de Pinóquio é um choque!
Vale muito a pena a leitura, não só a modo de comparação, mas também como meio de matar a saudade inocência da infância que o tempos nos tirou.

Lu Fernandes 24/06/2021

Sinopse:
Cansado da solidão o velho marceneiro Gepeto fabricou um boneco de madeira batizando-o com o nome de Pinóquio que tem seu nariz aumentado toda vez que mente. Para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade Pinóquio viverá muitas aventuras perigosas

@esselivrotemhistoria (ig) 28/06/2021

O reconto de Pinóquio de @alerampazo tráz algumas pequenas verdades. Se Pinóquio fosse justo como Gepeto , não seria apenas um boneco de madeira; ou se fosse um burrinho e não precisasse pensar muito, não seria somente um boneco de madeira.

Na lista dos 30 melhores livros de 2019 pela Revista CRESCER .
"A obra é uma bela reflexão acerca do que é ser quem somos, das possibilidades de nossas identidades pessoais e da aceitação de si." (Pela @editoraboitata).

Nelso Cruz @ncnelsoncruz ainda acrescenta: "Deleite puro é acompanhar somente a narrativa das ilustrações." E realmente, bastavam só elas.

#pinoquio #gepeto #gepetto #bonecodemadeira #revistacrescer #livroinfantil #literaturainfantil #incentivoaleiturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #livrosparainfancia #lij #esselivrotemhistoria #delivrodepresente #bebeleitor
#formandoleitores #lerantesdesaberler #contarhistoria #leitura #experimenteliteratura #maede2 #childrenbook #picturebook #livroilustrado #literaturainfantojuvenil

Dedate 14/09/2021

O livro é bem legalzinho
Até que eu gostei
Tem umas partes que eu não lembrava sobre a história
Mas foi bem legal rever essa história?

Rodrigo Fernandes 09/01/2023

Clássico atemporal.
Me falaram que a versão original era mais "dark" que a da Disney, não achei. Ele é sim uma marionete levada, mas não mal. Considero ainda uma leitura (muitíssimo bem feita, não é um clássico a toa) infantil. Muitas aventuras! Capítulos curtos. Ilustrações lindas! (essas sim, um traço mais sombrio). Recomendo para colecionadores. A história você já conhece.

Milena.Santos 24/07/2022

Um pouco bruto nas palavras
Um livro muito mais interessante que a versão da Disney, porém é um pouco mais bruto no uso das palavras. Em minha opinião, embora o livro tenha como objetivo "infanto-juvenil" deveria ser mais cauteloso. Tirando esses "parênteses" o livro é interessantíssimo!! cheio de metáforas e vivacidade. Valeu muito a pena conhecer esse conto mais detalhado de Pinóquino!

Leticia.Zimmer 30/07/2022

Pinóquio
Um clássico da literatura e não por menos. Foi uma releitura leve e interessante. Recomendo a releitura desses clássicos infantis.

Renato Klisman 26/08/2022

Um ótimo clássico
Livro com uma versão resumida da história do filme original e várias ilustrações incríveis dos personagens direto do acervo da Disney.

Aninha 13/09/2022

A Origem de Uma Madeira Falante
Neste livro publicado pela editora Wish temos a versão original de 1883 traduzido diretamente do italiano. É a primeira versão integral publicada no período ?Giornale per i Bambini? e também o novo final incentivado pelo editor de Collodi.

Pinóquio como muitos já sabem é considerado um personagem mentiroso, exigente e mimado. O livro original traz também o toque sombrio e maquiavélico, bem diferente da versão que costumamos ler e ouvir durante a infância e das animações da Disney.

Tudo começa quando mestre Cereja, o carpinteiro, encontra uma madeira falante e capaz de expressar risos e choros. Assustado e querendo desfazer-se do pedaço de madeira, mestre Cereja o entrega ao compadre Gepeto sem que este desconfiasse da tal façanha do pedaço de madeira.

Gepeto então constrói um lindo boneco de madeira, uma marionete cujo nome é Pinóquio. Um boneco travesso que desde sua construção já aprontava com o Gepeto. Gepeto é como um pai para o boneco de madeira, trata-o com carinho e dedicação, está sempre preocupado e querendo dar o melhor para seu filho de madeira. Pinóquio sai de casa e vive as aventuras e perigos do mundo encontrando personagens maus e ambiciosos. Regado a teimosia, Pinóquio nunca ouve os conselhos do seu pai, tem personalidade própria e também a inocência de um menino. O resultado desse temperamento será um grande e difícil aprendizado para o jovem boneco de madeira.

Beatriz.Alves 26/09/2022

Pinóquio
Livro maravilhoso, necessário, indispensável! Ninguém sabe o que esse livro significa tendo por referência os filmes.